O que abre e fecha no feriado da Semana Santa

março 28, 2024

congestionamento

Se você está pensando em passar a Semana Santa em Santiago do Chile é bom pegar algumas dicas para saber o que abre e o que fecha neste feriado no Chile

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Feriados no Chile

Antes de começar é importante saber que no Chile existem dois tipos de feriados. Feriados normais e feriados irrenunciáveis.

O que é um feriado irrenunciável? São feriados obrigatórios e que por lei os funcionários devem estar de folga (querendo ou não)

O que é um feriado normal? São feriado que são as empresas que decidem se vão abrir ou não, não existe obrigatoriedade na lei

No vídeo abaixo mostramos a diferença entre Feriado Normal e Feriado Irrenúnciável e te mostramos o que abre e o que fecha em cada um deles:

Semana Santa no Chile

O feriado de Semana Santa é um feriado normal ou seja, cada empresa/local decide se vai abrir ou não.

E está aí a dificuldade para saber o que abre ou fecha, já que, por uma questão cultural a decisão acontece (ou pelo menos a divulgação), na mesma semana do feriado.

O que sim sabemos é que os  santiaguinos costumam “fugir” de Santiago rumo ao sul ou ao litoral central, principalmente a Viña del Mar. O êxodo começa na quinta-feira a tarde lotando as estradas.

O que abre e o que fecha durante a Semana Santa?

Como comentamos é difícil saber o que abre e o que fecha, já que, por não ser um feriado irrenunciável, cada empresa ou local decide se vai abrir e fechar.

Como a informação acontece normalmente na mesma semana é comum que a informação atualizada você encontre primeiro nas nossas redes sociais (principalmente Instagram)

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Semana Santa em Santiago do Chile em 2024

Para te ajudar deixaremos aqui um listado de locais, normalmente visitados pelos turistas brasileiros, para você ter uma ideia:

  • Igrejas de Santiago fizeram missas e celebrações especiais para a data.
  • Cerro San Cristóbal: aberto
  • Funicular de Santiago: aberto
  • Teleférico de Santiago: aberto
  • Zoológico: aberto
  • Cerro Santa Lucía: aberto
  • MIM: aberto
    Museu de Bellas Artes: fechado na Sexta, aberto sábado e domingo
  • Museu MAC e Museo Violeta Parra: fechados sexta, sábado e domingo
  • Shopping Parque Arauco: aberto
  • Shopping Costanera Center: Aberto normalmente
  • Sky Costanera: aberto
  • Patio Bellavista: aberto
  • Buin Zoo: sexta e sábado fechado, domingo aberto a partir das 11h
  • Parque Safari: aberto
  • Supermercados e farmácias: abertos normalmente
  • Casas de câmbio de rua: praticamente todas fechadas na sexta, sábado e domingo
  • Vinícolas: as principais ( e mais turisticas ) vinícolas do páis estão abertas normalmente
  • Tour e passeios: saem normalmente, recomendo evitar passeios para Viña del Mar e Valparaíso no domingo por conta do trânsito para voltar para Santiago

Em relação lojas e casas de câmbio de rua, na sexta-feira santa de 2023 nós andamos pelo centro de Santiago e praticamente tudo estava fechado.

Quer saber o que fazer no domingo em Santiago? Clique aqui.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Dicas para passar a Semana Santa no Chile

Se você pensou em visitar Valparaiso e Viña del Mar, recomendamos contratar um tour, já que pegar um ônibus será uma missão quase impossível, devido a alta demanda.

Nossa recomendação é curtir a cidade e aproveitar para percorrer os parques. Uma boa escolha é usar bicicleta já que a cidade é plana e muito confortável para fazer este tipo de passeio.  Veja opções de tour aqui

Outra alternativa é o Cajón del Maipo, que fica pertinho de Santiago. Por lá você curtirá a montanha e a natureza, além de experimentar comidas chilenas.

Não podemos esquecer dos frutos do mar e peixes, que na semana santa são muito consumidos, mas esqueça do bacalhau (no Chile não é costume), prefira o Salmão, Reineta, Merluza e os mariscos (as Machas a la parmesana são minhas favoritas). Veja opções de restaurantes aqui.

Mas atenção, almoçar no Mercado Central – nosso mercado de peixes e mariscos – pode ser outra experiência um tanto agitada (e atualmente pouco recomendada).

Devido a grande quantidade de pessoas que costumam almoçar fora nesta data sugiro que reserve no restaurante que você pretende visitar, temos um post com uma lista de restaurantes para você conhecer na cidade, clique aqui para ver.

Dicas para Santiago do Chile para 2024

Caso você precise de uma ajuda para viajar para o Chile você pode marcar uma hora para falar conosco. Nós te ajudamos com dúvidas gerais e também com seu roteiro, veja aqui como funciona.

Você também pode participar do nosso Grupo de Telegram para trocar dicas com outros viajantes que estão, já vieram, ou pretendem viajar para o Chile.

E também pegar nossas dicas no blog, aqui alguns posts que vão te ajudar muito:

Grupo Telegram LikeChile

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima.

Deixo também aqui uma playlist com todas as nossas dicas, do canal do youtube, para quem viaja neste mês