Como não pagar IVA no Chile.

outubro 17, 2022

Como não pagar IVA no Chile

Muita gente nos pergunta, ou tem dúvida, sobre como não pagar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), no Chile.

As duvidas tem a ver com o pagamento do hotel, já que é neste item onde é mais factível conseguir a isenção deste imposto.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

O que é o IVA?

Primeiro temos que falar que este imposto está em tudo o que você consome por aqui. Serviços, alimentação, produtos, ou seja, qualquer transação comercial tem o imposto que é de 19% no Chile.

Como não pagar IVA no Chile?

No Chile você pode pedir isenção, ou seja, pode não pagar este imposto apenas no caso de hospedagem ✅. Tudo dependerá do tipo de hospedagem e da forma de pagamento que você escolher.

Começando pela hospedagem, não são todas elas que podem te isentar.  Apenas dão esta opção os estabelecimentos registrados no Serviço de Impostos Internos do Chile ✅.

Normalmente isso acontece em hotéis  e hostales ✅  e você só saberá esta informação perguntando a eles mesmo.

⚠️ Em outro tipo de hospedagem, como Airbnb, recomendamos que você pergunte ao anfitrião, já que vai depender se a hospedagem qualifica segundo as regras do serviço de impostos internos para ter a isenção do IVA

Quais são as formas de pagamento para não pagar o IVA?

Quanto a forma de pagamento, a isenção só é liberada se você pagar sua hospedagem em dólares ✅. Neste caso pagamento via cartão de crédito internacional ✅, emitido no Brasil, é considerado pagamento em dólares. Lembrando que se você pagar com cartão de crédito internacional, não vai pagar o valor do IVA no Chile mas vai pagar o IOF no Brasil.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Como sei se a minha reserva incluia ou não o IVA?

A dúvida de muitos brasileiros é se o valor da reserva já está ou não com o IVA e nossa resposta é sempre a mesma: pergunte no hotel.

Isso porque os valores divulgados não seguem uma regra. Alguns hotéis anunciam o valor sem IVA (porque estão anunciando em dólares, por exemplo) e outros anunciam com o IVA.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

No primeiro caso eles te cobram os 19% na hora e no segundo caso eles te descontam os 19% na hora (se estiverem dentro das duas regras: ser estabelecimento inscrito no SII e você estiver pagando em dólares).

Em algumas páginas de reserva, esta informação está descrita no próprio site.

No final das contas a melhor dica que posso te dar sobre o assunto é você perguntar no lugar de sua hospedagem se o IVA está incluso ou não no valor e se eles podem te isentar do pagamento se você pagar em dólares.

Outras dicas sobre assuntos relacionados


Grupo Telegram LikeChile