Como usar celular no Chile, dicas para não gastar muito.
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

Como usar celular no Chile

março 27, 2019

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 2

Neste post nossas dicas de como usar celular no Chile, dicas para não gastar com roaming, diferenças de celular desbloqueado e liberado e sobre a homologação do celular no Chile* . Saiba de tudo isso neste post

Também vamos te falar tudo o que você tem que fazer aí no Brasil antes da viagem,  te mostramos como comprar seu chip aqui no Chile (habilitá-lo, comprar crédito, comprar pacote de dados, etc) e falamos sobre as operadoras daqui e qual a melhor entre elas dependendo do tipo de serviço que você usar mais.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 4

Ficar ligado no celular é quase uma primeira necessidade no dia a dia e numa viagem não é diferente.

Só que quando você viaja para o exterior pode terminar pagando uma nota, pelo famoso roaming, ainda mais quando não usa direitinho.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 8

ANTES DE VIAJAR

Para quem quer usar o celular no Chile, terá que ter seu aparelho desbloqueado e liberado. As palavras são parecidas, mas são diferentes na hora de usar o celular.

  • Desbloqueado significa que você pode trocar o chip para qualquer operadora de seu país e o seu celular reconhece a rede e funciona.
  • Liberado significa que o aparelho pode ser usado fora do país de onde você comprou e o aparelho reconhece o chip e a operadora do país que você quer ativar.

Então para usar seu aparelho de celular com um chip de outro país seu aparelho terá que estar liberado. Para isso o fabricante (Samsung, Iphone, LG etc.) entregam um código para você conseguir liberar seu aparelho.

Para saber se você precisa ou não liberar o seu celular não tem jeito, você tem que ligar para o fabricante do aparelho. Sugiro que faça isso com tempo, já que demora para eles te encaminharem o código de liberação.

Temos visto que muitos brasileiros que já tem o celular liberado, principalmente os que comprar celular em outro país ou já viajaram e usaram normalmente. Mas como comentei, só a fabricante do celular, poderá te dar a informação correta se seu celular é ou não liberado. De qualquer forma a maioria dos celulares novos já vem liberados para uso internacional, mas a dica é pergunte ao fabricante.

HOMOLOCAÇÃO PARA USO DO CHIP CHILENO

Desde novembro de 2018 se você vai ficar mais de 30 dias usando um chip chileno em seu celular  é preciso cadastrar seu aparelho num processo conhecido como Homologación Multibanda/SAE. Ou seja, atualmente está valendo esta regra.

Para que serve? Este sistema emite um alarme em seu celular avisando sobre ocorrências de alguma catástrofe como terremoto, tsunami, erupção vulcânica entre outros.

Atenção: Se você vai contratar o roaming internacional ou vai usar menos de 30 dias o chip chileno, não precisa fazer este cadastro.

homologación, multibanda SAE Chile

Passos para fazer a homologação:

Entre no site http://multibanda.cl/

Clique em Registro de Empresas Certificadoras

Selecione uma empresa. Nos escolhemos esta, por ser mais simples consummer.huawei.com.cl

Baixe e preencha o arquivo “Formulario Inscripción Administrativa (SUBTEL-HUAWEI)”.

Encaminhe um e-mail para homologacionterminales@huawei.com com as fotos ou arquivos escaneados do formulário, RG ou Passaporte, IMEI e nota fiscal da compra do aparelho. (para verificar o IMEI digite no celular *#06#  ou tire a bateria onde o numero também esta registrado nas informações do aparelho) Se for um aparelho dual chip, informe os 2 IMEIs no formulário.

No prazo de 72 hs seu celular estará homologado e pronto para uso do chip chileno.

No vídeo abaixo explicamos tudo sobre a homologação para você.

USANDO SEU CELULAR NO CHILE

Com seu celular liberado e homologado (se você ficar mais de 30 dias no Chile),  chegando por aqui o único que você precisa fazer é comprar comprar um chip pré-pago.

São várias as operadoras por aqui, como: Claro, Movistar,  Entel e Wom. Você pode comprar o chip  nas barraquinhas, bancas de jornal, lojas das operadoras no centro e também nos shoppings. No aeroporto também vendem, mas normalmente cobram muito mais caro.

Você dar uma andada no próprio aeroporto, como tem muito brasileiro indo e voltando  todos os dias, quem sabe um compatriota que esteja voltando para o Brasil seja gentil e te passe o chip dele. Afinal, o chip do Chile não vai servir de nada pra ele no Brasil, né?

Quanto custa? Vai depender da quantidade de créditos que vier junto. Normalmente você encontra dos por CH$ 1.000 ou CH$ 2.000. No aeroporto já vi por CH$ 10.000 (um absurdo).

Dependendo da sua sorte, pode acontecer de achar alguma loja das operadores que estejam dando chips.

DEPOIS DE COMPRAR O CHIP

-Ative o chip: para isso o sistema pede para ingressar o RUT que é o RG do Chile. Como você não tem esse número,  se você estiver comprando em uma barraquinha alguém do seu hotel poderá te ajudar. Se estiver comprando na própria operadora, a atendente irá te ajudar e fará a ativação para você.  O Chip da Entel não pede o RUT o que facilita bastante.

Coloque crédito: quase todos os chips vem com quase nada de crédito. Você pode colocar em lojas de rua, nos shoppings, farmácias e também no metrô (procure pessoas carregando plaquinhas de operadoras na entrada do metrô).

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 6

-Escolha sua bolsa: você terá que ligar para a operadora para escolher seu plano (aqui se chama bolsa). Em algumas operadoras este processo é feito por mensagem de texto.

A palavra Plano (que é usada no Brasil) por aqui é apenas para quem usa celular pós-pago (com conta). No seu caso, por estar comprando um chip pré-pago você tem que escolher um bolsa

Na embalagem do chip que você comprou aparecem as instruções. Não jogue esta embalagem fora.

DICA: Sugiro que escolha sua bolsa logo que colocar o crédito no celular. Sem a bolsa você pode pagar muito mais caro pelo uso do celular (ligação ou internet) e seus créditos vão desaparecer rapidamente

-Sobre as bolsas

Você terá muitas opções de bolsas e combos. Algumas são para uso de minutos (ligações), datos ou Gigas (internet), RRSS (redes sociais). Algumas são por horário. Bom, tem de tudo um pouco. O que não falta é promoção

Como você provavelmente usará seus créditos para internet, escolha o valor máximo possível para a bolsa de dados de acordo a seus créditos, mas tenha em mente em deixar um saldo para ligações de emergência.

Minha dica é escolha uma bolsa de acordo com os dias que vai ficar no Chile. Ou seja, se você vai ficar 7 dias, procure uma bolsa de 7 dias.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 7

Mas atenção, se você usar todos os megabites da sua bosa em um dia, por que postou cada foto que tirou, mesmo tendo comprado a bolsa por 30 dias você consumiu os megabits. Então fique de olho para usar a internet para o Whatsapp ou para o Facebook no esquema de mensagem já que as fotos consomem muitos bits.

Tem algumas promoções que incluem na carga o uso gratuíto no Whatsapp, Twitter e Facebook, mas atenção à pegadinha:  se você compartilhar fotos serão descontados os bits e o crédito do compartilhamento.

No Chile não existe o plano automático de pagar R$ 0,50 com internet liberada para um dia inteiro como é usado no Brasil. Ou seja, por aqui, você sempre terá que comprar uma bolsa. Se você comprar a de um dia, no dia seguinte terá que fazer o processo novamente.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 9

Quando não estiver usando a internet (ou estiver usando o Wi-fi de seu hotel), deixe o celular no modo SEM uso de plano de dados, já que muito aplicativos pedem uso de internet e as vezes você não percebe que a atualização foi feita, ou seja, mais bits e créditos sendo consumidos.

Quer postar fotos e ver vídeos? Prefira usar o wi-fi do hotel e use seus créditos para o restante do dia.

uso do celular no exterior, Chile, chip, internet 3

QUAL MELHOR OPERADORA?

Muita gente nos pergunta qual a melhor operadora. Aqui o que achamos e clique no nome da operadora para ver promoções.

ENTEL: melhor opção para quem vai viajar pelo Chile. Ela pega em praticamente em todo lugar.

CLARO: costuma ser a mais rápida.

WOM: é a melhor custo x benefício se você ficar em Santiago, mas o sinal pode ser mais fraco.

MOVISTAR: não temos muita experiência com ela.

Fizemos o vídeo abaixo com as dicas de como usar o celular no exterior, vale dar uma olhada para rever nossas dicas e ver onde comprar seu chip, etc.

Tours, passeios e roteiros no Chile

Comentarios

63 respostas para “Como usar celular no Chile”

  1. Rodrigo disse:

    Comprei um chip da operadora WOM e achei sensacional.

    O chip custa 1000 pesos (5 reais) e por 6000 pesos (30 reais), você carrega 1 gb de dados e ganha mais um de brinde!

    Ou seja, 2 gb dá pra fazer muita coisa, inclusive chamadas via Whatsapp sem problema.

    Recomendo!

  2. Thaís disse:

    Como faço para habilitar meu iphone? Minha operadora aqui no Brasil é a Oi e não existe no chile.

    • David Gormaz disse:

      Olá Thaís,

      no post falamos sobre liberação e desbloqueio de celulares para vc poder usar no Chile e opçõe de chips chilenos para vc não precisar usar roaming, agora se vc quer habilitar esta opção veja como na sua operadora.

      Abs.,
      David.

      • joão disse:

        ola David Comprei um celular no chile e usei a operadora movistar quando estava la como faço para desbloquar ele aqui no brasil ninguem sabe da esta informações nem a apple sabe sera que tu sabe…

        • David Gormaz disse:

          Olá João,

          neste post e no de compras de eletrônicos falamos da diferença entre celular desbloqueado e liberado. Vale dar uma lida para entender um pouco mais e conversar onde você comprou e na marca do celular.

          Abs.,
          David.

  3. Lucas Lacerda disse:

    Olá, David!
    Sou fã do seu blog. Vou ao Chile próximo dia 11 de maio. O fabricante do meu aparelho me comunicou não ter “acesso” a esta informação, do código NCK, liguei para a operadora de telefonia e esta também não ajudou. Afinal, se o aparelho é desbloqueado para todas as operadoras aqui do Brasil, também não o é para as do Chile, por exemplo?
    Obrigado por tantos posts e dicas!

    • David Gormaz disse:

      Olá Lucas, obrigado pelo comentário, fico feliz que os posts estão ajudando.

      são coisas diferentes, como comentamos no post e vídeo o aparelho deve estar liberado pelo fabricante do celular para que este seja usado em outro país. Nem todo celular DESBLOQUEADO está LIBERADO, e isso só o fabricante do aparelho pode te falar.

      Aproveite o presente que estamos dando para quem está vindo nos meses de Abril a Agosto. O link do presente está no post do clima do mês que você vem. Clique aqui para ter acesso a este e outros posts.

      Abs.,
      David

  4. Isa disse:

    Olá, compra um chip-pre pago só é necessario caso queira fazer ligações e usar internet? Posso ir para o Chile apenas celular liberado e lá utilizar wifi ?

    • David Gormaz disse:

      Ola Isa,

      o chip é mais para ter internet no celular, em qualquer lugar. Mas vc pode sim vir só com o celular para usar onde tiver wifi, sem problema.

      Abs.,
      David.

  5. Marcelo Franco disse:

    Olá,
    Na próxima semana dia 6 de julho chego em Santiago.
    Você indica alguma operadora?
    Só preciso de internet não preciso de ligações, sei que muitos planos pré pago são um combo de dados mais minutos pra falar.
    Também se é possivel comprar o chip pre pago diretamente no aeroporto de Santiago em alguma loja.
    Obrigado pela ajuda e seu blog tem nos ajudado muito.
    Abraços.

    • David Gormaz disse:

      Olá Marcelo, que bom que está ajudando.

      neste post falamos sobre as operadoras, sugiro que entre no site delas para ver mais sobre cobertura, custo e planos que se adequem mais ao que você precisa.

      Acredito que vc encontra chip no aeroporto. De qq forma, no vídeo do post mostramos onde você pode comprar quando estiver em Santiago.

      Abs.,

  6. Marcelo Franco disse:

    Olá, mas uma pergunta.
    Essa operador Won que uma pessoa falou você conhece?
    Tem boa cobertura?
    Muito obrigado mais uma vez.

  7. Rodrigo Oliveira disse:

    Saudações,
    Em breve irei ao Chile e estou pensando em comprar um chip no chile para uso na viagem. Em informações e pesquisa na internet, esse é o único post que fala de desbloqueio e liberação de celular (das duas coisas). E outros blogs não li relados dessa liberação. Os viajantes apenas informam que com seus celulares desbloqueados simplesmente compram e usam o chip. Então gostaria de saber se alguém realmente necessitou dessa liberação. Em contato com o fabricante do meu celular me falaram que essa liberação é dada não pelo fabricante e nem pela operadora de celular no Brasil, e sim pela operadora que se pretende usar no exterior.
    Então moral da história: essa liberação realmente é necessária/existe? Não basta, simplesmente o desbloqueio?

    Parabéns pelo blog e informações prestadas!

  8. Leonardo disse:

    Liguei na Apple Brasil e eles não fazem ideia dessa liberação. Acho que isso não é aplica aos celulares da maça.

    • David Gormaz disse:

      Olá Leonardo,

      no post comentamos sobre isso, em alguns casos não há necessidade de liberação, mas para saber isso (e evitar qq imprevisto), sugerimos que cada um ligue para a empresa para verificar. 🙂

      Abs.,
      David.

  9. Luciano disse:

    O vídeo fala que tem que “ingresar o NCK”, mas não diz onde… fica confuso. Realmente precisa dessa liberação? Vejo várias pessoas dizendo q não usaram. Abs

  10. Carlos Almeida disse:

    David ótimo post parabéns. Acredito que minha dúvida é inusitada. Tenho um celular aqui no Brasil que foi importado, a marca dele é XIAOMI, a principio ele veio para ser utilizado em qualquer parte do mundo, como estou indo para Santiago queria saber se preciso desse mesmo procedimento, já ouviu falar algo parecido?

    • David Gormaz disse:

      Olá Carlos, que bom que gostou. Fico feliz.

      Na teoria celulares que vieram de outra parte do mundo e que você conseguiu usar no Brasil já estão aptos a usar em outros países, ou seja, já estão liberados. Mas isso é a teoria. Realmente a única empresa que pode te responder ao certo é a do celular mesmo, no seu caso Xiaomi.

      Abs.,
      David.

  11. Gloria disse:

    Olá David,
    Parabéns pelo blog!
    Sabe me informar se existe no Chile a opção de alugar um Roteador WiFi Portati (Pocket Wifi)
    Usei em recente viagem ao Japão, com entrega do aparelho no Hotel e devoluçao pelo correio. Achei excelente custo/beneficio. Praticidade nota 10!
    Obrigada
    Glória

    • David Gormaz disse:

      Olá Gloria,

      algo deste estilo para turistas/viajantes, não conheço. Nós usamos um roteador portátil (até porque viajamos muito pelo Chile), mas a contratação é complicada, além de informação econômica é necessário ter o RUT (RG Chileno)

      Abs.,

  12. Daniel Esquerdo Nascimento disse:

    Ola! Obrigado pelas dicas.
    Alguem poderia disponibilizar alguma promocao atual de alguma operadora?. Estou indo dia 04 de Julho 2017.
    Valeu!

  13. Andréa disse:

    Olá!!
    Parabéns pelo blog! Ótimas dicas…
    Estou indo essa semana e vou passar alguns dias em Farellones, então gostaria de saber qual operadora com melhor sinal por lá. Qual tem o melhor funcionamento de 3G/4G?

  14. Eric Brandt disse:

    Olá boa noite, achei seu blog e seu canal no YouTube nota 1000, queria saber como faço para comprar um chip por lá que não me deixa na mão com a internet? Vamos para Santiago no Chile em novembro dia 18 ou 20 uma dessas datas, então estou procurando me informar ao máximo, desde já agradeço a atenção.

  15. Denise Cardoso disse:

    Olá David, ótimo blog, está sendo super útil.

    Vamos para Santiago e depois para o Sul (Puerto Varas, Pucon ). Sabe me dizer se todas as funcionam bem em todos estes locais?

    Obrigada.

  16. Silmar da Rosa Fonseca disse:

    Olá David! Fomos a Santiago em agosto e seguindo os teus conselhos correu tudo muito bem. Só o celular do meu filho que colocou um chip da Entel e lá funcionou tudo certo, só que quando chegamos ao Brasil o plano da Claro dele não conseguia receber e nem fazer ligações. Fomos ver e a Entel bloqueou o IMEI do celular por roubo. Estamos perdidos no que fazer. Contamos com a tua ajuda. Tentamos nos cadastrar no site da Entel mas pede o RUT. Obrigado e sucesso.

    • David Gormaz disse:

      Olá Silmar,

      nunca soube de um caso como esse. Infelizmente não consigo te ajudar, mas acho estranho uma empresa privada fazer o bloqueio de IMEI de um celular (que não é Entel). Normalmente o bloqueio é feito pelo dono do celular e diretamente à empresa do celular não à companhia telefônica.

      Abs.,

  17. Joao Firmino disse:

    Parabéns pelas informações. Gostaria de saber se depois que fizermos todo o procedimento para homologação do aparelho, recebemos um e-mail ou algo assim informando que deu tudo certo ou só saberemos quanto tentar ativar um chip no Chile?

  18. Taynara disse:

    Olá estou indo para o Chile, mas não tenho a nota fiscal do meu aparelho, existe outra solução?

  19. Roberto disse:

    David, seu blog é fantástico! Estou me preparando para ir pro Chile por ele, parabéns pelo trabalho!!!

    Uma dúvida, não consegui homologar meu celular por eu nao ter mais a nota fiscal dele, exigido durante o processo. O chip pré pago chileno realmente não funcionará se eu utilizar no meu celular sem passar por esse processo ou apenas nao vou receber as notificaçoes de emergencias?

    Obrigado!

  20. Igor disse:

    Galera, acabei de voltar de Santiago e gostaria de compartilhar com quem vai pra lá e tem dúvidas se precisa ou não homologar o aparelho antes de ir.
    Antes de ir pesquisei em vários sites, e vi muita gente falando que não precisa fazer esse registro do aparelho, que funcionou normalmente, etc…
    Como estava há somente 5 dias da minha viagem, não iria dar tempo de registrar também (falam que demora 01 semana para concluir todo o processo).
    Resolvi arriscar e ir sem homologar mesmo.
    Chegando lá fui no shopping Costanera, e perguntei no balcão de vendas (Quiosque) na Claro se realmente precisava registrar o meu aparelho.
    O vendedor disse que teoricamente sim, mas que pra eu usar só o plano de dados (internet) funcionaria, somente ligações que não.
    Como para ativar o chip tem que ligar na central da operadora, ele ativou pelo aparelho dele, e depois colocou no meu celular.
    A internet foi ativada na hora, e saí de lá feliz da vida, com internet na mão para waze, etc…

    Para meu espanto no dia seguinte, meu celular não pegou mais sinal, e foi assim até o final da viagem.
    Ou seja, NÃO FUNCIONA sem homologar galera! Nem pensem em arriscar como eu fiz.
    Sorte a minha que tinha baixado o mapa da região no App google maps antes de ir, então consegui usar o GPS do celular mesmo sem dados móveis.
    Essa é uma dica que deixo… Procurem na internet como baixar o mapa no seu aplicativo google maps, pois conseguirão usar o GPS mesmo sem internet.

    Fica a dica, espero ter ajudado os próximos viajantes a essa maravilhosa cidade.

  21. Everton disse:

    Mantive contato da Sansung para liberar o aparelho. A primeira atendente disse que não faziam este procedimento. Não satisfeito tornei a fazer contato. Outro antendente disse que os Galaxy J7 já vem desbloqueados e liberados. Será que procede?

  22. Matheus Ferraz disse:

    Esse registro tem algum prazo para “expirar”? Ou uma vez que vc faz já não é mais necessário para viagens futuras?

  23. Raquel disse:

    Obrigada pelas dicas!
    Fiquei apenas com uma dúvida, a NF do meu celular não está no meu nome (está no nome da minha sogra). Será que isso pode atrapalhar a homologação?
    Obrigada!

  24. Fernando disse:

    Fui para o Chile em 2016 e comprei um chip. Após a viagem, ficou guardado como recordação. Provavelmente foi desabilitado. Será que dá para reabilitar e usar novamente daqui a 3 meses?

  25. Hamilton Moraes disse:

    O link abaixo informar a suspensão da necessidade de homologação.
    (link removido por moderação)

    É verdade?
    É temporário?
    Será que ainda estará suspenso em julho/18?

    • David Gormaz disse:

      Olá Hamilton, boa tarde. Tudo bem?

      Sim houve suspensão TEMPORÁRIA, pela visita do papa. Ao que sabemos volta ao normal (necessidade de homologação) em Junho. A suspensão temporária era no período de 120 dias a conta de Janeiro, se não me engano.

      Abs.,

  26. Hanna disse:

    Olá, vou chegar ao Chile no dia 16 de abril e ficarei até o dia 22 de abril. Gostaria de saber se preciso homologar o meu aparelho para este período. Obrigada desde já.

    • David Gormaz disse:

      Olá Hanna.

      houve um prazo de 120 dias (a contar de Janeiro, se não me engano), que não havia necessidade de homologação. Mas esta regra às pressas pela visita do Papa sairam meio confusas.

      De qq forma eu faria o processo, caso não seja necessário vão te avisar, e se for necessário você já chega aqui com o celular pronto para usar.

      Abs.,

  27. Luana disse:

    Olá!!!
    Você sabe me informar se vai ser preciso fazer a homologação neste mês de JUNHO????

    Desde já, grata!

  28. Raimundo Novais disse:

    David, Boa tarde! Vou para o Chile na próxima semana e preciso comprar um chip pre-pago de uma operadoras para usar a internet durante minha estadia. Assim, qual a operadora do Chile que oferece melhores planos (baixo custo, internet ilimitada e boa cobertura em Santiago)? Parabéns pelo blog e muito obrigado.

    • David Gormaz disse:

      Olá, boa noite. Que bom que o blog está te ajudando.

      No post você encontra as operadores por aqui. Sugiro que entre no site de cada um deles e veja as opções para que encontre algum para seu estilo.

      Abs.,

  29. Thalita Dal disse:

    Olá! Só consigo fazer a homologação do aparelho com a nota fiscal? Não tenho mais a minha…

  30. Alberto Cruz disse:

    Olá.
    sou de São Paulo e vou amanhã para Santiago. Um amigo cedeu seu chip pré pago. ele usou em Setembro do ano passado.
    Será que ainda vale, ou tenho que comprar um novo?
    Abraços

    • David Gormaz disse:

      Olá Alberto,

      infelizmente você só saberá quando chegar aqui. Como no Brasil, os chips pré-pagos tem ´prazo de validade´ e para que não seja invalidado deve ser colocado créditos de tempos em tempos. Normalmente a cada 3 meses.

      Abs.,

  31. Pablo disse:

    Olá! Vou para o chile semana que vem (março de 2019). Esse processo de homologação para quem vai ficar menos de 30 dias continua suspenso?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *