Fiestas Pátrias no Chile.

setembro 18, 2023

Fiestas patrias, o que fazer em setembro no Chile, fondas

 

Se você esta pensando em viajar ao Chile em Setembro, já deve estar sabendo do feriadão que temos Setembro no país: as Fiestas Pátrias

Neste post te contamos mais sobre o evento e daremos dicas para você passar da melhor maneira possível.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Fiestas Pátrias

Sem dúvida depois do Réveillon as Fiestas Pátrias é “A” data mais celebrada pelos chilenos.

Se comemora o início do processo de independência da Coroa Espanhola e definitivamente é a época que os chilenos se sentem ainda mais chilenos.

Você verá, durante todo o mês de Setembro, muitas bandeiras chilenas  sendo movidas pelo vento de primavera.

O clima começa a melhorar, o calor a aquecer os dias e dando um respiro do frio que já passou.

As praças começam a ficar mais cheias de crianças brincando, muitos bairros fazem eventos especiais durante todo o mês e a felicidade está no ar, ou pode ser só o cheiro de churrasco que invade cada canto do país.

Fiestas patrias, o que fazer em setembro no Chile, fondas

Quando acontecem as Fiestas Pátrias?

Oficialmente as Fiestas Pátrias são celebradas nos dias 18 e 19 de setembro (dias de feriado irrenunciável), mas pode variar dependendo do ano.

Se algum destes dias cai em final de semana é comum que se aumente em mais um dia o feriado.

Mais adiante vamos falar especificamente sobre a data deste ano.

Como se comemoram as Fiestas Pátrias?

As Fiestas Patrias são celebradas em Fondas, que são locais onde ficam barracas enormes, com música ao vivo, onde poderá ouvir e dançar Cueca (dança tradicional chilena) e cúmbias já que os chilenos adoram esse ritmo.

Agora se você só quer olhar não tem problema não, por que existem diversas atrações como o rodeio chileno e jogos típicos.

Ou seja dias de muita festa, música tipicamente chilena, vinho, cerveja, espetinhos , empanadas… em resumo só alegria.

Dia 18 acontece o te-déum e dia 19 a Parada militar.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Te-Déum em Santiago

Te-déum é uma missa celebrada na Catedral de Santiago por vários cultos religiosos que acontece no dia 18.09 às 11h.

Neste dia é comum que boa parte das ruas o centro estejam fechados já que o presidente da República chega em um carro descoberto escoltado por cavalos.

Muita gente espera a entrada do presidente na Catedral, mas sempre tem muita gente no percurso do Palácio La Moneda até a Plaza de Armas (onde está a Catedral).

Parada Militar nas Fiestas Patrias do Chile

Dia 19.09 tem a Parada Militar onde a Presidente da República revisa as tropas com um lindo desfile de policiais e militares, com tanques de guerra e aviões.

O espetáculo pode ser apreciado na Explanada del Parque (conhecida como La Elipse) no Parque O´Higgins .

O evento começa geralmente entre 14h – 15h para quem quer assistir, é bom chegar com muita antecedência porque costuma lotar.

O evento é televisionado, então se não quer perder pode assistir pela TV, a TVN costuma transmitir na integra, tanto o Te-Déum como a Parada Militar.

Veja o resumo que fizemos da Parada Militar de 2015 neste vídeo.

O que abre e o que fecha durante as Fiestas Pátrias?

Como já comentamos, dependendo do ano (e do dia da semana que eles caem pode varias bastante). Por isso é importante acompanhar este post ou nossas redes sociais porque vamos atualizando a informação mais próximo a data.

Mas, em linhas gerais dia 18.09  e o dia 19.09  o comércio estará fechado por lei.

O que ABRE dia 18 e 19?  Restaurantes, bares, fondas (onde são feitas as festas), baladas, cinemas, casino, farmácia de plantão, posto de gasolina.

O que FECHA dia 18 e 19? Comércio (loja, supermercado e shoppings) e museus. Há aqui uma exceção, o comércio atendido pelos proprios donos (normalmente são pequenos armazens, etc), estes podem abrir. Então para quem estiver em cidades no sul ou no norte do Chile não vai sentir que a cidade está toda fechada. Em Santiago o viajante pode sentir um ar meio de vazio, tudo fechado.

O que não posso deixar de fazer nas Fiestas Patrias?

Setembro é o mês que o chileno é ainda mais chileno. Suas tradições, comidas e bailes típicos estão por todos lados, mas principalmente nas fondas.

Comer um choripan (lache com linguiça), anticucho (algo parecido com o nosso espetinho), tomar um terremoto (preparação com sorve de abacaxi ou tomar uma doce chicha deve estar na sua lista

Fiestas Patrias no Chile em 2023

Em 2023 os dias 18 e 19.09 são dias de feriado irrenunciável.

O que é um feriado irrenunciável? São feriados obrigatórios e que por lei os funcionários devem estar de folga (querendo ou não)

O que abre e o que fecha no feriado? Por lei praticamente tudo deve estar fechado (comércio de rua, shopping, vinícolas, etc). Normalmente ficam abertos os restaurantes (alguns, você terá que consultar diretamente ao que quiser ir), cinemas, farmácias de plantão. Nossa sugestão é que verifique com nossos parceiros os tours que estarão disponíveis para este dia.

O que abre e o que fecha nas Fiestas Patrias de 2023

Normalmente os chilenos não são tão organizados a ponto de informar com muita antecedência o que vai abrir e fechar nos feriados. Normalmente o aviso é feito com uma semana de antecedência.

Então faremos o seguinte: abaixo teremos os locais específicos que já temos informação e você também pode conferir as atualizações no nosso destaque  Fiestas Patrias no Instagram.  Esse post será atualizado a cada nova informação.

O que fechou no feriado dos dias 18 e 19 de Setembro de 2023

O que abriu no feriado dos dias 18 e 19 de Setembro de 2023

O que fazer durante as Fiestas Pátrias de 2023?

Praticamente durante todo o Chile é possível ir a alguma fonda (as festas celebradas durante as Fiestas Patrias), abaixo algumas que já foram confirmadas para este ano:

  • Fondas do Parque O´Higgins: a mais antiga, central e emblemática do país.

Indico para todos, mas para as famílias o melhor é ir pela manhã/tarde. Já para os que gostam de festa pela tarde/noite porque tem show

Data: 15.09 a 19.09

Local:  Parque O´higgins

Valor da entrada:   CH$ 7.000 (maiores de 65 anos pagam CH$ 3.500 e menores de 8 anos não pagam)

Como chegar: a melhor forma é ir de metrô (Estação Parque O´higgins)

Saiba mais sobre a festa e programação neste link

Passeios Chile

  • Semana de la Chilenidad

Bem familiar é ideal para quem quer ir em uma fonda mais tranquila, com granja e apresentação de cavalos)

Data: 15.09 a 19.09

Local: Parque Hurtado (Av. Francisco Bilbao, 8105 – La Reina)

Valor da entrada:   CH$ 11.000 (maiores de idade e crianças de 4 a 12 anos pagam CH$ 6.500 // menores de 4 anos entram grátis)

Saiba mais sobre a festa e programação neste link

  • Fiesta Criolla Sporting em Viña del Mar

Data: 15.09 a 19.09

Local: Av. Los Castaños 404, Viña del Mar

Valor da entrada:   a confirmar

Saiba mais sobre a festa e programação neste link

  • Festival de La Patria.

Evento que antes acontecia no Cerro San Cristóbal este ano mudou de local, agora acontece na Ruta 68 (caminho para Viña del Mar). Ideal para quem está de carro.

a confirmar

Grupo Telegram LikeChile

  • Peñaflor celebra Chile – SUSPENDIDA DIA 31.08 🙁

Será a fonda mais barata da região Metropolitana.

Data: 16 a 19.09

Local:  Municipalidade de Peñaflor

Valor da entrada:  a confirmar

Como chegar: de carro (via Ruta 78 – autopista del Sol)

Saiba mais sobre a festa e programação neste link

Horário do metrô durante as fiestas

Ainda não temos a informação para 2023. Abaixo como foi em 2022:

O metrô de Santiago funcionou até as 00h30, do dia 15 a 18.09.22, em 19 estações.

Linha 1: Los Dominicos, Escuela Militar, Los Leones, Pedro de Valdívia, Santa Lucía, Los Héroes (L1 e 2), República, Estación Central, Pajaritos e San Pablo.

Linha 2: Vespucio Norte, Cal y Canto, Los Heróes (L1 e 2), Toesca, Parque O´Higgins, Rondizzoni, Franklin, Lo Ovalle, La Cisterna.

Importante saber que as bilheterias não estavam abertas para comprar passagem. O ideal é já ter crédito na Tarjeta BIP.

O restante das estações funcionaram no horário normal.

Cuidados nos dias de Fiestas Pátrias

  • Se você vai para alguma fonda:

Importante saber que deve apresentar o Pase de Movilidad (residentes) ou Certidão de Vacinas (turistas) para entrar nas festas.

Cuidado com locais com muita gente e aglomeração, é importante não esquecer da dicas e segurança enquanto estiver no país.

Aproveite as Festas Pátrias com muita Empanada de Pino (carne) com uma taça de Chicha, Choripan com pebre (linguiza em pão com vinagrete apimentada) e Anticucho (espetinho de diversas carnes)

  • Se você não vai para uma fonda:

Dia antes do feriado (dia 15.09.22) e o último deles (19.09.22) são péssimos para viajar. Como normalmente estes são os dias que o pessoal vai viajar e voltam da viagem, são dias de muito trânsito, muita gente no aeroporto e rodoviária.

A cidade de Santiago fica vazia durante o feriado

Algumas empresas de turismo não fazem passeios neste dia (ou fazem apenas alguns) ou têm poucas vagas para tours. Ideal é já deixar tudo agendado se quer fazer algum tour, aqui o link para nossos parceiros.

Não esqueça que este post será atualizado a cada novidade. Agora é só curtir e gritar Chi, Chi Chi, Le, Le, Le, Viva Chile!!!!

Dicas para Santiago do Chile em Setembro

Caso você precise de uma ajuda para viajar para o Chile você pode marcar uma hora para falar conosco. Nós te ajudamos com dúvidas gerais e também com seu roteiro, veja aqui como funciona.

Você também pode participar do nosso Grupo de Telegram para trocar dicas com outros viajantes que estão, já vieram, ou pretendem viajar para o Chile.

E também pegar nossas dicas no blog, aqui alguns posts que vão te ajudar muito e um vídeo com todas as dicas para o mês de Setembro de 2023

Mais dicas para viajar para o Chile?

Se você está viajando para o Chile aproveite para ver outras dicas sobre assuntos variados e que vão te ajudar muito (antes – durante – depois).

Grupo Telegram LikeChile

Também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube