Como fazer um roteiro de viagem, passo a passo.

maio 20, 2019

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

Já demos tanta dica aqui no blog sobre o Chile, recebemos tantas dúvidas de vocês e hoje percebemos que muitas delas são relacionadas a como fazer o roteiro.

Nós acreditamos que fazer o roteiro é parte importante (e para alguns a mais interessante), da viagem.

Não importa muito o quanto você tem (incluímos aqui tempo e dinheiro), fazer o roteiro é a forma de aproveitar mais os lugares e já ir criando aquela expectativa e sim, economizar.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

No blog temos muitos posts que ajudam neste processo, temos posts relacionados aos destinos, dicas de economia, etc (veja alguns deles clicando aqui). Mas neste vamos falar do passo a passo que usamos para fazer nossos roteiros.

Nossa experiência vai desde mochilão de meses, viagens mais curtas e a nossa última experiência de morar 3 meses em cada cidade turística no Chile e sim, o planejamento da viagem (roteiro) foi peça fundamental para todas estas aventuras.

No nosso blog nós falamos principalmente do Chile, mas este post serve para qualquer destino, pessoa e estilo de viagem.

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

1.Quanto tempo você tem

Antes de definir para onde você vai, defina quantos dias você tem. Algumas pessoas tiram suas férias completas (30 dias), outras algo menos (15 – 20 dias) e alguns estão viajando para algum feriado e finais de semana (5 – 3 dias)

Depois disso coloque estes dias no calendário. É importante saber qual o dia da semana que você estará viajando, se tem feriado no meio do caminho, tanto no Brasil, quanto no destino, etc.

Dica importante: eu normalmente deixo dia livre no primeiro e último dia que tenho. Pode parecer dia perdido, mas eu não gosto de ter programação para os dias que tenho o voo saindo do Brasil e voltando para o Brasil, então nas minhas viagens de 30 dias eu acabo contando como 28 disponíveis para conhecer a cidade que estou indo. Faço isso principalmente nas cidades que não conheço.

Quer saber quais os feriados chilenos no período que você vem? Clique no mês:

Janeiro  Fevereiro  Março  Abril  Maio  Junho  Julho Agosto  Setembro  Outubro  Novembro  Dezembro

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

2.Defina seu orçamento

Saber o quanto você quer e pode gastar é parte fundamental para sua viagem, inclusive para definir o seu destino. Comece pelo básico (posso gastar X) e crie uma planilha de gastos incluindo: passagem, hospedagem, alimentação, tours, compras, etc.

A ideia aqui é ir reduzindo do valor do seu orçamento (X), valores que você vai achando sobre estes itens (passagem, hospedagem, alimentação, tours, compras, etc.)

Temos um simulador que vai te ajudar muito. Mais abaixo falaremos dele.

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

3.Comece a fazer algumas pesquisas básicas

Você já sabe quanto tempo tem para viajar e quanto dinheiro está disposto a gastar. Com isso inicie algumas pesquisas básicas. Por exemplo: você quer conhecer o Chile…comece a pesquisar passagens aéreas e hospedagem para Santiago. Se estiver dentro do seu orçamento coloque na lista de possível destino.

DICA: nas pesquisas básicas você também deve procurar saber se a época de sua viagem é indicada para viajar a este lugar. Exemplo: se você quer conhecer neve e pensa em vir para o Chile o verão não é boa opção (porque você não verá neve).

Quer saber as cidades que recomendo conhecer no Chile? Clique aqui

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

4.Defina seu destino e pesquise mais a fundo sobre ele.

As suas pesquisas definiram que seu orçamento é compatível com o destino e que a época é a ideal? Então agora comece a pesquisar mais a fundo sobre ele. Esse ponto é básico para você definir quantos dias vai passar em cada cidade, o que fazer em cada uma delas, gastos médios, etc.

No caso do Chile você nem precisa procurar muito, só ler nossos posts sobre o destino que você escolheu. Aqui um compilado para facilitar, separato por cidade e estilo de dicas.

Teoricamente quanto menos tempo você tem em uma cidade mais fácil é de fazer um roteiro. O difícil vai ser você escolher o que conhecer, já que vai ter que cortar muitas opções.

Falando de Chile, para uma pessoa que nunca veio para cá a pesquisa deve começar por Santiago (principal cidade e onde chegam todos os voos), pesquise sobre:

– o que tem pra fazer;

– destas coisas para fazer, o que eu quero fazer;

– quantos dias preciso para fazer tudo isso;

– quanto custa fazer estas coisas.

Com isso em mãos inclua os gastos na planilha!!

Precisa de um modelo de planilha? Aqui você encontra um simulador que montamos

Imagem6-w540-h540

Seu orçamento está ok?

Se sua resposta for negativa você terá que achar formas de fazer as mesmas coisas gastando menos (sendo de forma independente ou não), para ajustar seu orçamento.

Se sua resposta for afirmativa e estiver com seu orçamento ok, está em bom caminho.

Te sobram dias?

Se sua resposta for negativa seu planejamento acaba por aqui, você já tem definido seu roteiro, o que vai fazer e quanto vai gastar. Se ficou com gosto de ´quero mais´ terá que voltar outra vez, tentar aumentar seus dias de viagem ou priorizar algum passeio por outro.

Se sua resposta for positiva e você ainda tem dias, comece a pesquisar sobre cidades próximas ao seu destino, lugares que você consegue ir e voltar no mesmo dia, com no máximo 4 horas de viagem (de Ida) para não ficar cansativo e você não ter necessidade de ficar por lá (ou se tiver que ficar que seja apenas por 1 noite) e sem levar sua bagagem.

Finalizado isso, voltamos à pergunta: Seu orçamento está ok?

Se sua resposta for negativa você terá que achar formas de fazer as mesmas coisas gastando menos (sendo de forma independente ou não), para ajustar seu orçamento.

Se sua resposta for afirmativa e estiver com seu orçamento ok, está em bom caminho.

Te sobram dias?

Se sua resposta for negativa seu planejamento acaba por aqui, você já tem definido seu roteiro, o que vai fazer e quanto vai gastar. Se ficou com gosto de ´quero mais´ terá que voltar outra vez, tentar aumentar seus dias de viagem ou priorizar algum passeio por outro.

Se sua resposta for positiva e você ainda tem dias, comece a pesquisar sobre cidades mais distantes, com viagem de longa duração e que você tenha que ficar.

E por aí vai, a cada passo volte para as perguntas básicas sobre seu orçamento e dias. Não esqueça de ir atualizando sempre seu orçamento.

Atenção: Não adianta ter 3 dias e querer conhecer Santiago, Patagônia e Atacama. Não dá para fazer mágica, só Santiago e arredores para você conhecer bem precisa muito mais que isso. Então o negócio é ser coerente com o seu tempo e orçamento.

Se você quer ver nossos roteiros prontos, clique aqui.

Como fazer um roteiro de viagem passo a passo

5.Seja flexível.

Tudo o que escrevemos até agora é pura teoria, rs. Sim, na viagem tudo pode acontecer, você pode ir para um lugar com muita vontade e descobrir que ele não é tudo isso, ou melhor, ir pra algum lugar e descobrir que ele é o máximo e você quer ficar mais.

Nestes casos não siga seu roteiro, siga sua vontade. Tirando a sua passagem de volta para o Brasil o resto nada é definitivo (quer dizer, nem a passagem para o Brasil, já tive viagem que desmarquei para passar um final de semana a mais no meu destino…nada que um pouco de paciência, tempo e dinheiro para desmarcar e remarcar não resolvam)

Seu orçamento deve ser flexível também. Tenha na sua planilha um item ´outros´ para usar no que você quiser e vá administrando seus gastos variáveis, como alimentação. Você pode por exemplo priorizar jantares mais econômicos (até fazendo seu jantar) para ir naquele tour caro mas que compensa, ou o contrário… fazer por conta algum tour e ir em um restaurante bacana.

A chave de qualquer roteiro é a informação, saiba tudo o que você precisa saber sobre o destino, leia nosso blog e outros, ouça dicas de amigos (mas leve em consideração seus gostos pessoais).

Sim, dá trabalho mas é uma delícia.

E isso é só o início de sua viagem, então aproveite que está aqui e veja nossos principais posts (clicando aqui) e os principais passeios (clique aqui), para já ir começando a saber sobre todo o Chile

Quer economizar na sua viagem ao Chile? A gente te ajuda também com isso, clique aqui e saiba mais.

Aproveite outras dicas que demos nos vídeos abaixo

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem