Incêndio Chile, o maior da história: veja aqui onde e como ajudar a
Registrate >
janeiro 25, 2017

Maior incêndio da história atinge o Chile

Autor:

Maior incêndio da história do Chile já arrasou com milhares de hectares mas está com a situação controlada.

Deixamos no final do post o resumo dia-a-dia atualizado até dia 6.02 quando a situação se normalizou.

ESTÁ DE VIAGEM MARCADA? Então faça parte do nosso grupo de whatsapp, por lá além de trocar dicas com outros viajantes, nós também atualizamos a situação do incêndio para os grupos com viagens próximas. Saiba como participar, clicando aqui.

incêndio Chile 2017

FOGO e VERÃO

Não é raro que no verão regiões variadas do Chile sofram com incêndio.  O clima seco e o calor, juntos com a negligência humana são as causas de todo ano alguma parte sofrer com o fogo.

Este ano, não está sendo diferente, desde o iníco do ano um fogo que não cede, queima boa parte da região sul do Chile. Fogo este que, principalmente por conta das mudanças de direção de vento, só avança.

incêndio Chile 2017

REGIÕES ATINGIDAS

As principais regiões atingidas e em estado de catastrofe foram: O´higgins, BioBio, Maule e  Araucania. TODAS estão com situações CONTROLADAS.

 

Lugares para evitar.

Atualmente NÃO EXISTE região turística para evitar, além dos parques que  estão fechados por prevenção, destes, apenas 1 é visitado normalmente pelos brasileiros.

Monumento Nacional El Morado, conheça a região clicando aqui (em Cajón del Maipo)

Incendio Chile

AJUDA INTERNACIONAL

Vou ser bem sincero, já perdi a conta das ajudas. Vários países, entre eles França, Espanha, Portugal, EUA, México, Peru, Argentina, Colombia, Brasil, China, Russia, etc, estão ajudando com expertos em emergência, brigadistas, aviões e helicopteros, dinheiro, etc.

A empresa JBS (Friboi) doou mais de 2 mil kilos de carne no formato “pouch”, muito utilizado por astronautas pois mantém as propriedades dos alimentos em locais de difícil conservação.

Muitos chilenos (que moram no exterior) também são solidários, como é o caso desta chilena que doou o custo da operação do maior avião que combate incêndio no mundo. O Boeing 747-400 Supertanker tem capacidade de carregar 73.000 litros de água em 10 tanques distinos. Impressionante. Outro empresário chileno, dono de um dos canais de TV do Chile, garantiu o pagamento de mais uma semana deste avião por aqui.

Rússia ofereceu outro avião que combate incêndio (Ilyushin Il-76) e mais o maior avião do mundo trazendo 4 helicópteros especialistas em combate a incêndios.

Alemanha, Canadá, Equador, Coreia do Sul, Israel, Japão, Suecia e a União Europeia estão oferecendo ajuda.

Os aviões continuam por aqui, mas a maioria dos brigadistas já voltaram para seus paises.

Incendio chile

Neste vídeo o avião em ação

DICAS PARA OS VIAJANTES

Quem está de viagem marcada para o Chile, algumas dicas:

-Como comentado acima alguns parques estão FECHADOS por PREVENÇÃO, ou seja, não tem fogo nestes lugares, mas devido a catastrofe e proximidade, estão fechados por precaução

incêndio Chile 2017

-até o momento não temos informações de voos sendo cancelados para a região sul do país devido o incêndio. Para quem viaja de carro, a carretera 5 SUR, que é a utilizada para ir ao sul do Chile está normal.

-beba muita água. O Chile no verão é bem seco, agora com as queimadas a situação em algumas regiões (inclusive Santiago), está mais grave.

-ATENÇÃO, POR FAVOR, NÃO VIAGE SEM SEGURO, principalmente se você viaja com crianças. O clima seco pode fazer seu nariz sangrar e para os mais sensiveis até ser preciso algum tipo de atendimento médico (e como aqui a saúde, até pública, é paga), vale investir no seguro. Alguns inclusive são grátis, leia mais aqui.

-Quer assistir os canais do Chile? Ficamos sabendo que pela TVN é possível assistir aí do Brasil. Para quem quer assistir, aqui o link (agradeço a nossa leitora Emiliana que nos passou o link) 🙂  Outras duas emissoras tem transmissão ao vivo via Facebook, são elas MEGACanal 13 Não é toda hora que estão com a transmissão ao vivo. Espero que vocês consigam assistir.

incêndio Chile 2017

DICAS PARA QUEM QUER AJUDAR

São várias as formas de ajudar, com destino a várias coisas.

Se você está no Chile, qualquer unidade do Corpo de Bombeiros ao largo do Chile está aceitando doações. Água e barras de cereais (proteicas) são as mais solicitadas. Estas doações são para quem está trabalhando contra o fogo

Aqui a lista de unidades em Santiago.

Incendio Chile

Para quem quer ajudar com dinheiro para ajudar os animais que também estão sendo afetados, o Colegio Médico Veterinario tem uma conta que está arrecadando fundos para envio de veterinários aos locais atingidos, muito conhecidos por serem zonas rurais. A conta corrente do Banco de Chile, número 18655-04, RUT 70.020.300-k. (fonte desta informação é do Emol, veja matéria aqui)

Quem quer ajudar na costrução de novas casas, pra quem perdeu tudo, pode ajudar via a organização Techo (clique aqui). O objetivo é construir 200 casas em 3 semanas, que já estão sendo construidas

Incendio Chile

A campanha Juntos Por Chile está juntando dinheiro para o KiT  Casa Básica para os afetados, o kit conta com todos os equipamentos para uma casa nova, desde cama, elementos para a cozinha, mesa, cadeiras, etc. Você pode fazer doações desde o Brasil, clique aqui para ver como.

A campanha Desafio Levantemos Chile está juntando dinheiro para kits básicos para os bombeiros, kits de alimentação para as pessoas afetadas, etc. Você pode fazer a  doação desde o Brasil, via Paypal, clique aqui para ver como.

São várias formas de ajudar e TODAS CONTAM, tudo soma. Dinheiro, tempo ou boas vibrações 🙂

Incendio chile

RESUMO DIA A DIA (da notícia mais nova para a mais antiga)
Dia 6/02

A palavra de ordem estes dias é fiscalizar. Exercito está fazendo patrulhamento de áreas atingidas para minimizar focos de incêndio, já que, depois de tanto tempo os incêndios (que ainda existem), estão controlados.

A situação já é bem mais tranquila, tanto que maiores aviões para combate não voaram hoje.

Começa agora o processo de reconstrução das cidades destruidas.

Incendio Chile

Dia 2/02

Depois de tantos dias, hoje uma ótima notícia, pela primeira vez desde que o fogo começou com força, hoje é o primeiro dia que parece que o fogo está enfraquecendo. 🙂

Hoje então é dia de agradecer a tantas pessoas que estão ajudando nesta luta, muitos deles estrangeiros. Muchas gracias!!!

Incendio Chile

Dia 1/02

As áreas rurais continuam sendo as mais atingidas nas regiões afetadas. Algumas regiões, como a de BioBio o fogo vai e vem, é controlado mas volta a aparecer.

Ao que parece as orações estão surtindo efeito, temos previsão de chuva para alguns lugares do Sul nos próximos dias. Os próximos dias a temperatura cai um pouco, o que também é muito bom. Que assim seja.

O avião supertranker hoje superou todos os recordes, foram 7 viagens em 1 dia. Hoje um avião, trazendo 4 helicópteros, chegou no Chile.

Hoje a qualidade do ar de Santiago voltou a ficar ruim. Beber muita água é mais que obrigatório.

Já foram mais de 1.851.800 litros de água utilizados para extinguir o fogo. São  mais de 19 mil pessoas compbatendo o fogo, sendo 609 brigadistas do exterior. 1912 veículos aéreos e terrestres trabalhando no combate.

Incendio Chile

Dia 31/01

O clima hoje não ajudou em nada, dia quente no sul e com muito vento. Nestes momento as regiões de O’Higgins, Maule y Biobío estão com incêndio ativo.

Hoje chegaram alguns helicópteros para ajudar ao combate ao incêndio. Os dois aviões tanque estão trabalhando conjuntamente para apagar o fogo em diversar regiões do país.

Ao que parece o incêndio começou devido a uma má manutenção de um cabo de Alta Tensão. A Fiscalia da Região de Ohiggins pediu a prisão de 6 funcionários da empresa.

Notícia boa: já foram construidas e entregues algumas casas (inclusive equipadas), em regiões atingidas e que não correm mais risco de serem atingidas pelo fogo. Tudo isso graças a ajuda de contribuições ($$) e tempo de voluntários. Muuuuuitos jovens estão no sul ajudando. 🙂

Incendio Chile

Dia 30/01

A cidade de Portezuelo foi a mais afetada hoje, a cidade está a pouco mais de 30km de Chillán e a região rural foi a mais atingida, o incêndio assustou e foi necessário evacuar várias pessoas. A Região de O´higgins que estava um pouco aliviada, voltou a ser atingida pelo fogo.

O super avião Russo chegou para ajudar, uma boa notícia, já que o SuperTanker, utilizado até ontem, hoje está parado para manutenção preventiva (foram muitas horas de voo).

Para vocês terem ideia do tamanho da catastrofe, até as 6h da manhã de hoje, eram 1.108 pessoas albergadas, 3.782 danificados, 1.012 casas destruidas. Além dos 11 falecidos.

Muitos animais estão sofrendo também pelas queimadas, por ser área maiormente rural, muitos animais morreram ou se machucaram muito pelo fogo. Animais silvestres também estão fugindo do local, chegando machucados em várias cidades.

Os aviões que vieram do Brasil já estão em ação.

Clique aqui para ver outras imagens do incêndio.

Incendio Chile

Dia 29/01

Hoje nosso coração se enxeu de alegria, 2 aviões C-130 chegaram da Força Aérea Brasileira. Estes aviões seguirão à cidade de Concepción, para combater o fogo direto por lá.

Novos brigadistas também chegaram desde Argentina, Panamá e Venezuela.

A quantidade de voluntários indo ajudar as cidade atingidas provocou, durante todo o fim de semana congestionamentos gigantescos na região sul. Os militares estão, desde a carrereta, direcionando os voluntários para diferentes cidades, para que a ajuda seja bem distribuida.

O fogo continua avançando, e ainda está forte e descontrolado, mas a boa notícia é que o fogo que chegou até a cidade de Valdívia deu tregua e por lá a alerta vermelha agora é amarela.

Estão combatendo o fogo mais de 11 mil pessoas (entre brigadistas, bombeiros, forças armadas e funcionários do Estado), 44 aeronaves (aviões e helicopteros) e 248 maquinas pesadas

Incendio Chile

DIA 28/01

Cada vez mais controlados os incêndios na Região de O´higgins (onde está a cidade de Santa Cruz), mas os moradores continuam alertas, pois mudanças de vento são constantes.

Mais uma região começa a ser atingida pelo fogo, hoje chegou na Região de Los Ríos (onde está a cidade de Valdívida). Mas o incêndio foi controlado por lá.

Hoje de tarde Santiago ficou coberta de fumaça, isso aconteceu devido a mudança do vento que trouxe a  fumaça dos incêndios do Sul. Beber muita água é indispensável. Recomendaram que crianças, pessoas de idade e grávidas evitem sair de casa. Evitar também atividades físicas.

Incendio Chile

Zona de catástrofe: Valparíso, las provincias de Colchagua e Cardenal Caro na Região de O’Higgins e as Regiões de Maule, Biobío y La Araucanía.

No total são 13 falecidos 🙁 sendo 2 bombeiros, 2 policiais, 3 brigadistas e 6 civis.

Hoje foi presa uma mulher sob suspeita de estar provocando fogo. Investigações estão em andamento, suspeitam de outras pesssoas que também estejam provocando fogo intencionalmente.

Estão combatendo o fogo 4.500 pessoas (entre brigadistas, bombeiros, forças armadas e funcionários do Estado), 46 aeronaves (aviões e helicopteros) e 195 maquinas pesadas

Incendio Chile

DIA 27/01

O fogo não dá tregua, locais que estavam controlados voltaram a queimar sem piedade.

A região de O´Higgins está mais controlada, a maior preocupação agora são as Regiões de Maule, Biobío e Araucanía (o fogo está indo cada vez mais para o sul do país).

A situação mais drástica de hoje foi nas proximidades de Concepción, onde houve necessidade de evacuar a cidade de Vilumanque. As imagens impressionam com a violencia do fogo e a coragem das pessoas que com motosserras cortam árvores (pois elas servem de combustível para o fogo), jogam água e retiram móveis das casas.

No total são 13 mortos 🙁 sendo 2 bombeiros, 2 policiais, 3 brigadistas e 6 civis

DIA 26/01

Amanhecemos com um povoado de Sta Olga completamente queimado.

Dia com muito fogo em várias regiões, principalmente na região de Bio Bio, pessoas desalogadas em cidades variadas.

Conaf informou que são 77 incêndios ativos, 51 estão controlados e 14 foram extintos, com 273 mil hectareas consumidas pelo fogo e infelizmente 10 falecidos.

O avião SuperTranker (do vídeo acima) fez 3 viagens hoje. Vídeo abaixo dele em ação aqui no Chile

Dia 25/01

O tão esperado avião SUPERTANKER chegou ao país e fez duas viagens, a primeira conseguiu lançar água, na segunda não foi possível devido ao clima, vento e nebulosidade.

As chamas cruzam a estrada e estão a ponto de entrar na cidade de Sta Olga.

Atualizaremos este post a cada informação nova. Fiquem ligados e mandem suas energias positivas para nós, por favor.

Incendio Chile

Fotos: AFP / AP / Reuters / EFE



Booking.com

Gostou, veja este vídeo para mais dicas

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

5

>> Utilizando cartão de crédito no Chile.

>> Alfândega no Brasil. Dicas

>> Cartão pré-pago para viagens

1

2

1 2 3

<< Próximo Post                                                                           Post Anterior >>

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

agosto 7, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos