Como usar celular no Chile

fevereiro 7, 2024

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet roaming

Neste post nossas dicas de como usar celular no Chile, dicas para não gastar com roaming internacional, diferenças de celular desbloqueado e liberado e sobre a homologação do celular no Chile* . Saiba que comprando um chip prepago no Chile pode poupar uma grana e ficar ligado a internet sem problemas.

Também vamos te falar tudo o que você tem que fazer aí no Brasil antes da viagem,  te mostramos como comprar seu chip aqui no Chile (habilitá-lo, comprar crédito, comprar pacote de dados, etc) e falamos sobre as operadoras daqui e qual a melhor entre elas dependendo do tipo de serviço que você usar mais.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Antes de continuar, te conto que temos um ESPECIAL DICAS PARA VIAJAR AO CHILE, clique aqui 👆 onde você poderá encontrar muitas informações importantes para se dar bem na viagem ao Chile. Te recomendo dar uma olhadinha nele, quando terminar este post.

Ficar ligado no celular é quase uma primeira necessidade no dia a dia e numa viagem não é diferente.

Só que quando você viaja para o exterior pode terminar pagando uma nota, pelo famoso roaming, ainda mais quando não usa direitinho.

Como usar seu celular no Chile, com internet, sem gastar muito.

Desde o dia 25.07.23 os governo chileno e brasileiro firmaram um acordo sobre a liberação da tarifa de roaming internacional, entre os países, incluíndo minutos, dados e mensagens.

O benefício vale para brasileiros com chip do Brasil, que estejam temporariamente no Chile. Estes poderão usar seu plano sem qualquer cobrança adicional, mesmo estando no Chile, se prestadora brasileira oferecer a funcionalidade de raming internacional para o Chile

Em linhas gerais, se você tem um chip do Brasil poderá usar seu plano no Chile como se estivesse no Brasil, sem cobrança adicional para ligar, mandar SMS ou usar internet

Por ser um acordo recente nossa sugestão é que antes de viajar você entre em contato com sua empresa de telefonia para verificar se existe a necessidade de algum tipo de ativação (como acontece no caso de cartão, por exemplo). Temos relatos de brasileiros que não precisaram fazer nada, chegando aqui no Chile o celular funcionava normalmente, outros que que comunicar a empresa antes da viagem.

Nós viajamos para o Brasil com nosso chip chileno e ele NÃO funcionou no Brasil, tivemos que comprar um chip quando chegamos em São Paulo

Como usar seu celular usando um chip no Chile

Caso você não consiga usar seu celular com seu plano de empresa brasileira, ou por algum motivo queira comprar um chip no Chile, aqui o passo a passo de como fazer:

1) Verifique se seu celular está liberado

Para quem quer usar o celular no Chile, terá que ter seu aparelho desbloqueado e liberado. As palavras são parecidas, mas são diferentes na hora de usar o celular.

  • Desbloqueado significa que você pode trocar o chip para qualquer operadora de seu país e o seu celular reconhece a rede e funciona.
  • Liberado significa que o aparelho pode ser usado fora do país de onde você comprou e o aparelho reconhece o chip e a operadora do país que você quer ativar.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Então para usar seu aparelho de celular com um chip de outro país seu aparelho terá que estar liberado. Para isso o fabricante (Samsung, Iphone, LG etc.) entregam um código para você conseguir liberar seu aparelho.

Para saber se você precisa ou não liberar o seu celular não tem jeito, você tem que ligar para o fabricante do aparelho. Sugiro que faça isso com tempo, já que demora para eles te encaminharem o código de liberação.

Temos visto que muitos brasileiros que já tem o celular liberado, principalmente os que comprar celular em outro país ou já viajaram e usaram normalmente. Mas como comentei, só a fabricante do celular, poderá te dar a informação correta se seu celular é ou não liberado. De qualquer forma a maioria dos celulares novos já vem liberados para uso internacional✅, mas a dica é pergunte ao fabricante.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

2) Mais de 30 dias no Chile? Tem que fazer a homologação do chip chileno.

Desde novembro de 2018 se você vai ficar mais de 30 dias usando um chip chileno 🧐 em seu celular  é preciso cadastrar seu aparelho num processo conhecido como Homologación Multibanda/SAE. Ou seja, atualmente está valendo esta regra.

Para que serve? Este sistema emite um alarme em seu celular avisando sobre ocorrências de alguma catástrofe como terremoto, tsunami, erupção vulcânica entre outros.

Atenção: Se você vai contratar o roaming internacional ou vai usar menos de 30 dias o chip chileno, não precisa fazer este cadastro ✅.

homologación, multibanda SAE Chile

Passos para fazer a homologação:

Entre no site http://multibanda.cl/

Clique em Registro de Empresas Certificadoras

Selecione uma empresa. Nos escolhemos esta, por ser mais simples consummer.huawei.com.cl

Baixe e preencha o arquivo “Formulario Inscripción Administrativa (SUBTEL-HUAWEI)”.

Encaminhe um e-mail para homologacionterminales@huawei.com com as fotos ou arquivos escaneados do formulário, RG ou Passaporte, IMEI e nota fiscal da compra do aparelho. (para verificar o IMEI digite no celular *#06#  ou tire a bateria onde o numero também esta registrado nas informações do aparelho) Se for um aparelho dual chip, informe os 2 IMEIs no formulário.

No prazo de 72 hs seu celular estará homologado e pronto para uso do chip chileno.

No vídeo abaixo explicamos tudo sobre a homologação para você.

Usando seu celular no Chile com chip pré-pago

Com seu celular liberado e homologado (se você ficar mais de 30 dias no Chile),  chegando por aqui o único que você precisa fazer é comprar comprar um chip pré-pago.

Onde comprar um chip pré-pago no Chile?

Você pode comprar no aeroporto ou quando chegar na cidade na barraquinhas de rua, supermercado e nas próprias lojas das empresas de telefonia.

Mas existem algumas diferenças:

– No aeroporto: costuma ser mais caro que na cidade, mas é uma opção para quem quer ficar conectado desde o momento que chega no Chile ou para quem não vai passar por Santiago. Antigamente o preço do chip no aeroporto de Santiago era um absurdo de caro, mas nós achamos uma loja com preços ok (sim, é mais caro que na cidade, mas não vão te cobrar um rim). Aqui nós te mostramos mais 

Na cidade de Santiago você vai encontrar em vários locais como por exemplo: 

  • Barraquinha de rua e bancas de jornal: costumam ser os locais mais baratos na cidade, mas dificilmente o atendente vai te ajudar a instalar o chip ou vai te dar muita informação. Recomendo para quem já entende algo de espanhol e consegue se virar sozinho.
  • Lojas das operadoras: se você tiver sorte pode até achar alguma loja que esteja dando o chip, mas normalmente o chip é vendido e um pouco mais caro que nas barraquinhas (até porque muitas vezes já vem com mais créditos). O bom de colocar o chip aqui é que você pode aproveitar para pedir para te ajudarem a instalar. Normalmente os atendentes são bem solícitos e instalam para você.

Fomos em uma barraquinha e em uma loja e aqui te mostramos os locais e preços na cidade de Santiago.

Outra opção na cidade de Santiago são os supermercados, principalmente os mercados maiores você encontra chip (as vezes estão escondidos), na parte dos eletrônicos. Mostramos em um vídeo que vale assistir para ver outras curiosidades no supermercado

Qual melhor lugar para comprar o chip pré-pago no Chile?

Nós achamos que o melhor é ir em uma loja da operadora, mesmo que você não tenha sorte de estarem dando o chip pelo menos eles vão te ajudar a instalar.

Você encontra lojas das operadoras em todos os shoppings e nas principais ruas comerciais da cidade.

Está procurando preço? Normalmente o mais barato são as barraquinhas de rua e bancas de jornal, que também estão nas principais ruas comerciais da cidade

Quais as operadoras de celular no Chile?

São várias as operadoras por aqui, como: Claro, Movistar,  Entel e Wom.

Falaremos um pouco mais sobre elas mais abaixo.

Quanto custa um chip de celular no Chile?

Vai depender da quantidade de créditos que vier junto. Normalmente você encontra desde os CH$ 1.000 até CH$ 5.000. No aeroporto já vi por CH$ 3.000 e CH$ 5.000

Dependendo da sua sorte, pode acontecer de achar alguma loja das operadores que estejam dando chips.

Neste vídeo falamos um pouco mais sobre este assunto

O chip de minha operadora do Brasil me serve para usar no Chile?

Desde o dia 25.07.23 brasileiros com chip do Brasil, podem usar seu plano sem qualquer cobrança adicional, mesmo estando no Chile.

Em linhas gerais, se você tem um chip do Brasil poderá usar seu plano no Chile como se estivesse no Brasil, sem cobrança adicional por estar fora do país.

Por ser um acordo recente nossa sugestão é que antes de viajar você entre em contato com sua empresa de telefonia para verificar se existe a necessidade de algum tipo de ativação (como acontece no caso de cartão, por exemplo). Temos relatos de brasileiros que não precisaram fazer nada, chegando aqui no Chile o celular funcionava normalmente, outros que que comunicar a empresa antes da viagem.

eSIM chip virtual no Chile

Alguns celulares possuem uma tecnologia que permite que se inclua um número, sem a necessidade de colocar um chip físico, apenas escaneando um QR code.

Infelizmente, se sua intenção é adquirir o chip virtual para viajar já com um número chileno, neste momento, na prática esta não é uma opção para você, já que as operadoras que vimos que mandam o QR code por email – como é o caso da WOM – pedem um cadastro com a obrigatoriedade de ter RUT (cédula de identidade chilena).

Outras operadoras como Movistar e Entel além do RUT também solicitam que a habilitação do chip virtual seja feita em uma loja física (ou seja, você tem que ir de qualquer jeito para uma loja).

Na Claro não encontramos a forma de adquirir o eSim

Ativação do chip pré-pago e como colocar créditos ✅.

Depois de comprar o chip é preciso ativá-lo e por créditos, caso seja necessário.

-Ative o chip: para isso o sistema pede para ingressar o RUT que é o RG do Chile. Como você não tem esse número,  se você estiver comprando em uma barraquinha alguém do seu hotel poderá te ajudar. Se estiver comprando na própria operadora, a atendente irá te ajudar e fará a ativação para você.  O Chip da Entel não pede o RUT o que facilita bastante.

Coloque crédito: quase todos os chips vem com quase nada de crédito. Você pode colocar em lojas de rua, nos shoppings, farmácias e também no metrô (procure pessoas carregando plaquinhas de operadoras na entrada do metrô).

-Escolha sua bolsa: você terá que ligar para a operadora para escolher seu plano (aqui se chama bolsa). Em algumas operadoras este processo é feito por mensagem de texto.

A palavra Plano (que é usada no Brasil) por aqui é apenas para quem usa celular pós-pago (com conta). No seu caso, por estar comprando um chip pré-pago você tem que escolher um bolsa

Na embalagem do chip que você comprou aparecem as instruções. Não jogue esta embalagem fora.

Grupo Telegram LikeChile

💥DICA:  Sugiro que escolha sua bolsa logo que colocar o crédito no celular. Sem a bolsa você pode pagar muito mais caro pelo uso do celular (ligação ou internet) e seus créditos vão desaparecer rapidamente

-Sobre as bolsas

Você terá muitas opções de bolsas e combos. Algumas são para uso de minutos (ligações), datos ou Gigas (internet), RRSS (redes sociais). Algumas são por horário. Bom, tem de tudo um pouco. O que não falta é promoção

Como você provavelmente usará seus créditos para internet, escolha o valor máximo possível para a bolsa de dados de acordo a seus créditos, mas tenha em mente em deixar um saldo para ligações de emergência.

Minha dica é escolha uma bolsa de acordo com os dias que vai ficar no Chile. Ou seja, se você vai ficar 7 dias, procure uma bolsa de 7 dias.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 7

Mas atenção, se você usar todos os megabites da sua bosa em um dia, por que postou cada foto que tirou, mesmo tendo comprado a bolsa por 30 dias você consumiu os megabits. Então fique de olho para usar a internet para o Whatsapp ou para o Facebook no esquema de mensagem já que as fotos consomem muitos bits.

Tem algumas promoções que incluem na carga o uso gratuíto no Whatsapp, Twitter e Facebook, mas atenção à pegadinha:  se você compartilhar fotos serão descontados os bits e o crédito do compartilhamento.

No Chile não existe o plano automático de pagar R$ 0,50 com internet liberada para um dia inteiro como é usado no Brasil. Ou seja, por aqui, você sempre terá que comprar uma bolsa. Se você comprar a de um dia, no dia seguinte terá que fazer o processo novamente.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 9

💥Quando não estiver usando a internet (ou estiver usando o Wi-fi de seu hotel), deixe o celular no modo SEM uso de plano de dados, já que muito aplicativos pedem uso de internet e as vezes você não percebe que a atualização foi feita, ou seja, mais bits e créditos sendo consumidos.

Quer postar fotos e ver vídeos? Prefira usar o wi-fi do hotel e use seus créditos para o restante do dia.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 3

Qual a melhor operadora de celular no Chile?

Muita gente nos pergunta qual a melhor operadora. Aqui o que achamos e clique no nome da operadora para ver promoções.

ENTEL: melhor opção para quem vai viajar pelo Chile. Ela pega em praticamente em todo lugar.

CLARO: costuma ser a mais rápida.

WOM: é a melhor custo x benefício se você ficar em Santiago, mas o sinal pode ser mais fraco.

MOVISTAR: não temos muita experiência com ela.

Fizemos o vídeo abaixo com as dicas de como usar o celular no exterior, vale dar uma olhada para rever nossas dicas e ver onde comprar seu chip, etc.

O que acontece com o Whatsapp quando trocar o chip?

Nada, o whatsapp continuará funcionando com o seu número do Brasil.
A mudança  de número só é feita se você quiser seguindo um passo a passo (clique aqui para ver)

Quanto tempo dura um chip sem usar?

Se você viajou para o Chile e comprou/recebeu um chip por aqui ele estará ativo à medida que você inclua créditos nele.

Sem incluir créditos o prazo para que o chip seja desativado pode variar conforme a operadora, mas costuma ser entre 6 meses e 1 ano.

Qual o preço do celular no Chile?

Agora, se o que você quer é comprar um celular no Chile para usar por aqui e depois levar para o Brasil, recomendo que veja nosso post de eletrônicos e valores de produtos Apple.

Por lá, além de falar dos preços, damos dicas para você não se arrepender de comprar um celular por aqui.

Abaixo estas dicas e outras dicas de compras no Chile