10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

maio 18, 2020

Temos visto em nossas redes sociais e principalmente no nosso grupo de whatsapp que muita gente fica muito confusa com tanta informação antes mesmo de viajar.

10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

Além deste post criamos um ESPECIAL de DICAS PARA VIAJAR AO CHILE clique aqui 👆 onde encontrará informação muito útil, recomendo visitá-lo depois de ler este post.

Passeios Chile

Em um destes grupos fizeram um check list com os pontos mais importantes que todos os viajantes devem prestar atenção. Foi tamanho o sucesso que acrescentamos alguns pontos para virar este post cheio de dicas e recomendações para você prestar atenção antes de viajar.

Check list para sua viagem ao Chile

1. Verifique seu Passaporte ou RG.

Para viajar ao Chile você não precisa de Passaporte, mas seu RG não deve ter mais de 10 anos de emissão, por isso a dica número 1 é ver se seu RG está dentro do prazo e/ou seu passaporte está vigente. Pode parecer incrível, mas tem muita gente que só pensa nisso no dia da viagem e acaba não conseguindo embarcar.

Temos um post com mais detalhes sobre o assunto, leia mais clicando aqui

10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

2. Leve adaptador.

No Chile a tomada é diferente do Brasil, por aqui a tomada é de 3 pinos retos e a voltagem é 220 volts. Para não ficar rodando por aqui procurando um adaptador, o ideal é você já comprar um aí no Brasil. Tomadas de 2 pinos retos funcionam perfeitamente.

E também um post com mais detalhes sobre o assunto, leia mais clicando aqui ✅

Neste vídeo todas as nossas dicas sobre tomada e voltagem

3. Faça um Seguro Viagem.

Aqui no Chile até saúde pública é paga. E é muito importante você vir com um seguro viagem para qualquer eventualidade. Já fizemos um post falando da importância do seguro, cobertura do plano e até opções de seguros gratuitos, leia este post, clicando aqui

Se você ainda não fez o seu, sugiro que clique aqui para fazer sua cotação (neste site te dá uma cotação em várias agências, o que facilita bastante.

4. Desbloquear cartão de débito e cartão de crédito para uso internacional

Você consegue utilizar os cartões de crédito facilmente aqui no Chile e os cartões de débito são uma boa opção para saque em caixas eletrônicos. De qualquer forma, para você utilizá-los é preciso que eles estejam desbloqueados para uso no exterior. Então ligue para seu banco para solicitar o desbloqueio.

Falamos mais sobre o uso de cartão no Chile em outro post. Clique aqui ✅ para ler mais sobre o assunto.

5. Tenha cópia de seus documentos.

Uma dica de segurança é você ter xerox ou ter cópia em algum email por exemplo de seus documentos, reservas, vouchers e passagens. Nós normalmente aconselhamos que você ande com um documento diferente do que usa para viajar, por exemplo: se você usou o passaporte para viajar, ande na cidade com seu RG, assim, caso você perca seu documento, não terá dor de cabeça na volta, já que seu passaporte estará seguro no hotel.

Mas se você prefere andar com seu documento, ou vem com um só, nossa leitora Sandra nos deu uma ótima opção: andar com doleira (um espécie de cinto, que fica junto ao corpo), com ela dificilmente você perderá seu documento, já que ele está seguro no seu corpo.

Um post obrigatório para todos que viajam é o que damos dicas de segurança, para ler, clique aqui. ✅

10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

6. Levar Nota fiscal de seus equipamentos eletrônicos, tablets, notes, etc.

Se você é daqueles que viajam com tablets, notebook, etc. é interessante levar as notas fiscais de compras desses equipamentos, já pensando na volta ao Brasil. Isso porque, de acordo com a regra da alfândega, você tem cota para compra de certos produtos e andar com as notas ficais dos seus aparelhos antigos, comprovam que eles são antigos, ou seja, que você não comprou no Chile e que por isso não devem estar na cota de compra.

Eu particularmente viajo sempre com meus equipamentos e SEM a nota fiscal (alguns deles, nem tenho mais a nota) e nunca me pararam na alfândega por isso. Mas também não compro muita coisa no Chile para levar ao Brasil, por isso não me preocupo muito com o assunto.

Se sua intenção é comprar muita coisa no Chile, sugiro inclusive que leia o post que fizemos com mais detalhes sobre a Alfândega, clicando aqui ✅

10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

7. Identifique sua mala.

Se você vem com ou sem seguro é muito importante identificar sua mala, colocando uma etiqueta nela com seus contatos. Isso facilita sua localização (caso ela extravie). Você pode também tirar uma foto da mala para facilitar a identificação.

Essa dica é importante principalmente para quem precisa fazer conexão em outros aeroportos.

8. Tenha um kit na bagagem de mão.

Tenha pelo menos 1 jogo de roupas na equipagem de mão. Caso sua mala extravie você terá pelo menos um jogo de roupas limpas enquanto sua mala não chega

Essa dica é importante principalmente para quem precisa fazer conexão em outros aeroportos.

10 coisas que você deve fazer antes de viajar para o exterior

9. Tenha alguns aplicativos baixados no seu celular

Ter no celular aplicativos como UBER, Easy Taxi e WAZE facilitam, pois você poderá usar aqui sem precisar usar seus dados no Chip chileno ou ter que ficar procurando um wi-fi rápido para baixar aplicativos.

Não sabe como funciona o Uber aqui? Então leia este post.

Quer saber quais os aplicativos que te ajudam na viagem? Leia mais sobre isso neste post.

10. Verifique se seu celular está liberado e desbloqueado para uso no exterior.

Nunca viajou para o exterior com seu celular? Então vale verificar na empresa da marca do seu celular, se ele está liberado para uso no exterior. Para saber como fazer e a diferença entre liberação e desbloqueio, leia este post.

Veja também mais sobre esta dica neste vídeo

Já está com tudo pronto? Então agora é hora de ver seu roteiro e não perder os pontos principais da cidade chilena que você vai visitar. E para isso, é só clicar aqui e ver nossos melhores posts para várias cidades no Chile.

Também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem