Perdi meu documento no Chile. E agora?

novembro 14, 2023

Perdi meu documento na viagem

Algo que muita gente não pensa, mas que acontece muito. Neste post vamos falar: Perdi meu documento no Chile e o passo a passo para você agilizar o processo de segunda via para voltar ao Brasil

Antes de te passar informação de Perdi meu documento no Chile, queria compartir com você o ESPECIAL DICAS PARA VIAJAR AO CHILE, clique aqui 👆, onde poderá achar importantes informações para que sua viagem seja perfeita. Recomendo visitá-lo depois de terminar este post.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Perdi meu documento no Chile

Antes de mais nada o ideal é tomar as precauções para que isso não aconteça. Para isso sugiro que leia dois posts importantes, os que falamos de documentação e sobre segurança .

Agora, se mesmo tomando as precauções o indesejado aconteceu, abaixo o passo a passo para você resolver esta situação em Santiago do Chile.

O que fazer se perdi meu documento no Chile

Antes de começar é importante dizer que os trâmites abaixo são os informados nos site oficial do Consulado Brasileiro que está no Chile, clique aqui e verifique se o processo segue o mesmo do dito abaixo

  • Primeiro passo: faça a Constancia na PDI (Polícia de Investigações)

Essa é a queixa da perda/roubo de seu documento (algo como o boletim de ocorrência que temos no Brasil). Pode ser feito de forma presencial ou pelo formulário.

  • Presencial: Calle San Francisco, 253 (metrô Santa Lucía) – atendimento de segunda a sexta das 8h às 14h (exceto feriados).
  • Formulário: você deve preencher o formulário da  PDI (Policia de Investigaciones), clicando aqui e enviá-lo por email para a área correspondente (dependendo de onde você estiver no país)…todas as indicações estão no site acima e Santiago corresponde a REGIÓN METROPOLITANA

Importante: se você quer fazer de forma presencial é interessante saber que o local costuma estar sempre lotado (chegue cedo). Se pretende fazer pelo formulário não sabemos o tempo de demora para a resposta por isso o ideal é fazer logo que sentir falta do documento.

Perdi meu documento na viagem

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

  • Segundo passo: vá ao Consulado

Vá ao Consulado do Brasil no Chile para pedir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)

Endereço em Santiago: Los Militares, número 6191 (Térreo), no bairro Las Condes – a alguns quarteirões Metro Manquehue

Atendimento é de segunda a sexta das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h30.

Importante

Para a emissão  do documento podem te pedir que você comprove que é brasileiro, então o ideal é ir com TUDO o que você tiver (habilitação, voucher do voo, etc).

A perda ou roubo de documentos NÃO É  uma emergência para o consulado. Isso quer dizer que você terá que resolver pessoalmente a questão e no horário de funcionamento do consulado.

Sem ter o boletim de ocorrência (passo 1 acima) eles não te ajudam, siga esse passo a passo para não ter erro.

Então, já sabe, o trâmite não é lá tão difícil, mas você vai perder pelo menos 1 dia de sua viagem indo para lá e para cá. O ideal é que você siga a orientação do que temos no post já indicado acima.

Perdi minha Tarjeta de Turista no Chile

Antes de mais nada… o que é a Tarjeta de turista? É um papelzinho que te entregam quando você chega no Chile,

Esse cartão de entrada/saída (“tarjeta de imigración (control imigratório)”) é válido por noventa dias, porque é necessária a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG).

O ideal é que você deixe este documento na sua hospedagem NÃO ANDE COM ELA, isso porque esse documento não é requisitado para andar no país, apenas para sair dele

Perdi meu documento na viagem

Se você perdeu este documento poderá fazer a solicitação da segunda via, também na PDI, esse tramite chama: Duplicado de tarjeta de turismo ( solo para turistas ) seguindo os seguinte passos:

  • entre no site pdivirtual.cerofilas.gob.cl
  • clique em ´Trámites de Migraciones y Policía Internacional´
  • clique em ´DUPLICADO DE TARJETA DE TURISMO´
  • clique em ´Si, acepto las condiciones´
  • preencha as informações solicitadas
  • ATENÇÃO: ANTES de clicar em seguir faça um print da tela com o N° identificador de la solicitud (é a primeira coisa que aparece), assim você terá essa informação caso não te enviem o email com a segunda via da tarjeta de turismo

Importante: a PDI não informa os prazos para a entrega do documento. Mas a experiência de que precisou fazer o trâmite é do envio em 72 horas. Então faça o trâmite assim que sentir falta do documento para não deixar para última hora.

Importante 2: temos relato de likechile amigo que pediu o documento na PDI (mas que não chegou até a data do embarque de volta para o Brasil), acabou usando a foto da original impressa para o retorno e não teve problema

Passeios Chile

Posso viajar com meu RG Digital?

O Novo RG foi divulgado pelo Governo Brasileiro em Fevereiro de 2022 e vem sendo liberadas novidades sobre ele ao poucos.

O principal é  que o documento inclui QR Code e será emitida com padrão internacional. Isso significa que terá código MRZ (machine readable zone), como o usado nos passaportes, podendo assim ser usado também como documento de viagem.

De qualquer existe a informação que este documento também será aceito para viagens internacionais (alguns países). De qq forma, até este momento no site da ANAC não existe essa informação.

Sendo assim o ideal é que entre em contato como o Consulado Brasileiro que está no Chile para verificar se você pode ou não usar este documento para voltar ao Brasil (até o momento da elaboração deste post não existia essa possibilidade no site do consulado).

Grupo Telegram LikeChile

Relato: perdi meu documento no Chile

´´Me chamo Mair, estou respondendo a um post que vocês publicaram sobre documentação necessária para viagem internacional. Estive  no Chile há dois anos e chegando no aeroporto no meu desembarque perdi minha carteira de identidade. Ocorre que eu não havia levado o meu passaporte e minha carteira de identidade era o único documento válido para o meu retorno.

Neste caso,  para retornar ao Brasil é necessário  fazer a ocorrência da perda do  documento na Polícia Internacional, com a ocorrência em mãos dirigir até ao Consulado Brasileiro para pegar autorização para voltar para o Brasil.

O trâmite

Na verdade não foi um processo difícil, mas até chegar na informação correta passei por alguns perrengues. Procurei aqueles guardas municipais que ficam na rua, que por sinal foram atenciosos, uns até demais, e fiz uma ocorrência com eles, mas não souberam me explicar direito como chegar até a PDI-Polícia de Investigaciones de Chile, que por sua vez não estava muito distante do Centro de Santiago.

Lá na PDI o funcionamento não é o dia inteiro, por sorte fui pela manhã. O local é um centro de atendimento, me pareceu que ali se resolve vários tipos de problemas e não é só para turista, o atendimento é para a população de Santiago também. Estava muito cheio e fiquei amanhã toda lá. Também para fazer a ocorrência é necessário pagar uma taxa.

Então de posse do boletim de ocorrência, tive que me dirigir ao Consulado no endereço Los Militares 6191, Las Condes, Región Metropolitana, Chile, lá também tive que esperar atendimento, embora só houvesse eu para ser atendida.

Sou uma pessoa tranquila, a situação não chegou a me estressar. Embora tenha dado tudo certo se eu tivesse com informações mais precisas eu não teria perdido tanto tempo. Mas deu tudo certo, o Chile é um país lindo e em 2018 estarei de volta para conhece-lo mais ainda. E, se precisar farei contato com vocês para obter dicas de viagem.´´

Agradecemos muito pelo relato, ajudará a outros viajantes.

Quer mais dicas sobre o Chile?

Somos uma família bra-chilena que em 2010 criou o blog com mais informação do Chile. Por aqui você vai encontrar de tudo um pouco, independente do seu estilo e bolso os posts vão te ajudar muito.

Te deixo alguns posts para você começar a desbravar este blog cheio de detalhes.

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅