Igreja Catedral de Santiago do Chile

janeiro 31, 2023

plaza de armas santiago de chile-w540-h540

Quem visita Santiago tem como parada obrigatória a Praça de Armas e consequentemente a Catedral de Santiago. É uma linda construção que passou por muitas reformas devido aos terremotos que atingiram o Chile.

Passeios Chile

DSC_1168-w540-h540

Catedral de Santiago do Chile

Mesmo estando em um dos lugares mais agitados da cidade, ao entrar na igreja todo aquele barulho da praça muda para um ambiente calmo.

O primeiro que chama a atenção é o altar finamente decorado em mármore e lapizlásuli.

Ao redor estão as cadeiras de madeira talhadas que são usadas para as cerimônias mais importantes. A cripta embaixo do altar principal lembra a cripta do Vaticano.

DSC_1169-w540-h540 DSC_1166-w540-h540

Outra coisa para se admirar é o teto, com pinturas muito lindas e no segundo andar o destaque é do órgão.

Uma volta dentro da igreja você verá dois santos chilenos: o Padre Hurtado, que foi santificado pela criação do Hogar (lar) de Cristo, onde levava meninos moradores de rua e dava alimentos e educação gratuita. A outra santa é Sor Teresa de Los Andes, freira que morreu muito jovem e consagrou sua vida à Cristo.

Dentro  da Catedral também estão pequenas capelas como a do Santíssimo Sacramento e da Virgem Del Carmen, padroeira do Chile.

Assista aqui um vídeo que fizemos por lá

DSC_1175-w540-h540

História da Catedral de Santiago do Chile

A Catedral Metropolitana de Santiago é a sede da Arquidiocese de Santiago, um Monumento Nacional e o principal templo católico romano do Chile.

Pedro de Valdivia, ao fundar a cidade de Santiago, reservou o lugar onde seria erguido um templo, e muitos foram erguidos antes da Catedral que conhecemos hoje.

A Catedral que conhecemos é o quinto templo construído no local e que começou em 1748 e só foi declarada cosntruída quando, em 1800, se colocaram as torres.

Em 2005 e 2006 o alta-mor e a cripta foram restaurados e aí foram encontrados os restos mortais de Digo Portales, um estadista, empresário chileno e ministro  que desempenhou um papel fundamental na formação do estado, da política no século 19 e da da República chilena

Em 2015 após a restauração da fachada da Catedral, também foi inaugurada uma torre para visitação com vista para a Plaza de Armas, mas que não é de acesso ao público.

DSC_1176-w540-h540

Data importante na Catedral de Santiago do Chile

No dia da celebração das festas pátrias (18 de setembro,) é celebrada missa de ação de graças (Te Deum) com a presença de representantes de diversos credos religiosos, homens públicos, representantes de vários países e o presidente da república chileno.

É um espetáculo muito solene, o presidente sai do Palácio de La Moneda escoltado por militares à cavalo e chega à Praça de Armas onde bandas de guerra das diferentes forças armadas o aguardam para iniciarem o hino nacional.

O Chile é um dos poucos países do mundo que celebra um Te Deum por ocasião de seu feriado nacional. É tão importante que é transmitido, ao vivo, pelos canais de TV.

Torre Catedral Santiago

Localização e horário da Catedral de Santiago do Chile

A Catedral de Santiago está localizada na Plaza de Armas da cidade de Santiago do Chile.

A melhor forma de chegar é de metrô estação Plaza de Armas (linha 3 e 5 )

A catedral está aberta de segunda a domingo, das 10h às 20h

Horário da missa na Catedral de Santiago do Chile

De segunda a sexta às 11h

Sábado às 11h e 17h30

Domingo às 9h e 13h

Deixo aqui o telefone da parroquia caso queira confirmar os horários +56 227685819

plaza de armas santiago de chile 8-w540-h540

Plaza de Armas de Santiago do Chile

Aproveite a visita e conheça toda a Plaza de Armas, uma bela volta em toda ela você encontrará pontos lindos e importantes da cidade. Aqui um vídeo com tudo o que tem por lá.

Padroeira de Santiago do Chile

A padroeira do Chile é a Virgem de Carmen (em português, Virgem do Carmo).

Sua ligação com o Chile não está relacionada a milagre ou lenda. Os libertadores nacionais. José de San Martí e Bernardo O´higgins a elegeram como protetora do exército chileno.

DSC_1174-w540-h540

 Igrejas de Santiago do Chile

Se você procura informações de outras igrejas no Chile, aqui deixaremos um site com todas as informações como quais são, onde estão e horários da missa, só clicar aqui para ver.

Recomendo.

Localização: Praça de Armas

Como chegar: Metrô Plaza de Armas

Funcionamento: aberta de 7h às 19h

Site: http://www.iglesiadesantiago.cl/catedral.php

O que tem perto: Museu Histórico Nacional, Prefeitura de Santiago, Paseo Ahumada, Palácio de La Moneda, ex Congresso Nacional, Museu Precolombino, Mercado Central.

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem