Huilo Huilo

junho 9, 2022

Muita gente conhece a Reserva Ecológica Huilo Huilo por conta de seu hotel, mas a reserva tem muito para conhecer, e aqui vamos te mostrar onde fica, como chegar, o que tem para fazer por lá, os imperdíveis, se é um passeio de um dia ou se é melhor ficar e muito mais.

Para começar é importante entender o que é Huilo Huilo

Passeios Pucón

Huilo Huilo

É uma reserva ecológica, muito conhecida pelo nível de conservação e proteção à sua floresta. Sim, é uma floresta patagônica.

Foi fundada em 2000 exatamente para proteger a área da exploração de madeira que é comum no sul do país.

E você, chegando lá vai entender o tamanho e a importância desta reserva, tão grande que o melhor meio de transporte para se locomover por dentro dela é de carro.

Onde fica Huilo Huilo

Huilo Huilo está no sul do país, a 860 km de Santiago, na cidade de Panguipulli. Mas a proximidade da famosa cidade de Pucón faz o atrativo ser interessante e para muitos um passeio bate e volta (o que não recomendo)

O que tem em Huilo Huilo

Huilo Huilo é um destino para quem gosta de trilhas e natureza, inclusive chegando lá você verá que a quantidade de trilhas e lugares para visitar são tantos que o passeio de bate e volta que costuma sair da cidade de Pucón não vale à pena.

A Reserva Biológica Huilo Huilo é dividida em 5 Portais, que nada mais são que roteiros para fazer trekking, cada um fica em uma parte do parque e por isso visita lugares totalmente diferentes

Fazer os trekkings não é grátis, você pode visitar apenas um portal (cada um tem seu preço),comprar Tripacks que juntam mais de um portal, ideal para quem vai ficar pelo menos 1 noite na região ou comprar o Fullpack que dá direito aos 5 portais, ideal para quem vai ficar entre 5 a 6 noites por lá.

Instagram LikeChile

Imperdíveis em Huilo Huilo

Nós ficamos 1 noite por lá, e com isso conseguimos fazer o principal (ou imperdíveis) de Huilo Huilo.

Foram 3 portais distribuídos em 2 dias inteiros na região. Se puder ficar mais tempo, aconselho imensamente.

Os imperdíveis de Huilo Huilo são:

-Sendero Salto La Leona

Que faz parte do Portal La Leona, um trekking fácil e curto, são 910 metros até chegar na cachoeira.

Começar por ele é interessante, porque você vai perceber a imensidão desta reserva, tamanhos das árvores e claro, beleza do lugar.

Huilo Huilo

-Sendero de Los Espiritus

Também faz parte do Portal La Leona e está bem integrado ao Sendero La Leona.

De nível médio, são 1h30 até chegar à cachoeira. A dificuldade da trilha está principalmente por conta da falta de sinalização. Como se caminha por muito tempo, não ficamos seguros se chegamos ou não no lugar certo.

O barulho da água (em um momento que estávamos a ponto de voltar), nos motivou a continuar e perceber que estávamos chegando na cachoeira.

Huilo Huilo

-Hotel Montaña Mágica

Ainda que não esteja dentro de um Portal (você pode visitá-lo sem ter que fazer um trekking, por exemplo), ele está ligado ao Portal La Leona.

Fomos até lá na volta do sendero Los Espiritus, mas não foi fácil nos encontrar, acabamos nos perdendo no caminho pela falta de sinalização desta trilha, uma volta a mais que tomou um pouco nosso tempo.

-Cerveza Artesanal Petermann

Depois de uma boa caminhada conseguir parar e apreciar este lugar que é uma planta que elabora e engarrafa cerveja, mas também um restaurante é um ´gran finale´

É dos poucos restaurantes que ficam dentro do Parque, ainda que no hotel você encontre uma cafeteria e consiga comer um lanche (ainda que quando fomos alguns locais eram exclusivos para hospedes), este restaurante costuma ser o ponto principal dos turistas que visitam a Reserva.

Huilo Huilo

-Criadero de Ciervos e Javalies

Dentro do Portal Bosque de Los Ciervos, este é, para mim, a parte do parque com maior estrutura.

Como viajamos com criança, Lucas estava com 1 e meio, e ainda que usamos o canguru para fazer as trilhas, neste sendero foi possível usar o carrinho (o que foi ótimo porque o dia estava bem chuvoso)

Neste Portal a paisagem muda, antes no meio da floresta, aqui você conseguirá ver um pouco mais da paisagem sem a densidade das árvores.

Em uma caminhada de nível fácil e praticamente toda plana, você verá em uma área os javalis  e em outra parte os veados (ciervos), tudo isso em passarelas de até 3 metros de altura.

O melhor é fazer este passeio pela manhã, quando os animais estão acordados.

Huilo Huilo

-Museo de los volcanes

Este museu que faz parte do Portal Bosque de Los Ciervos é parte relativamente nova da Reserva.

Lindo, muito informativo (e quentinho), ótimo lugar para ir em um dia de frio e chuva, nada rara no inverno do Sul do Chile (entre Junho a Setembro)

Vá com calma e veja a cápsula Fênix, uma das originais que tirou os mineiros que ficaram soterrados no Chile.

-Sendero Salto Huilo Huilo

Acredito que seja um dos mais famosos do parque e que está no Portal Huilo Huilo

A dificuldade é média, mas isso porque são inúmeras as escadas que você terá que subir e descer.

Huilo Huilo

Para ter outra vista da queda d´agua você poderá seguir por uma outra trilha, dentro deste mesmo portal, chamado Sendero Huilo Huilo el Puma. Pouco sinalizada é comum ver turistas se perguntando durante o caminho se estão no local certo.

Huilo Huilo

-Puerto Fuy

Ainda que não seja nenhum sendero, trekking ou trilha do parque a cidade de Puerto Fuy deve estar no seu roteiro se estiver na região.

Daqui saem embarcações para a cidade de San Martin de Los Andes (na Patagônia Argentina)

Onde se hospedar em Huilo Huilo

Acredito que muitas pessoas acabam fazem um passeio de bate e volta por conta do preço do Hotel de Huilo Huilo, mas há esperanças, você não precisa ficar hospedado dentro do parque.

Ainda que seja a opção mais luxuosa e que todos querem, existem opções mais baratas fora da Reserva, na cidade de Neltume você encontra muitos hostels e pousadas e está na entrada da reserva.

Abaixo algumas opções de hospedagem dentro da Reserva Ecológica Huilo Huilo

Huilo Huilo

Hotel Montaña Magica Huilo Huilo

Se você já tinha ouvido falar de Huilo Huilo é bem provável que você tenha visto a foto deste hotel. Escondido no meio da vegetação é um hotel de luxo, com piscina temperada, restaurantes e na entrada de um dos portais do parque (La Leona)

Hotel Nothofagus

Outro hotel clássico da região, conectado ao Hotel Montaña Mágica, está este belíssimo hotel de pouco acesso para quem não é hospede. Os quartos, que são maiors do que o hotel anterior, contam com vista espetacular, SPA e restaurante.

Clique aqui para reservas e valores

Nawelpi Lodge

Ainda que faça parte do complexo de hotéis da reserva, e está perto deles, é um local ainda mais privado pois são cabañas privadas próximas ao Rio Fuy. Mas não esqueça que estamos falando de um complexo de luxo, então o Club House Nawel tem atenção perfeita para os hóspedes e cozinha de autor, do nível de todo o complexo.

Clique aqui para reservar e valores

Abaixo algumas opções de hospedagem fora da Reserva Ecológica Huilo Huilo

Como comentamos anteriormente os hotéis dentro da reserva caras, mas existem opções mais econômicas fora dela, na cidade de Nelpume, logo na entrada do parque. São inúmeras, muitas delas atendidas por seus donos. Hospedagens simples para uma boa noite de sono.

Karü Domos del Fuy

Bangalôs mobiliados, com estacionamento gratuito a cerca de 1,5km da entrada da Reserva de Huilo Huilo. Equipados com cozinha completa, mini-bar e uma tinaja de água quente

Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Cabañas El Portal

São cabañas equipadas (com cozinha), com aquecimento a lenha (lareira), atendido pelo dono é ideal para grupos grandes.

Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Treca Rupan Lodge

Além da hospedagem contam com um restaurante o que pode ser interessante para depois de um dia caminhando que só se quer descansar (ainda que os preços não sejam dos mais baratos)

Clique aqui para ver disponibilidade e valores

Dicas para quem viaja para Huilo Huilo

Huilo Huilo é uma reserva ecológica enorme, antes de irmos tínhamos a ideia que chegando lá seria possível fazer tudo a pé, mas nananinanão, é tão grande que, para você se locomover entre um portal e outro precisara de carro, ou bicicleta por conta das distâncias.

Falando em bicicleta é importante que em toda a extensão da estrada asfaltada que corta a reserva, existe uma ciclovia, muito bem feita e sinalizada.

Huilo Huilo

Qual a melhor época para visitar Huilo Huilo

O sul do Chile é conhecido por ser uma região que chove bastante, principalmente entre os meses de Maio a Setembro, então muitos turistas preferem visitar a região no verão (Dezembro a Março) para pegar mais dias de sol, calor e claro, aproveitar um pouco da água destas cachoeiras para se refrescar.

Nós, que já moramos no sul do Chile e estamos acostumados com a chuva, fomos no inverno mesmo, em pleno mês de Julho, você verá no vídeo abaixo que fizemos de lá que pegamos chuva, mas isso não é um empecilho, se você vai com as roupas apropriadas.


O que sim é importante que você saiba é que os preços no verão são muito mais altos que no inverno. Além disso a quantidade de turistas também é maior.

Então, se você não quer pegar tanta chuva mas não quer pagar tão caro, uma opção seria ir nos meses de Março, Abril, Outubro, Novembro.

Mas lembrando que pela proximidade da cidade de Pucon, que tem um lindo centro de ski (e neve no inverno), se você for em Agosto ou Setembro, poderá ver lago de neve em Pucón e aproveitar alguns dias (mesmo que chuvosos) em Huilo Huilo.

Huilo Huilo

Grupo Telegram LikeChile

Como chegar em Huilo Huilo

A forma mais fácil é indo de carro, desde a cidade de Pucón. São 120km desde lá (2h30 aproximadamente), em estrada muito boa, praticamente toda asfaltada e sem pedágio.

Vá logo cedo, porque se o dia estiver bonito, você fará varias paradas para tirar fotos. Existem paradas feitas exatamente para esta finalidade, deixar o carro bem estacionado, fora da estrada e apreciar a paisagem.

Huilo Huilo

Quanto custa Huilo Huilo

O maior gasto que você terá por aqui, dependendo do hotel que você escolher (claro), será com alimentação. Isso porque você pode ficar hospedado em locais mais baratos fora da reserva, como comentamos.

Mas comer por lá já não tem tantas opções assim, ou você come no Cervezaria Peterman ou no hotel e aí os preços variam bastante, mas dificilmente você gastará menos de CH$ 10.000 por pessoa e para comer um lanche.

A opção neste caso é você ir preparado com algum lanche para durante o dia e deixar para ir nos restaurantes de noite ou quando seu dia de trilha terminar (foi o que fizemos). Outra alternativa é alugar uma cabaña equipada para fazer sua alimentação por lá.

Já com passeios, na Reserva você gastará dependendo das atividades que fizer. Os valores dos Portais estão na faixa dos CH$ 3.000 a 4.000, mas se você incluir um canopy (tirolesa), por exemplo, vai sair um pouco mais caro.

Sugiro muito que você vá com calma, para passar pelo menos 1 noite (ainda que Huilo Huilo mereça mais), no inverno e 3 noites no verão.

Não esqueça de ir bem agasalhado, com roupa para frio e chuva (independente da época do ano), para não passar por perrengue.

E o principal, aproveite esta paisagem totalmente diferente do que você verá no resto do país.

Vai fazer o passeio incluindo Pucón em seu roteiro? Abaixo alguns posts que podem te ajudar

E uma playlist da região para você não perder nada de lá