Estádio Nacional em Santiago do Chile

fevereiro 1, 2020

Estadio Nacional Chile

Gosta de futebol e gostaria de conhecer um dos estádios mais importantes do Chile? Ou você gosta mais de história e gostaria de saber um pouco mais da época da ditadura chilena?

Por incrível que pareça para estes dois tipos de viajantes a visita ao Estádio Nacional é um imperedível.

Estádio Nacional e relação com a ditadura chilena

O estádio foi usado como prisão improvisada nos dois primeiros meses do regime militar de Pinochet. Mais de 40 mil pessoas passaram pelo local.

O Estádio Nacional teve suas instalações improvisadas para receber os preso, pelo o alto falante, por exemplo, era usado para chamar os presos que seriam interrogados e torturados. Já no velódromo os casos mais violentos aconteceram.

Muito do que aconteceu no Estádio Nacional nesta época continuam por lá e pode ser vista e visitada. A história deste lugar foi tão forte que até hoje há um espaço reservado para lembrarmos desta época tão triste na história chilena, por isso a frase ´Un pueblo sin memória es un pueblo sin futuro´

Estadio Nacional

Muito mais do que um simples estádio de futebol, este lugar tem uma história de luta também contra a ditadura. Neste local foi celebrado no fim deste período.

Dois vídeos emocionantes mostram um pouco mais sobre isso

E neste mesmo dia e local um dos mais poderosos discursos do presidente eleito, Don Patricio Aylwin, de arrepiar até hoje.

 

Sobre o Estádio Nacional

O Estádio Nacional Julio Martínes Prádanos, ou simplesmente Estádio Nacional do Chile, foi construído entre os anos de 1937 e 1938, sendo inaugurado no dia 3 de Dezembro de 1938. No projeto original, havia um velódromo, mas com a Copa do Mundo de 1962, o estádio foi remodelado e a pista de ciclismo removida.

Capacidade do Estadio Nacional em Santiago do Chile

Atualmente sua capacidade é para 55.100 torcedores, sendo a  Universidad de Chile e a Seleção Chilena de Futebol os times que utilizam com mais frequência o estádio.

Eventos no Estádio Nacional de Santiago

Nesse mesmo estádio, também são realizados shows internacionais e recebeu a visita do Papa João Paulo II em 1987.

Se você quer saber um pouco sobre os eventos da cidade e quais vão acontecer no Estádio é só clicar aqui.

Estadio Nacional Chile

Visita ao Estádio Nacional em Santiago

A entrada é gratuita é possível conhecer o local por conta própria. Dá para circular tranquilamente nos arredores do campo e nas arquibancadas, só é proibido pisar no gramado. Só não é permitida a visitação em dias de jogos ou treinos

Beto Goés, leitor do LikeChile,  fez o tour independente por lá e nos conta como foi:

No dia que fui, não havia nenhuma placa dizendo qual portão que dava acesso ao interior do estádio. Já tinha passado uns 20 portões, quando encontrei um senhor que trabalhava no estádio, e ele me disse que o acesso é feito pelo  PORTÃO 7.

Dentro: O estádio é lindo, sua grandeza impressiona. Entrando, você tem acesso aos bancos dos jogadores ( permitido se sentar ) e ao gramado ( proibido pisar no gramado ). Os vestiários ficam fechados para visitação. Um ponto que vale o destaque é a Cordilheira ao fundo do estádio. Não é um passeio para perder o dia inteiro lá. Creio eu que na mesma manhã/tarde, consiga fazer uma visita no Estádio Monumental também. O estádio não possui um MUSEU para visitação e exposição dos troféus da Seleção Chilena.

Limpeza : No dia que fui, tinha uma senhora fazendo a limpeza/ manutenção do estádio.

Espero um dia voltar, para quem sabe assistir um jogo lá.

Agradecemos o relato do Beto e deixamos abaixo outras informações

Estadio Nacional Chile

Tour Guiado no Estádio Nacional em Santiago

Existe um tour guiado, também gratuito, para fazer o que chamam de Circuito de La Memória, passando por pontos importantes da época da ditadura

Acontecem de Terça a Sexta às, 10h, 12h e 15h no sábado às 10h e 12h

Segunda, domingo e feriados não se realizam visitas guiadas.

Mesmo o tour ser para o máximo de 45 pessoas, não é necessário agendar, mas se você tiver alguma dúvida pode entrar em contato com eles clicando aqui

Estadio Nacional Chile

Localização do Estádio Naciona em Santiago

O estádio fica na Av. Grecia, 2001 no bairro de Nuñoa

Como chegar e metrô mais próximo ao Estádio Nacional em Santiago

– de carro: para quem está no centro o ideal é ir pela Av. Vicuña Mackenna, até chegar a Av Grécia. O estádio tem estacionamento.

– de metrô: Estadio Nacional, da linha 6 do metrô, é a ideal. Uma das saídas do metrô é praticamente na frente de uma das principais portas de acesso do estádio

Mapa do Estádio Nacional em Santiago

Na foto abaixo o plano geral de todo o complexo, com locais de acesso. A área em azul (indicada com E) são os estacionamentos. Mesmo sendo relativamente amplo, não é suficiente para dias de eventos massivos por isso o ideal é ir de metrô para lá.

 

Setores do Estádio Nacional em Santiago

Abaixo os setores e portões do Estádio Nacional para conseguir se orientar melhor.

Estádio Monumental no Chile ou o Estádio do Colo Colo

São diversos os estádios de futebol no Chile. Aqui outro estádio em Santiago que é muito procurado.

47 mil pessoas é a capacidade do estádio que foi projetado para a Copa do Mundo de 1962. Sua característica é que o campo está localizado abaixo do nível da rua e a proximidade da arquibancada. É um dos  clássicos locais e na Libertadores.

É possível fazer um tour por lá e conhecer o Museu do Colo Colo, clique aqui para saber mais

Hotéis próximos ao Estádio Nacional

Se você está vindo para Santiago para ir a um evento que aconteça no Estádio Nacional, pode ser interessante ficar mais hospedado mais próximo ao Estádio.

O bairro Nuñoa não é conhecido pela oferta hotelera. Na verdade o bairro é bem residencial então pode ser mais fácil conseguir algo no Airbnb (temos cupom de desconto para a primeira locação).  Outra opção é ficar no Bairro Itália ou em Providência. Temos aqui uma lista de hospedagem que recomendamos

O que tem perto do Estádio Nacional

Não muito na verdade. Os principais pontos turísticos da cidade estão longe daqui.

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem