Alfândega no Chile e no Brasil. Dicas

fevereiro 21, 2024

Regras alfândega Brasil

Viajar é sempre bom, mas passar pela Alfândega no Brasil e no Chile pode ser um estresse se desconhece as regras sobre o limite de compras que pode fazer no exterior ou sobre o limite de dinheiro que pode portar sem pagar impostos. Neste post esclarecemos suas duvidas.

Além deste post criamos um especial de dicas para viajar para o Chile onde encontrará informação muito útil, recomendo visitá-lo depois de ler este post.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Alfândega no Chile: declaração de Imigração

Antes de entrar no Chile você deve preencher a declaração de imigração. Nela, além das suas informações e endereço de onde você ficará você também deverá declarar sobre valores e produtos que leva para o país.

Ainda que seja algo simples é importante seu preenchimento correto para evitar qualquer tipo de problemas e inclusive multas.

Antes da pandemia (covid-19) este formulário era entregue no avião. Depois da pandemia, para evitar contágios, disponibilizaram este o formulário de imigração do Chile de 3 formas:

Abaixo um vídeo que explicamos e mostramos as diferenças destes 3 modelos acima, ensinamos como preenchimento do formulário e respondemos várias dúvidas

Alfândega no Chile: produtos proibidos no Chile

As autoridades chilenas são muito exigentes e proíbem a entrada de produtos orgânicos  que não cumpram com as regras sanitárias, clique aqui ✅  para saber mais.

E aqui uma playlist completa com todos os produtos que não pode levar na bagagem, além do passo a passo para preencher o formulário de migração, dicas chegando no Chile e documentos para quem viaja com crianças

 

Alfândega no Chile: levando remédios na viagem

Se você utiliza remédios diariamente já deve estar preocupado se pode ou não levar seu remédio na viagem. E a resposta é: SIM, você pode levar remédios para o Chile.

A quantidade varia muito de acordo com o tempo que você vai ficar.

Remédio de uso eventual: é importante trazer alguns remédios para qualquer eventualidade. Algo para dor de cabeça, estômago, enjoo, febre, resfriado/gripe, alergia e um kit para quem viaja com crianças (sempre consultado seu médico)

Remédio de uso controlado: nossa sugestão é que você traga a receita médica (ou cópia dela), para qualquer eventualidade de ter que comprovar, na entrada no Chile, que você  realmente precisa utilizar este medicamento. Mas atenção, a receita brasileira não é aceita para comprar remédio no Chile, para isso você deverá passar por um médico chileno.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Quantas garrafas de vinho posso levar para o Chile?

Muita gente aproveita a viagem para o Chile para dar uma esticada na Argentina e uma das cidades que muitos vão conhecer é Mendoza uma produtora de vinho.

Aí vem a dúvida: posso entrar com vinho desde a Argentina para o Chile e em qual quantidade?

Essa regra também serve se você for presentear algum chileno com cachaça

A entrada de bebida alcoólica no Chile é controlada. Você pode entrar como 2.500 centímetros cúbicos, por pessoa maior de 18 anos.

Ou seja: 2,5 litros de qualquer bebida alcoólica (inclusive vinho) por adulto.

Então a quantidade de garrafas vai depender do tamanho de cada uma delas, já que a regra diz centímetros cúbicos e não quantidade de de garrafas

Alfândega no Chile: produtos controlados

Além das bebidas alcoólicas, outros produtos também têm quantidade controlada. São eles o cigarro, tabaco e charuto.

Abaixo o limite para cada um deles

  • 400 unidades de cigarro,
  • 500 gr. de tabaco,
  • 50 unidades de charuto.

Abaixo alguns posts que podem ajudar com mais detalhes.

Alfândega no Brasil: limite de compras

Já na volta, na alfândega no Brasil, com certeza você terá aproveitado os atrativos preços que oferece o Chile, tanto em roupas como em eletrônicos, já que é um mercado de teste mundial para novos aparelhos eletrônicos. Você pode achar produtos que ainda não estão disponíveis no Brasil.

Recomendo que, levando algum produto eletrônico, leve também a nota fiscal da compra, assim pode evitar problemas chegando no Brasil.

O viajante tem um limite de US$ 500 para compras ✅, acima disso há necessidade de pagamento de impostos. Ficam fora deste limite produtos de uso pessoal ✅ como roupas, sapatos, relógios, produtos de beleza e higiene.

Pode haver necessidade de comprovar que, produtos como câmeras fotográficas e celulares são de uso pessoal, ou seja, não foram comprados na viagem, isso pode acontecer principalmente quando estiver levando duas câmeras fotográficas, por exemplo.

Regras alfândega Brasil

Filmadoras, notebooks, videogames, tablets e outros eletrônicos não entram na regra e são contabilizados dentro da cota limite dos US$ 500 ✅, então caso extrapole o valor da cota, há necessidade de pagamento de imposto.

Pode trazer 20 unidades de produtos baratos (até U$ 10) ✅ sem entrar na cota, mas a metade destes produtos não podem ser idênticos. Caso isso aconteça eles também entram na cota.

Bens que não sejam de uso pessoal, além de serem contabilizados na cota, não podem exceder a quantidade de 3 unidades idênticas.

Para quem gosta de vinho, as bebidas alcoólicas tem limite de 12 litros ✅

Cigarros tem um limite de 10 maços com 20 unidades cada ✅

Alfândega no Brasil: limite de garrafas

Em resumo:

– Receita Federal: você pode trazer até 16 garrafas de 750 ml sem pagar imposto ✅, mas deve considerar que tem um limite de 500 USD.

Avião

  • Teor alcoólico superior a 70%: proibido
  • Teor alcoólico entre 24% e 70%:  garrafas de no máximo 1 litro com limite de 5 litros por passageiro, ou seja 6 garrafas de 750 ml por passageiro.✅
  • Teor alcoólico inferior a 24%: não tem limite (exceto a questão do peso contratado com sua cia. aérea)

Bagagem de mão e despachada: pode variar conforme cada empresa aérea, normalmente deixam entre 5 e 6 garrafas na bagagem de mão.

Abaixo os posts que vão te ajudar mais sobre estes assuntos:

Grupo Telegram LikeChile

A ideia do imposto não é diminuir o consumo do viajante e sim coibir a revenda quando se chega ao país.

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Aproveite para ver mais dicas para viajar para o Chile nos posts abaixo e também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube