Vinícolas Valle de Casablanca

março 23, 2024

Valle de Casablanca

De viagem para o Chile e quer saber o que fazer próximo a Santiago? Mais que um dos pontos turísticos do Chile, as vinícolas devem estar no seu roteiro.

Neste post falamos sobre o Valle de Casablanca, um lugar ideal para os apreciadores de vinho (principalmente os brancos)

Onde está o Valle de Casablanca?

A 80 km de Santiago, pela Ruta 68, a mesma estrada para quem vai para a cidade de  Valparaíso e Viña del Mar.

Como chegar no Valle de Casablanca?

O melhor é ir de carro, a estrada é muito boa e é bem perto de Santiago, 1 hora de viagem aproximadamente.

Visitar de ônibus não é uma opção, já que a distância entre as vinícolas é muito grande. Se você for de ônibus  não conseguirá visitar muitas vinícolas. Mas, para as vinícolas que estão próximas à Ruta 68 (na própria estrada) os ônibus para Casablanca saem do Terminal San Borja (que está na Estação Central – linha 1 vermelha).

Agora, para os que não querem dirigir ou alugar um carro existe uma opção de contrar alguma van (prefira uma agência de viagem confiável) para que te faça o serviço de transfer. Assim o motorista te levará às vinícolas e depois te deixará no hotel. Uma ótima ideia para aqueles que querem degustar bons vinhos, sem terem querem que se preocupar com a lei seca chilena

Valle de Casablanca

O Valle de Casablanca

A proximidade do mar, um clima mais ameno, a humidade constante  e o solo rico em minerais decorrentes do derretimento da neve da cordilheira dos andes são propícias para as uvas brancas que precisam de um pouco mais de tempo para amadurecer. Por este motivo aqui você encontrará um cultivo de variedades de uvas brancas como  Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Vinícolas do Valle de Casablanca

A região está repleta de vinícolas que nem sempre estavam abertas para o turismo. Atualmente, pelo contrário, muitas delas abrem suas portas para os turistas e de forma complementar e totalmente diferente.

É possível visitar muitas vinícolas em um dia só sem ter que fazer o mesmo tour ou passar pelos mesmo lugares.

Abaixo algumas das que conhecemos e clicando do nome você poderá ver mais informações e/ou vídeos que já fizemos na nossa visita.

Vinícola Casas del Bosque

Como são os tours? São vários os tipos de tour, de 35 minutos até 2h de duração, alguns inclusive em português. Já foi eleita como a melhor vinícola para se visitar no Chile e já esteve entre as 50 melhores do mundo. Por lá você também encontra restaurantes. O Tanino, já foi eleito um dos melhores restaurantes de bodegas do mundo.

Endereço: Hijuelas Nº 2 Centro Ex Fundo Santa Rosa, Casablanca

Estancia El Cuadro

Como são os tours? Tour em espanhol e inglês. São vários os tipos de tour, que em média duram 1h. Exceto um que dura 6h para criar seu próprio vinho. É possível se hospedar por lá.

Como chegar: depois de passar pelo pedágio Zapata é só seguir as placas que indicam a Estancia El Cuadro.

Vinicola Emiliana

Como são os tours? A principal característica da vinícola é que só produz vinhos orgânicos e biodinâmicos, o que faz o vinho ser mais saudável e ter melhor qualidade (além de serem únicos). São vários os tipos de tour (inclusive em português)

Como chegar: A entrada de vinícola é na Ruta 68. Colocando no Waze não tem erro.

Valle de Casablanca

Viña Indómita

A vinícola está na parte mais alta do Valle de Casablanca, algumas manhãs está escondida entre a neblina típica da região (o que aconselho ir um pouco mais tarde, que sabe depois do almoço). Fazem tours em inglês e espanhol.

Como chegar:Km 64 da Ruta 68, Casablanca. Para quem está indo de Santiago com direção à Valparaíso está do lado contrário da estrada

Bodegas RE

Você se sente em casa por aqui, com ar de casa de campo, no tour além de vinhos você vai poder conhecer e provar seu licores. Uma vinícola com atendimento muito mais próximo, tem outras atividades (como almoço), que devem ser coordenadas com antecedência.

Para mim uma das vinícolas que você deve conhecer na região.

Como chegar? No km 71 da Ruta 68, entre no Camino Lo Ovalle. A entrada da vinícola está no km 1 desta rua.

Vinícola Matetic

Para quem procura luxo esta pode ser uma boa opção. Também se dedica a produção orgânica e biodinâmica e seus vinhos são premiados internacionalmente.

Como chegar? Na Ruta 68, pegue a saída para Algarrobo (Ruta F90) e depois a saída Lagunillas, depois de 10km, aproximadamente está a entrada da viña.

Valle de Casablanca

Vinícola Veramonte

A vinícola tem tours em espanhol e inglês o diferencial é uma cozinha caseira com produtos frescos cultivados na horta da vinícola.

Como chegar: A entrada de vinícola é na Ruta 68. Colocando no Waze não tem erro.

Vinícola Viñamar

Tours: Seu forte são os espumantes. Os tours são em inglês ou espanhol.

Como chegar: Está no Km. 72 da Ruta 68, Casablanca

Vinícola Catrala

Oferece tours mais íntimos, com opção de dia inteiro (com almoço), apenas em inglês, espanhol ou francês.

Endereço: Fundo Don Manuel (Camino Lo Orozco S/N Km 10, Casablanca)

Valle de Casablanca

Vinícola Kingston

Utiliza técnicas californianas de vinicultura para potencializar o melhor da região. A bodega boutique e o tour muito íntimo são o diferencial. Tours em inglês ou espanhol.

Endereço: Hijuela El Maitén S/N, Casablanca, Valparaíso

 Vinícola Quintay

Tours em inglês e espanhol

Como chegar: A entrada de vinícola é na Ruta 68. Colocando no Waze não tem erro.

Vinícola Loma Larga

Uma vinícola boutique com produção pequena e com tours (inclusive em helicóptero) em espanhol, inglês e francês.

Viña La Recova

Com conceito boutique e produção de vinhos a escala humana, produz Sauvignon Blanc.  O visitante é recebido na casa do próprio produtor, entende o processo de vinificação em pequena escala.

Valle de Casablanca

Rota do vinho no Valle de Casablanca

Normalmente é possível fazer 3 ou 4 vinícolas em um mesmo dia, se pensarmos em fazer os tours, almoçar, etc.

Para nós o roteiro ideal seria, nessa ordem: Vinícola Veramonte para fazer um tour, e se quiser, passar na Vinícola Emiliana para tirar fotos. Depois disso ir até a Vinícola Matetic e/ou Casas del Bosque (ambas com opção para almoçar). Para finalizar a vinícola Indomita que vale para tirar fotos e a vinícola Viñamar para degustação de espumantes.

Se você quer fazer seu roteiro com mais calma, tendo a possibilidade de visitar mais vinícolas e ficar mais tempo nelas o ideal pode ser se hospedar na região.

Onde se hospedar no Valle de Casablanca

Tudo vai depender do que você quer fazer – seus interesses no roteiro que você está montando.

Digo isso porque a região é muito conhecida pelas vinícolas mas também é uma região muito procurada por ser um lugar tranquilo, de campo.

Então, se seu objetivo é conhecer as vinícolas o melhor pode ser se hospedar próximo a cidade de Casablanca, próximo a Ruta 68, porque o acesso a maioria das vinícolas está mais fácil aí. 

Se seu objetivo é de ter alguns dias desconectado, no meio da natureza, poderá escolher locais que estão mais distantes porque a ideia é chegar, ficar e ir embora…você não vai precisar estar necessariamente próximo da estrada.

Deixaremos aqui algumas opções que podem ser interessantes para quem quer conhecer o Valle de Casablanca

Hotel Boutique BC Wine Casablanca: para quem quer ficar em uma hospedagem que tem como tema vinho. Ainda que não esteja na região próxima a cidade de Casablanca está em local com acesso fácil a estradas que te ligam às principais vinícolas da região. Atenção ao Wi-fi, não só esta hospedagem como várias da região  tem reclamações sobre a internet.

Umawtu Bed and Wine:  por estar na cidade de Casablanca acaba tendo a facilidade de estar na cidade e não fora dela. Também está próximo a Ruta 68 e com facilidade (ainda que não do lado) de muitas vinícolas da região

Casavino Casablanca: opção para quem quer estar em um entorno rodeado de parreiras, ainda que a hospedagem não esteja em um vinícola.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Dicas do Valle de Casablanca

Você verá muitas destas vinícolas desde a estrada, em ambos os lados. A maioria delas tem fácil acesso desde a estrada mesmo, só é necessário ficar de olho e pegar a estrada local.

Muitas com tour inclusive em português, mas recomendo sempre agendar para não perder viagem e aproveitar ao máximo. Se você fizer bem o roteiro consegue visitar várias em um mesmo dia.

Atenção que dirigir depois de beber é proibido no Chile, um crime com pena que pode levar a prisão. Então se todos os que vão querem provar, sugiro que fechem algum tour particular (ou uma van / carro com motorista).

Existem tours regulares para o Valle de Casablanca, mas se você gosta de vinho o melhor é ir por conta e agendar você mesmo o tour para ir em várias vinícolas no mesmo dia.

Muitos tours com destino a Viña del Mar e Valparaíso param no Valle de Casablanca, fique atento porque nem sempre fazem o tour na vinícola, entram sim em uma loja de vinhos. Então, se você quer conhecer uma vinícola da região, vale confirmar com sua agência o que realmente vai conhecer.

Valle de Casablanca

Vendímia do Valle de Casablanca

Aos amantes de vinho há a oportunidade de fazer um tour de até 2 dias. Há também um tour muito interessante que acontece no período de 15 de Março a 30 de Abril, na época de colheita, quando se aprende a colher, selecionar e finalmente fazer o vinho. Aconselho que entre em contato com as vinícolas para estes tours especiais e façam a reserva, mudanças de clima podem afetar a época de colheita.

Nesta mesma época, na Praça de Armas da cidade de Casablanca acontece a festa da vendímia, onde os empresários e a prefeitura local se reunem para comemorar. Uma boa oportunidade para conhecer todos os vinhos da região em um só lugar.

DSC_0270-w540-h540

Como chegar no Valle de Casablanca

-de carro: pela Ruta 68, em aproximadamente 45 minutos já começa a ver as vinícolas, elas estarão em ambos os lados da rodovia que é pedagiada então não se esqueça de levar pesos chilenos para pagar o pedágio.

-de ônibus: não recomendamos a visita de ônibus.

-de tour: alguns tours que vão para Viña del Mar e Valparaíso incluem uma vinícola no caminho, esta vinícola será no Valle de Casablanca. Quer ver se nossos parceiros fazem este tour? Clique aqui.

Outras vinícolas próximas a Santiago

Quer conhecer outras vinícolas próximas da cidade de Santiago? Abaixo algumas delas

Vale comprar vinho nas vinícolas?

É uma pergunta frequente e com respostas controversas, mas na nossa opinião, se você quer comprar os vinhos mais exclusivos das vinícolas, com certeza vale, além de achar rótulos que nem sempre estão disponíveis no supermercado.

Os vinhos mais básicos é possível que tenha melhores valores e promoções nos supermercados. Mas aqui vai uma dica: entre no site dos supermercados, veja os valores e compare com os valores das lojas da vinícolas quando estiver por lá.

Aqui algumas dicas que podem te ajudar

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Dicas sobre vinícolas no Chile

Temos uma playlist completa com as principais dicas, clique abaixo para conferir.

Quer dicas sobre Santiago do Chile?

Clique no que você procura:

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem