Vinícola Montes

julho 21, 2020

A vinícola Montes, conhecida no mundo inteiro pelos vinhos Montes Alpha M, Montes Folly, e Purple Angel, tem uma filosofia que a leva a ter um desempenho de nível superior.

Viña Montes

É a 4a. melhor vinícola do mundo (eleita em 202 pela World´s Best Vineyards Awards) e a 1a. melhor vinícola do Chile e seu maior diferencial é o uso de técnicas do Feng Shui para elevar ainda mais a qualidade de seus vinhos.

Visita à vinícola Montes

O Feng Shui é visto em todo o momento durante a visita à vinícola.  As parreiras plantadas em um pequeno morro, pareceram maluquice. A falta de água e aposta em um vale (Apalta) que no começo não tinha a fama e os valores que hoje tem, simplesmente não parecia uma boa idéia, mas a decisão por fazer algo totalmente diferente e conseguir vinhos de marca mundial, levou a seus fundadores a acreditar nessa idéia.

Toda esta história deu nome a um de seus vinhos o Montes Folly (maluquice em inglês).

Os fundadores da vinícola acreditava em anjos e em as forças da natureza e é por isso que a vinícola está distribuída de acordo aos princípios do Feng Shui, filosofia oriental que acredita na complementaridade e equilíbrio dos elementos como a terra, ar, fogo e água.

Uma fonte localizada no meio da vinícola recebe a luz do sol, deixando entrar toda a energia que inspira a Montes.

Já os anjos são os ícones das etiquetas das garrafas e a decoração da vinícola (os anjos da decoração são feitos à mão pelas mulheres do vale de Apalta).

No começo do tour,fomos recebidos por uma atenciosa gerente no café. Recomendo muito se chegar cedo e experimentar as preparações da cafeteria,ainda mais quando o frio do inverno estimula a desfrutar de algo quentinho e saboroso.

A guia nos acompanha a um tour pela vinícola e nos leva até o topo do morro onde é possível observar além da vinícola, o lindo vale de Apalta. Um detalhe interessante é a possibilidade de alugar um pequeno espaço para reuniões ou eventos do lado de uma churrasqueira. Os atendentes se preocuparão do serviço do buffet.

Uma dica: indo cedo e no inverno vá bem agasalhado, faz muito, mas muito frio durante o tour.

Descendo o morro a temperatura sobe e aumenta a vontade de conhecer por dentro da vinícola. A guia explica detalhadamente as etapas de toda a produção. Tudo muito delicado para que desde a colheita até o engarrafamento dos vinhos o processo seja amigável com a natureza.

A adega é muito moderna e a sala onde ficam as barricas é pintada em um tom vermelho pela energia que esta cor emite. Neste clima descansam os vinhos com uma agradável música clássica, tudo isso, para que alcancem a maior qualidade possível.

Neste momento a vontade de degustar os vinhos aumenta e a guia nos leva a uma sala com uma maravilhosa vista que só é superada pelos vinhos perfeitos que experimentamos.

Tours e preços na Vinícola Montes

Você pode fazer muita coisa por lá, aqui diremos alguns deles

Tour Alta Gama Viña Montes

Visita aos vinhedos com vista parorâmica ao Valle de Apalta, área de fabricação e adega. Finalizando com degustação de 4 vinhos

Preço: 16.000 por pessoa

Duração: 1h15

Tour Icônico Viña Montes

A diferença do tour anterior é a degustação, 4 vinhos, dois deles icônicos, acompanha nozes e castanhas

Preço: 40.000 por pessoa

Duração: 1h15

Trekking

Uma trilha de aproximadamente 6 km dentro dos vinhedos para ter uma das vistas mais deslumbrantes do Valle de Apalta. Inclui degustação de 4 vinhos.

Preço: 25.000 por pessoa

Duração: 4h

Horário: começa às 9h30

Degustação

Se você não quer fazer nenhum passeio só provar os vinhos é possível também. A degustação dura meia hora e o valor dependerá do que escolher

Preço: CH$ 7.000 para provar vinhos Premium e CH$ 30.000 para provar Alta Gama (em ambos os casos são 4)

Restaurante Fuegos de Apalta

Um restaurante no meio de uma vinícola, com o selo de um renomado chef (Francis Mallmann). Esta é a proposta do Restaurante Fuegos de Apalta que está dentro da vinícola Montes.

Lindo e elegante, o restaurante serve de tudo um pouco. E é uma ótima opção para um almoço em um dia de verão.

Para ver o cardápio clique aqui.

Mas se prefira fazer um tour que inclua almoço no Mirador Del Angel (e não no restaurante) é possível também. O valor é de CH$ 69.000 por pessoa

Vinícola Montes preciso reservar?

Recomendamos que reserve sim, principalmente se for fazer o trekking, tour icônico ou tour + almoço.

O restaurante é bem grande, quando fomos não reservamos, mas é sempre bom reservar para não perder viagem

De Setembro a Abril o tour simples (Angel) acontece às 10h30, 12h, 15h30 e 17h

De Maio a Agosto acontecem às 10h30, 12h, 15h e 16h30

Os tours são em inglês ou espanhol.

Vinícola Montes endereço e como chegar

Endereço: Parcela 15 – Millahue de Apalta, Santa Cruz

Está a pouco mais de 180km da cidade de Santiago, no Valle de Colchagua. Recomendamos que fique na cidade de Santa Cruz pelo menos uma noite para apreciar as vinícolas da região. Veja um roteiro de 2 dias que temos por lá clicando aqui.

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Dicas do Valle de Colchagua

Ainda que muitos pensem no Valle de Colchagua como um destino para mantes de vinho, acredito que está mudando um pouco. Claro, ainda é o foco principal, mas cada vinícola está criando uma identidade própria.

Você não verá, como acontece nas vinícolas mais próximas a Santiago, passeios muito parecidos. Cada vinícola aqui tem um foco diferente por isso é bom ir com tempo para fazer os tours em cada uma dessas vinícolas.

Quer saber mais sobre elas? Clique nas fotos abaixo

Qual a melhor época para visitar as vinícolas?

Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).

Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui.

Quais os melhores passeios pelas vinícolas no Chile?

O melhor passeio é aquele que você gosta e vai depender muito do seu estilo. A medida que seu gosto pelo vinho é maior, os melhores passeios são os mais detalhados, com tours mais completos.

E para os realmente amantes do vinho o melhor é uma Rota por várias, não 2 nem 3, mas sim várias vinícolas de uma ou mais regiões. O que pode levar a uma experiência ainda mais completa.

Quer saber mais sobre Santiago e o que tem de melhor por aqui? Abaixo algumas dicas imperdíveis.

Dicas sobre vinícolas no Chile

Temos uma playlist completa com as principais dicas, clique abaixo para conferir.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem