A que horas abre o comércio no Chile | Like Chile Blog
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

A que horas abre o comércio no Chile

janeiro 25, 2020

bairro providencia onde se hospedar em Santiago, restaurantes em providencia, casa de cambio em Providencia

Se você está vindo para o Chile já anota aí a que horas abre e fecha o comércio porque  é totalmente diferente do Brasil.

Em geral, em todo o Chile as coisas começam mais tarde e vão até mais tarde. Nada mais lógico por conta do clima muito mais frio (saiba mais clicando aqui) e nascer e por do sol  (clique aqui para saber mais)

A QUE HORAS ABRE E FECHA O COMÉRCIO?

a que horas abre o comercio no chile

Os centros comerciais (shoppings) normalmente abrem às 10h e vão até às 21h. Algumas variações podem acontecer principalmente no setor dos restaurantes e cinemas.

Clique no nome do Shopping para ver os horários:

Shopping Costanera Center,

Shopping Parque Arauco,

Patio Bellavista

A que horas abre o comercio no Chile, horario comercial Chile,

As lojas de rua abrem normalmente mais cedo, lá pelas 9h e vão até às 19h. Neste caso existe muita variação já que as lojas (roupa / sapatos) e os restaurantes de rua ficam até mais tarde.

onde tomar café da manhã no Chile, misto quente, pão, Castaño, Paraiso, San Camilo, desayuno, Starbucks

Os supermercados abrem normalmente às 8h30 e fecham às 22h e os locais de café da manhã (o que seria o mais parecido às padarias brasileiras), também abrem cedo. Temos post especial falando sobre estes locais, clique aqui para conhecer

horario casa de cambios no Chile

A QUE HORAS ABREM AS CASAS DE CÂMBIO?

Também temos post especial falando sobre os horários das casas de câmbio (clique aqui para ler)

parque japones cerro San Cristóbal LikeChile

A QUE HORAS ABREM OS PARQUES?

Alguns parques como o Parque Forestal e o Bicentenário não fecham.

Os que fecham, normalmente têm horário diferente no inverno e no verão. Isso porque no inverno escurece mais cedo. Normalmente o horário é das 9h às 19h (inverno) e 9h às 20h (verão)

Saiba mais sobre o Cerro San Cristóbal (clique aqui) e Cerro Santa Lucía (clique aqui) para saber mais  destes locais.

metro de santiago do Chile

QUAL O HORÁRIO DO METRÔ DE SANTIAGO?

O metrô tem horário diferente dependendo de cada estação, em geral abrem entre 5h30 e 6h e fecham  entre 22h50 e 23h30 (de segunda a sexta).  Abrem mais tarde nos sábados, domingos e feriados.

Saiba mais sobre o metrô, clicando aqui.

OUTRAS DICAS

É importante saber que no Chile existem os feriados irrenunciáveis, são os que por lei, muita coisa fecha (os funcionários devem tirar folga). No vídeo abaixo falamos mais sobre este assunto.

Outro ponto importante é que a maioria dos tours saem muito cedo (alguns antes das 6h), então você precisa se programar um dia antes, porque já deu para perceber que quase nada abre muito cedo.

Inclusive neste ponto é importante ficar de olho no horário que servem café da manhã em seu hotel.  As vezes começa mais tarde do que a saída do seu tour. O que pode ser ponto a verificar antes de fechar a hospedagem.

COMO FUNCIONA O COMÉRCIO DE SÁBADO E DOMINGO?

Independente do bairro as lojas de rua (inclusive casas de câmbio), fazem cada uma seu horário, é impossível listar por aqui cada uma delas. Mas, em geral, as lojas de rua funcionam de Sábado até o início da tarde e de Domingo estão fechadas.

Isso quer dizer que tudo está fechado de domingo? Não, algumas lojas abrem, principalmente nas ruas peatonais (apenas para pedestres). Mas se seu intuito é fazer compras pode ser interessante ir a um Shopping ou Outlet, que estes sim, abrem normalmente.

É importante lembrar que museus e atividades do Cerro San Cristóbal estão fechados às segundas feiras e que, se você não quer fazer compras Domingo pode ser um belo dia para andar pela cidade porque ela está mais vazia.

Tours, passeios e roteiros no Chile

Comentarios

4 respostas para “A que horas abre o comércio no Chile”

  1. Raphael disse:

    Oi! Estou fazendo o roteiro para nossa viagem pro Chile em Julho/2020.
    Tinha programado Cerro San Cristóbal e Chascona para sábado e o centro da cidade para domingo, mas vi que nada abre no centro no domingo né!?
    Então estou querendo inverter. Vai dar certo? As lojas, casas e câmbio e museus abrem normalmente aos sábados?

    • David Gormaz disse:

      Olá Raphael,

      a informação de que nada abre no centro no domingo não está correta. O comércio de rua, como no Brasil, pode estar fechado (isso dependerá de cada loja), as lojas de rua não funcionam em horário padrão como os shoppings, por exemplo. De qq forma o horário de sábado ou domingo das lojas de rua (inclusive casas de câmbio), variam de acordo com cada empresa.

      Museus, Cerro San Cristóbal, La Chascona, abrem normalmente de sábado e domingo.

      Agora, seu roteiro vai depender muito do que você quer: se seu intuito é fazer compras, o Centro no Domingo não será dos melhores. Se é conhecer arquitetura é um ótimo dia porque o centro está mais tranquilo. E atenção: Cerro San Cristóbal e La Chascona não estão no centro. Sugiro que veja as dicas sobre eles clicando aqui.

      Abs.,

  2. Martha Correia disse:

    Olá vou agora em março estava pensando em passeios de terça a sab e dom deixar para compras no shopping , então e melhor trocar , o shopping n abre de domingo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *