Clima em Puerto Varas e Região dos Lagos (e dicas de roupas)

março 8, 2018

 O clima em Puerto Varas, como toda a região dos lagos, é diferente de Santiago, mas como no Brasil as estações do ano são as seguintes:

– Outono: de 21 de março a 21 de junho
– Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro (época de neve)
– Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
– Verão: de 21 de dezembro a 21 de março

Em Puerto Varas as estações do ano são bem marcadas, assim, no Inverno faz bastante frio (mesmo) e no verão é bem calor. No final do post você encontrará uma tabela com a média de temperatura durante o ano.

Passeios Puerto Varas

Como muita gente chega em Santiago e fica alguns dias é importante saber que o clima aqui é um pouco diferente. Além de ser mais frio, chove bastante (não é para menos que é uma das regiões mais chuvosas de todo o Chile), por isso é bom ler nossas dicas com detalhes das estações e o que levar na sua bagagem:

clima-w540-h540

INVERNO

Além de frio é a época do ano que mais chove por aqui, a chuva pode durar dias, mas não estragará seu passeio. Se gosta de aventura nos dias chuvosos pode fazer rafting. Veja aqui um roteiro que fizemos para ter uma ideia.

Por chover e ser mais frio a esperada neve pode estar presente todo ano, já vimos caso de em pleno verão ter neve no Vulcão Osorno. Não dá para esquiar, mas para quem quer conhecer a neve pode ser um diferencial. Para saber se o vulcão está nevado, clique aqui e veja as câmeras ao vivo.

A temporada de ski depende muito do clima, da quantidade de neve e a velocidade do vento no Vulcão Osorno. Normalmente acontece desde meados de Junho à meados de Outubro.

A temperatura média no inverno é de 7 graus, variando de 3 a 10 durante o dia, ou seja, é bem durante todo o dia e as madrugadas são congelantes.

Mesmo com as baixas temperaturas, dificilmente você verá nevar na cidade, normalmente é só no Vulcão Osorno mesmo.

-Sugestão de roupa no inverno.

Casacos grossos, botas, luvas, cachecol…tudo o que tiver de quentinho no guarda-roupa. Não esqueça do traje de banho, aqui você encontra algumas termas. Se tiver roupa impermeável leve. Não esqueça o protetor solar, mesmo nas baixas temperaturas o sol refletido na neve queima bastante

DICA: sugiro que comprem roupas em Santiago ou Pucón (nos brechós). Achamos as lojas de Puerto Varas muito caras.

Se você fizer algum tour de neve ou trekking pelas montanhas normalmente as empresas te passam roupa apropriada e raquetes de neve. Vale confirmar antes de fechar qualquer tour.

Vale lembrar de levar, ou comprar em Santiago, camisetas dry fit. Normalmente as pessoas se enchem de roupas por conta do frio e vão fazer longas caminhadas, sem estas camisetas você ficará todo molhado e pode pegar um bela gripe.

Aos amantes de ski, se sua intenção é comprar toda a parafernália reserve um dia nos Outlets de Santiago (saiba mais clicando aqui). Lembrando que tudo relacionado ao esporte pode ser alugado com tranquilidade na cidade ou no centro de ski mesmo.

Para dicas de skiclique aqui

Fizemos um vídeo ajudando a fazer a mala no inverno para Santiago, as dicas servem também para esta região.

Quer mais dicas de roupas de inverno, aqui temos outro vídeo em uma loja especializada de Pucón.

VERÃO

As temperaturas máximas não devem passar dos 20 graus durante o dia, refrescando bastante durante a noite (a mínima pode chegar aos 7 graus), e é possível que chova nesta época também.

As praias de toda a região ficam lotadas principalmente em Janeiro e Fevereiro, época de férias dos chilenos que estão vindo em peso para cá.

-Sugestão de roupa no verão

Para quem for no verão pode abusar dos shorts e blusas leves, mas não esqueça de levar um casaquinho, final de tarde e durante a noite a temperatura baixa bastante para os padrões brasileiros.

Protetor solar e chapéu devem fazer parte da mala.

Em alguns anos foi possível ver neve no Vulcão Osorno mesmo no verão, mas não vai nevar, se você ver neve será o resquício do que caiu durante o ano anterior.

Fizemos um vídeo ajudando a fazer a mala no verão para Santiago, as dicas servem também para cá.

Esta vindo na primavera ou outono?

Este vídeo vai te ajudar.

Na tabela abaixo você encontra as temperaturas médias de todo o ano, mês a mês, quando você verá neve nesta região e sugestões de roupas para levar em cada período.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem