Considerado um dos parques mais bonitos do Chile, Parque Nacional Conguillío é acessível, pode ser percorrido a pé, de carro ou bicicleta e apto para todas as idades, inclusive crianças.
Neste post falaremos um pouco mais deste local, desconhecido ainda pelos brasileiros, e contaremos como foi nossa experiência fazendo um trekking por lá em pleno inverno
Índice
- Parque Nacional Conguillío
- Onde fica o Parque Nacional Conguillío
- O que tem no Parque Nacional Conguillío
- Trekking no Parque Nacional Conguillío
- Nossa experiência no Parque Nacional Conguillío
- Ingresso do Parque Nacional Conguillío
- Dias e horários do Parque Nacional Conguillío
- Como chegar no Parque Nacional Conguillío
- Melhor forma de ir para o Parque Nacional Conguillío
- Onde se hospedar no Parque Nacional Conguillío
- Notícias e novidades do Chile
Parque Nacional Conguillío
São 60 mil hectares onde você vai encontrar um bosque de Araucárias, coihues milenares, lagos e lagos e muitas trilhas para fazer sozinho, em família ou amigos.
O parque pode ser visitado durante todo o ano, inclusive você pode conhecer mais de uma vez e se surpreender com a mudança de cores daqui.
Dizem que o Outono é a melhor época para visitar, quando as folhas estão praticamente todas douradas.
Mas a primavera, com as árvores todas verdinhas e o inverno com o parque branco pela neve tem seu diferencial.
A alta temporada por aqui é no verão, quando a compra do ingresso inclusive deve ser comprada com antecedência porque pode esgotar o limite de visitantes.
Este lugar foi cenário parao filme “Walking with Dinosaurs” de la BBC e você vai entender o motivo quando chegar por aqui.
Onde fica o Parque Nacional Conguillío
O Parque Nacional Conguillío está localizado na Região de La Araucania, no sul do Chile.
Está a 700km da cidade de Santiago e uns 100km da cidade de Temuco (que muitos conhecem pela proximidade de Pucón, muito conhecida pelos brasileiros)
O que tem no Parque Nacional Conguillío
Como boa parte dos parques nacionais espalhados no país, por aqui o contato com a natureza é o principal.
A diferença de muitos deles é que este parque está bem sinalizado, com possiblidade de fazer trekkings (de mediana ou alta intensidade), conhecer lagos e cachoeiras inclusive sem precisar andar tanto.
Muitos pontos lindos do parque você pode chegar facilmente de carro (principalmente 4×4), o que o torna apto para adultos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Um dos pontos altos do parque, a Laguna Arcoiris, pode ser visitada de um lado por um pequeno trekking (apto para crianças e adultos) ou também desde o caminho de terra que você chega de carro. Simples assim.
Trekking no Parque Nacional Conguillío
São 13 as trilhas que você pode fazer no Parque Nacional Conguillío, todas são auto guiadas, muito bem sinalizadas e seguras.
São elas:
- Sierra Nevada, 10 km – 3h ida
- Los Carpinteros: 8 km – 2h30 ida
- Pastos Blancos, 11 km – 5h ida
- Contrabandista, 15 km – 3h30ida
- Travesía Río Blanco, 5 km – 5h ida
- Travesía a Malalcahuello, 10 km – 48h
- Ruta al Llaima, 8 km – 8h ida
- Conguillio Los Paraguas, 9 km, 10h
- Cañadón Truful Truful, 0,8 km – 45 min ida
- Las Vertientes, 0,8 km – 45 min ida
- Las Araucarias, 0,8 km – 45 min ida
- La Ensenada, 0,8 km – 45 min ida
- Lan Lan 0,2 km – 20 min ida
- Los Escoriales, 17,8 km – 6 h ida
Nossa experiência no Parque Nacional Conguillío
Fui ao Parque Nacional Conguillío no mês de Julho (inverno), minha intenção era fazer alguns dos trekkings do parque em apenas 1 dia.
Saí de Santiago em ônibus de empresa especializada em trekkings na noite de sexta e cheguei no parque no início da manhã.
Começamos o trekking e logo visitamos a Laguna Arcoiris (visita pelo sendero/trilha), que estava totalmente nevada mas sem nenhuma dificuldade para chegar.
Seguimos pela estrada de terra (por onde também passam carros, então é necessário ter certo cuidado) até chegar na Playa Linda que estava parcialmente congelada.
Daí seguiríamos pela trilha Sierra Nevada, mas infelizmente o caminho estava com muito gelo, impossível de caminhar até o mirante então tivemos que pular a visita a este mirador.
Já voltando pelo caminho de terra avistamos novamente a Laguna Arcoiris (agora o outro lado dela), bem no acesso na estrada mesmo…belíssima.
Seguimos de ônibus (da empresa de trekking) já com destino a entrada do parque, mas fizemos uma parada na Laguna Verde (subimos para ver ela do alto) e bem na entrada do parque fizemos a trilha (de nível fácil) Truful Truful.
No final do dia jantamos na cidade de Melipeuco para voltar de ônibus para Santiago, chegando no domingo de manhã.
Em um dia caminhei 12kms (a previsão era de 18km se tivéssemos conseguido subir até Sierra Nevada). Tirando a distância e algumas subidas leves, não tivemos nenhum tipo de dificuldade por onde passamos, além da neve e gelo pelo caminho.
Aqui um vídeo te contando um pouco mais da experiência por lá:
Quanto custa o Parque Nacional Conguillío
Para entrar no parque é necessário pagar o ingresso (que vale muito a pena):
- Adultos – CH$ 9.300
- Crianças de 12 a 17 anos – CH$ 4.600
- Menores até 11 anos – grátis.
Chilenos e residentes pagam menos.
Ingresso do Parque Nacional Conguillío
É necessário comprar a entrada com antecedência pois não é possível comprar lá e a conectividade é bem ruim no parque.
Atenção que no verão (entre Dezembro e Março) é alta temporada e as vagas podem acabar. Sim, existe limite de pessoas que podem entrar no parque por dia.
Você pode comprar as entradas no site: www.aspticket.cl
E é importante levar um print de tela do ingresso (quando você compra chega um QR code no seu email, é ele que você deve levar), porque no local quase nunca tem sinal de celular e você não vai conseguir abrir seu email.
Dias e horários do Parque Nacional Conguillío
O Parque Nacional Conguillío está aberto de terça a domingo, a entrada é permitida das 8h30 até às 14hs, o ideal é chegar bem cedo.
Como chegar no Parque Nacional Conguillío
O parque tem várias entradas vou falar aqui das duas principais:
Pela cabine dos guardas-parque Truful Truful: por Cunco até a cidade de Melipeuco (caminho asfaltado), depos são 9 kms de caminho bom até a entrada do parque.
Este acesso costuma ser o melhor, transitável durante todo o ano. Chegamos por aqui e não tivemos nenhuma dificuldade.
Só é possível chegar de transporte público até a cidade de Melipeuco (não tem ônibus de até o parque), exceto no verão que podem ter ônibus até lá aos domingos (vale confirmar antes)
Pela cabine dos guardas-parque Captrén: por Lautaro até a cidade de Curacautin (caminho asfaltado), logo são 34kms até a entrada do parque.
Ainda que o acesso até o parque seja bom, este setor do parque tem caminhos piores e podem estar fechados ou apenas possibilidade para carros 4×4.
Melhor forma de ir para o Parque Nacional Conguillío
Definitivamente de carro, o parque é gigantesco, se você estiver de carro vai facilitar muito.
Os locais de trilhas contam com local bom e relativamente amplo para estacionar o carro com segurança.
Para quem não quer dirigir desde Santiago, tem a opção de chegar até a cidade de Temuco (de avião ou ônibus) e daí alugar um carro – preferencialmente 4×4 para ir até lá.
Falo de Temuco por ser a maior cidade da região, nas cidades próximas pelo menos não vi locais de locação de carro.
Onde se hospedar no Parque Nacional Conguillío
Você pode se hospedar dentro do Parque Nacional Conguillío. Existe opções de cabanas (habilitados durante todo o ano) e campings.
Principalmente para quem vai no inverno o ideal é levar as compras de supermercado porque dentro do parque não passamos por nenhum lugar que era possível comprar algo.
Aqui você encontra mais informação sobre hospedagem no Parque Nacional Conguillío.
Notícias e novidades do Chile
Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.
Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.