Tipos de hospedagem no Chile

maio 22, 2022

1Dicas de hospedagem no Chile

Antes mesmo de viajar para o Chile é preciso tomar algumas decisões. Qual o melhor mês para viajar, com qual empresa aérea e principalmente onde ficar. Neste post falaremos sobre os tipos de hospedagem no Chile.

O que é melhor ficar em um hotel, hostel, apart hotel ou alugar um apartamento? Tem pousada? Como é?

Mas, se você já tomou a decisão e o que quer é saber local ou bairro é melhor ficar, melhores hotéis, etc, é melhor clicar aqui para ver outro post que fizemos sobre o assunto

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Quais os tipos de hospedagem no Chile?

Antes de começar é importante que você saiba que o Chile é imenso, nem tudo o que falaremos aqui está só em Santiago, Atacama ou Patagônia. Falaremos de forma geral e para cada região temos um post específico com os melhores lugares para se hospedar.

2Dicas de hospedagem no Chile

Hotéis no Chile

Muito utilizado por brasileiros, os hotéis, são os tipos de hospedagem favorito por aqui.

Também são conhecidos por suas estrelas, de 1 a 5, normalmente é o que diferencia um hotel de outro. Mas isso são velhos tempos, hoje os hotéis são reconhecidos pela experiência proporcionada ao hospede (os hotel boutique são especialistas neste assunto)

Normalmente contam com serviço de recepção 24h, quartos com limpeza diária, toalhas, etc.

Alguns disponibilizam café da manhã no pacote da diária, mas atenção que nem todos. Normalmente, quanto mais estrelas tem um hotel, melhor é o café da manhã.

No Chile você encontra hotéis temáticos, nas montanhas (hotéis de montanhas muito frequentados por esquiadores), dentro de vinícolas, etc.

Para quem recomendamos: é uma ótima opção para casais que querem privacidade, conforto e a possibilidade de chegar para dormir em uma cama arrumada com tudo limpo.

Apart Hotel no Chile

São praticamente apartamentos, com quarto, banheiro, sala, cozinha equipada. A diferença é o serviço de recepção, limpeza e arrumação que pode estar (ou não) dentro do pacote.

Alguns também oferecem café da manhã em alguma área comum.

Diferente do Airbnb os apart hoteis são locais feitos pensados em viajantes. Normalmente todo o prédio está destinado para este fim.

Para quem recomendamos: Ideal para casais ou grupo de amigos que prefere ter a liberdade de cozinhar.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Airbnb no Chile

Uma das modalidades que mais tem crescido nos últimos anos, o airbnb são apartamentos disponibilizados para turistas, cobram diárias como um hotel. A diferença aqui é que não oferecem serviços de limpeza e arrumação e normalmente é cobrado uma taxa adicional para este serviço  ao fim da estadia.

Aqui você vai dividir os lugares comuns com residentes e não turistas.

Para quem recomendamos: Ideal para casais ou grupo de amigos que prefere ter a liberdade de cozinhar e que não  se importam muito com o serviço de limpeza. Pode ser interessante também para famílias com crianças pequenas que terem a possibilidade de esquentar a mamadeira e comida das crianças sem ter que ficar procurando alguém para ajudar.

5Dicas de hospedagem no Chile

Hostel no Chile

Muito conhecido pelo menor valor da diária, principalmente por conta dos quartos compartilhados. Também possuem quartos com banheiros privativos para quem prefere ter privacidade. Café da manhã está, normalmente, incluido no pacote.

Antes era possível dizer que os cafés da manhã aqui eram ruins para o gosto brasileiro, mas as coisas têm mudado. Alguns hosteis têm cafés melhores que alguns hotéis.

No Chile os hostel estão cada vez mais na moda, muitos são super chiques com belas decorações além das atividades que oferecem como churrascos, noites chilenas com musica, até fazem oficina de culinária para que quer aprender a fazer drinques e comidas típicas do Chile.

Para quem recomendamos: com staff mais íntimo e diversidade de hospedes, o hostel é ideal para grupos de amigos, pessoas que viajam sozinhas ou casal que querem viver a experiência de viver com gente de todo o mundo. 

Cabañas no Chile

Uma modalidade muito usada em lugares fora de Santiago, as cabañas são, normalmente, pequenas casas de madeira, com toda a estrutura de cozinha, banheiro, etc.

Algumas disponibilizam jacuzzi, piscina e área para churrasqueira. Mas não são todas as cabañas que oferecem café da manhã. Na maioria das vezes não oferecem.

Para quem recomendamos: famílias ou grupo de amigos que querem ter um espaço apenas para eles.

Pousadas no Chile

O conceito de pousada, é um dos tipos de hospedagem que não existe muito por aqui, algo mais parecido seriam os hostels ou os residenciales (quando você se hospeda em algum quarto dentro da casa de alguém).

Os residenciales são muito utilizados fora da região de Santiago, em locais menores e com temporadas mais definidas, como por exemplo na Patagônia Chilena.

Para quem recomendamos: para quem quer ter a oportunidade de se relacionar diretamente com o dono e sua família. Muitas vezes o local do café da manhã e os espaços comuns são os mesmos que utilizam a família.

Resorts no Chile

Ainda que existam, são poucos os resorts no Chile, mas sim, muitos hotéis trabalham no estilo all-inclusive, que servem o café da manhã, almoço e jantar. Muitos também incluem no pacote os passeios.

Eles estão princpalmente nas montanhas (para temporada de ski), Patagônia e Atacama.

Para quem recomendamos: para quem não quer se preocupar com nada.

Grupo Telegram LikeChile

Campins no Chile

Não somos muito de acampar, mas, tirando Santiago que não sei de ter visto algo deste estilo, no restante do país você encontra campings funcionando principalmente no verão (de Dezembro a Março aproximadamente).

As instalações são bem variadas e recomendamos para os mais aventureiros.

Alguns campings das Torres del Paine (para o circuito W e O), por exemplo, disponibilizam barracas com os colchões, prontinhos para usar.

Hotéis temáticos no Chile

Se você gosta de hotéis de montanha, hotéis dentro de vinícolas, hotéis renomados, hotéis dentro de barril de vinho, etc. Não importa qual o seu tipo de viagem, você vai encontrar um tipo de hospedagem que seja de  acordo com o que você procura.

Temos uma lista com as melhores hospedagens e dicas sobre o assunto, clique aqui para ver.

Hospedagem na neve

São vários os lugares em todo o Chile que é possível ver neve. De Norte a Sul do país, se as condições climáticas ajudarem é possível ver neve até no Atacama.

Não tem nada igual do que acordar e ir dormir rodeado de neve. Tanto o nascer do sol como o pôr do sol incríveis se você está hospedado na neve. É realmente uma experiência completa na neve.

Veja o vídeo que fizemos com todas as dicas para quem quer escolher uma hospedagem na neve.

Dicas sobre os tipos de hospedagem no Chile

Não há tipo de hospedagem melhor que outra…já fiquei em pousada no Brasil melhor que muito hotel por aí. Então, independente do que procura, leia o que outros hospedes falaram do lugar e a resposta da empresa. Te garanto que a pontuação de muitos sites não são tão confiáveis.

Lembre-se que a experiência de sua viagem inclui a hospedagem, mas não só ele.

Localização é um ponto importante para qualquer tipo de hospedagem, para saber mais sobre isso em Santiago, clique aqui. Cuidado porque este item é importante e tem muita gente que ´finge´que está em um lugar e está em outro.

Onde ficar hospedado no Chile

Precisa de mais dicas para se hospedar no Chile? Abaixo alguns posts que podem te ajudar.

E abaixo uma playlist com muitos vídeos com dicas para quem viaja para este lindo país.