A sua visita à Santiago já deve estar na lista a visita a uma ou mais vinícolas . Neste post vamos te contar porque uma delas deve ser a Vinícola Santa Rita.
Índice
- Vinícola Santa Rita
- Tour e preços na vinícola Santa Rita
- O tem para conhecer na vinícola Santa Rita
- Passeios para a vinícola Santa Rita
- Restaurante da vinícola Santa Rita
- Almoço na vinícola Santa Rita
- Hotel na vinícola Santa Rita
- Quando ir para a vinícola Santa Rita
- Vinícola Santa Rita ou Undurraga
- Vale comprar vinho na vinícola Santa Rita?
- Qual a melhor época para visitar as vinícolas no Chile?
- Como ir para a vinícola Santa Rita de metrô
- Como ir para a vinícola Santa Rita de carro
- Quer dicas sobre Santiago do Chile?
Vinícola Santa Rita
A vinícola Santa Rita está entre as 3 principais e maiores vinícolas do Chile.
E nela você conhecerá sobre a parte cultural-histórica (onde o tour passa por antigas bodegas e pontos importantes da história do vinho que só aqui você vai encontrar) e também fala sobre a fabricação do vinho (em sua área de vinificação, engarrafamento, etc).
Algumas vinícolas falam apenas de um ou outro ponto, o que faz da Santa Rita, um tour ainda mais completo.
Tour e preços na vinícola Santa Rita
Por aqui você pode passar todo o dia. São vários os tipos de tours e não só isso, tem muitos lugares para aproveitar aqui também. Vamos primeiro aos tours:
Tour Clássico
Você conhecerá os vinhedos, bodegas de vinificação e engarrafamento, bodega cal y canto com a espetacular história dos 120 patriotas (que dá o nome ao principal vinho da vinícola). Claro que terá uma degustação de 3 vinhos (dois tintos e um branco) e o mais importante, você levará sua taça de brinde.
Preço adulto: CH$ 15.000
Preço criança (até 18 anos): CH$ 3.000
Horário tour em português: 11h e 15h30]
Duração: 1 hora
Tour Selección na Santa Rita
Tem o mesmo formato do tour clássico, mas na hora da degustação são vinhos de superior categoria.
Preço adulto: CH$ 25.000
Preço criança (até 18 anos): CH$ 3.000
Horário tour em português: 12h30 e 16h30
Duração: 1h 10
Tour Carmenere na Santa Rita
Passa pelo ponto único no mundo, de charrete você irá onde a cepa Carmenere foi re-descoberta (sim, no ponto exato onde aconteceu). O tour não passa pela parte de vinificação mas passa pela bodega cal y canto e a degustação, claro, é de três tipos de Carmenere de alta qualidade.
Preço adulto: CH$ 40.000
Preço criança (até 18 anos): CH$ 15.000
Horário tour em português: 10h
Duração: 1h30
Tour Premium na viña Santa Rita
É o roteiro do tour Clássico, mas que também inclui a visita ao parque, capela, banhos romanos. A degustação é de 3 vinhos ultra premium + tabua de queijos, frutos secos e bolachas.
Preço adulto: CH$ 40.000
Preço criança: CH$ 3.000
Horário tour em português:10h, 11h45 e 14h45
Duração: 1h30
Tour Ultra Premium na viña Santa Rita
É o tour para quem quer visitar o que quiser. Por 2h 30 um guia estará com você para que você conheça o que preferir da vinícola.
Preço adulto: CH$ 70.000
Preço criança: CH$ 15.000
Horário tour em português: qualquer horário
Duração: 2h30 (mas é possível acordar)
Pedal Bike na viña Santa Rita
É o tour ideal para grupos de amigos animados, onde uma barra foi transformada em bar-bicicleta. 1h30 de diversão, pedal e claro, vinho.
A vinícola também tem passeios de bicicleta, picnic e winemaker experience (onde você pode fazer o seu próprio vinho)
Preço adulto: CH$ 15.000
Preço criança: CH$ 7.500
Horário tour em português: só em ingles ou espanho.
Mínimo de 8 adultos e máximo de 12 para o tour acontecer
Duração: 60 minutos
O tem para conhecer na vinícola Santa Rita
O interessante da vinícola Santa Rita é que você pode ir conhecer, mesmo que não queira fazer o tour. Por lá você encontra
Museo Andino da vinícola Santa Rita
Antes ou depois do seu tour você deve passar por lá. Com peças únicas (mais de 3.00 peças de arte pre-colombino), algumas de 11.000 A.C., você verá muito da cultura Rapa Nui (Ilha de Páscoa) e Mapuche (povo originário do Chile).
Algumas dicas: não passe desapercebido pelo telar feito de penas e a guitarra chilena com 25 cordas.
A entrada é grátis
Parque da vinícola Santa Rita
Escondido por trás dos muros, bem depois das parreiras, está um parque lindo que você tem que visitar. Um passeio tranquilo por árvores centenárias, lagos artificiais e claro muita excentricidade, como um banheiro Romano (e que banheiro) externo, uma capela lindíssima e um hotel boutique de 16 quartos.
A tour guiado é de CH$ 3.000. Pergunte ao chegar os horários, são apenas 3 tours por dia.Recomendo muito fazer esse tour. É imperdível
Restaurante da vinícola Santa Rita
Considerado e premiado por ser um dos melhores restaurantes em vinícolas a dica aqui é reservar. São poucas as mesas disponíveis. Agora se você não conseguir almoçar, vale aproveitar o jardim interno para tomar uma boa taça de vinho e comer algo mais simples (recomendo as empanadas de coctel)
Cafeteria da vinícola Santa Rita
para quem quer consumir ou não, o destaque aqui são dois, o trem que está dentro da cafeteria. Os doces com manjar (doce de leite) feitos lá mesmo, a mão…uma delícia.
Loja da vinícola Santa Rita
Com produtos que vão além dos vinhos (shampoo, sal, etc) a dica aqui é procurar pelas ofertas nos packs (conjuntos) e descontos.
Passeios para a vinícola Santa Rita
Ainda que algumas agências de turismo façam o passeio até a vinícola Santa Rita, poucas ficam muito tempo por lá. Ou seja, vão para fazer o tour e voltam. Eu, sinceramente acredito que o ideal é ir por conta, ou se viaja com um grupo grande, faça em tour privado para ficar um tempo por aqui.
Você pode passar um dia inteiro por aqui, os tours são bem completos e, como vimos, tem muita coisa para aproveitar por lá.
Restaurante da vinícola Santa Rita
O Restaurante Doña Paula está dentro da vinícola Santa Rita e você pode ir almoçar por lá mesmo que não tenha feito nenhum tour.
Foi reconhecido pelo Guia 100 do Clube de Amantes do Vinho (CAV) como um dos melhores restaurantes dentro de vinícolas em todo o Chile.
Mesmo sendo um restaurane com capacidade de atender 120 pessoas é importante que você faça reserva. É comum ele estar cheio
Reservas: (+56 2) 2 362 2590
Mail: restaurant@santarita.cl
Almoço na vinícola Santa Rita
O restaurante Doña Paula não é dos restaurantes mais baratos da cidade. Um prato está acima dos 10.000 pesos chilenos. Mas não é a única opção.
Para quem está querendo economizar é possível comer algo na cafeteria. E se não quiser almoçar é possível pedir algumas empanadas (no estilo coquetel) e uma bela taça de vinho para apreciar o jardim interno do casarão.
Hotel na vinícola Santa Rita
Poucas pessoas sabem, mas dentro da vinícola Santa Rita está um belíssimo hotel, o Casa Real. Caso queira saber mais sobre ele e os valores, clique aqui.
Quando ir para a vinícola Santa Rita
A vinícola e o museu estão abertos de terça a domingo (segunda fechado), mas os dias mais tranquilos são de terça a quinta.
Vinícola Santa Rita ou Undurraga
São vinícolas bem diferentes. Na minha opinião, se você tem pouco tempo o melhor é ir na Undurraga que é mais próxima e fácil de chegar. Assim você faz o tour e só (na Undurraga não restaurante ou cafeteria para almoçar)
Se tem mais tempo pode aproveitar a Santa Rita e seus tantos cantinho para conhecer.
Além que, se você tem tempo uma sugestão seria ir na Undurraga primeiro e depois ir para a Santa Rita para almoçar e passar a tarde. Será um experiência completa e os tours delas são diferentes.
Vale comprar vinho na vinícola Santa Rita?
É uma pergunta frequente e com respostas controversas, mas na nossa opinião, se você quer comprar os vinhos mais exclusivos das vinícolas, com certeza vale, além de achar rótulos que nem sempre estão disponíveis no supermercado.
Os vinhos mais básicos é possível que tenha melhores valores e promoções nos supermercados. Mas aqui vai uma dica: entre no site dos supermercados, veja os valores e compare com os valores das lojas da vinícolas quando estiver por lá.
Aqui algumas dicas que podem te ajudar
Qual a melhor época para visitar as vinícolas no Chile?
Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).
Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui (veja programação clicando aqui).
Como ir para a vinícola Santa Rita de metrô
–de metrô + ônibus: desde a estação Las Mercedes (linha 4), sai o metrobus 81 (Alto Jahuel) com destino a Buin com valor de CH$ 1.400 por pessoa. O tempo pode variar muito, só o ônibus pode levar 1h30 para chegar dependendo do trânsito.
DICA: antes de pegar o ônibus, tenha certeza que você está dentro do ALTO JAHUEL, pois tem outro metrobus 81, com outro nome, que não chega até lá. Na dúvida pergunte ao motorista.
–de metrô + coletivo: desde a estação de metro Los Heroes (linha 1) vá ao ponto dos coletivos (esquina da Alameda com Almirante Barroso). De lá saem táxis coletivos com no máximo 4 pessoas. O valor é de CH$ 15.000 (para 1 ou até 4 pessoas) e pode levar 1h para chegar dependendo do trânsito
DICA: avise ao taxista que está indo para vinícola Santa Rita (eles têm convênio). Para a volta vá até a casa de turismo (que está dentro da vinícola) que eles chamaram um táxi coletivo para você voltar.
Como ir para a vinícola Santa Rita de carro
A vinícola está no Camino Padre Hurtado, 695 em Buin.
DICA: coloque no aplicativo Waze: Museo Andino (o museu que está dentro da vinícola), você chegará direto. Atenção: se colocar no Waze a vinícola Santa Rita pode parar em qualquer outro lugar.
Aqui uma playlist com os vídeos que fizemos na vinícola Santa Rita.
Quer dicas sobre Santiago do Chile?
Clique no que você procura:
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem