UBER no Chile

junho 12, 2023

Uber

Muita gente nos pergunta sobre o uso do  Uber no Chile. Neste post vamos responder as principais perguntas e dar algumas dicas inclusive para economizar.

Aqui falaremos de como usar, como é, se funciona em qualquer lugar do país e também uma questão que sempre nos perguntam: o UBER continua ilegal no Chile?

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Uber é ilegal no Chile?

Por incrível que pareça o Uber (e outros aplicativos de transporte) só tiveram lei publicada a respeito em 2023.

Em 19.04,2023 foi publicada a Lei 21.553 que regula aplicativos de transporte e que dá (como é comum no Chile), uma prazo 9 meses para o Ministério do Transporte elaborar o regulamento, seguindo o estipulado em lei. Só depois disso a lei e as regras que as empresas devem seguir entrará em vigor.

Então, neste momento:

– NA TEORIA – temos uma lei (que espera regulamentação)
– NA PRÁTICA – os aplicativos seguem funcionando normalmente e já não vemos fiscalizações ou brigas com taxistas como era comum antes.

Tem Uber em todo o Chile?

O Chile é um país grande, seria irresponsabilidade nossa dizer que tem uber em todo o território nacional.

Normalmente é possível encontrar com maior facilidade em cidades grandes, como Santiago por exemplo.

Em lugares mais remotos, como na Cordilheira dos Andes, por exemplo, dificilmente você encontrará um veículo disponível com facilidade.

Usando Uber no Chile

Você utilizará o mesmo aplicativo que usa normalmente no Brasil para pedir Uber no Chile.

Abra o aplicativo UBER e escolha a viagem, defina o seu local de partida e o seu destino. Antes de solicitar o pedido, há possibilidade de estimar o preço do trajeto. Depois de aceito, você poderá ver o local em que está o motorista e também uma estimativa do horário de chegada, bem como, será disponibilizada a foto do motorista e as informações do veículo (número da placa).

A partir deste momento poderá acompanhar a chegada da UBER no mapa através do seu telefone (Smartphone). Na sequência, receberá uma notificação informando a chegada do motorista. Esteja no local de embarque solicitado.

Ao chegar ao seu destino, é só desembarcar e o valor será cobrado automaticamente no cartão de crédito cadastrado.

Também é  possível pagar Uber em dinheiro (pesos chilenos)

Para quem paga em cartão, o pagamento será demonstrado em Pesos Chilenos (CLP) no momento que finalizar o trajeto solicitado, e depois será convertido em Dólar (USD) para o seu cartão de crédito cadastrado e na sequência em Reais (R$).

No fechamento do cartão de crédito será utilizada a cotação do Dólar em vigor, juntamente com as taxas de IOF (Impostos sobre Operações Financeiras) vigentes no Brasil;

Com relação a gorjeta não é obrigatória. Avalie o motorista diretamente no seu aplicativo UBER ao finalizar a viagem.

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Usando Uber em Santiago do Chile

Já recebemos tantas perguntas de como o sistema funciona que pedimos para um de nossos leitores, nos contar como foi sua experiência com o UBER em Santiago. Tarciano nos conta tudo aqui:

´Em minha última viagem a Santiago no Chile, tive a oportunidade em utilizar UBER. Apesar da resistência de alguns taxistas, como ocorre na maioria das cidades pelo mundo, a UBER em Santiago funciona muito bem e recomendo utilizar. As principais vantagens são a segurança, uma vez que o pagamento é realizado diretamente no cartão de crédito, e o preço justo praticado nos principais deslocamentos utilizando a UBER.

Para as pessoas que já utilizam UBER nas principais cidades do Brasil, não há necessidade em baixar outro aplicativo ou realizar qualquer tipo de atualização para usar em Santiago e regiões. Para novos usuários, o aplicativo da UBER está disponível para IOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.

Quanto custa o Uber no Chile

Clique aqui 👆 para fazer o cálculo de quanto sairá um Uber na cidade de Santiago ou outras cidade do país.

Fique atento com a tarifa do uber: os valores do UBER variam de acordo com a demanda, o aplicativo te avisa isso (foto abaixo), quando a tarifa estiver até 2x o valor normal pode ser vantajoso usar UBER, se estiver maior que 2x ao valor normal, prefira táxi (usando o aplicativo Easy Taxi, para evitar os taxistas picaretas)

Importante saber que o Uber não é o único aplicativo deste estilo no Chile, existem outros (inclusive alguns mais baratos), que te contamos aqui.

UBER, UBER no Chile, UBER em Santiago, UBER é melhor que táxi, Quanto custa UBER no Chile, Quanto custa o UBER, é fácil usar UBER no chile, tenho que baixar outro aplicativo para usar o UBER no chile, pago o UBER em dinheiro, uber é melhor que táxi, uber é mais caro que táxi, uber é mais barato que táxi, quanto custa uber no chile, Chile Santiago,viagem para o Chile, como fazer em Santiago,pontos do Chile,

Tipos de Uber no Chile

São os mesmos que você encontra no Brasil, normalmente carros para 1 a 4 pessoas, com opções de carros maiores para até 6 (XL).

Existe o Uber Kids para quem viaja com crianças e quer ter a cadeirinha. Nunca usamos e não sei se é tão fácil assim conseguir.

Em algum momento (se não me engano em 2016) existiu uma aliança do UBER com os centros de ski El Colorado e Valle Nevado e foi criado o Uber Sky que era um carro preparado para te levar para a neve (com local para colocar os equipamentos, etc), atualmente este serviço não existe mais.

Uber no Chile é caro?

Não sei se hoje é caro, mas já foi mais barato. Vemos muitos brasileiros que reclamam dos preços, se comparado com o valor do Brasil.

Atualmente tem um concorrente direto chamado Didi, que promete valores menores, sabia mais sobre este aplicativo e outros clicando aqui.

Uber ou táxi no Chile?

Particularmente acredito que em Santiago do Chile o melhor mesmo seja usar o metrô, principalmente porque ele te leva a basicamente todos os pontos turisticos da cidade e você evita o trânsito de Santiago (sim, temos trânsito aqui).

Mas, se você está saindo de noite ou não quer usar o metrô, usar uber ou táxi vai depender de uma coisa: por onde você vai chamar o veículo.

Se você vai pegar Uber, Didi, ou Táxi (via aplicativo Cabify) o serviço é o mesmo, com a segurança de estar com um aplicativo que monitora as corridas e evita golpes – principalmente se o pagamento é feito com cartão de crédito dentro do próprio aplicativo.

O que pode variar é o valor, dependendo do horário e disponibilidade de carro em cada momento. Mas aí você terá que cotar em cada um deles para saber qual fica mais barato, não tem muito segredo.

Agora, entre pegar uber ou táxi na rua, definitivamente é melhor pegar uber…os taxistas chilenos são conhecidos pelos golpes a turistas, mas isso nós te contamos em detalhe em um outro post sobre segurança, clique aqui para ler.

Dicas sobre o Uber no Chile

Para solicitar UBER é necessária uma conexão de Internet através de pacote de dados ou via Wi-Fi. Para usar celular no Chile clique aqui 👆;

Uma dica especial ao utilizar UBER, é que se por acaso, o motorista realizar um caminho mais longo ou o tratamento dispensado não tiver sido do seu agrado, registre a sua insatisfação diretamente no site ou no aplicativo UBER mencionando o que ocorreu. A depender da situação a UBER tomará as devidas providências e até mesmo realizará o ressarcimento da corrida realizada.´

Uber cash

Uma nova forma de efetuar pagamentos é utilizando o Uber Cash, algo como colocar crédito na sua conta do Uber.

Mas é importante saber que, neste momento, você só pode usar o crédito onde você comprou, ou seja, se comprou no Brasil o crédito em reais só estará disponível por lá. Se colocar aqui no Chile só poderá usar por aqui…não é feita conversão dentro do sistema.

Por isso, na nossa opinião, não é uma boa opção para viajantes.

Segurança no Uber

Como tudo, ainda que boa parte das vezes funciona bem, é necessário ter atenção e cuidados ao pedir o Uber (no Chile e no Mundo), aqui alguns deles

Grupo Telegram LikeChile

Onde NÃO usar Uber no Chile?

Como um táxi, a ideia do UBER é te levar e te deixar lá. Então,  use esta forma de transporte se você está indo para um local com pouca frequência de veículos, como por exemplo a Cordilheira dos Andes.

Já vimos casos de turistas que pegaram uber para ir para Farellones, além de caro (acredito que um transfer saia mais barato), normalmente o problema estará na volta, já que, a maioria das vezes os motoristas que te levam até lá são de Santiago e voltam para a cidade no mesmo momento.

Não pegue Uber, táxi, ou qualquer tipo de veículo de aplicativo para ir a Centros de Ski, dificilmente você encontrará um veículo para voltar depois. Para estes locais o ideal é que você tenha a certeza da volta (como um transfer).

Transporte no Chile

Aqui alguns posts e dicas relacionados ao assunto:

Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅