Parque Nacional Huerquehue

junho 11, 2022

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 20

Para os amantes do trekking, visitar o Parque Nacional Huerquehue em Pucón, será simplesmente uma experiência inesquecível.

Mas vá com tempo, o parque merece um dia inteiro no seu roteiro para conhecer o principal trekking que te leva a este lindo lago azul no meio das montanhas

Passeios Pucón

Como chegar no Parque Nacional Huerquehue

Já fui duas vezes para lá, a primeira de ônibus e outra de carro.

– de carro: são 35km desde Pucón (pouco mais de 45 minutos), em estrada muito boa em direção à Caburgua. Usando o Waze não tem erro chegar. Tem estacionamento.

– de ônibus: desde Pucón os ônibus saem do Terminal de Ônibus Caburga (Calle Uruguay, 540), eles te deixam na porta do parque e o valor ida + volta: CH$ 4.000

Atenção aos horários: Saem de Pucón às 8h30 (o melhor horário para visitar o parque),  12h e 16h e saem da porta do Parque às 9h45, 14h10, 17h10 (o último  do dia, cuidado para não perder)

Ir de carro é mais cômodo, porque você pode chegar cedo e voltar mais tarde, o problema de ir de ônibus é que você tem que ficar de olho no horário que ele passa.

Saiba mais sobre os ônibus que te levam até o Parque Huerquehue clicando aqui

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Valor da entrada do Parque Nacional Huerquehue

Diferente do Parque Nacional de Villarrica (onde está o vulcão Villarrica) que tem entrada gratuita, o Parque Nacional Huerquehue é pago.

Valores para chilenos e residentes:

até 11 anos e acima de 60 anos – grátis

de 12 a 17 anos – CH$ 2.100

Adultos -CH$ 3.600

Valores para turistas:

até 11 anos – grátis

de 12 a 17 anos – CH$ 3.600

Adultos (inclusive adultos maiores) – CH$ 7.200

Os valores são pagos logo na entrada do parque. Saiba mais sobre os valores do Parque Huerquehue clicando aqui

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 1

O que tem no Parque Nacional Huerquehue

O enorme parque tem senderos (trilhas) para diferentes dificuldades e distâncias. Os principais são:

Sendero Ñirrico

De dificuldade baixa, são 900 metros que podem ser percorridos em 30 minutos (de ida). Ideal para ir com crianças onde se passa no meio de um bosque com bancos para descansar e apreciar o Lago Tinquilco

Sendero Quinchol

De dificuldade média, são 5 kms  que você faz em 4 h (ida e volta com pendente forte) tem uma paisagem dos Pampas de Coirón com vista para os vulcões Villarrica, Quetrupillán, Quinquilil e Lanín, além do Cerro San Sebatián e Lago Tinquilco

Sendero San Sebastián e Sendero Los Huerquenes

São trilhas mais complexas, para quem tem experiência no assunto. O Sendero Los Huerquenes, por exemplo leva 2 dias (para IR). São 27 kms que requer de preparo e saber onde acampar.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 13

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Sendero Los Lagos no Parque Huerquehue

Foi o que fizemos, é o principal do parque. De dificuldade média, são 12 kms que você levará 7 horas para percorrer (ida e volta).

Com locais com grande pendente é ideal ir com calma e aproveitando as quedas de água (Nido de Águilas e Trufulco), miradores com vista para o Lago Tinquilco (sendero Ñirrico) e Vulcão Villarrica, com lindo final na belíssimos Lagos Verde, Chico, Toro e Herquehue

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 14

O percorrido promete vistas impressionantes do vulcão Villarrica, lagos e lagoas, uma floresta maravilhosa e cachoeiras que descem pelo meio da montanha.

Não vamos mentir, tem vários momentos que você se não tem um preparo esportivo regular, vai perder o fôlego, mas se a gente conseguiu você consegue também.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 3

Já desde o começo o parque surpreende com uma trilha pelo meio do bosque, com uma vista  linda para o  lago.

Alguns turistas até ficam nas hospedagem do setor, já que o parque é enorme. Alguns locais você só chega depois de um trekking de 2 até 3 dias.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 4

Ainda que no começo da trilha você encontre locais que vendem comida, o ideal é ir preparado com água e lanches.

O primeiro mirante que você encontrará tem esta linda vista.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 11

A trilha é bem demarcada, você não precisa ir com guia.

Já para quem prefere fazer o percorrido com guia, a maioria das agências contam com este programa, clique aqui para saber quais são nossos parceiros na região.

Mesmo sendo um parque fácil de percorrer um guia poderá ser um grande apoio para compreender melhor o que você está visitando.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 10

Continuando o percorrido visitamos a Cachoeira Nido de las Aguilas (ninho das águias)

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 6

O Lago Chico  com suas cores incríveis, principalmente quando você vista a região no outono (março-junho) onde as árvores ficam com as folhas amareladas e vermelhas.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 18

Nestas datas é bem provável se deparar com gelo e até neve, por tanto recomendamos usar roupa apropriada para o trekking, pensada para a chuva e o frio. No blog temos post e já fizemos vídeo sobre roupa de frio.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 15

As milenárias araucárias aparecem por todos os cantos.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 16

A Laguna Toro tem um visual maravilhoso, com bosques e vistas para os picos nevados.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 19

Finalmente chegamos até a Laguna Verde que sem dúvida foi a chave de ouro para nosso passeio.

Dicas importantes:  Além da roupa e calçado apropriado, uma boa hidratação já que na caminhada você vai suar muito. Chocolates e lanches são sempre bem-vindos (o lixo, claro você leva de volta com você). E sempre, até no inverno, use  protetor solar.

É um parque bem seguro, mas sempre é melhor fazer o passeio acompanhado. Você vai se topar com turistas do mundo inteiro por aqui.

parque nacional Huerquehue, Pucón, Chile, LikeChile 7

Da última vez que fomos levamos mais tempo que esperávamos, estávamos gravando e acabamos saindo do parque quando ele já estava fechado (ainda bem que estávamos de carro, se não teríamos perdido o ônibus)

Neste vídeo te mostramos um pouco mais sobre este trekking no Parque Nacional Huerquehue.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Dicas para viajar para Pucón

Agora que você já sabe mais sobre o clima é importante saber um pouco mais do que fazer na cidade, o que tem por lá e roteiros prontos que podem te ajudar bastante.

Abaixo de deixamos estas dicas

Tivemos a oportunidade de morar por alguns meses em Pucón (com emoção e erupção) e por isso temos muitos vídeos contando e mostrando um pouco mais da cidade para você.

Aqui uma playlist completa com vídeos para você já ir se familiarizando por lá.

Notícias e novidades do Chile

Se você gosta de viajar informado e quer saber tudo o que está acontecendo no país, então não perca nossas lives.

Abaixo uma delas, mas no nosso canal de youtube você encontrará outras mais. Aproveite e clique aqui para ativar as notificações e não perder a próxima live do canal.

Grupo Telegram LikeChile