Coisas que podem surpreender um brasileiro no Chile

outubro 4, 2023

curiosidades sobre Chile

Alguns hábitos e costumes diferentes fazem a graça em uma viagem (internacional ou não), mas que tal descobrir algumas coisas que podem te surpreender um brasileiro no Chile?

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Banheira no banheiro

Luxo? Sim, principalmente quando você chega em casa e quer tomar aquele banho gostoso, melhor que banheira não há. Mas um brasileiro no Chile vai se surpreender que em quase todos os lugares o banho é sempre na banheira, de chuveiro só que na banheira, em pé mesmo. Pode parecer estranho para alguns mas por aqui é super comum.

Pisar na grama

Para mim nada mais comum, quando você está em um parque ou praça a melhor coisa é pisar na grama, mas em muitos lugares no Brasil há aquela plaquinha ´não pise na grama´, pra mim isso sim que é estranho. O brasileiro no Chile vai se surpreender, pois acesso é livre e você verá que muitos chilenos aproveitam, e muito, os dias ensolarados nos parques e praças das cidades.

Clima seco

Não importa se no inverno ou no verão, por aqui o clima é mais seco que no Brasil e por isso virar o melhor amigo de uma garrafinha de água é sempre uma dica.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Orientação pela cordilheira.

Norte, Sul, Leste e Oeste? Por aqui os chilenos usam muito este tipo de orientação…ouvir e ler nas placas ´Oriente´ e ´Poniente´ é comum como se orientar pela cordilheira. Para alguns pode ser um pouco confuso no começo.

cafe com pernas, curiosidades sobre Chile

Café com pernas

As cafeterias lotam Santiago mas por aqui há um outro tipo de cafeteria. Fique atento que em muitas delas (principalmente no centro da cidade) as atendentes estão de saia (não importa o frio que faça) daí o nome café com pernas.

Palta

Uma das grandes paixões do chileno, o abacate, é consumido salgado e está em várias preparações principalmente nos lanches. No café da manhã substitui, e como substituir, a manteiga.

frutas, curiosidades sobre Chile

Cores, tamanhos e sabores das frutas.

Não perca a oportunidade de ir a uma feira ou um grande mercado na sua viagem ao Chile. Você verá a diferença e se surpreenderá com as frutas, inclusive o preço de algumas delas que são infinitamente mais baratas do que no Brasil, então aproveite para ir a uma feira quando estiver por aqui

É proibido consumir bebidas alcoolicas na rua (nem na praia).

Realmente, aqui no Chile você não pode comprar uma cerveja e beber nos parques, inclusive na praia. A única forma de consumir bebida alcoolicas na rua é se você estiver em um bar. Para os que se arriscam, podem ser presos.

Cerveja é servida quente

Bom, para o gosto do brasileiro é quente, rs.

Ainda que atualmente esteja cada vez mais geladinha (antes era temperatura ambiente mesmo), nas cervejarias da cidade a cerveja costuma ser melhor servida…mas já vai se preparando porque o ´estupidamente gelada´ não existe por aqui.

Passeios Chile

A quantidade de cachorros de rua

Em todo o Chile também é ponto de que muitos brasileiros se surpreendem. Sempre bem tratatos é normal você encontrar nas ruas um pote com água e ração e nos parques casinhas de madeira feitas especialmente para eles.

No inverno muitos deles estão vestidos com roupinhas especiais para o frio.

Pôr do sol.

Tanto o nascer do Sol como o pôr do sol têm horários bem diferentes do Brasil. No verão o sol começa a aparecer lá pelas 6h30 e se vai às 21h (sim, nove horas da noite e ainda está claro). Já no inverno o dia é mais curto, o Sol aparece às 7h45 e se vai às 18h.

Smog

Smog é a contaminação do ar muito comum em Santiago.

Por estarmos em um vale a ventilação é mais difícil e tem dia, principalmente no inverno, que é possível ver uma camada escura que muitos confundem com a névoa, ou vice e versa (clique aqui para ver como é)

Grupo Telegram LikeChile

Patriotas

-Para os que viajam em Setembro o Patriotismo pode surpreender. Por ser o mês das Fiestas Patrias, praticamente todas as casas e edifícios estão com uma bandeira do Chile hasteada. Mas o que muitos não sabem é que por lei, as bandeiras devem ser colocadas em Setembro. Já houve tempo, inclusive que quem não tinha a bandeira fora de casa era multado. Hoje é difícil a multa acontecer, mesmo a lei existindo, na sua maioria os chilenos colocam a bandeira por tradição.

Bombeiros são voluntários.

Diferente do Brasil que os bombeiros têm salário, por aqui o bombeiro é voluntário. Em caso de emergência ele tem um ´benefício´ para poder sair do trabalho e ficar dias fora, mas nenhum deles recebe salário do governo, nem ajuda de custo, nem nada. Por isso é comum fazerem vaquinhas para poderem comprar equipamentos, etc.

Taxistas ´espertinhos´.

Se tem duas coisas que o Chile é campeão (no mal sentido) é nos taxistas safados e nos trombadinhas espertos. Muitos se surpreendem com isso, mas temos até um post para que você tome cuidado com eles. Todas as dicas e principais golpes você encontra clicando aqui ✅ .

Veja aqui outras coisas que podem te surpreender ao chegar no Chile.

Você se surpreendeu com alguma coisa na sua visita ao Chile? Conte aqui pra gente.

Temos uma playlist onde poderá tirar muitas duvidas e dicas paara sua viagem ao Chile. confira.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem