Valparaiso no Chile: o que fazer, roteiro, dicas e pacotes

novembro 1, 2023

1-w540-h540

Valparaíso é dos lugares que você precisa ter tempo para conhecer por inteiro. Temos relatos de muitos brasileiros que não gostaram daqui porque acharam feio, sujo, perigoso. Mas tenho certeza que estas pessoas não foram apresentadas à cidade como ela merece.

Neste post vamos te dar dicas valiosas para você conhecer os lindos lugares da cidade da melhor forma para seu estilo (de carro, de ônibus ou em tour) e tempo

Lendo este post e conhecendo mais deste lindo lugar te garanto que você vai adorar a cidade, super colorida e cheia de cultura e segredinhos que poucos te contam. Além da boemia portenha, Valparaíso é uma cidade em constante movimento.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Valparaíso

A primeira imagem pode não ser tão espetacular, os morros e a quantidade de casas coloridas pode se assemelhar a uma favela.

Isso acontece porque é uma cidade cosmopolita desde seu nascimento, pois foi habitada por marinheiros de várias nacionalidades que deram essa mistura que hoje se visualiza em sua rica arquitetura.

A cidade se caracteriza por ter casas muito coloridas, que dizem serem assim pelo aproveitamento das sobras de tintas utilizadas para pintar as embarcações, mas na verdade é que essa era a forma de localização, como não havia endereço, as pessoas faziam das casas um ponto de referência.

Com a finalidade de preservar suas construções e cultura, Valparaíso foi nomeada pela UNESCO como patrimônio da humanidade em 2003.

5-w540-h540

Podemos dizer que Valparaíso é dividida em parte alta (cerros) e baixa (porto) e a diferença entre estes dois pontos é gritante.

Normalmente vemos na parte baixa muito mais gente circulando, barulho, carros, etc…até porque aqui está o porto e boa parte do comércio da cidade.

na parte alta estão os famosos grafites, as cafeterias, ruazinhas estreitas e escadarias que se você não estiver atento pode até se perder.

Melhor ir para Valparaíso de tour ou por conta própria

Valparaíso é um destino de quem sabe aproveitá-lo, então a primeira coisa a se pensar é como você vai conhecer a cidade.

Particularmente acho que vale a pena ficar uma ou duas noites na cidade, porque a boemia é parte da vida portenha e poder participar da vida noturna é um imperdível por aqui.

Mas como nem todo mundo tem este tempo, é possível fazer bate e volta para a cidade (as agências normalmente vendem este passeio incluindo a visita à cidade vizinha de Viña del Mar), mas já te adianto que neste tour você não vai conhecer nada da cidade e pode voltar frustrado para Santiago.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Sei que é pouco comum, mas se você tem pouco tempo e quer conhecer Valparaíso o ideal seria contratar um tour privado (só com você), indicando qual seu interesse principal:

  • gastronomia (para conhecer os restaurantes, peixes e mariscos do porto),
  • grafites (para ver as ruas mais coloridas e entrar nas galerias de arte),
  • cultura (para conhecer os museus e parte histórica da cidade) e ou
  • boemia (para conhecer os bares e restaurantes típicos da região, isso durante o final da tarde-noite)

Se conseguir solicite para sua agência que o guia do tour na cidade de Valparaíso seja local. Isso porque a cidade está em constante movimento, sempre tem algo novo acontecendo, um grafite recém pintado, uma galeria nova, etc.

Nós já fomos alguma vezes para lá e temos duas recomendações para você:

  • Hernán, do blog Apuntes y Viajes é morador e conhecedor de Valparaíso, ficamos por 3 dias na cidade com roteiro montado e guiado por ele. Foi uma mescla perfeita de arte, cultura, história e principalmente vida boemia e restaurantes imperdíveis na cidade. Ele pode te ajudar a montar o seu roteiro, pensado nos seus interesse e te guiar durante todos os dias (e noites) que estiver por lá. Abaixo deixaremos o vídeo com nossa experiência na nossa visita guiada por ele.

  • Tour 4 Tips é uma empresa de tours gratuitos (ou por gorjetas) com duas saídas diárias…uma de manhã e outra de tarde (você pode fazer ambos no mesmo dia). Os tours são diferentes, têm aproximadamente 3 horas de duração cada e é perfeito se você tem pouco tempo e quer conhecer o principal da cidade

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Vale a pena ir para Valparaíso por conta própria?

Se você pretende conhecer Valparaíso de forma independente te digo que esta não é a melhor opção. Primeiro porque você não vai conhecer bem a cidade, alguns pontos estão escondidos ou nos cerros que (ainda que não pareça) são meio confusos de você chegar.

Particularmente acho que um guia é indispensável para você percorrer a cidade.

Isso não quer dizer que você não possa chegar até lá de forma independente, seja de ônibus ou carro (desde Santiago).

Mas atenção, se sua ideia é ir de carro mais abaixo falaremos alguns riscos que você corre e também alguns motivos de não recomendar que você caminhe sozinho por aqui

O que fazer em Valparaíso

Já fomos incontáveis vezes para Valparaíso e não conhecemos tudo. É impossível conhecer tudo mesmo ficando 3 dias por lá (imagine em um bate e volta), por ser uma cidade em constante movimento sempre vai ter algo novo para conhecer.

Abaixo deixaremos alguns locais que consideramos os imperdíveis da cidade (atualizaremos este post a cada novo lugar que conheçamos)

26-w540-h540

Onde se hospedar em Valparaíso

Basicamente você terá que escolher entre estar na região baixa ou alta da cidade. Não existe melhor ou pior, existe hospedagem que se adapte a seu estilo e bolso.

Para quem recomendamos a parte baixa de Valparaíso: para quem quer estar próximo ao porto (e tudo o que isso acarrete, como por exemplo mais movimento, clima porteño e boemia). Você estará em um local que durante a noite é mais escuro, e por ser bem central o ideal é evitar andar sozinho de noite por aqui.

Roteiro Valparaiso

Aqui algumas opções na parte baixa da cidade:

  • Ibis Valparaíso: hotel novo e literalmente no ponto principal do porto. Vista linda no quarto que ficamos, bom café da manhã e atendimento. Mesmo estando perto do porto (que costuma ser sempre com muita gente em qualquer cidade do mundo), o hotel é seguro inclusive para quem anda de noite na cidade – que foi nosso caso. Veja o vídeo que fizemos por lá.
  • Hotel Reina Victoria: ideal para quem gosta de se hospedar em um edifício histórico e antigo. Não recomendo para quem tem dificuldade de locomoção – por conta das escadas.
  • Hotel Diego de Almagro: vale pagar um extra para ter uma vista espetacular para o porto. O hotel remodelado com estacionamento – que é um diferencial para a região.

8-w540-h540

Para quem recomendamos a parte alta da cidade: para quem prefere ficar em hotéis boutiques (menores e algumas vezes mais caros), sabendo que estará no cerro em local onde é mais difícil deixar o carro – na rua nem pensar porque vão estourar o vidro – e que você pode ter certa dificuldade para subir com suas malas (a não ser que venha de táxi ou uber)

  • AYCA la Flora Boutique: o atendimento é o ponto forte por aqui, atenção aos detalhes com tapões de ouvido (porque, né? estamos em uma cidade boêmia). Vista privilegiada mas atenção com dois pontos: tenha certeza do endereço para chegar para não ter problemas com uber/táxi para te deixar na porta e escolha os quarto maiores, o pequeno pode ser mesmo bem pequeno.
  • Zero Hotel: um luxo de hotel com uma tranquilidade pouco comum na cidade portuária, sempre muito movimentada e com tanta gente. Se tiver a oportunidade fique no quarto com vista para o mar.
  • B&B La Nona: essa não é uma recomendação para todos os tipos de viajantes, apenas para aqueles que querem estar em um local atendido e na presença do próprios donos (sim, você estará compartilhando a casa com outros viajantes também) é um estilo hostel mas com atendimento para se sentir em casa.

Dicas para escolher uma hospedagem em Valparaíso

Se você não gostou das opções que demos acima você pode escolher no Booking outras alternativas, mas é importante lembrar que estamos em uma cidade cheia de morros (cerros) e por isso, o que no mapa você pode ver plano, pode ser na verdade um lugar com acesso apenas com escadas.

Outra questão é o estacionamento, são poucas as hospedagens que disponibilizam e as que têm acabam tendo poucas vagas (tente reservar com antecedência).

Prefira ficar nos locais mais turísticos, como próximo ao porto, Cerro Concepción e Cerro Alegre. Estar muito fora deste circuito é para quem já conhece a cidade e não corre o risco de ser perder e ser assaltado.

Grupo Telegram LikeChile

2-w540-h540

Assaltos e golpes em Valparaíso

Assaltos e golpes? Como assim? Pois é, adoraria dizer que a cidade-porto está livre de assaltos ou sujeira, mas não é bem assim.

A cidade que é Patrimônio da Humanidade vêm, a anos, sofrendo com o aumento de assaltos e furtos.

O já tradicional – e que 8 em cada 10 brasileiros já sofreram – é ter o vidro do carro quebrado e todos os pertences roubados mesmo que tenham deixado o carro estacionado por 5 minutos só para tirar uma foto (o mesmo acontece na cidade vizinha de Viña del Mar).

7-w540-h540

Por isso não recomendamos ir de carro para a cidade e percorre-la de carro, deixando ele estacionado de tempos em tempos. Se quer ir para lá de carro, na minha opinião é para ir, chegar, estacionar (em estacionamento pago) e não usar o carro lá. Até porque Valparaíso merece ser conhecida a pé e os cerros não são tão fáceis para quem está de carro.

Os assaltos também são bem comuns, principalmente para os turistas que estão sozinhos. Por isso recomendamos, no início do post, a visita com guia local que saberá por onde passar e estará com você durante todo o caminho.

Infelizmente pegar um mapa e desbravar a cidade sem a companhia de um guia não é a opção mais segura para Valparaíso.

27-w540-h540

Onde comer em Valparaíso

A gastronomia de Valparaíso é tão diversa quanto uma cidade como esta pode ser, desde restaurantes mais simples, até restaurantes mais elaborados. Tudo com a vantagem de ter  ingredientes pescados frescos vindos diretamente da fonte.

Não podemos esquecer também das cafeterias que são todo um charme, principalmente na parte alta das cidades e os locais clássicos, que além da comida são parte da história da cidade.

Abaixo alguns dos lugares que já fomos para você conhecer (clicando no nome do restaurante você poderá ver preços (eventualmente cardápios atualizados) e vídeo da nossa experiência no local:

  • Restaurantes tradicionais

Capri Valparaíso: Um restaurante de comida típica e muito conhecido por suas chorrillanas

Cinzano: um clássico em Valparaíso está desde 1896 no coração da cidade porto

  • Restaurantes com vista

El Terrat: Sua especialidade é a comida mediterrânea e espanhola, mas a vista é um dos diferenciais do local.

  • Outros restaurantes

Malizioso Pizzaria: as especialidades são as pizzas, mas não só elas. Aqui você vai encontrar um restaurante com muito bom ambiente e ambientação.

16-w540-h540

Galerias de arte em Valparaíso

Valparaíso respira arte por suas ruas, mas o que poucos turistas brasileiros se atrevem a fazer é entrar nas galerias de arte da cidade.

Variadas, para todos os estilos, muitos dos casarões também hospedam lojas para quem quer comprar lembrancinhas.

Em ambos os casos vale sempre entrar também para aproveitar a vista destes locais. Aqui alguns deles:

  • Varas Mackenzie: para quem gosta de ilustração, muralismo e quer ver arte em 3D no estilo surrealístico do porto
  • Rojo Galeria: galeria com obras de artistas emergentes e mais renomados da cidade em versões pequenas a grandes (inclusive fazem envio para todo o mundo)

21-w540-h540

Como ir de Santiago para Valparaíso

Valparaíso está a pouco mais de 115km de Santiago, você pode chegar facilmente:

  • de carro:  pela Ruta 68, são pouco mais de 1h30 de viagem. Atenção que há pedágio no trajeto. Caso queira pode aproveitar a ida e/ou volta para conhecer as vinícolas do Valle de Casablanca.
  • de ônibus: São vários as empresas que fazem o trajeto saindo de alguns terminais da cidade de Santiago. Recomendo o terminal Alameda (estação Universidade de Santiago – linha 1 vermelha). Os valores mudam de acordo com o período e são mais caras aos feriados e finais de semana (sim, os preços mudam, diferente do Brasil que o valor normalmente é fixo). A viagem é de aproximadamente 1h50 e o terminal de ônibus de Valparaíso está no centro da cidade (na parte baixa)

13-w540-h540

  • de tour: são normalmente 2 tipos de tour:

-Básico: saem de Santiago, passam por Viña del Mar e percorre alguns pontos de Valparaíso.

Só recomendo este tour para quem tem pouco tempo em Santiago e não tem grandes curiosidades pela cidade de Valparaíso e quer aproveitar o dia para conhecer também Viña del Mar.

Digo isso já porque nestes tours você NÃO VAI conhecer bem Valparaíso e vai ficar com a impressão de que a cidade é uma favela.

Infelizmente estes tours tem pouco tempo e você caminhará muito pouco por Valparaíso, que é exatamente assim que se conhece a cidade.

Se for para fazer algum tour assim, prefira o que inclui o passeio em lancha (que costuma ser o ponto alto para muitos brasileiros)

Então já sabe, se escolher este passeio, você vai provavelmente achar a cidade feia. E ela não é, vai por mim 🙂

Quer ver como é um tour normal para Viña del Mar e Valparaíso? Veja o vídeo abaixo

– Tour temático

Uma nova forma de conhecer a cidade é indo conhecer Valparaíso de acordo com um tema, por exemplo, um tour gastronômico ou de art. Normalmente este tipo de tour é feito por agências ou guias locais (ou seja, que estão em Valparaíso).

Aqui no blog você encontra um post que fizemos sobre um tour chamado de Valparaíso Streat Art e nele o foco são os grafites da cidade. O bom do tour é que ele sai dos Cerros turísticos e mostra outro lado da cidade que poucos conhecem. Normalmente estes tours são só por Valparaíso, não passam por Viña del Mar.

Nosso convite é que se surpreenda a cada passo desta cidade linda, colorida e cheia de arte e para te mostrar um pouquinho, mas bem pouquinho dela, filmamos o tour que fizemos de Valparaíso Street Art que foca nos grafites da cidade, arte e de quebra fizemos um passeio de lancha para ver a cidade de outro ângulo. Veja o vídeo aqui:

Quanto custa ir de Santiago para Valparaíso

O custo de uma viagem vai depender de muitos fatores: como você vai, quantos dias você fica,  etc.

Mas se estamos falando no custo apenas da locomoção, um ônibus saindo do terminal de Santiago e indo para o terminal de Valparaíso sai, em média CH$ 6.000 por trecho – exceto nos feriados ou dias festivos que o valor da passagem sobe.

Você pode conferir o valor atualizado neste site

28-w540-h540

Quais os ônibus para ir de Santiago para Valparaíso.

São várias as empresas de ônibus que fazem este trajeto. As principais são: Turbus, Pullman bus e Condor.

Importante saber que Santiago tem vários terminais, então antes de comprar (caso compre pela internet), tenha certeza que está indo para o terminal correto.

Normalmente os ônibus saem do Terminal Alameda e Pajaritos

Temos um pequeno vídeo te mostrando uma de nossas idas para Valparaíso de ônibus

É possível ir de Santiago para Valparaíso de metrô?

Não, ainda que Valparaíso tenha um metrô (que o liga para várias outras cidades, como por exemplo Viña del Mar), este não é o mesmo metrô de Santiago.

Temos um vídeo te mostrando um pouco mais do metrô de Valparaíso e algumas curiosidades dele.

Mapa de Valparaíso

Como falamos, infelizmente Valparaíso não é uma cidade para pegar o mapa e desbravar sozinho.

Mas isso não quer dizer que – para os amantes de mapa como eu – não seja possível ter um mapa em mãos para entender um pouco mais e ver o quanto esta cidade é enorme.

Clique aqui para baixar o mapa da cidade de Valparaíso

4-w540-h540

Clima em Valparaíso

No verão, que vai desde Dezembro até Março, é bem quente e pode-se ter sol até às 21 horas.

Na maioria das vezes o dia começa nublado ficando assim até o meio-dia. Então não se iluda, até no verão é necessário levar um casaco.

Normalmente o clima é mais frio que em Santiago, mas a variação de temperatura (no mesmo dia) é bem menor.

10-w540-h540

Qual a melhor época para ir para Valparaíso

Você pode ir em qualquer época do ano, mas a altíssima temporada definitivamente é no Reveillon e na época do Festival de Viña del Mar.

A principal queima de fogos do país é aqui. Então, se você vem nesta época vai precisar muita antecedência para conseguir um lugar bacana para se hospedar sem pagar o olho da cara.

A vantagem de vir no verão é que você pode aproveitar para ficar alguns dias na cidade (ou em Viña) e aproveitar as praias da região.

18-w540-h540

Mais dicas para quem viaja para Valparaíso

Dicas nunca são demais, então aqui algumas que você tem que considerar:

– leve algo de dinheiro trocado, alguns artesãos não aceitam cartão de credito.

– entre nas galerias de arte, além de muito bonitas muitas delas tem uma vista privilegiada da cidade.

– vá com calçado confortável, a parte alta da cidade não é nada plana.

– apure sua visão, em lugares que menos espera há uma obra de arte na cidade.

-Valparaíso está muito próxima de Viña del Mar, inclusive você pode chegar até lá de metrô, veja como clicando aqui

– Voltou para Santiago? Volte para Valparaíso!! Esta cidade está em constante mudança.

6-w540-h540

Dicas sobre Santiago do Chile

Procurando mais dicas de Santiago? Aqui uma relação de posts que vão te ajudar.