Utilizando cartão de crédito no Chile.

janeiro 2, 2024

usando cartão de crédito no Chile

De viagem para o Chile e está com dúvida se leva dinheiro para a viagem ou utiliza o cartão de crédito ou débito para o pagamento? Fique tranquilo, aqui te daremos nossas dicas para utilizar cartão de crédito no Chile, independente se for Visa, Mastercard, etc.

Tiraremos suas dúvidas se pode parcelar, como chegará esta fatura depois para você, impostos, se vale a pena ou não e muito mais.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Usando o cartão de crédito no Chile

Para começar o seu cartão de crédito deve ser internacional, ou seja deve estar habilitado para uso no exterior, e isso você faz com seu banco, ainda no Brasil.

A maioria dos restaurantes, hotéis, agências de viagem e supermercados aceitam esta forma de pagamento que ainda é pouco comum no comércio das feiras de artesanato que preferem dinheiro.

Usando o cartão para tirar dinheiro no Chile

Você também pode utilizar o seu cartão de crédito para tirar dinheiro (já em pesos chilenos), nos caixas eletrônicos da cadeia Redbanc. Os caixas devem exibir os símbolos Cirrus, Plus ou Maestro. Seu banco cobrará uma taxa, consulte seu banco antes da viagem, para já ir sabendo o valor que vão te cobrar.

O caixa eletrônico estão abertos normalmente 24 horas principalmente no centro de Santiago.

Isso inclusive é a solução para muitos brasileiros que, por algum motivo, não conseguiram usar seu cartão de crédito em lojas, restaurantes, etc. Tivemos a informação que no Pátio Bellavista, você encontra este tipo de caixa eletrônicos e inclusive salvou algumas pessoas que estavam sem dinheiro e sem conseguir usar o cartão em Santiago. Então, anotem esta dica.

Nós já fizemos o teste de saque de dinheiro com cartão (de débito) do Brasil. Sacamos em um caixa no centro de Santiago e temos um post sobre o assunto, falamos como fazer (passo a passo) e quanto o banco nos cobrou por esta transação. Clique aqui para ler como tirar dinheiro no caixa eletrônico.

Tirar dinheiro no Chile pode ser uma alternativa para quem não quer ficar carregando muito dinheiro, mas não quer deixar de fazer algumas comprinhas. Esta opção também é válida para os cartões de débito, desde que você tenha pedido em sua agência a habilitação desta operação, sem isso você não consegue tirar dinheiro com o débito no exterior.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Posso comprar parcelado no Chile?

O parcelamento (cuotas em espanhol) com cartão de crédito internacional não é possível, normalmente o pagamento internacional é apenas em uma parcela.

Pago imposto comprando com cartão  de crédito no Chile?

Sim, qualquer compra feita no cartão de crédito é acrescido de imposto.

Na fatura o valor que você gastou em pesos chilenos será convertido em dólar (e por isso estão sujeitas a variação cambial) e haverá inclusão do IOF.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Quanto vale R$ 1 no Chile

Depende do valor da cotação do dia (que pode variar inclusive várias vezes durante o dia).

Temos um post apenas falando sobre cotação, por lá você fica informado do valor atual

O que dá para comparar por 1.000 pesos chilenos

Não muito na verdade, para quem mora por aqui consegue comprar um ou outro produto neste valor nos supermercado (veja aqui), mas na realidade de um turista são poucas as coisas que você conseguirá comprar com este valor.

Quer saber quanto custa, em média, comer no Chile? Clique aqui

Qual a melhor forma de pagar no Chile?

Tudo depende do que você vai comprar e o seu nível de organização.

Economicamente falando o melhor ainda é pagar tudo em pesos chilenos (você traz reais para o Chile e troca por pesos chegando aqui ou com o cartão wise – abaixo falaremo mais sobre ele). Isso porque trocar dinheiro no Brasil e comprar com cartão de débito ou crédito você pagará IOF (imposto brasileiro, não temos este imposto no Chile).

Acontece que nem sempre temos dinheiro vivo na hora para compras mais caras (exceto os viajantes mais organizados que já tem orçamento definido para compras pensadas), neste caso o uso de cartão ajuda bastante nos casos de:

  • não querer andar com muito dinheiro vivo;
  • não passar aperto por falta de dinheiro;
  • não passar vontade para comprar algo que viu, gostou, mas não tinha pensado em comprar

Quais cartões são aceitos no Chile?

Cartões de bandeira Visa e Mastercard são muito bem aceitos no Chile, inclusive cada vez mais pequenos estabelecimentos já aceitam pagamento via cartão de crédito.
Importante ficar de olho apenas que alguns locais do Chile tem pouco acesso à internet (principalmente por conta da localização – por exemplo Cordilheira ou Deserto), então é sempre bom andar com algo de dinheiro se você está indo para locais mais remotos.

Posso usar cartão por aproximação e digitais no Chile?

No Chile as maquininhas de cartão têm a tecnologia de aproximação e já usamos cartões digitais principalmente para compras online. A pergunta aqui é: já falou com a empresa do seu cartão para ver como funciona o seu?

Digo isso porque é comum que empresas de cartão mudem a usabilidade dependendo de onde você está.

Explico: é comum que você use seu cartão no Brasil sem ter que colocar a senha, mas chegando em outro país tenha que colocar a senha para a compra ser aprovada. O motivo? Segurança.

Alguns cartões (principalmente os de débito), você tem que avisar seu banco que usará no exterior para que desbloqueie a função.

Então, antes de viajar, ligue para seu banco para checar se está tudo liberado

Cartão Wise é aceito no Chile?

Sim, o cartão wise é aceito no Chile…como cartão de débito.

Até hoje, de acordo com relatos no nosso Grupo de Telegram, o único lugar que costuma dar problema é no supermercado Líder (até hoje não sabemos o motivo)

Atenção, como a Wise dá possibilidade de conta em diversas moedas é importante ver, diretamente na Wise, se no caso de sua conta existe taxa para compras estando no Chile, qual o % do IOF que te cobram e que tipo de câmbio utilizam para a conversão – dos pesos chilenos de sua compra para a moeda de sua conta na Wise.

Melhor levar real ou wise para o Chile?

A nossa opinião não é nem só um nem só outro. Uma mistura dos dois seria o ideal.

Explico: o dinheiro (em papel) ainda é útil para gastos menores e para emergência, exemplos de casos reais:

  • Imagine o caso de você ir passar no metrô e não ter nenhuma máquina para carregar ou comprar a Tarjeta BIP funcinando…sabia que nos guichês só recebem em dinheiro;
  • Aí você foi comprar lembrancinhas e tem uma promoção incrível, mas só vale para quem paga em dinheiro;
  • Você sobe a Cordilheira para fazer uma passeio incrível em um Centro de Ski, mas o dia está bem nublado e a maquinhinha do cartão não funciona (porque o sinal de telefonia está instável), você vai ficar o dia inteiro sem poder gastar nada, nem pra comprar uma água?

O inverso também é perigoso, já imaginou viajar só com dinheiro vivo. Aqui alguns exemplos do que pode acontecer:

  • Se você for furtado e estive com todo seu dinheiro, além da questão material, já imaginou o trabalho que vai dar para alguém do Brasil enviar dinheiro para você;
  • Você chega no Chile e troca todo seu dinheiro na casa de câmbio e no dia seguinte a cotação despera e fica muito melhor, ou  você vai trocando um pouquinho todo dia (tem que ir todo dia na Casa de câmbio). Na Wise a transação é muito mais fácil, só usando o aplicativo.
  • Você viaja com um valor X e seu  gasto está sendo maior do que o planejado. Vai se privar até de comer porque não tem como pagar além do dinheiro.

Abra sua conta na Wise e tenha tarifas grátis.

Usando este link convite (clique aqui para ver), você receberá um desconto em sua primeira transferência. Isto irá remover ou reduzir as tarifas da sua primeira transferência, independentemente da moeda utilizada no pagamento. 

Transferências livres de tarifas podem envolver diferentes valores, mas, como exemplo, digamos que a sua transferência deste tipo será aplicada para os primeiros 500 GBP (ou o equivalente em outra moeda) que você enviar. Veja alguns exemplos de como funcionaria:

  • Você está enviando 483 GBP para USD. Já que a quantia que você está transferindo está abaixo de 500 GBP, não cobraremos nenhuma tarifa.
  • Você está enviando 1592 GBP para JPY. Já que a quantia que você está enviando é maior do que 500 GBP, as tarifas normais serão aplicadas sobre o excedente — neste caso, sobre os 1092 GBP.

Cartão Nomad é aceito no Chile?

Se seu cartão for de bandeira Visa ou Mastercard, e tiver liberado para uso internacional,  sim é aceito.

Lembrando que a Nomad é uma conta em dólares e por isso suas compras feitas no Chile (em pesos chilenos) serão convertidos em dólares para descontar de sua conta.

Você usará o cartão da Nomad na modalidade débito (as vezes pedirá senha, outras não).

Pelas experiências contadas pelos nossos amigos do Grupo do LikeChile no Telegram, a cotação usada na conversão sempre foi muito similar ao valor da cotação das casas de câmbio, o que pode ser uma boa para quem prefere viajar com pouco dinheiro (em espécie).

Grupo Telegram LikeChile

Quais os bancos brasileiros que tem no Chile?

São vários os bancos que você encontra no Chile, inclusive Itaú e Santander (que também estão no Brasil), mas eles não são os mesmos, ainda que sejam a mesma empresa.

Ou seja, você não poderá tirar dúvidas sobre a sua conta ou resolver problemas neles, muito menos movimentar sua conta, se não for com o cartão de crédito ou débito já habilitados para movimentação internacional (como explicamos acima)

Então, sempre viaje com o número para ligações internacionais do seu banco (ou até mesmo de seu gerente), para qualquer eventualidade.

Nós normalmente utilizamos o Skype para este tipo de ligações, então é bom ter algo de saldo por lá para conseguir fazer as chamadas.

Qual moeda utilizada no Chile

A moeda do Chile é o peso chileno, esta moeda costuma assustar bastante os brasileiros, pela quantidade de zeros.

É importante que você conheça um pouco ela, porque são parecidas e, por isso, facilitam os golpes aplicados principalmente pelos taxistas.

Veja como é o peso chileno e alguns segredinhos para descobrir se a nota é falsa, clicando aqui.

O que é melhor levar reais, dólares ou comprar com cartão de crédito no Chile?

Trazer reais ainda é a melhor opção, isso porque o cartão de crédito, como falamos acima, te cobra imposto (IOF). Ainda que seja importante que você viaje com ele para gastos maiores ou emergências, não indicamos para o uso do dia a dia.

Trazer dólares só vale se você já tiver eles em casa, isso porque se você troca dólares aí no Brasil para trazer em sua viagem também vai pagar imposto (o mesmo IOF). Só indicamos que traga dólares se você for para lugares onde os brasileiros não costuma ir tanto.

Em resumo, se você viaja ou pelo menos passa por Santiago do Chile, traga reais e troque aqui nas casas de câmbio da cidade (se ficar em Santiago) ou no aeroporto (se for para outra região).

Sim, você terá que trocar seus reais por pesos chilenos. O real é pouco aceito em lojas e restaurantes

Aqui todas as nossas dicas e informações sobre Casas de Câmbio (onde trocar, horário, etc)

Dicas para quem vai usar o cartão de crédito no Chile

Se você prefere utilizar dólares que já tenha, provavelmente conseguirá pagar hotéis, hostels e agências de viagem. Algumas lojas podem aceitar, mas ainda são poucas.

Aqui inclusive uma dica, quem paga hotéis com dólares ou cartão de crédito pode deixar de pagar o IVA (imposto do Chile). Nós temos um post que falamos mais sobre o assunto e damos dicas sobre isso, para ler o post Como não pagar IVA no Chile, clique aqui.

Para quem quer saber mais sobre os cartões pré pagos vejam o post clicando aqui.

O que vale a pena comprar no Chile?

Chile é o país do vinho e por isso esse é um dos produtos que, a maioria dos turistas, aproveitam para comprar quando estão por aqui. Mas, no Chile o imposto é muito baixo e também é um mercado de provas,onde muitas empresas (principalmente de tecnologia), lançam seus produtos primeiro aqui, para provar se dá certo ou não, e assim tomar a decisão de comercializar esse produto no resto do mundo.

Juntando estes dois fatores: mercado de provas e baixo imposto, o Chile pode ser um bom lugar para você comprar produtos que ainda não tem no Brasil com ótimos preços.

Além dos vinhos, eletrônicos, produtos da Apple, maquiagem, perfumes e tênis, são produtos que você pode aproveitar para dar uma olhada por aqui.

Abaixo temos dicas especiais para cada um destes itens, em alguns casos temos até os preços e dicas para você comparar estando ainda no Brasil.

Outras dicas sobre casa de câmbio ou assuntos relacionados