Viagem ao fim do Mundo: Cabo de Hornos

abril 5, 2019

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 11

Se você já se perguntou como seria o fim do mundo, aqui temos a resposta: FANTÁSTICO!!!

Simples assim. O último pedaço de terra antes de chegar a  Antártica é o Cabo de Hornos, o que é considerado o fim do mundo.

Em si pode parecer que não é nada de mais, um morro no final do Oceano Pacifico, mas ter a oportunidade de falar que você conquistou esta façanha, com certeza  elevará seus bônus como viajante aventureiro.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

É que chegar até o Cabo de Hornos não é tarefa fácil. Se pegar um cruzeiro são pelo menos 38 horas de navegação por águas tormentosas, que deixam até o mais experiente dos navegantes com algum problema no estômago e sentindo que o mundo efetivamente pode acabar a qualquer momento.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile

Nem sempre é assim tão complicado e vários cruzeiros e barcos mercantes fazem o roteiro, mas o clima nesta região é sempre imprevisível, mudando a cada hora.

A gente teve a oportunidade de fazer a travessia de avião, que é bem mais rápido que a de barco.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 8

Nossa viagem começou na cidade de Punta Arenas onde pegamos um pequeno avião Tween Otter com rumo até a cidade de Puerto Williams.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 5

Nesta oportunidade o piloto informou que pelas condições climática era conveniente fazer a parada em Puerto Williams o que não é ruim, pois assim conseguimos  visitar esta austral cidade e conhecer outros atrativos da Patagônia Chilena.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 13

Em Puerto Williams ficamos hospedado no Lodge Lakutaia,

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 12

Muito frequentado por pescadores do mundo inteiro, que pegam desde aí um helicóptero  que os leva a zonas exclusivas de pesca em locais quase inexplorados.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 14

Para quem deseja misturar estas experiências, recomendamos ficar pelo menos uns 5 dias curtindo a pesca e as paisagens lindas do fim do mundo.

Cada vez mais pescadores brasileiros estão entrando no esquema da pesca com mosca ou Fly Fishing como é conhecido internacionalmente. O programa  brasileiro Fish TV tem feito uma bela reportagem de como é a pesca nestas zonas remotas do planeta, confiram.
Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 9
Aproveitamos o dia para visitar a cidade e também o bosque Omora, que é conhecido mundialmente por ter uma flora que só pode ser apreciada com lupa.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 10

Já no final da tarde visitamos o Museu Martín Gusinde,  onde é possível compreender de melhor forma a vida dos antigos habitantes destas frias e inexploradas terras.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 2

No dia seguinte pegamos novamente o avião para completar nosso objetivo e sobrevoar o distante Cabo de Hornos.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 3

A viagem é simplesmente maravilhosa, no meio de cordilheira nevadas, bosques, geleiras, e formas que se misturam entre as águas gélidas e as terras desoladas.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 6

Finalmente chegamos, mas como já falamos aqui o clima muda de um minuto para outro. O piloto conseguiu mostrar todo o Cabo de Hornos, mas quando estava pronto para dar uma segunda passada o clima fechou e tivemos que voltar.

Patagônia, Chile, Cabo de Hornos, LikeChile 7

Mesmo assim, deu para aproveitar muito e sentir que tínhamos visitado o fim do mundo, mais uma aventura inesquecível nesta travessia pela Patagônia do Chile.

O LikeChile viajou pelo convite de Sernatur Magallanes e Turismo Chile.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem