Documentos e outras informações para viajar ao Chile.

março 12, 2024

quais documentos para viajar ao chile

Quais são os documentos para viajar ao Chile?  Parece uma pergunta fácil, mas saiba que tem muitos brasileiros que estão planejando a viagem para o Chile, que muitas vezes ficam fora do avião, por não ter os documentos necessários para viajar, seja porque estão vencidos ou porque simplesmente apresentam documentos que não são válidos para viajar ao Chile.

Neste post vamos revisar quais os documentos para viajar ao Chile  e outras informações indispensáveis antes de começar a viagem.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Quais são os documentos necessário para viajar para o Chile?

Antes da pandemia, era simples. Apenas com o passaporte válido por seis meses a partir da chegada ao Chile ✅, ou carteira de identidade (RG) ✅ emitida pelas Secretarias de Segurança dos Estados e DF, com data de emissão inferior a dez anos era possível viajar para o Chile.

Importante saber que, devido a pandemia, outros documentos são exigidos para entrar no país. Por isso temos um check-list que é atualizado a cada nova informação. Veja abaixo:

Preciso de visto para viajar para o Chile?

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile e podem ficar durante 90 dias no país.

Se sua intenção é entrar com visto de trabalho sugiro que entre em contato com o Consulado chileno mais próximo de sua cidade para verificar as regras no seu caso específico.

Preciso ter vacina da febre amarela para viajar para o Chile?

Não, vacina da febre amarela não é exigida. Agora se sua dúvida é sobre a vacina Covid-19 sugiro que clique aqui para conferir a regra atual.

Preciso de seguro viagem para entrar no Chile?

Não, o seguro viagem não é obrigatório para entrar no país, contudo é importante que você viaje com seguro, já que no Chile não existe saúde grátis.

Explico: o conceito de hospital público é bem diferente do Brasil 🛑 No Chile até em hospital público há necessidade de pagar a consulta/atendimento. Os valores são menores que as Clínicas (que para o Brasil seria um hospital privado), mas sempre é preciso pagar

Para quem já viajou e não precisou provavelmente não deve achar que é realmente necessário, mas para quem já precisou ir ao médico no exterior e estava sem o seguro sabe bem a diferença que o seguro faz.

Temos vários posts sobre o assunto aqui no blog, um deles falando sobre Seguros que incluem atenção Covid-19 e até seguro viagem grátis Clique aqui para ver👆

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Porque meu RG precisa ter menos de 10 anos se ele não tem validade?

Esta regra é brasileira, não chilena. Para que tem dúvida sobre a questão do RG, neste link a informação oficial da Polícia Federal

IMPORTANTE: RG militar não serve para viajar ao Chile.⛔️

Posso viajar com meu RG Digital?

O Novo RG foi divulgado pelo Governo Brasileiro em Fevereiro de 2022 e vem sendo liberadas novidades sobre ele ao poucos.

O principal é  que o documento inclui QR Code e será emitida com padrão internacional. Isso significa que terá código MRZ (machine readable zone), como o usado nos passaportes, podendo assim ser usado também como documento de viagem.

Ainda que exista informação em diversos sites de que este documento será aceito para viagens internacionais, até este momento no site da ANAC não existe esta autorização .

Por isso, até este momento, segundo a ANAC os documentos para viajar para o Chile continuam sendo apenas o RG ou Passaporte.

Dicas para quem viaja para  o Chile

– Leve cópias dos documentos pessoais e se envie cópias no seu e-mail para qualquer eventualidade. Você pode, por exemplo, andar na rua com sua carteira de habilitação e deixar no hotel o seu RG. Assim, para qualquer eventualidade você está garantido.

– Tenha os telefones e outros dados para bloqueio imediato dos cartões de crédito, para qualquer eventualidade.

guarde bem sua via do cartão de entrada/saída (“tarjeta de imigración (control imigratório)”) válido por noventa dias, porque é necessária a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG). Caso você perca sua tarjeta de imigracíon terá que solicitar a segunda via para sair do Chile, saiba mais clicando aqui.

cartão de migração Chile, tarjeta de migración

– Em caso de furto ou extravio do passaporte ou da RG você terá que conseguir uma  “Autorização de Retorno ao Brasil” (ARB), que substitui passaporte ou carteira de identidade para a volta ao Brasil. Temos um post com o passo a passo de como fazer esta solicitação (NÃO ADIANTA IR DIRETO NO CONSULADO, ELES NÃO TE AJUDAM, tem que seguir os passos) clique.👆

Como ninguém quer passar por isso, sugiro que leia o post que falamos sobre segurança e contamos quais são os principais golpes praticados por aqui. Leia o post: dicas de segurança na sua viagem ao Chile, clique aqui 👆.

Telefones e endereço do Consulado do Brasil no Chile

O Consulado-Geral do Brasil em Santiago está localizado em  Los Militares 6191, no andar térreo, em Las Condes, Santiago .

O horário de funcionamento para o público é das 09:30 às 13:30 horas e das 14:30 às 16:30 horas, de segunda-feira a sexta-feira.

Pode-se contatar o Consulado, ainda, pelo telefone (+56) 22820-5800, pelo fax: (+56) 22441-9197 e pelo e-Mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br

O Consulado-Geral do Brasil em Santiago, além dos horários normais de trabalho, mantém um serviço de plantão permanente para atender situações de urgência de cidadãos brasileiros.

Telefone do serviço de plantão do Consulado-Geral do Brasil no Chile: 99334-5103

Quais produtos são proibidos para levar na mala ao Chile?

Não traga na sua bagagem alimentos e produtos de origem vegetal e animal em geral. As autoridades chilenas são muito rigorosas no controle desses produtos quando do ingresso do turista no país. Qualquer duvida, no papel de ingresso ao país, declare que você está trazendo alguma coisa e ao passar pelo raio-x informe o que é. Peque pelo excesso que falta de informação.

Se usar medicamentos, levar a quantidade necessária para a sua estada no Chile e as respectivas receitas médicas. Leia o post remedio na viagem clicando aqui 👆.

Formulário de imigração do Chile

Independente por qual fronteira que você entra no Chile deverá preencher um formulário de imigração. Em linhas gerais este formulário pede seus dados, seu destino no país e questiona sobre a entrada de dinheiro e produtos.

Ainda que seja algo simples é importante seu preenchimento correto para evitar qualquer tipo de problemas e inclusive multas.

Antes da pandemia (covid-19) este formulário era entregue no avião. Depois da pandemia, para evitar contágios, disponibilizaram este o formulário de imigração do Chile de 3 formas:

Ambos links acima nós pegamos no site oficial do SAG, se quiser conferir, clique aqui.

Abaixo um vídeo que explicamos e mostramos as diferenças destes 3 modelos acima, ensinamos como preenchimento do formulário e respondemos várias dúvidas

Vou em família, quantos formulários de imigração preciso preencher?

O formulário é pessoal, ou seja, cada adulto deve preencher e assinar o sua declaração (formulário de imigração).

A exceção são os menores de 18 anos que devem estar na declaração de 1 (um) adultos responsáveis que o acompanha na viagem.

No vídeo acima (minuto 7:22 para ser mais preciso), mostramos onde exatamente está o local para incluir as crianças.

Documentos adicionais para quem viaja de carro para o Chile

A entrada no Chile de veículos particulares com placa estrangeira é feita mediante regime simplificado de admissão temporária (“Admisión Temporal”). Para entrar no Chile de carro é necessário (além de tudo o que já falamos acima):

  • CNH:  não é necessário ter permissão internacional para dirigir no Chile como turista.
  • Documento do veículo: independente se é carro ou moto deve estar em seu nome

Se o veículo não estiver em seu nome é necessário ter uma autorização – de cartório – do dono do veículo, mesmo que ele viaje com você.

Se o veículo estiver no seu nome mas esteja financiado não tem problema algum. Neste caso não é necessário nenhum tipo de autorização de quem financia.

A apostilamento não é obrigatório para entrar no Chile, mas pode se interessante para quem viaja muito porque, diferente da autorização  simples de cartório, o apostilamento não tem data de validade e pode usar em várias oportunidades.

  • SOAPEX: é o seguro internacional para o veículo.
  • Título de Importación Temporal de Vehículos (T.I.T.V): é uma declaração com todas as informações do veículo.

Você pode preencher o T.I.T.V na fronteira (um formulário em papel) , mas desde Fevereiro de 2023 é possível fazer a Solicitud de permiso para el ingreso temporal de vehículos, de forma online (importante dizer que se for fazer o formato online de forma antecipada é recomendado que imprima o comprovante pois a internet na fronteira pode ser instável ou inexistente

Caso queira verificar as informações atualizadas e oficiais sobre este assunto, veja o site do Serviço Nacional de Aduanas do Chile clique aqui 👆

Você viaja para o Chile de avião, mas estando aqui pretende alugar um carro? Temos um outro post com informações da documentação que você precisará para isso.

Temos um vídeo, inclusive, com uma família que já fez essa viagem de carro pode ajudar bastante.

Dicas para quem viaja de carro para o Chile

É sempre bom revisar o funcionamento de acessórios do veículo. Em alguns caso é obrigatório de correntes (lembre-se que você estará passando pelos Andes, onde é alto, frio e nem sempre há lugares para ficar, supermercados, etc)

Lembre-se que para chegar ao Chile você passará por outro(s) país(es), então é necessário verificar se há necessidade de algum documento ou seguro específico.

Por conta do clima, não é raro o fechamento das fronteiras, principalmente no inverno. Pode-se consultar se o a fronteira terrestre está funcionando, nos canais oficiais das Pasos Fronterizos Chilenos👆.

Aqui alguns outros posts que podem ajudar nesta viagem

Como são as tomadas no Chile?

No Chile a voltagem é 220 V é as tomadas e plugues são de 3 pinos retos, diferentes do Brasil.

Sugiro que  compre um adaptador antes de viajar

Falamos mais sobre o uso de aparelhos eletrônicos no Chile clique aqui👆.

Neste vídeo todas as nossas dicas sobre tomada e voltagem

Tomadas no Chile, qual tomada é usada no Chile, qual voltagem tem o Chile, 220 volts, 110 volts, 220 v , 110 V, eletricidade

Aproveite para ver mais dicas para viajar para o Chile nos posts abaixo e também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube

Grupo Telegram LikeChile