Centro cerimonial Tahai

outubro 15, 2017

Um dos locais mais visitados na Ilha de Páscoa é o centro cerimonial Tahai.

O centro foi reconstruído pelo arqueólogo William Mulloy, em 1968, para apresentar aos visitantes da Ilha um mostra da diversidade artística e  as construções que estão em distintos cantos da Ilha de Páscoa.

O centro está composto por 3 Ahu: o Ko Te Riku, o Tahai e o Vai Uri. Identificá-los é fácil.

Os Ahu, são centros cerimoniais, conservadas por uma área delimitada de segurança. Fique de olho para não ultrapassar o limite.
O único moai que tem os olhos de coral e um pukao sobre a cabeça é o Ko Te Riku, o solitário moai do meio é o Tahai e os cinco moai, incluindo um com a cabeça cortada pela metade, é o Vai Uri.

Foi estimado que a origem deste centro cerimonial data do ano 690 depois de Cristo, esse seria o mais antigo da ilha.
Além dos Ahu, você pode ver nas planícies as fundações de uma casa-barco chamada Hare Paenga, como também uma representação de outro tipo de alojamento utilizado pelos Rapa Nui e que são estruturas de pedra de um só ambiente, planta elíptica. Densas paredes duplas foram preenchidas com terra como um isolante natural.

O  telhado deste tipo de habitação se construía com lajes de pedra sobrepostas até unirem-se com pedras centrais. Tudo isso era coberto com terra e grama.

No centro do cerimonial também existem estruturas de pedra que  correspondem a um fogão, que servia para cozinhar e  também para o cultivo de árvores, plantadas em uma espécie de estufa o que as protegia do poder destrutivo do vento.

O centro fica bem pertinho da cidade Hanga Roa e vale a pena visitá-lo tanto de  manhã como de tarde, onde as cores do mar e o céu dão uma atmosfera mística e romântica.

Recomendo muito.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem