Chiloé, uma ilha mágica

novembro 9, 2023

Um destino no Chile que ainda não é desbravado muito pelos brasileiros, e que vale muito à pena é Chiloé.

Neste post vamos te dar todas as dicas que você precisa para se convencer e ir para lá.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Ilha de Chiloé

Conhecida também como Ilha de Chiloé, na verdade é um arquipélago composto pela Ilha Grande de Chiloé e diversas pequenas ilhas que estão ao seu redor – e que podem ser visitadas.

Para você ter ideia da imensidão deste lugar, de uma ponta a outra da Ilha Grande são 180kms e de um lago para o outro são 50kms. Isso sem contar as diversas ilhas espalhadas por aqui que você pode conhecer facilmente de barco ou Ferry

Chiloe, Chile, Likechile

Onde fica Chiloé

Chiloé está no sul do Chile, próxima da cidade de Puerto Montt e Puerto Varas.

Para se ter uma ideia, a distância desde Santiago (a capital do Chile), são de mais de 1.000 kms

Mais abaixo vamos falar sobre como chegar até lá de carro, ônibus e avião.

Nossa experiência em Chiloé

Nós já moramos em Chiloé, na verdade moramos próximo à cidade de Castro por 3 meses e neste período conhecemos muito da ilha (mas não tudo).

Depois de alguns anos decidimos voltar e dar uma renovada no nosso material do arquipélago e em 2023 passamos 5 dias inteiros por lá e só fomos em lugares novos, sem ir novamente para os pontos que já havíamos conhecido anteriormente.

Chiloé é uma ilha mágica, com uma vibração e cores totalmente diferente do restante do país. Aqui o verde, os lagos, as nuvens e a chuva fazem parte de um lindo pacote. Uma paisagem de tirar o fôlego.

Também tem um ar mais de interior, com hábitos e formas bem diferentes. Estamos falando de um lugar que tem, como foto principal, os palafitos, mas que é de uma natureza exuberante e que vai mudando dependendo do lado da ilha que você está.

Viajando para Chiloé

Esqueça tudo o que você já viu ou leu de Chiloé, estas viagens que te contaram e que fizeram de 3 a 5 dias. Chiloé merece muito mais, além de voltar muitas vezes.

A ilha é grande as distâncias também, por aqui é super fácil viajar de carro (as estradas num geral são muito boas), mas se prepare a usar muito os ferrys que serão fundamentais para ir e voltar das ilhas próximas.

Na verdade, até para chegar em Chiloé você terá que pegar um ferry e atravessar pelo Canal de Chacao (se vier de ônibus ou carro), mas falaremos como chegar na cidade de forma detalhada mais abaixo.

Chiloé tem várias cidades interessantes para conhecer (além de suas ilhas), mas é importante que você não perca de vista que as distâncias são longas e o ideal é estar de carro ou fazer passeios com agência.

Chiloe, Chile, Likechile

Chiloé de carro, agência ou ônibus

Você pode chegar em Chiloé de várias formas (falaremos como em detalhes mais abaixo), mas ao chegar aqui você terá que se locomover pela ilha de ônibus, carro ou com agência. Abaixo os detalhes de cada uma delas

  • Conhecendo Chiloé de ônibus

Eu – sinceramente- não considero essa a melhor opção. Ainda que a conexão pela ilha com ônibus seja muito boa, ela não serve muito para turistas que precisam chegar e sair em horários e tempos diferentes dos locais.

Alguns ônibus só saem de hora em hora, outros só tem a opção de ida e volta uma vez ao dia, o que fica inviável.

  • Conhecendo Chiloé de carro

Uma ótima opção para viajantes independentes e que estiverem dispostos à pesquisar um pouco mais sobre a ilha e principalmente, tiverem a capacidade de ir mudando os planos durante a viagem.

Ainda que as estradas estejam muito boas, a questão de viajar de forma independente é que nem tudo está aberto principalmente no período que não seja o verão (Dezembro a Março, principalmente).

Considere também que algumas estradas ainda não estão asfaltadas. Ainda que, para mim, as estradas de Chiloé são muito boas em um geral

  • Conhecendo Chiloé com agência

Em alguns casos é inevitável ter que contratar uma agência para conseguir chegar (principalmente no período de baixa temporada), porque nem tudo está aberto e muitas vezes as agências tem o contato direto com barqueiros, restaurantes e parques que vão facilitar muito.

Outra questão é, como já falamos, as distâncias. Como tudo é muito longe, alguém com mais experiência na região e que saiba os horários dos ferrys e como se comporta o clima da ilha pode fazer total diferença na sua viagem.

Nós temos uma agência parceira que pode te ajudar com alguns passeio por lá, clique aqui para saber mais.

essa como a melhor opção, são vários os ônibus que cruzam o arquipelago. Mas aqui temos alguns problemas: os ônibus não saem toda hora e em alguns casos só saem uma vez para o dia.

Qual a melhor forma de conhecer Chiloé?

Depois de te detalhar as questões acima, acredito que seja mais fácil você escolher o que é melhor para você e seu estilo.

De qualquer forma para quem tem poucos dias (3 dias ou menos), a agência vai te otimizar muito os tempos, te levará para vários lugares próximos em um dia só. Ou seja, você pode conhecer mais com menos tempo.

Se você tem mais de 5 dias uma mistura de carro e agência pode ser interessante. Use o carro alugado para  mais próximos da cidade e use as agências nos passeios que estejam mais longe, precisem de algum tipo de coordenação (barcos, por exemplo), ou que sejam mais complexos de chegar.

Não recomendo o uso de ônibus (só), para turistas. Acho que se perde muito tempo…essa opção é possível, como falamos os ônibus chegam a muitos lugares da ilha, mas não saem a toda hora e alguns lugares são apenas ida e volta no mesmo dia.

Dalcahue, Chiloe, Chile, Likechile

O que fazer em Chiloé

Se você gosta de natureza, comida, cultura, mistério e magia, Chiloé é o destino ideal para você.

Tem tanta coisa para fazer por aqui que temos posts e vídeos específicos para você conhecer. Abaixo mais informações.

Imperdível em Chiloé

Quando falamos de Chiloé, com certeza a primeira imagem que aparece são as palafitas com coloridas casas que adornam a paisagem.

As palafitas estão em plena vigência e resistem sem corrosão. Uma bela dica é que você pode se hospedar em muitas delas, já que algumas são hoteis boutique. O que está ajudando na preservação, além de serem instalações super aconchegantes e charmosas.

Falaremos mais delas em dicas de hospedagem

A mudança constante do clima e a maré (o nível do mar pode mudar em mais de 5 metros), fazem com que a paisagem mude de um grande lamaçal para um lago refletindo as casas ao redor em poucos minutos.

Chiloe, Chile, Likechile

Um destaque especial para as casas, que tem telhados e paredes  feitos de tejuelas,  placas de madeira de alerce altamente impermeável. Antigamente era comum que famílias encarregassem aos construtores de barcos o design das tejuelas, deixando assim as casas personalizadas.

Na Ilha de Quinchao, na cidade de Curaco de Velez tem ruas como varias casas neste estilo, veja neste post  (clique aqui ).

Mas não se engane, por aqui você pode encontrar casas meio ´estranhas ´ que são totalmente diferente do restante. Como esta da foto abaixo em Dalcahue

Chiloe, Chile, Likechile

Igrejas de Chiloé

Sem dúvida a principal atrações de Chiloé são as igrejas que são Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

São 16 igrejas espalhadas pela Ilha de Chiloé (que são patrimônio) e outras tantas mais que tivemos o prazer de conhecer.

O interessante é que são todas construídas em madeira com desenhos bem diferenciados (uma diferente da outra). Algumas estão abertas e outras estão passando por um processo de restauração. Nossa experiência é de que para entrar em muitas delas você precisa de sorte e da ajuda dos moradores, já que são eles que muitas vezes têm as chaves da igreja. Então vale perguntar.

Importante a visita à fundação Amigos das Igrejas de Chiloé onde pode-se entender um pouco mais sobre o trabalho realizado e a história envolvida. Além de ser aí onde você pode obter informações sobre todas as igrejas.

Infelizmente não todas as igrejas que estão abertas livremente para visitação. Algumas você até pode tentar o contato do cuidador (normalmente um vizinho que cuida e tem as chaves para abrir e fechar), mas na maioria das vezes você depende de sorte para encontrar algumas abertas.

Chiloe, Chile, Likechile

Pinguinera em Chiloé

Outra atração é a pinguineira que fica em frente à  Bahia de Puñihuil.  Mesmo não sendo muito grande o lugar é lindo e o mais interessante é poder admirar duas espécies de pingüins, (magallánico e o de Humbold).

O tour ao local costuma durar 30 min e a melhora data para visitar é de Setembro à Março.

Normalmente estes tours saem da cidade de Ancud.

Saiba mais clicando aqui.

Chiloe, Chile, Likechile

Avistamento de aves em Chiloé

Para que gosta da observação de aves Chiloé é o local ideal.

Você encontrará muitos guias que explicam o comportamento das aves, a reprodução e disponibilizam binóculos para admirar as aves. Muitos europeus viajam para Chiloé exclusivamente para observar aves.

Mas fique atento, você pode encontrar muito animais silvestres fazendo muitos tours pela ilha. Tivemos a sorte de ver vários deles. A dica é estar com olhos e ouvidos ligados.

Quantos dias ficar em Chiloé

Sou suspeita para falar, porque eu amo Chiloé, o ideal seria vir para cá para passar uns 10 dias (e você não vai conhecer tudo).

Entre 7 e 3 dias inteiros (sem considerar o dia da chegada e da volta), você vai conhecer o básico, mas vais voltar para casa sabendo que conheceu algo do Chiloé.

Fuja dos bate e volta que oferecem desde a cidade de Puerto Montt e Puerto Varas, são cansativos e você não vai conhecer nada.

Tratar Chiloé como passeio (ir e voltar no mesmo dia) deveria ser crime. Chiloé é um destino que merece dias de sua viagem.

Na nossa opinião, um roteiro lógico pelo sul para seria ir para Chiloé, ficar pelo menos 7 dias completos e depois continuar para Puerto Varas, por  3 dias mínimo, aproveitando para conhecer  as redondezas, como Frutillar e deixar para o final a travessia dos lagos andinos, para chegar até Bariloche, já seja por os lagos ou pela estrada.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Onde se hospedar em Chiloé

Chiloé é gigante, e por isso o primeiro trabalho que você terá é de escolher a cidade que você vai se hospedar. Abaixo vamos falar sobre as principais e te dar 3 opções de hospedagem em cada uma delas.

  • Hospedagem em Castro

Para mim é a melhor cidade para se hospedar em Chiloé, já que a cidade está ´no meio´ da ilha grande e isso pode te facilitar muito em relação aos translado e distâncias dos seus tour.

Uma das maiores cidades do arquipélago, por aqui você encontra restaurantes, shopping, supermercado, etc.

Para escolher a melhor hospedagem uma das coisas que você terá que ver é a proximidade com a praça principal, quanto mais distante pode ser pior se você não estiver de carro.

Aqui algumas opções que podem ser interessantes:

– Palafito Hostel: foi onde nos hospedamos em uma de nossas idas para a ilha. Está bem localizado (próximo do centro, sem estar no Centro), tem cozinha compartilhada, um excelente café da manhã e quarto privativos. Sem contar de estar dentro de um palafito onde normalmente os turistas param para tirar fotos e você terá a oportunidade de estar dentro. Temos um vídeo de lá, clique aqui para conferir.

– Hotel Boutique Tierra de Islas Chiloé: próximo da praça central da cidade, com TVs nos quartos e café da manhã incluído.

Enjoy Chiloé: ideal para quem está de carro ou não se importa de estar um pouco afastado do centro da cidade. Oportunidade de se hospedar no mesmo local que está o casino. Por aqui você encontra restaurante, spa e dependendo da época algo mais de agito por algum evento ou balada que esteja acontecendo.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

  • Hospedagem em Ancud

Ancud está mais ao norte da ilha, mais próximo da cidade de Puerto Montt, tanto é assim que é praticamente a primeira cidade que passamos quando logo depois da travessia do Canal de Chacao (ferry para chegar na ilha).

Se você se hospedar aqui considere que os tempos de translado serão maiores quando você fizer passeios mais ao sul da ilha.

A cidade é grande, tem muitos atrativos, restaurantes, etc. Aqui algumas opções de hospedagem que podem ser interessantes:

Panamericana Hotel Ancud está pertinho do Fuerte San Antonio (um dos pontos turísticos da cidade de Ancud), com vista para o mar o local conta com restaurante e tem café da manhã incluído.

Hotel e Cabañas Vista al Mar está mais distante da cidade de Ancud (2km aprox) mas é excelente opção para quem quer ficar hospedado em uma cabaña com cozinha equipada. O café da manhã está incluído.

13 Lunas Hostel é opção mais economica (com quartos compartilhados)  que está mais próximo ao centro  de Ancud.

  • Hospedagem em Chiloé para se desconectar

Aqui algumas opções para quem quer estar fora do circuito mais turístico de Chiloé e quer ter a oportunidade de ficar em um local totalmente diferente (e muitas vezes distante), das principais cidades da ilha.

Hotel Parque Quilquico está a 20 kms (aproximadamente) da cidade de Castro. Um hotel com vista espetacular, café da manhã no estilo buffet e restaurante no local

Pafalito Cucao, está na cidade de mesmo nome (Cucao) próxima do Parque Nacional de Chiloé. Já nos hospedamos por aqui e fizemos tours com cavalo e kayaks. Uma hospedagem interessante para dias mais tranquilos.

Lodge Parque Tepuhueico está dentro do Parque Tepuhueico (para mim um dos mais bonitos atualmente na ilha) e poder passar pelo menos uma noite dentro deste bosque deve ser algo surreal.

Onde comer em Chiloé

Cada cidade turística você vai encontrar restaurantes de todos os tipos (atenção que, infelizmente, alguns deles fecham entre os meses de Maio a Novembro – baixa temporada).

Mas o interessante da ilha ainda é a Cocineria de Dalcahue e o Mercado de Ancud.

Tenho que confessar que minha última ida para Chiloé em 2023 me decepcionei um pouco com a qualidade dos pratos e valores de alguns lugares que voltei (é pessímo quando temos altas expectativas de lugares que já visitamos e elas não se mantem).

Mas ir para Chiloé é a oportunidade de comer salmão e mariscos frescos além, de claro, o famoso curanto.

Dalcahue, Chiloe, Chile, Likechile

Prato típico de Chiloé

O prato típico da região é o Curanto que consiste em fazer um buraco na terra com pedras quentes para logo colocar os mariscos, carne de porco, linguiça e chapalele (uma massa feita de farinha e batata), tudo em camadas separadas por enormes folhas de nalca.

O prato é muito abundante e para ser feito tem que ter muitos fregueses, o que as vezes dificulta no preparo tradicional. O sabor pode ser bem diferente ao paladar brasileiro.

Mar y Magia, Chiloé, Turismo, Catamarán, Chile, LikeChile , o que fazer em Chiloé, tour em Chiloé, agencia de viagem em Chiloé, passeios em Chiloé

Onde trocar dinheiro em Chiloé

Na minha última ida para Chiloé fiquei hospedada em Castro e não encontrei nenhuma casa de câmbio na cidade. A única opção era fazer a troca nos bancos (o que é ruim pela cotação mas também pelo horário, os bancos funcionam apenas de segunda a sexta das 9h às 14h normalmente)

O melhor pode ser trocar seus reais por pesos chilenos em Santiago (mesmo que seja no aeroporto) e ter o seu cartão para gastos maiores.

Considere que muito aqui ainda se paga em dinheiro, como por exemplo entradas aos parques, alguns restaurantes e lembrancinhas.

Não viaje sem pesos chilenos para Chiloé

Como chegar em Chiloé

Você pode chegar em Chiloé de 3 formas: carro, ônibus e avião. Vamos falar de cada uma delas:

  • Viajando de avião para Chiloé direto

Desde Santiago existem duas formas de chegar em Chiloé, a primeira é diretamente na ilha no aeroporto Mocopulli de Castro (uns 20kms de Castro).

O voo dura menos de 2 horas de forma direta

Costumam ser poucos voos para cá, e por isso acabam sendo mais caros

  • Viajando de avião para Chiloé desde Puerto Montt-

Uma forma mais econômica para quem quer ir de avião é ir até a cidade de Puerto Montt (Aeroporto El Tepual – PMC)  e de lá pegar um ônibus ou transfer para a cidade de Castro.

Os voos para este aeroporto são mais frequentes e por isso mais baratos.

O voo dura 1h40, mas você deve considerar que Puerto Montt está a 170 km de Castro (serão pelo menos 3h30 de viagem de carro ou um pouco mais se fizer de ônibus).

  • Viajando de carro para Chiloé

Particularmente não acho uma boa ir de carro, sem paradas, de Santiago para Chiloé. São mais de 1.200 kms em uma viagem que seguramente vai legar mais de 15 horas.

Se você pensa em ir de carro para lá, sugiro que faça paradas em outras cidades do sul do Chile, inclusive para aproveitar a beleza do lugar ou que alugue um carro em Puerto Montt ou Puerto Varas para ter mais liberdade para fazer os passeios na ilha.

  • Viajando de ônibus para Chiloé desde Santiago

São mais de 15 horas de viagem (nós já fizemos este trajeto e contamos no vídeo abaixo). Fui com um empresa (Queilen Bus) e voltei com outra (Cruz del Sur) para ter uma ideia do conforto e sim, ambas são bem confortáveis.

Viajei na opção Salón Cama (os bancos reclinam uns 160 graus), mas também existe a opção de Premium 180 graus, mas essas são mais caras e acabam mais rápido.

O bom é sair de Santiago no final da tarde noite para chegar em Chiloé no início do dia (por volta das 9h/10h), não muito cedo por conta do frio e por estar tudo fechado.

Importante considerar algo para comer e beber durante o trajeto já que o ônibus não faz paradas para descanso, jantar ou café da manhã.

Chiloe, Chile, Likechile

Quanto custa ir de Santiago para Chiloé

Na minha última ida para Chiloé, em 2023, fiz uma cotação dos preços para chegar até a ilha saindo de Santiago

De forma direta até a ilha (aeroporto Mocopulli de Castro) o voo ida + volta estava por CH$ 160.000 e teria que considerar o transfer para me levar até Castro (CH$ 25.000 o trajeto). Ou seja, o custo total seria de CH$ 210.000

Chegando de avião até Puerto Montt o voo ida + volta estava por CH$ 80.000 e teria que considerar o translado desde este aeroporto até Castro. Uma opção mais econômica é pegar um ônibus da rodoviária de Puerto Montt até Castro que sai praticamente de hora em hora (CH$ 10.000 o trajeto). Ou seja, o custo total seria de CH$ 100.000

Chegar de ônibus é a mais econômica e sem tantos transfers, já que o ônibus chega nas principais cidades da ilha (Ancud e Castro). Eu paguei CH$ 70.000 no total para chegar até Castro.

Chiloe, Chile, Likechile

Qual a melhor época para viajar para Chiloé

Moramos por 3 meses na ilha, em pleno inverno (Junho, Julho e Agosto, para ser mais exato) e o frio é intenso, sem contar que a chuva constante atrapalha um pouco.

Nossa recomendação é que faça esta viagem nos meses Outubro a Dezembro ou de Março a Maio, porque o clima está mais ameno e chove menos que no inverno

De Janeiro e Fevereiro é altíssima temporada e a cidade está cheia de chilenos, preços altos, filas até nos ferrys.

Grupo Telegram LikeChile

Dicas para quem viaja para Chiloé

A escritora chilena Isabel Allende, (A casa dos espíritos) tem muitos seguidores no Brasil. Ela  inspirou-se  com a paisagem para escrever uma de suas últimas novelas, chamada Os Cadernos de Maya. Recomendo a leitura, já que a visita ao Chiloé resulta ainda mais empolgante.

Veja também nossa playlist com vídeos que fizemos na região de Chiloé

Outras cidades do sul do Chile para conhecer

Viaja para Chiloé? Que tal aproveitar sua vinda para a região para conhecer outras cidades lindas do sul do Chile?

Abaixo estas cidades e outras no país para você conhecer