Termas Colina no Cajón del Maipo

outubro 6, 2023

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

As Termas Colina é um imperdível na região do Cajón del Maipo, em Santiago do Chile e é um dos passeios queridinhos do visitante brasileiro.

E não é por menos, estamos falando de piscinas termais (com água quentinha, esquentada por um vulcão – Vulcão San Jose) em meio a Cordilheira dos Andes

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Termas Colina

Localizada em Cajón del Maipo no meio da Cordilheira dos Andes, Termas Colina é uma das tantas termas da região.

São 7 piscinas termais, com água aquecida naturalmente pelo Vulcão San José, cada piscina com temperatura diferente da outra, quanto mais alta mais quente.

O diferencial daqui é a paisagem. Estar dentro de uma piscina quentinha com uma linda paisagem é uma experiência incrível.

Mas, não podemos deixar de comentar que o lugar peca pela falta de estrutura.

Tem um vestiário e um banheiro que servem para o propósito (entrar e se trocar), mas só isso.

A explicação é que as instalações estão no meio da cordilheira. Vento, neve e chuva podem causar estragos às instalações e por isso o simples aqui é o mais útil e viável.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Terma é de água quente?

Sim, ainda que nem toda piscina natural de água quente pode ser chamada de terma ou águas termais, por aqui você encontrará piscinas termais com águas, naturalmente aquecidas, que podem atingir os 55 graus (ainda que costumem estar entre os 25 e 35 graus).

Nas Termas de Colina são 7 piscinas naturais, sendo as mais altas as mais quentes.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Estrada para a Termas Colina

Aos pés do vulcão San José, esta terma está localizada em Cajón del Maipo, a 140km de Santiago.

São aproximadamente 2 horas de viagem em boa parte de estrada asfaltada.

Mas não se engane, parte do caminho e principalmente o acesso para chegar até as termas pode não ser tão fácil dependendo da época do ano e carro que você vai.

No verão é importante ir com um bom carro para aguentar caminho de terra, lama, buracos e pedras. Sugerimos carros altos.

No inverno a estrada é ainda mais difícil, e existe a possibilidade de neve e ainda mais lama no caminho. O ideal é viajar em carro 4×4 ou nossa recomendação: ir de tour

O caminho é de tirar o fôlego. A imponente cordilheira dos Andes nos surpreendem com belas cores.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Termas Colina no inverno

Ainda que o passeio possa ser feito durante todo o ano é importante ter atenção no inverno.

Isso porque o acesso ao local pode estar interditado por conta da neve, chuva ou pedra.

Por isso o ideal, principalmente no inverno, é fazer o passeio com agência. Eles têm o contato direto com o pessoal da terma e podem verificar, antes de iniciar a viagem, se a estrada está apta para subir.

Como saber se Termas Colina está aberto ou fechado?

Principalmente no inverno, por condições do clima ou caminho, é comum que o acesso às Termas Colina esteja fechado. Particularmente não recomendamos ir por conta própria (exatamente por conta do caminho), mas se você for o ideal é estar com carro alto e 4×4.

Você pode acompanhar a informação do acesso às termas clicando aqui

Tem restaurante nas Termas Colina?

Não, como comentamos a estrutura é bem precária, não tem nada perto de lá.

Se você visita com um tour é bem provável que sua agência prepare um piquenique, normalmente com petiscos diversos, sucos , vinho, etc (consulte nossas agências parceiras).

Se você for de forma independente já leve tudo desde Santiago.  Recomendamos lanches e sucos , já que qualquer refrigerante com gás, provoca que você estufe por conta da altura e vai passar mal.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Dicas para as Termas Colina

Aqui algumas dicas que podem te ajudar muito para este tour:

A viagem para Cajón del Maipo, ainda que boa parte em estrada asfaltada, é com algo de curvas e para a Cordilheira (altitude). Então ir mascando chiclete pode aliviar um pouco tonturas ou enjoos que você possa ter durante o trajeto.

Já vá vestido com a roupa de banho, desde Santiago. O vestiário das  termas é bem ruim, e em alguns momentos pode até estar molhado e sujo, então quanto menos tiver que usar melhor.

Leve chinelo e toalha. Se possível roupão também. A ideia é que você comece a entrar nas piscinas mais baixas (e mais frias) e ir subindo para as mais quentes….então este entrar e sair das piscinas é muito mais agradável de chinelo e de roupão.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Aqui não tem lugar para deixar sua mochila, então a cada mudança de piscina você deve ir levando ela com você. Não deixe seus pertences longe de sua visão (ninguém vai se responsabilizar caso aconteça alguma coisa).

Quando já estiver pronto para ir embora é bem provável que o banheiro da terma esteja sujo de tanto entra e sai de gente – das vezes que fomos não vimos nenhum funcionário do local limpando os vestiários. Eu particularmente só me seco e coloco minha roupa … alguns corajosos tomam uma ducha fria (estou sendo gentil em chamar a instalação de ducha, porque está mais para um cano furado)

Tirando a deficiência das instalações, o grande protagonista são os banhos termais, com suas águas quentes e a paisagem incomparável da Cordilheira dos Andes.

Gosto de tirar fotos do lugar logo que chego, porque as piscinas estão vazias e a água está mais clara e bonita (veja aqui um reels que fizemos por lá). Depois que o pessoal entra, a água vai se pondo mais escura (ou leitosa) exatamente por conta da movimentação do fundo da piscina.

No momento do piquenique, que normalmente é feito na parte do estacionamento do local, venta muito. O ideal é ir bem abrigado, até mesmo que se for no verão. Não esqueça que estamos na Cordilheira e aqui o clima pode mudar de uma hora para outra

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

O que levar para as Termas Colina

Aqui um check-list do que levamos para este tour.

  • Traje de banho (de preferência já vá vestindo ele por baixo da sua roupa)
  • chinelo
  • Toalha e roupão
  • roupa íntima (cueca / calcinha)
  • Lanche / salgadinho / suco (evite refrigerante)
  • Uma sacola de plástico para colocar o traje de banho e toalha molhada

Neste vídeo contamos um pouco mais sobre nossa experiência por lá.

Como se vestir para as Termas Colina

Qualquer passeio para a Cordilheira requer algo de preparação, independente da época do ano.

O clima por aqui pode mudar de uma hora para outra, então é importante sempre levar um casaco (mesmo que em Santiago esteja super calor), é melhor ter e não precisar usar do que passar frio pela falta de um, certo?

Sempre com seu traje de banho primeiro (para facilitar depois quando você estiver por lá). Nossa sugestão é que você se vista em capas (ou como cebola). 

Neste vídeo te explicamos um pouco mais.

Valor do tour para as Termas Colina

Em média entre os CH$ 35.000 a 30.000 por pessoa, se você viaja com crianças verifique com a agência se eles tem algum desconto especial.

É comum que agências tenham diferentes roteiros para cá, então é importante perguntar bem o que inclui o seu passeio antes de contratá-lo.

De qualquer forma é um passeio de dia inteiro. Os tours saim bem cedo de Santiago e retornam ao final da tarde.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Valor da entrada das Termas Colina

Se você vai com agência é bem provável que o valor da entrada já esteja incluído no seu pacote.

Se você vai de forma independente o acesso por 4 horas, entre as 8h e 17hs,  vale CH$8.000 para adultos e CH$ 4.000 para crianças (de 3 a 13 anos)

Também existe a possibilidade do uso por 24 horas, que te permite, além do uso das piscinas e camarins, acampar, com valor de CH$ 12.000 para adultos e CH$ 6.000 para crianças.

Acampar pode ser uma opção para os mais aventureiros mas no verão, onde o uso da piscina durante a noite, vendo as estrelas, deve ser algo incrível.

Não é permitido fumar ou tomar bebida alcoólica dentro das piscinas.

Importante para quem pretende ir de forma independente: o pagamento da entrada é em dinheiro, ainda que não vimos nunca limite de ingressos (não existe, neste momento, forma de comprar antecipado), o ideal é tentar chegar cedo para evitar as piscinas lotadas.

Melhor época para ir para as Termas Colina.

É possível visitar o local durante todo os meses do ano, desde que o clima permite e o caminho não esteja interditado (que costuma acontecer principalmente no inverno e dias de chuva).

Para quem vai de forma independente a melhor temporada das Termas Colina será entre os meses de Outubro até Abril.

Se você vai com agência pode ir durante todo o ano, mas no inverno – ou dias de chuva – é possível que tenha que reprogramar por todos os motivos que já falamos.

Então, se este é um passeio que você quer muito fazer pode ser interessante que faça nos primeiros dias de viagem para evitar frustrações.

Termas Colina com crianças

Não recomendo este tour para quem viaja com crianças muito pequenas, por dois motivos:

  • primeiro que o caminho não é dos mais fáceis e é um passeio longo;
  • segundo porque, dependendo da idade da criança não é recomendado que ela entre na piscina (ou seja, um dos pais vai ter que ficar cuidando do bebê)

Depois dos 4 anos a ida com criança pode ser mais agradável e será possível entrar na piscina com mais segurança, sempre com a supervisão de um adulto (claro). Não esqueça de entrar primeiro na água para ver se a temperatura não é muito elevada.

Ainda que as piscinas não sejam fundas elas não dão pé para crianças muito pequenas. Cuidado com isso ao entrar.

A temperatura da água também é algo que temos que ter atenção, o recomendado para crianças é de no máximo 15 minutos e sempre mantê-la hidratada.

Caso você queira visitar uma terma na região de Cajón del Maipo mas prefira um lugar com mais estrutura e restaurantes, te convido assistir ao vídeo abaixo, onde visitamos a  Terma SPA na região que já fomos com nosso filho Lucas quando ele era ainda bem pequeno.

Precauções para quem visita uma terma

Entrar em uma água termal, quentinha, é algo relaxante mas que necessita alguns cuidados já que podem alterar sua pressão arterial:

  • Comece com as piscinas mais frias e aí você vai mudando para as mais quentes;
  • Fique no máximo de 15 minutos dentro da água e tenha intervalos entre uma piscina e outra;
  • Evite mergulhar ou colocar a cabeça na água;
  • Evite movimentos rápidos (como nadar), o melhor é caminhar na piscina termal
  • Em caso de desconforto saia da piscina;
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou fume na água quente;
  • Saiu da água? Use uma toalha ou roupão para se abrigar até entrar em uma outra piscina.

Termas Colina Banhos termais Colina, Cajón del Maipo, LikeChile

Dicas de Cajón del Maipo

Muitos turistas brasileiros confundem Cajón del Maipo com Embalse El Yeso (o queridinho dos viajantes).

Aqui te deixaremos algumas atividades que é possível fazer em Cajón del Maipo, uma região onde está o Embasle El Yeso, mas também outras tantas atividade para aproveitar durante o ano.

Grupo Telegram LikeChile