San Juan de La Costa, belas praias no sul do Chile.

agosto 30, 2018

San juan de la costa, Osorno, praia, sul do chile, praia no sul do chile, praia no chile, praia em osorno, Huilliche, povos originários, comida mapuche, mapuche, cochayuyo, Bahia Mansa, Pucatrihue, Abuelito Huenteao, Taita Huentellao

San Juan de la Costa é uma cidade litorânea localizada a 64km de Osorno, ainda pouco (ou quase nada), conhecida pelos brasileiros.

San Juan de la Costa

Habitada primeiramente pelos Huilliche (povos originários), aqui você encontrará muito desta cultura em diversos pontos da cidade e principalmente em sua culinária.

Passeios Puerto Varas

San Juan de la Costa

Em Bahia Mansa está o porto, onde nos dias de sol as águas do mar estão com esta cor incrível. Daqui saem passeios de lancha pela região.

San Juan de la Costa

Dizem que, em 1700, piratas holandeses que vinham de Pernambuco (Brasil), estiveram por aqui durante anos.

San Juan de la Costa

Em Pucatrihue (outro balneário), está uma grande praia, que, pela proximidade de dois rios é perfeito para quem gosta de canoagem. Mas o que mais impressiona é que para chegar até aqui é preciso passar por este túnel.

San Juan de la Costa

Aqui está a ilha e santuário do Abuelito Huenteao ou Taita Huentellao, muito importante para a mitologia huillinche, considerado como um mediador do povo Huillinche e as divindades,  a força espiritual que controla os recursos do mar, o clima e o bem estar do povo. Daqui também fazem oferenda (no estilo de Iemanjá), destinadas ao Abuelito como forma de agradecimento.

San Juan de la Costa

Como comentamos no início a cultura dos povos originários também está presente na comida daqui. Inclusive é um dos principais pontos turístico da cidade que tem criado um roteiro de comida totalmente diferente do que estamos acostumados.

San Juan de la Costa

Aqui você terá oportunidade de comer o cochayuyo, uma alga que pode alcançar os 15 metros, um superalimento rico em ferro, cálcio, iodo e magnésio com um grande poder desintoxicaste.

San Juan de la Costa

Para os que querem aproveitar a região recomendo a visita em Fevereiro, quando é realizado o Festival de Pueblos Originarios, quando é possível apreciar a cultura, culinária e o artesanato local.

San Juan de la Costa

COMO CHEGAR

– de carro: é a melhor opção não só para chegar, mas também para se locomover pela cidade. Será aproximadamente 1 hora, conforme o mapa abaixo.

Aproveite para conhecer a cidade de Osorno, no vídeo abaixo te mostro como é a cidade e o que tem de interessante por lá

Gosta de praia e do litoral do Chile? Aqui uma playlist com muitas dicas e lugares lindos para conhecer

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.