Perdi meu documento durante a viagem. E agora? a
Registrate >
outubro 17, 2017

Perdi meu documento durante a viagem. E agora?

Autor:

Perdi meu documento na viagem

Algo que muita gente não pensa, mas que acontece muito. Neste post vamos te ajudar caso você perda ou seu documento seja furtado.

Antes de mais nada o ideal é tomar as precauções para que isso não aconteça. Para isso sugiro que leia dois posts importantes, os que falamos de documentação (clique aqui) e sobre segurança (clique aqui).

Agora, se mesmo tomando as precauções o indesejado aconteceu, abaixo o passo a passo para você resolver esta situação em Santiago do Chile.

Perdi meu documento na viagem

PASSO 1: Vá até a PDI (Policia de Investigaciones) e faça a queixa da perda/roubo de seu documento (algo como o boletim de ocorrência que temos no Brasil).

Endereço em Santiago: Eleuterio Ramírez 852, Santiago Centro

Atendimento de segunda a sexta das 8h às 14h

Importante: o local costuma estar sempre lotado, pois por aí são feitos vários trâmites, mas na entrada há uma fila para senha, alí o atendente poderá te ajudar. O trâmite é pago, mas não é algo absurdo, algo como 500 pesos.

PASSO 2: Vá ao Consulado do Brasil no Chile para pedir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)

Endereço em Santiago: Los Militares, número 6191 (Térreo), no bairro Las Condes – a alguns quarteirões Metro Manquehue

Atendimento é de segunda a sexta das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h30.

Importante: para a emissão  do documento podem te pedir que você comprove que é brasileiro, então o ideal é ir com TUDO o que você tiver (habilitação, voucher do voo, etc).

Importante 2: a perda ou roubo de documentos NÃO É  uma emergência para o consulado. Isso quer dizer que você terá que resolver pessoalmente a questão e no horário de funcionamento do consulado.

Perdi meu documento na viagem

Então, já sabe, o trâmite não é lá tão difícil, mas você vai perder pelo menos 1 dia de sua viagem indo para lá e para cá. O ideal é que você siga a orientação do que temos no post já indicado acima.

Leve cópias dos documentos pessoais e se envie cópias no seu e-mail para qualquer eventualidade. Você pode, por exemplo, andar na rua com sua carteira de habilitação e deixar no hotel o seu RG e passaporte . Assim, para qualquer eventualidade você está garantido.

Guarde bem sua via do cartão de entrada/saída (“tarjeta de imigración (control imigratório)”), porque é necessário a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG). O ideal é circular no Chile com cópia desta via, para caso perder não ter que pedir a segunda via (na PDI)

Perdi meu documento na viagem

Abaixo deixamos o relato de uma leitora que passou por este perrengue.

´´Me chamo Mair, estou respondendo a um post que vocês publicaram sobre documentação necessária para viagem internacional. Estive  no Chile há dois anos e chegando no aeroporto no meu desembarque perdi minha carteira de identidade. Ocorre que eu não havia levado o meu passaporte e minha carteira de identidade era o único documento válido para o meu retorno.

Neste caso,  para retornar ao Brasil é necessário  fazer a ocorrência da perda do  documento na Polícia Internacional, com a ocorrência em mãos dirigir até ao Consulado Brasileiro para pegar autorização para voltar para o Brasil.

Na verdade não foi um processo difícil, mas até chegar na informação correta passei por alguns perrengues. Procurei aqueles guardas municipais que ficam na rua, que por sinal foram atenciosos, uns até demais, e fiz uma ocorrência com eles, mas não souberam me explicar direito como chegar até a PDI-Polícia de Investigaciones de Chile, que por sua vez não estava muito distante do Centro de Santiago.

Lá na PDI o funcionamento não é o dia inteiro, por sorte fui pela manhã. O local é um centro de atendimento, me pareceu que ali se resolve vários tipos de problemas e não é só para turista, o atendimento é para a população de Santiago também. Estava muito cheio e fiquei amanhã toda lá. Também para fazer a ocorrência é necessário pagar uma taxa.

Então de posse do boletim de ocorrência, tive que me dirigir ao Consulado no endereço Los Militares 6191, Las Condes, Región Metropolitana, Chile, lá também tive que esperar atendimento, embora só houvesse eu para ser atendida.

Sou uma pessoa tranquila, a situação não chegou a me estressar. Embora tenha dado tudo certo se eu tivesse com informações mais precisas eu não teria perdido tanto tempo. Mas deu tudo certo, o Chile é um país lindo e em 2018 estarei de volta para conhece-lo mais ainda. E, se precisar farei contato com vocês para obter dicas de viagem.´´

Agradecemos muito pelo relato, ajudará a outros viajantes.]

 

ABAIXO NOSSOS VÍDEOS E POSTS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO

 

-Playlist com nossas dicas para quem viaja ao Chile:

-Dúvidas clima em Santiago, nesta playlist todas as dicas:

>> Santiago do Chile com crianças e adolescentes

>> O clima de Santiago (e dicas de roupas)

>> Atividades gratis em Santiago

>> Grupo de whatsapp LikeChile

>>Cupon de descontos grátis, para usar na sua viagem ao Chile.

>> Dicas exclusivas LikeChile

Botão_Hotel no ChileBotão_Hostel no ChileBotão_Apartamento no Chile

Botão_Restaurante no ChileBotão_Balada no ChileBotão_Compras no Chile

Botão_Tours no ChileBotão_Rent a car no ChileBotão_Escola de idiomas no Chile

1



Booking.com

<< Próximo Post                                                                                                          Post Anterior >>

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posteriores

dezembro 11, 2017

Comparte tu Historia.

Contactanos