O Chile é conhecido por seus deliciosos vinhos, então quantas garrafas de vinho posso trazer do Chile na mala?
Com certeza você via visitar uma o mais vinícolas no Chile, na seguinte playlist você encontra as que já visitamos com dicas imperdíveis.
Falando em dicas, te invito a visitar o especial de dicas para sua viagem ao Chile onde poderá encontrar muitas dicas interessantes, para que sua viagem ao Chile seja sensacional. Te recomendo dar uma conferida, terminado de ler este post.
🧐 Antes de começar é importante fazer uma diferença do que é o limite da Receita Federal e o limite da cia aérea.
Limite garrafas da Receita Federal
A receita federal limita alguns produtos para a entrada no Brasil. No caso das bebidas alcoólicas este limite é de 12 litros, ou seja, como as garrafas de vinho têm normalmente 750 ml estamos falando de 16 garrafas ao todo ✅
Ao chegar no Brasil, o viajante tem direito uma cota adicional no Free Shop de entrada no País ✅. Ou seja, além dos 12 litros informados acima pode acrescentar mais 24 (vinte e quatro) unidades de bebidas alcoólicas, observado quantitativo máximo de 12 (doze) unidades por tipo de bebida.
Mas não esqueça que este é o limite de quantidade de garrafas, lembre que também existe um limite de valores, no caso de quem viaja de avião são U$ 500 ✅ e o limite terrestre (quem viaja de carro, ônibus) de U$ 300 para não pagar imposto.
-O que acontece se você passar deste limite?
Se você, chegando ao Brasil tiver mais de 16 garrafas e/ou mais de 24 garrafas compradas do Free Shop, terá que pagar imposto ☹️. Mas atenção: se a Receita Federal entender que as bebidas não são para consumo próprio e sim para comercialização, podem confiscar os produtos.
Por isso é importante a variedade. Se todas as garrafas forem da mesma marca (e for considerado que você vai vender estas garrafas) eles podem confiscar.
Veja mais detalhes da regra da Receita Federal aqui.
Limite de garrafas no avião
Outra coisa totalmente diferente é como você pode levar estas garrafas no avião. Esta regra é da ANAC, clique aqui para ver a regra completa
A regra brasileira proíbe, em qualquer hipótese e quantidade, o transporte de bebidas com teor alcóolico superior à 70%,🚫 independentemente de terem sido adquiridas em free shops ou de serem transportadas na bagagem de mão ou despachada.
Para bebidas alcoólicas (como o vinho) o que você dever ficar atento é com a regra do teor alcoólico
Bebidas com teor alcoólico está entre 24% e 70% são permitidas ✅, mas cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 litros por passageiro na bagagem. Esse limite aplica-se tanto em bagagem de mão como despachada ✅.
Já bebidas com teor alcoólico abaixo dos 24% não existe restrição (exceto a questão do peso contratado com sua cia. aérea)
🛑 Dica adicional sobre garrafas no avião.
Em viagens internacionais é muito comum regra mais restritiva no caso de líquidos (máximo recipientes de até 100 ml), exceto no caso de bebidas adquiridas em free shops (no aeroporto) ou na aeronave.
Já ouvimos milhares de casos de que a informação do atendente do aeroporto ser totalmente diferente (para mais ou para menos), então o ideal é perguntar para a empresa que você está contratando qual o limite de garrafa na bagagem de mão.
Ainda mais agora que as malas são cobradas a parte em alguns casos
Quantas garrafas de vinho posso trazer do Chile?
Em resumo:
– Receita Federal: você pode trazer até 16 garrafas de 750 ml sem pagar imposto ✅, mas deve considerar que tem um limite de 500 USD.
– Avião
- Teor alcoólico superior a 70%: proibido
- Teor alcoólico entre 24% e 70%: garrafas de no máximo 1 litro com limite de 5 litros por passageiro, ou seja 6 garrafas de 750 ml por passageiro.✅
- Teor alcoólico inferior a 24%: não tem limite (exceto a questão do peso contratado com sua cia. aérea)
– Bagagem de mão e despachada: pode variar conforme cada empresa aérea, normalmente deixam entre 5 e 6 garrafas na bagagem de mão.
Importante: se seu voo é com conexão para outro país pode acontecer de não permitirem garrafas na mala de mão, não esqueça que para estes casos você terá que obedecer regras de alfândega deste outro país.
Inclusive, você vai dar uma passadinha na Argentina e pretende comprar vinhos por lá também, é importante já viajar sabendo quais as regras para entrar com bebida alcoólica no Chile que te contamos aqui.
Posso levar a taças de vinho na bagagem de mão?
Vai depender da cia aérea já que a taça (por ser de vidro), pode ser considerada um item perigoso para se carregar dentro do avião.
Nós, que já viajamos muito do Chile para o Brasil levando vinhos e taças já tivemos oportunidade de viajar com elas na mão (na própria sacolinha que dão das vinícolas), na mala de mão e na despachada (bem embalada).
Sugiro que:
- consulte sua cia aérea (de preferência por whatsapp ou email para ter a resposta em mãos caso precise)
- esteja com a taça embalada para caso te solicitem que inclua a taça na mala despachada.
- seja simpático, como dizem no nosso Grupo de Telegram o sorriso abre portas. Muitas vezes a situação vai depender também do atendente no aeroporto
Importante dizer que nós normalmente viajamos de forma direta do Chile para o Brasil. Se seu voo faz escala em algum outro país é importante verificar as regras de entrada neste, porque pode existir algum tipo de restrição no momento de embarcar novamente desde este outro país até o Brasil.
Dicas para comprar e embalar os vinhos antes de viajar
Se você quer saber como embalar corretamente as garrafas e dicas de onde comprar vinho, clique aqui👆
Aproveite para ver mais dicas para viajar para o Chile nos posts abaixo e também encontra conteúdo exclusivos e mais dicas para viajar ao Chile nesta playlist de nosso Canal de Youtube