Um dos principais atrativos da região, o Vulcão Villarrica, está localizado no Parque Nacional Villarrica e é um dos vulcões mais ativos da América do Sul.
O que é verdade, em 2015 o vulcão ficou meses em alerta por sua erupção, no inverno do mesmo ano a estação de ski ficou fechada, mas em 2016 tudo voltou ao normal.
O principal atrativo do parque Villarrica é realmente a subida até o vulcão, tour que requer mais que condicionamento físico, requer também sorte e paciência. O tour não é realizado se o clima está ruim, se venta muito ou se o vulcão tiver atividade vulcânica superiores aos recomendados.
A dica aqui, se você quer realmente subir o vulcão, é de ficar pelo menos 1 semana na cidade, para ter mais chances de o clima não estragar seu passeio.
Você só poderá subir o vulcão com agências de turismo e guias especializados. As agências te passarão todos os equipamentos necessários para a subida (roupa e raquetes de neve, por exemplo).
Para chegar até a cratera são pelo menos duas horas de ida (só de subida), e normalmente são 2 os guias que acompanham os grupos. Então se você não tem muito preparo físico não se preocupe, sempre terá algum guia com você. O tour dura o dia inteiro.
Infelizmente, para nós, já são várias tentativas de chegar até a cratera, mas o clima nunca nos ajudou. Os relatos de quem já chegou até lá são os que nos impulsionam de continuar tentando. Imagine chegar até o topo de um vulcão, ainda em atividade, sentir o cheiro de enxofre e ver a lava fumegante!!!
Mas o Parque Nacional Villarrica não é só o vulcão, outro atrativo interessante são as covas vulcânicas. Este tour que dura aproximadamente 2 horas também exige guia e equipamentos especiais.
Se tiver algum tênis antiderrapante é o ideal. O lugar é meio escorregadio e vale a visita.
O parque também é uma boa opção para quem quer ver o vulcão mais de perto. O imponente vulcão Villarrica é um dos imperdíveis do Chile.
No inverno é aqui a estação de ski mais próxima de Pucón. A temporada de esqui depende do clima, pode ir de Junho a Outubro, dependendo da qualidade e quantidade de neve.
Realmente o vulcão Villarrica é um imperdível para quem vem para a região.
Como chegar:
– de tour (ideal), veja algumas agências parceiras aqui. Como comentamos os tours ao vulcão e covas precisam de guia, se você quer apenas ver o vulcão um pouco mais de perto aí sim pode valer à pena ir de carro.
– de carro: de Pucón é só pegar a estrada Camino al Volcan, que está bem perto da entrada da cidade e seguir até o parque. A estrada é asfaltada e muito bem sinalizada, no inverno pode precisar de correntes nos pneus para chegar até lá.
Valores para entrar no parque:
Temporada alta (Novembro a Março) – adulto CH$ 5.000 e crianças CH$ 3.000
Temporada baixa (Abril a Outubro) – adulto CH$ 2.500 e crianças CH$ 1.500
Dicas para viajar para Pucón
Agora que você já sabe mais sobre o clima é importante saber um pouco mais do que fazer na cidade, o que tem por lá e roteiros prontos que podem te ajudar bastante.
Abaixo de deixamos estas dicas
Tivemos a oportunidade de morar por alguns meses em Pucón (com emoção e erupção) e por isso temos muitos vídeos contando e mostrando um pouco mais da cidade para você.
Aqui uma playlist completa com vídeos para você já ir se familiarizando por lá.
Notícias e novidades do Chile
Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.
Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.
Já viu nossa live de segunda (às 18hs no Youtube)? Respondemos as dúvidas que os deixam em todas as nossas redes sociais 🙂
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem