Chiloé, uma ilha mágica a
Registrate >
dezembro 18, 2013

Chiloé, uma ilha mágica

Autor:

Um novo destino no Chile está dando o que falar no mundo inteiro. Trata-se de Chiloé.

Quando falamos de Chiloé, com certeza a primeira imagem que aparece são as palafitas com coloridas casas que adornam a paisagem.

As palafitas estão em plena vigência e resistem sem corrosão. Uma bela dica é que você pode se hospedar nas palafitas nos hostel boutiques que estão ajudando na preservação e com instalações super aconchegantes e charmosas.

A mudança constante do clima e a maré (o nível do mar pode mudar em mais de 5 metros), fazem com que a paisagem mude de um grande lamaçal para um lago refletindo as casas ao redor em poucos minutos.

Um destaque especial para as casas, que tem telhados e paredes  feitos de tejuelas,  placas de madeira de alerce altamente impermeável. Antigamente era comum que famílias encarregassem aos construtores de barcos o design das tejuelas, deixando assim as casas personalizadas. Na Ilha de Quinchao, na cidade de Curaco de Velez tem umas ruas como varias casas neste estilo, veja neste post clique aqui

Sem dúvida outras atrações estão chamando a atenção  dos turistas no mundo inteiro, uma delas é a visita às igrejas que são Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

São 16 igrejas espalhadas pela Ilha de Chiloé, todas construídas em madeira com desenhos bem diferenciados. Algumas estão abertas e outras estão passando por um processo de restauração.

Importante a visita à fundação Amigos das Igrejas de Chiloé (http://www.iglesiasdechiloe.cl/), onde pode-se entender um pouco mais sobre o trabalho realizado e a história envolvida.

Outra atração é a pinguineira que fica em frente à  Bahia de Puñihuil.  Mesmo não sendo muito grande o lugar é lindo e o mais interessante é poder admirar duas espécies de pingüins, (magallánico e o de Humbold). O tour ao local costuma durar 30 min e a melhora data para visitar é de setembro á março.

Site http://pinguineraschiloe.cl/

Para que gosta da observação de aves há um local perfeito, onde os guias explicam o comportamento das aves, a reprodução e disponibilizam binóculos para admirar as aves.

Site http://bahiapullao.cl/

Mas Chiloé guarda ainda mais locais para visitar, como a Cocinería de Dalcahue, um ponto tradicional, onde é servida a culinária típica da região, com base a peixes, pastéis, saborosos mariscos e outros preparos feitos de batatas (de variadas espécies e cores). Vejá o post de Dalcahue clique aquí

O prato típico da região é o Curanto que consiste em fazer um buraco na terra com pedras quentes para logo colocar os mariscos, carne de porco, linguiça e chapalele (uma massa feita de farinha e batata), tudo em camadas separadas por enormes folhas de nalca.

O prato é muito abundante e para ser feito tem que ter muitos fregueses, o que as vezes dificulta no preparo tradicional. O sabor pode ser bem diferente ao paladar brasileiro.

Ainda na Cocinería de Dalcahue  é possível fazer compras em uma grande feira de artesanatos onde se encontra artigos feitos de lã, o que pode ser uma mão na roda considerando que há temporadas de muito frio é e melhor se agasalhar.

Transporte

Para chegar até Chiloé pode pegar um avião desde Santiago e chegar ao novo aeroporto de Mocopulli em Castro. alternativa que recomendamos por vários motivos.

Na nossa opinião, um roteiro lógico  para fazer o cruce dos lagos andinos com direção ao Bariloche, deveria começar por Chiloé, ficar 3 dias completos e depois continuar para Puerto Varas, por  2 dias mínimo, aproveitando para conhecer  as redondezas, como Frutillar e deixar para o final a travessia dos lagos andinos, para chegar até Bariloche, já seja por os lagos ou pela estrada.

Outra alternativa é de avião desde Santiago até Puerto Montt.  Para chegar até a Ilha de Chiloé é preciso pegar um ferry que cruza o canal de Chacao. A viagem desde Puerto Montt, pegando um carro ou um tour resulta cansativa de mais, e fazer um bate volta significara ficar na estrada por 8 horas, para só ter uma vista parcial do que realmente é Chiloé.

Se você não for muito aventureiro, recomendo contratar os tours, para aproveitar ao máximo.

Hotéis.

Chiloé está em pleno “boom” na construção de hotéis de alto padrão.

Visitamos  o Hotel Enjoy Chiloé (5 estrelas que tem até cassino com uma linda vista da cidade), o hotel é frequentado por empresários na semanas e turistas chilenos no final de semana. Conta com shows de música ao vivo entre outros eventos. Veja mais aqui.

Para quem tem uma pegada mais rústica e mais ligada com a natureza o Hotel Parque Quilquico, que fica afastado da cidade, é ideal para relaxar. O hotel se destaca por ser 100% sustentável e foi desenhado pelo mesmo arquiteto encarregado das restaurações das igrejas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Veja mais aqui

O Hotel Tierra Chiloé tem um conceito moderno e acolhedor. Também encravado no meio da natureza, permite uma vista maravilhosa e possibilita um passeio de barco pelo arquipélago. Veja mais aqui

Hotel Centro de Ócio é simplesmente magnífico. Além da infraestrutura a paisagem é encantadora, ideal para passar a lua de mel afastado do mundo. Veja mais aqui

Hostel boutique:

Uma excelente alternativa para ficar hospedado com conforto e a um preço muito conveniente são os hostel.

hospedagem em Chiloe

O Hostel Palafito 1326 e o Palafito Hostel ficam no setor dos Palafitos de Gamboa em Castro. Sua adorável arquitetura e serviço além de uma localização privilegiada resulta muito conveniente na hora da sua escolha.

Literatura

A escritora chilena Isabel Allende, (A casa dos espíritos) tem muitos seguidores no Brasil. Ela  inspirou-se  com a paisagem para escrever uma de suas últimas novelas, chamada Os Cadernos de Maya. Recomendo a leitura, já que a visita ao Chiloé resulta ainda mais empolgante.

Veja os vídeos que a gente fez de nossa estadia em Chiloé

LikeChile viajou pelo convite do organismo oficial de turismo do Chile, SERNATUR em parceria com Turismo Chile.


Ver mapa maior

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

Imagem1

>> Lugares para visitar no Chile

>> Puerto Varas

>> Museu de carros, Moncopulli

1

2

1 2 3

<< Próximo Post                                                                                                        Post Anterior >>

Comentarios

2 respostas para “Chiloé, uma ilha mágica”

  1. Gustavo disse:

    David,

    Você acha que alugar um carro em Puerto Varas e descer até Chiloé para fica 2 noites vale a pena?

    • David Gormaz disse:

      Olá Gustavo,

      vale muito sim. Conhecer Chiloé de carro é a melhor opção (na minha opinião), mas acho 2 noites pouco. A ilha tem muita coisa para conhecer e as distâncias são relativamente grandes. Temos parceiro com desconto em aluguel de carro em Puerto Varas, se te interessar me envie um email até o final deste mês para contato@likechile.com que libero este código para você.

      Abs.,
      David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

agosto 7, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos