A primeira vista esta cidade de Chonchi pode parecer sem graça, mas acredite esta cidade que já foi uma das mais ricas e prósperas de Chiloé guarda segredos e lugares imperdíveis.
Começamos nossa visita na Igreja de Chonchi, uma das 16 de toda Chiloé que são Patrimônio da Humanidade.
Se a igreja estiver aberta, vale conhecê-la por dentro.
Na praça, em frente a igreja, você entenderá porque a cidade é conhecida como a ´ciudad de los tres pisos´ por ter sido construída em uma pendente.
Continuamos nossa caminhada descendo esta rua. Observe os casarões (um pouco deteriorados), mas que já foram sinônimo de muita riqueza.
Nesta mesma rua, fique atento para não passar batido pelo Museu de Tradições Chonchinas, que funciona de terça a domingo das 10h às 13h30 e das 15h às 18h45
Este lindo museu guarda as tradições deste lugar. Continua montada como uma casa no século XX.
Além de ter muito bem conservado o que seria a sala, sala de estar, cozinha, quarto, etc., tem uma outra ala com o típico fogón chilote.
O mais incrível deste museu é que por aqui é feito eventos típicos, usando as peças do museu. Realmente uma experiência que deve ser incrível.
No segundo andar, peças de várias épocas.
Seguindo o passeio por esta rua você chegará à Costanera, um lugar super tranquilo.
Aproveite para dar uma pausa e apreciar a paisagem
Por aqui está o mercado com artesanatos, mas não se empolgue. Infelizmente na baixa temporada está praticamente vazio.
Para muitos o passeio terminaria por aqui, mas ainda temos um ponto para visitar.
Suba a rua do mercado e vire a direita. Você passará pelo Museu do Acordeon.
Sr. Sergio, o dono e idealizador deste museu é um músico super conhecido. Inclusive numa das datas que passamos por aqui ele estava viajando pela Europa para mostrar seu trabalho.
Além de ser músico ele também concerta o instrumento, então não é difícil encontrar com uma roda de sanfoneiros por aqui.
Se o museu não estiver aberto, ligue para ele, o telefone está disponível na janela de lá.
Chonchi pode ser percorrido facilmente à pé e por meio dia. Aproveite para conhecer outros lugares da ilha, como por exemplo a Ilha Lemuy.
Veja como foi nossa visita por lá:
Como chegar:
De carro: Chochi está a 20km de Castro, em uma estrada bem sinalizada.
De tour: por ser uma cidade muito importante para Chiloé, vários tours incluem a ida à cidade no seu roteiro. Veja detalhes com nossos parceiros da região, clicando aqui.
De ônibus: são frequentes os micro-ônibus de Castro até Chonchi e te deixam próximo à igreja. O terminal de ônibus de Castro fica na San Martin 667
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem
É amante de vinho, que tal ficar hospedado neste hotel em Santiago?
Conheça o Hotel AlmaCruz e aproveite os 15% de desconto usando o código promocional LIKECHILE para hospedagem até Setembro de 2025.