Cruce de Lagos Andinos Chile-Argentina a
Registrate >
maio 3, 2012

Cruce de Lagos Andinos

Autor:

Cruce Lagos Andinos

Cruce de Lagos Andinos é passeio imperdível para quem pretende visitar o sul do Chile. Saindo de Puerto Varas o roteiro mescla viagem de ônibus e barcos com destino a Bariloche. Neste post te contaremos todos os detalhes, nossa opinião sobre o passeio e a opção inversa (saindo de Bariloche com destino ao Chile).

Para começar o passeio que dura um dia inteiro (apenas de IDA), então aproveite para ficar mais alguns dias na cidade de destino (no nosso caso, foi Bariloche).

Cruce Lagos Andinos

A viagem começa cedo então atente-se à roupa de frio já que você não carregará a sua bagagem, pegando-a apenas quando chegar ao seu destino. Indico então, por conta do horário da partida e da chegada, de sempre levar um casaco, cachecol e luvas (independente da época que estiver indo)…nunca se sabe como estará o tempo e é melhor se precaver.

Partindo de Purto Varas (ou Puerto Montt) o passeio tem como primeira parada o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, em Petrohué, lugar que merece destaque pelos Saltos Del Petrohué, com suas águas claras e feroses, rodeada por uma paisagem de “cair o queixo”.

Infelizmente é uma parada curta e por isso você não terá tempo de conhecer todo o parque, então indico uma visita antecipada ao local para conhecer o que o parque oferece de melhor, a natureza.

Neste vídeo falamos mais de lá:

Seguindo o trajeto de ônibus, a próxima parada já é para pegar o barco, com destino a Peulla, navegando pelo Lago Todos los Santos. A paisagem, quando o clima permite, continua estonteante…além que, mesmo com um dia nublado, o lugar é exuberante, a vista ao Vulcão Osorno, vulcão Pontiagudo e o Cerro Tronador são tímidos, nem sempre estão presentes todo o tempo, mas fique atento vira e mexe eles aparecem e para os mais sorturdos eles ficam alí lindos e prontos para uma bela foto. Preparem as câmeras.

Cruce Lagos Andinos

Chegando à Peulla, um lugar tranqüilo é a hora de almoçar. No hotel a refeição é deliciosa, mas para muitos é a oportunidade de comer algo rápido pois há possibilidade de alguns passeios até a saída do ônibus.

Cruce Lagos Andinos

Algumas pessoas preferem pernoitar por aqui, o que faz da viagem ter duração de mais 1 dia (ou até mais, dependendo dos dias que ficar em Peulla), por ser uma Villa ecológica as opções de passeios são variadas, para adultos e crianças. Para quem tem tempo, gosta de atividades voltadas a campo, ou vem com crianças, pode valer a pena pernoitar.

Cruce Lagos Andinos

Voltando à estrada, um dos momentos, que para mim, considero o mais bonito…ônibus pela cordilheira. Antes, uma parada na polícia aduana para os trâmites de saída do país. Deste momento já estaremos em terras argentinas (um pouco mais ao topo da cordilheira).

Uma estrada segura e com paisagem lindíssima, prepare novamente a sua câmera, porque a vista é divina. Uma parada para tirar fotos na fronteira entre o Chile e Argentina e aqui provavelmente você precisará de um casaquinho. O frio e o vento gelado são um toque a mais deste lindo passeio.

Cruce Lagos Andinos

Saimos novamente do ônibus, para pegar outro barco para um pequeno trecho de barco pelo Lago Frias até Puerto Alegre e novamente um ônibus até Puerto Blest onde novamente pegamos uma embarcação e navegando agora pelo Lago Nahuel Huapi com destino a Puerto Pañuelo. Não deixe de dar uma andada pelo navio para apreciar a paisagem do local…fotos, fotos e fotos…só isso que posso te recomendar e um momento de relaxamento e admiração. A luz a esta hora do dia faz com que as cores do céu transforme o lugar. Realmente lindo!!

Cruce Lagos Andinos

Chegando a Puerto Pañuelo o último trecho (agora de ônibus), com destino a Bariloche que com sua beleza proporciona o perfeito final para este passeio maravilhoso que recomendo que faça e mais de uma vez. Chegando em Bariloche um ônibus te espera para te levar ao hotel que você vai ficar.

Cruce Lagos Andinos

Fiz o passeio duas vezes, uma completa (até Bariloche) e outra mais curta (até Peulla), em ambos os casos o passeio pode ser bem cansativo, principalmente depois do almoço e nem sempre o clima ajuda (saiba mais sobre o clima na região, clicando aqui). Acredito que para quem vá com criança seja bem cansativo, para o restante dos viajantes acredito que vale para 1 vez na vida, mas a sugestão é escolher um dia com clima mais firme, ou seja, sem a típica chuva do Sul, como não dá muito para prever o verão pode ser uma boa época, quando costuma chover menos.

Não recomendo o trajeto inverso, saindo de Bariloche e indo para Puerto Varas, porque não passa pelos Saltos de Petrohué que é parte lindíssima do trajeto.

Cruce Lagos Andinos

Existe a opção de você fazer o Cruce Andino de carro (de forma independente) e eu super recomendo. A paisagem é totalmente diferente do tour via barco e é na minha opinião imperdível. Então uma boa opção é você ir de barco, ficar alguns dias em Bariloche e voltar de carro para o Chile (não sei de agências que você pode pegar o carro em um país e ir para o outro, mas normalmente agências grandes tem esta possibilidade).

Neste vídeo te mostramos como é a ida de carro, confira como é lindo.



Booking.com

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

Imagem1

>> Termas de Puyehue, lindo e pertinho de Puerto Varas

>> O rei dos defumados

>> Museu de carros, Moncopulli

1

2

1 2 3

<< Próximo Post                                                                                                        Post Anterior >>

Comentarios

22 respostas para “Cruce de Lagos Andinos”

  1. Tatiana disse:

    Oi Davi. Estou planejando ir Chile na segunda quinzena de junho para passar uns 9 dias. A idéia inicial é passar uns 5 dias em Pucon, caso haja neve para esquiar e fazer o trajeto de carro para Santiago. Como já conhecemos Santiago, me interessei por esse passeio. Você acha que vale a pena dormir em bariloche e voltar de carro? O que você sugere?

  2. Luciana Mercon disse:

    Pretendo fazer os lagos andinos saindo do Chile e indo até Bariloche.Gostaria de uma orientação a respeito da compra dos bilhetes.preços, locais,etc…já que não quero comprar pacote de viagem.
    Da para comprar a viagem pelos lagos no Chile?
    Obrigada desde j

    • David Gormaz disse:

      Olá Luciana,

      infelizmente não temos partners que façam este tour para te passar informações de preços.

      Você poderá contratar o tour em Puerto Varas, algumas saídas são de lá.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Veja também nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/)

      Abs.,
      David.

  3. Jorge Menezes disse:

    Prezado David, fantástico o seu blog. Vai salvar minha viagem ao Chile!!!
    Eu e minha esposa passaremos 10 dias no Chile (27/8 a 5/9). Inicialmente não iríamos a Puerto Varas, mas, devido a insistência de amigos decidimos ir. Mas como já tinhamos um roteiro programado tivemos que imprensar o tempo. Veja como ficou: no dia 1/9 sairemos de santiago de ônibus à noite e chegaremos em Puerto Varas pela manhã, optamos por fazer um tour em Frutillar e subir o Osorno. Dormiremos em Puerto Varas e no dia 2/9 faremos o Cruce andino só até Peulla e voltaremos no final do dia onde pegaremos o ônibus de volta à Santiago. Sei que é puxado, mas foi a única maneira que encontramos. Agora vem as dúvidas:
    1 – Qual a temperatura em Puerto Varas e redondezas nessa época do ano? Somos de Alagoas, então qualquer 18º já estamos congelando. KKK
    2 – Sou fotógrafo profissional. Nessa época terei boa visibilidade? (vi algumas fotos no inverno e o tempo era bem fechado)
    3 – É uma boa idéia alugar um carro para conhecer as cidades vizinhas, ou contrato agências ou motoristas?

    Desde já muito obrigado e quando chegarmos ao Chile entraremos em contato.

    Att.
    Jorge Menezes

    • Jorge Menezes disse:

      Esqueci de perguntar também se dá para agendar esses passeios já estando lá ou tenho que fazer antecipado??
      Grato!

    • David Gormaz disse:

      Olá Jorge, obrigado pleo comentário.

      Além de puxado vocês não conhecerão boa parte da região dos lagos que é linda. Locais como Chiloé, Pucón, etc. ficarão de fora. Espero que vocês, depois da visita, planejem um retorno com 10 dias só neste local, que é lindo demais. (http://likechile.com/blog/category/cruce-lagos-andinos/)

      Vamos às perguntas:

      1- a temperatura é menor do que a de Santiago (que já é menor dos 18oC) e é um pouco instável.
      Fique de olho no site, semanalmente atualizamos o clima da semana. Para ter uma idéia em Santiago, veja:http://likechile.com/blog/dicas/o-clima-de-santiago-e-dicas-de-roupas/

      2- O clima é instável, mas a região dos lagos tem um bela luz para fotos (tudo bem que a paisagem ajuda bastante,rs).

      3-Como vocês tem pouco tempo, a melhor opção é tour…assim vocês vão conhecer os lugares certos de forma rápida e fácil. Pelo que entendi vocês tem 1 dia só (saem de Santiago na noite de 1.09 e voltam para Santiago na noite de 2.09). Infelizmente só conseguirão fazer um passeio de dia inteiro.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Veja também nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/)

      Abs.,
      David.

      • Jorge Menezes disse:

        Olá David, chegaremos no dia 1/9 às 8:00 e voltaremos para Santiago no dia 2/9 à noite, então teremos dois dias inteiros.
        Imagino que dê para fazer os dois passeios.

  4. César disse:

    Olá David! Estou indo para Puerto Montt dia 13. Minha idéia é ir de carro até Bariloche e, retornar dia 21 com o Cruce Andino.

    Você acha que terei problemas em ir de carro? Obrigado!

    • David Gormaz disse:

      Olá Cesar,

      o problema que você pode ter é pegar as estradas fechadas por conta de nevascas ou estradas cheias de neve…fique atento, você pode precisar de correntes nos pneus.

      Minha sugestão é que você vá à Bariloche com o passeio de cruce de lagos andinos. O trecho Chile – Argentina, é muito mais bonito que o trecho Argentina – Chile.

      Curta nossa página no Facebook e Instagram, por lá damos dicas quentíssimas do que está acontecendo no Chile.

      Veja também nosso cartão de desconto, com ele você consegue programar a sua viagem e economizar uma graninha (http://www.likechile.com/descontos/)

      Abs.,
      David.

  5. Danielle disse:

    Olá!!

    Conseguimos fazer esse passeio em apenas 01 dia? ir e voltar no mesmo dia para Puerto Varas?

    • David Gormaz disse:

      Olá Danielle,

      o tour completo, que vai até Bariloche, é de um dia…você não consegue voltar no mesmo dia para Puerto Varas. Existe um passeio que faz parte do trajeto, chegando até Peulla (ainda no Chile), e volta para Puerto Varas no mesmo dia. Neste caso você ´perde´ o trajeto pelos Andes, a fronteira com a Argentina e trajeto de barco até Bariloche.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, uma forma prática e econômica de organizar a sua viagem ainda do Brasil. É só acessar (www.likechile.com/descontos), fazer parte deste grupo e ter direito a TODOS os descontos apresentados no site.

      Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram), lá damos dicas e informações do que está acontecendo no Chile.

      Abs.,
      David.

  6. Dora Nogueira disse:

    Olá David,
    Pretendia conhecer os lagos em setembro, chegando em Puert Montt no dia 17 de setembro e terminando a viagem no dia 28/09 em Bariloche. Me disseram que esta não é uma boa época para conhecer os Lagos pois chove muito e faz frio. Me aconselharam visitar essa região no verão. É verdade?

    • David Gormaz disse:

      Olá Dora,

      essa época, por ser inverno quase primavera, realmente faz frio e chove. De qualquer forma, esta região é instavel em relação ao clima, então é difícil te dizer se não vale à pena visitá-lo neste período.

      Eu por exemplo, já fui em Setembro e Dezembro. Em Setembro fiz o Cruce Completo (chegando até Bariloche), peguei um pouco de chuva mas foi encantador. Em Dezembro fiz parte do passeio e, pelas fotos do post, que são desta época, você vê que estava frio e um pouco nublado, mesmo sendo verão. Vai muito de sorte também.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, uma forma prática e econômica de organizar a sua viagem. É só acessar (www.likechile.com/descontos), fazer parte deste grupo e ter direito a TODOS os descontos apresentados no site.

      Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram), lá damos dicas e informações do que está acontecendo no Chile.

      Abs.,
      David.

  7. Giselle disse:

    Olá David, estou indo para o Chile na segunda quinzena de outubro. Meus planos são 5 dias inteiros na região dos lagos andinos, e 6 dias inteiros em Santiago. Me interessei muito pelo cruce dos lagos andinos, mas acontece que estarei viajando com minha pequena de 2 anos, você acha que é viável? Ou vale mais a pena ir somente até Peulla e ficar lá uns dois dias, e fazer alguns passeios individuais para Frutillar, Osorno e petruhe e chiloe. Estes passeios são tranqüilos com crianças? Obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Giselle,

      não diria que o Cruce de Lagos não seja indicado para crianças, mas, mesmo com as contantes trocas de ônibus para barco e de barco para ônibus, o passeio tem pode ser um pouco entediante para ela. As paradas são constantes, em Peulla é possível inclusive fazer alguns passeios à cavalo, etc., mas não valem dois dias.

      De qualquer forma, como ainda não sou especialista no assunto crianças (rs), te indico um blog de uma super blogueira que fala exatamente sobre estes assuntos. Dê uma olhada:http://chileparacriancas.blogspot.com.br/

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, uma forma prática e econômica de organizar a sua viagem. É só acessar (www.likechile.com/descontos), fazer parte deste grupo e ter direito a TODOS os descontos apresentados no site.

      Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram), lá damos dicas e informações do que está acontecendo no Chile.

      Abs.,
      David.

  8. Fernando de Castro disse:

    David, adorei seu site, penas que só descobri ele agora. Estamos indo para o Chile agora dia 5 e vamos ficar até dia 23. Vamos para Santiago por alguns dias e depois vamos de avião até Temuco e lá pegaremos um carro e vamos ficar em Peulla e depois vamos a Puerto Mont. Quando estivermos lá vamos fazer esse passeio. A minha única dúvida é em relação ao carro, tem estacionamento? Como funciona, e as malas?

    • David Gormaz disse:

      Olá Fernando,

      se vc está pensando em fazer o Cruce de Lagos completo terá que deixar o carro em Puerto Montt, a bagagem eles pegam no início do passeio e te entregam em Bariloche, não há com que se preocupar. Lembre-se que o passeio é só de ida e dura um dia inteiro, então vc deve estar preparado com hospedagem em Bariloche e já ir pensando como voltará se precisar voltar para Puerto Montt.

      Aproveite para conhecer o LikeChile Descontos, para deixar sua viagem programada ainda do Brasil. http://www.likechile.com/descontos

      Abs.,
      David.

  9. annalidia disse:

    Olá Fernando ! estou pretendo ir a puerto varas em Julho, fiquei interessada no cruzeiro até Bariloche, qual a melhor maneira de voltar a Puerto Varas ?

  10. Norma disse:

    Olá David,

    irei em setembro para santiago e fazer a travessia dos lagos. Mas queria saber se você tem informação de trem q sai de santiago até puert varas ou puert montt, ou é so onibus e carro msm?

    Obrigada

    • David Gormaz disse:

      Olá Norma,

      não sei de trem que vá pra lá não. Se estiver indo com mais pessoas aconselho ir de carro e aproveitando a viagem, as estradas são muito boas e dá para ir parando no caminho. No LikeChile Descontos temos parceiro com desconto em locação de carro, dá uma olhada: http://www.likechile.com/descontos.

      Abs.,
      David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

agosto 7, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos