Ojos del Caburgua

junho 18, 2022

Pucon o que fazer, passeios, onde comprar, tours, LikeChile

A cidade de Pucón no sul do Chile deve ser uma das mais lindas do país. Mundialmente conhecida por seu Vulcão Villarrica que está sempre soltando uma bela fumaça, Pucón é realmente uma cidade abençoada.

Mas Pucón não é só o vulcão, por aqui as belezas naturais são tantas que resolvemos fazer um post das mais belas delas: Ojos del Caburgua

Passeios Pucón

Ojos del Caburgua em Pucón: com agência

Já fomos algumas vezes para lá, a primeira foi de tour, normalmente preferimos tours na primeira visita porque estar com guia é conhecer ainda mais e entender um pouco mais da região, entorno e lugar que iremos visitar.

Por exemplo esta bela parada no caminho:  a ponte do rio Turbio. 

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 7

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

O interessante daqui é que é o caminho natural da lava do Vulcão Villarrica. O tom cinza deve-se a que por aqui passa lava e o degelo do vulcão.

Se não fosse pelo tour não saberíamos deste detalhe, provavelmente passaríamos por este lindo lugar sem saber do que se tratava.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 6

Ojos del Caburgua: o que tem por lá

Antes de começar é interessante saber que os Ojos del Caburgua se chamam assim pois são duas cachoeiras que assemelham a olhos. É o desague subterrâneo do lago Caburgua.

O parque tem algumas trilhas curtas e muito bonitas por conta da floresta chamada Selva Valdiviana,  uma formação única no mundo por sua abundância em espécies em um clima frio.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 1

Tivemos a oportunidade de ir uma vez no verão, logo sobre a cachoeira se forma piscinas e alguns, corajosos, estavam dentro da água que é gelada.

Nós preferimos seguir a trilha, que é de nível fácil e super curtinha.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 4

A poucos metros tem uma pequena lagoa chamada Laguna Azul. A cor da água é lindíssima e varia com a luz do sol.

A dica aqui é você ir em um dia com sol ou bem iluminado. Visitar o local em dias nublados você não vai ver esta linda cor esmeralda

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 8

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Como chegar nos Ojos del Caburgua

Os Ojos del Caburgua que ficam a só 18 quilômetros do centro de Pucón e por isso muitas pessoas preferem ir de forma independente (sem agência).

Você pode ir de carro ou aproveitar a ciclovia e chegar de bicicleta.

Mas CUIDADO com a pegadinha do WAZE ou PLACAS do caminho, porque existem duas entradas para os Ojos del Caburgua, a primeira você tem uma vista por cima (ou seja, não vê os Ojos ou a Laguna Azul), a entrada correta para ver exatamente o que vimos é a segunda.

entrada ojos del caburgua

Em resumo, a entrada correta é a que está um ponto de ônibus com o cristo (foto acima), desde este lugar, entre na estrada à esquerda que são ainda mais 2kms de estrada de terra

É comum você ver muitos ciclistas na estrada, principalmente no verão, porque uma parte da estrada conta com ciclovia.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 12

De Pucón até Ojos de Caburgua

De carro: se você, como nós, vai de carro, pode utilizar o Waze para chegar até lá, sempre lembrando da pegadinha da primeira entrada. O waze vai pedir para você entrar, mas siga em frente e só dobre à esquerda na segunda entrada (no cristo que comentamos acima)

De ônibus: também é possível chegar de ônibus (Caburgua, que custa CH$ 700) e você deve descer no ponto de ônibus do cristo. Não esqueça que deve continuar, por pelo menos, 2 kms em estrada de terra até a entrada do lugar. O que em dias de chuva pode não ser tão agradável.

Em sua maioria as pessoas preferem ir de carro, como falamos no nosso post principal de Pucón (clique aqui para ler), estar de carro pode te dar a possibilidade de conhecer muita coisa na região de forma independente.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile 9

Ojos del Caburgua: quanto custa?

Importante saber que o recinto é privado para entrar você têm que pagar uma entrada (por pessoa).

Esta entrada é paga independente de qual você escolher (a primeira ou a segunda).

O valor costuma ser entre CH$ 1.500 a 2.000 por pessoa. Pode variar na alta e baixa temporada (alta temporada é no verão), mas não costuma passar disso.

Ojos del Caburgua,Pucón, LikeChile

Ojos del Caburgua: vale a pena?

Sim, Ojos del Caburgua é um imperdível da região de Pucón. Ainda que tenha um local para fazer pic-nic não é um parque grande, em algumas horas de seu dia você pode conhecer e com calma.

O bom é que está no caminho para algumas termas e também da cidade de Caburgua, o que pode ser então sua primeira parada em um dia com mais aventuras.

tour pucon, likechile 26-w540-h540

Lembra que falamos, no início do post, que nossa primeira vez na cidade fizemos este passeio em tour?  Fizemos um vídeo mostrando tudo

Dicas para viajar para Pucón

Agora que você já sabe mais sobre o clima é importante saber um pouco mais do que fazer na cidade, o que tem por lá e roteiros prontos que podem te ajudar bastante.

Abaixo de deixamos estas dicas

Grupo Telegram LikeChile

Tivemos a oportunidade de morar por alguns meses em Pucón (com emoção e erupção) e por isso temos muitos vídeos contando e mostrando um pouco mais da cidade para você.

Aqui uma playlist completa com vídeos para você já ir se familiarizando por lá.

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.