Metrô de Santiago do Chile

março 10, 2024

Metrô Los Dominicos

A melhor forma de se locomover na cidade é usando o metrô de Santiago do Chile. Neste post falaremos sobre ele, onde você pode chegar, e algumas dicas para você não passar aperto

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Metrô de Santiago do Chile

Acredito que boa parte das pessoas que viaja para o Chile usou pelo menos uma vez o metrô de Santiago.

Isso porque, quando você não pode ir a pé, o metrô te leva para os principais pontos da cidade.

Com muitas linhas novas (praticamente todo ano inauguram alguma estação), as combinações entre linhas estão bem sinalizadas e tem muitos seguranças dispostos a te ajudar e as pessoas são super solicitas para dar informações.

Mas nem tudo no metrô é só te levar para algum lugar, algumas estações merecem a visita pela sua beleza.

Neste post falaremos um pouco mais sobre as principais e imperdíveis.

Horário do metrô de Santiago do Chile

Cada estação pode abrir ou fechar em horário diferente, isso porque os trens circulam:

das 6h às 23h – durante a semana

das 6h30 às 23h – de sábado

das 8h às 22h30 – de domingos e feriados

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Quanto custa o metrô de Santiago do Chile

Durante a semana os valores se dividem em 3: horário Punta (pico), Valle (intermediário) e Bajo (baixa)

Durante os finais de semana e feriados o valor durante o dia inteiro é o de ´Valle´

Abaixo a tabela com os preços atuais:

Como faço para pagar o metrô de Santiago?

Em Santiago do Chile, para você usar o metrô e ônibus terá que ter a Tarjeta BIP, um cartão, muito parecido com o Bilhete Único de São Paulo.

Você compra o cartão e carrega dentro das estações de metrô. Temos um post que falamos apenas sobre ele, clique aqui para saber mais sobre a Tarjeta BiP

Dê uma olhada no vídeo que falo um pouco mais da Tarjeta Bip, no final deste post.

O metrô de Santiago do Chile é bom?

Em linhas gerais sim, é excelente.É limpo, seguro, rápido e chega em boa parte dos lugares que você precisa ir.

Mas é importante que você fique atento com as seguintes dicas:

  • evite andar de metrô nos horários de pico (você vai os trens e as estações lotadas neste horários), aqui te mostramos melhor
  • evite tirar dúvidas com pessoas dentro do metrô (muitos golpes praticados em turistas acontecem no metrô). Isso porque algumas pessoas são especializadas em furtar (sem você perceber) enquanto te ´ajudam´ a se achar na estação. Por isso, siga o fluxo natural das pessoas e solicite ajuda ao pessoal do metrô que normalmente está próximo às catracas. Aqui um post com os principais golpes que dão em turistas.
  • Ruta Expresa, nos horários de pico, para agilizar o transporte público os trens não param em todas as estações. Cada trem está sinalizado com uma cor (verde e vermelha), então, antes de pegar o trem você precisa saber se a estação que você vai é vermelha ou verde e só entrar no trem que corresponda a sua estação. Confuso? Não se preocupe, isso ocorre apenas em algumas estações e neste link você pode ver mais sobre isso

Mapa do metrô de Santiago do Chile

O metrô de Santiago é enorme vai te levar a quase todos os pontos turísticos da cidade.

Atualmente são 147 estações, divididas em 7 linhas (sem contar as estações de metrô trem – 2 delas com conexão com o metrô).

Mas o metrô de Santiago não para de crescer, estima-se que em 2028 será habilitada a futura linha 7, a ampliação da linha 6. Em 2030 se espera a entrega da linha 8 e a primeira parte da linha 9, sendo a segunda parte entregue entre 2032 e 2033.

Faça o download do Plano do metrô de Santiago, clicando aqui  OBS: Esse link pode dar erro para quem está no celular, se você está no celular, prefira baixar o aplicativo do metrô, saiba mais clicando aqui

Como conhecer Santiago do Chile usando o metrô

Abaixo falaremos sobre as principais linhas do metrô e o que tem próximos a cada uma delas

  • Linha 1 – vermelha

É a principal linha da cidade, ela passa principalmente pelo Centro de Santiago, Providencia e chega em Las Condes.

As estações estão próximas uma das outras, colocaremos algumas delas para você ficar de olho.

Metrô La Moneda: como seu próprio nome diz é a linha do Palácio La Moneda, se você pretende assistir a troca de guardas o melhor é chegar nesta estação. Próximo também está a Calle Agustina (casas de câmbio) e o início da Calle Bandera (a rua colorida da cidade)

Metrô Universidade do Chile

Metrô Universidade do Chile (linha 1 e 3): Dentro da estação tem um mural que eu adoro. Chama-se “Memória visual de una nación” e foi feito por Mario Toral em 1996 e mostra a história do Chile desde os povos originários até o retorno a democracia. É um mural enorme com 1200 m2.

Os pontos turísticos próximos a esta estação são: Igreja San Francisco e Bairro Paris-Londres.

Metrô Santa Lucia: é uma das estações (não a única) que te leva ao Cerro Santa Lucia, Biblioteca Nacional e á principal feira de artesanato da cidade.

Metrô Baquedano

Metrô Baquedano (linha 1 e 5): está exatamente entre os bairro de Santiago e Providência (é das estações que costuma estar sempre lotada), é o metrô mais próximo para chegar no Barrio Bellavista, Patio Bellavista, uma das casas de Pablo Neruda e a entrada principal do Cerro San Cristóbal e do Zoológico Nacional

Metrô Los Leones (linha 1 e 6): no coração do Bairro de Providencia é o melhor para chegar no Restaurante Giratório

Metro Santiago

Metrô Tobalaba (linha 1 e 4): é outra estação bem movimentada (chega a ser insuportável de cheia), aqui está o Shopping Costanera Center, Sky Costanera e Restaurantes Hard Rock Café

Metro Escuela Militar: já no bairro de Las Condes este é o metrô que te deixa mais próximo ao Shopping Parque Arauco e ao Parque Arauco (um parque na frente do shoppping)

Metro Los Dominicos: é a última estação desta linha e te deixa pertinho de uma outra feira de artesanatos (Los Dominicos), um pouco mais tradicional

Algumas estações importantes neste linha:

Metrô Los Heróes: é a estação mais próxima ao último ponto do ônibus que te leva ao aeroporto

Metrô Estação Central e Metrô Pajaritos: são as duas estações mais importantes para quem viaja pelo Chile, pois aqui estão os terminais de ônibus intermunicipais da cidade. Dependendo de onde você vai seu ônibus sai de um, de outro ou de ambos. O metro trem tem conexão no metrô estação central.

Metro Santiago

  • Linha 5 – Verde

Se você não usar a linha 1 usará a linha 5, não tem jeito, rs. É das principais da cidade e te leva alguns pontos turísticos muito importantes

Metrô Quinta Normal: é a mais próxima do parque de mesmo nome e seus inúmeros Museus como o Museu Ferroviário, Museu de Historia natural , Museu de Ciência y Tecnologia e o Museu Artequin, recomendado para crianças.

O Museu Da Memória e os Direitos Humanos que vale a pena conhecer para quem tem interesse na história recente do Chile em especial o período da ditadura do General Augusto Pinochet.

Metrô Plaza de Armas (linha 5 e 3): esta estação te deixa no meio da Praça de Armas o local mais visitado pelos turistas que chegam no Chile. Vai conhecer além da Praça, a Catedral de Santiago, Museu Histórico, Oficina Postal do Correio, a prefeitura de Santiago e o Passeio Ahumada.

Perto também estão o Mercado Central, Museu Precolombiano, Tribunais da justiça e o ex-Congresso Nacional.

Metro Santiago

Metrô Bellas Artes: saindo da estação já pode aproveitar um mural de Inti Castro especialmente feito para o Festival Hecho en Casa, que todos os anos brinda a cidade com obras de arte como estas.

Bellas Artes é um bairro que mistura um estilo europeu com restaurantes e cafés freqüentado por artistas, arquitetos, literatos entre outros.  Perto também estão o Museu de Belas Artes, Parque Forestal, Bairro Lastarria, Morro Santa Lucia, La Chascona

Passeios Chile

  • Linha 2 – amarela

Esta linha passa por bairros que normalmente um turista não vai (e se vai acha que está no centro), abaixo os principais:

Metro Cementerios: é o que te leva aos principais cemitérios da cidade. Com muita história é um passeio que você pode pensar em fazer de forma guiada que te mostramos no vídeo abaixo.

Grupo Telegram LikeChile

Metrô Patronato: te leva ao bairro ideal para quem quer comprar roupa barata (Bairro Patronato)

Metro Puente Cal Y Canto (linhas 2 e 3): é a mais próxima ao Mercado Central

Metro Parque O´Higgins: é a estação mais próxima ao parque de mesmo nome e ao Parque de diversões Fantasilândia

Metrô San Miguel: é a estação que está o Museu a Céu aberto cheio de grafites da cidade que vale visitar.

  • Linha 3 – marrom

Metro Estação Los Libertadores: neste momento é o metrô mais próximo para quem quer visitar a região dos Outlets

  • Linha 4 – Azul

Metrô Las Mercedes: é o metrô mais próximo para quem quer ir de transporte público à Vinícola Concha y Toro (ainda que de lá você tenha que pegar um ônibus, táxi ou uber)

Falando em vinícolas, abaixo te deixo uma playlist com as principais vinícolas da cidade e como chegar, de transporte público, na Vinícola Undurraga, Vinícola Santa Rita, etc.

  • Linha 6 – Lilás

Estação Estádio Nacional: a estação está no mesmo quarteirão do Estádio Nacional, o que facilita muito quem vai visitá-lo, assistir show ou partida de futebol

Posso andar no metrô de Santiago com meu cachorro?

Até onde sabemos, atualmente o metrô de Santiago só permite a entrada de animais de estimação pequenos que estejam em caixas de transporte  (não maior de 60 cm) ou bolsos e mochilas especialmente feitos para o transporte de animais.

Se proíbe que o animal de estimação esteja solto ou até mesmo com coleira

Atenção: não estamos tratando aqui de cães guia.

Se você está viajando para Santiago do Chile aproveite para ver outros posts que vão te ajudar antes, durante e depois de sua viagem.