Conhecer a neve no Chile é o sonho de muitos brasileiros, mas não são todos os que preferem se hospedar na neve e este post é exatamente para incentivar que os viajantes fiquem pelo menos uma noite para apreciar o pôr-do-sol e nascer do sol em plena Cordilheira, o que não tem preço.
Não sabe onde se hospedar? Dá uma olhada neste hotel
Índice
- Quando tem neve no Chile?
- Onde ficar para ver neve no Chile?
- Porque se hospedar na neve se posso ir de tour conhecer?
- Onde se hospedar no Chile para ver neve?
- Onde se hospedar em Santiago para ver neve
- Onde se hospedar em Farellones
- Hotel Posada Farellones
- Lodge Andes
- Hotel Chalet Valluga
- Onde se hospedar no Valle Nevado
- Hotel Valle Nevado
- Hotel Tres Puntas
- Hotel Puerta del Sol
- Onde se hospedar na neve em La Parva
- Onde se hospedar em El Colorado
- Apart Hotel Bianco
- Edificio Valle Olímpico
- Ski Apartment in El Colorado
- Como escolher um bom airbnb para se hospedar na neve
- Melhor se hospedar na neve. Hotel ou apartamento?
- Como escolher um bom hotel ou apartamento de neve?
- Devo alugar uma hospedagem na neve com antecedência?
- Indo de carro para um centro de ski
- É perigoso ir de carro?
- Outras dicas importantes para se hospedar na neve.
- Onde alugar os equipamentos de ski?
- Quanto custa alguns dias na neve?
- Uma experiência incrível
- Dicas para quem vai esquiar
- Quanto custa viajar para Santiago do Chile?
Quando tem neve no Chile?
É uma pergunta clássica mas difícil de responder, já que nevar depende exclusivamente das condições climáticas, pode nevar em qualquer momento que esteja frio e que chova.
Agora a época de ski (quando existe neve boa e suficiente para o esporte) é no inverno, normalmente entre Julho a Setembro.
Aqui algumas dicas sobre neve que vão te ajudar
Onde ficar para ver neve no Chile?
São vários os lugares em todo o Chile que é possível ver neve. De Norte a Sul do país, se as condições climáticas ajudarem é possível ver neve até no Atacama.
Mas não é todo lugar que você consegue se hospedar e ver neve ao mesmo tempo. Em Santiago, por exemplo, para ficar perto da neve você deve se hospedar na Cordilheira.
Porque se hospedar na neve se posso ir de tour conhecer?
Haaa, não tem nada igual do que acordar e ir dormir rodeado de neve. Tanto o nascer do sol como o pôr do sol incríveis se você está hospedado na neve. É realmente uma experiência completa na neve.
Sem contar, que devido ao perigo na estrada com neve de noite, dificilmente você conseguirá ver o por do sol ou o nascer do sol indo em um tour ou até mesmo indo de carro.
O melhor mesmo é se hospedar na neve.
Onde se hospedar no Chile para ver neve?
Como comentamos são vários os lugares, colocaremos aqui os mais importantes hotéis e hospedagens que o primeiro que você verá (no inverno, é claro), é neve ao acordar.
Onde se hospedar em Santiago para ver neve
Os lugares mais famosos para ver neve em Santiago são: Farellones, Valle Nevado, El Colorado e Portillo. Falaremos em detalhes de cada um deles.
Onde se hospedar em Farellones
Farellones, como lugar, é um povoado de montanha distante apenas aproximadamente 40km de Santiago,
Para quem recomendo: Como gostamos de comodidade recomendo que você fique por aqui se for esquiar em Farellones (nível básico de ski, já que o Parque Farellones é mais um parque temático que um centro de ski), mas também é opção para quem quer uma hospedagem mais barata. Normalmente por aqui o aluguel é bem mais em conta.
Como chegar: se você vai ficar e esquiar em Farellones pode ir e voltar de transfer para não ter que subir a Cordilheira de carro. Agora, se você vai ficar em Farellones e esquiar em Valle Nevado, El Colorado e/ou La Parva a melhor opção é ir de carro.
Onde se hospedar: por aqui você encontra muitas opções de tamanho, bolso e proximidade do Parque Farellones. Abaixo 3 opções que gostamos bastante.
Hotel Posada Farellones
A 500 metros do Parque Farellones. Oferecem café da manhã e jantar o que é uma ótima. Serviço de transporte gratuito para Farellones, El Colorado e La Parva. Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de Farellones: 500 metros
Distância do Valle Nevado: 13km
Distância de El Colorado: 6km
Distância de La Parva: 5km
Lodge Andes
Tem uma linda terraça e uma linda vista. Os espaços compartilhados são lindos e o aquecimento central é muito bom. Serve café da manhã continental e é possível jantar por lá. Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de Farellones: aprox 300 metros
Distância do Valle Nevado: 13km
Distância de El Colorado: 5km
Distância de La Parva: 5km
Hotel Chalet Valluga
Café da manhã no estilo buffet, também servem jantar e tábua de queijos para aproveitar quando usar o ofurô. Tente ir sem malas grandes e pesadas, os quartos são pequenos e não tem elevador. Os quartos têm uma ótima vista.
O translado diário para La Parva e El Colorado também está incluído. Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de Farellones: aprox 300 metros
Distância do Valle Nevado: 13km
Distância de El Colorado: 5km
Distância de La Parva: 5km
Onde se hospedar no Valle Nevado
A 60 Km de Santiago e com 900 hectares de área para ski o Valle Nevado é o maior centro de ski do hemisfério sul e o mais moderno do Chile, com hotéis e restaurantes. Falamos mais detalhadamente deles no post sobre o Valle Nevado (clique aqui 👆🏼)
O centro de ski mais visitado pelos brasileiros tem 3 hotéis, cada um com suas características diferentes (e preços também), quem fica por lá pode aproveitar o espaço comum do complexo (como a piscina aquecida com vista incrível).
Para quem recomendo: Para quem vai esquiar no Valle Nevado e/ou que querem ter o conforto e serviços que um bom hotel tem, como por exemplo diferentes tipos de restaurantes, bar-discoteca (pequena mas tem), Spa.
Como chegar: se você vai ficar e esquiar no Valle Nevado pode ir e voltar de transfer para não ter que subir a Cordilheira de carro. Agora, se você vai ficar no Valle Nevado e visitar Farellones, El Colorado e/ou La Parva a melhor opção é ir de carro.
Onde se hospedar: como comentamos são 3 os hotéis do complexo, mas não é só de hotel que se vive por aqui, é possível alugar um Airbnb, mas neste caso você não pode usar as áreas comuns do Valle Nevado (como por exemplo a piscina), mas pode ir nos restaurantes e bares, sem problema. Aqui os 3 hotéis do Valle Nevado
Hotel Valle Nevado
O mais chic e caro hotel do complexo do Valle Nevado, por aqui o estilo é pensão completa (inclui café da manhã, almoço e jantar) e é o hotel que está mais próximo à pista de ski. Indicamos para casais que queiram tranquilidade e full ski. Clique aqui para ver mais informação e preços.
Hotel Tres Puntas
O hotel do complexo do Valle Nevado, mais barato, indicado para casais jovens e amigos porque é bem agitado. É nele que está o bar/discoteca que todos podem ir aproveitar. Indicamos para: casais jovens e amigos para dias de full ski. Clique aqui para ver mais informações e preços.
Hotel Puerta del Sol
O hotel ideal para família complexo do Valle Nevado porque a estrutura para as crianças está aqui, com sala de jogos e tudo mais. O estilo é meia pensão (inclui café da manhã e jantar). Ficamos nele quando nos hospedamos no Valle Nevado e pegamos um quarto com vista para a piscina. Um lindo lugar para ficar e um nascer do sol lindíssimo.
Indicamos para: famílias que queiram passar dias esquiando, mas que tenham algum tipo de divertimento para as crianças que não só o ski.
Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de Farellones: 13km
Distância de El Colorado: 17km
Distância de La Parva: 18km
Onde se hospedar na neve em La Parva
Uma cidade de montanha, bem organizada, distante 50km de Santiago. Dependendo do dia é possível ver desde Santiago este lugar iluminado de noite, no meio da Cordilheira.
Para quem recomendo: famílias ou grupos de amigos que querem ficar em apartamentos com mais espaço e estilo. Como a cidade é pequena, as hospedagens ficam próximas ao centro de Ski La Parva
Como chegar: se você vai ficar e esquiar em La Parva pode ir e voltar de transfer para não ter que subir a Cordilheira de carro. Agora, se você vai ficar em La Parva e quer esquiar em Valle Nevado, El Colorado e/ou Farellones a melhor opção é ir de carro.
Onde se hospedar: Em sua grande maioria o que você tem aqui são apartamentos para alugar, no estilo Airbnb. Abaixo um link para você pegar um desconto na sua primeira reserva no site.
Distância de El Colorado: 2km
Distância de Farellones: 5 km
Distância do Valle Nevado: 18km
Onde se hospedar em El Colorado
Um dos centros de ski preferidos dos chilenos é indicado para quem já tem experiência e esquiar mas não quer pagar os altos preços do Valle Nevado, mas quer pistas de qualidade
Para quem recomendo: Amigos ou casais que já tenha experiência com ski, queiram economizar com o ticket de ingresso mas, prefererem pagar algo mais na hospedagem para ficar a passos do Centro de ski El Colorado
Como chegar: se você vai ficar e esquiar em El Colorado pode ir e voltar de transfer para não ter que subir a Cordilheira de carro. Agora, se você vai ficar em por lá e esquiar em Valle Nevado, Farellones e/ou La Parva a melhor opção é ir de carro.
Onde se hospedar: por aqui você encontra muitas opções de estilo, inclusive Airbnb. Abaixo 3 opções que gostamos bastante.
Apart Hotel Bianco
Muito perto do centro de ski, oferecem café da manhã e jantar o que é uma ótima. Tem um pequeno supermercado próximo. Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de El Colorado: 50 metros
Distância de La Parva: 2km
Distância de Farellones: 8km
Distância do Valle Nevado: 20km
Edificio Valle Olímpico
Para quem prefere um apartamento equipado este lugar está muito próximo a uma das entradas do centro de ski El Colorado. Ideal para quem quer ficar em um lugar que possa levar algumas coisas para cozinhar. Clique aqui para ver mais informações e valores.
Distância de El Colorado: 300 metros
Distância de La Parva: 2km
Distância de Farellones: 8km
Distância do Valle Nevado: 20km
Ski Apartment in El Colorado
Uma opção de apartamento para famílias menores, queiram economizar ou não queiram algo tão grande. Clique aqu para ver mais informações e valores.
Distância de El Colorado: 100 metros
Distância de La Parva: 2km
Distância de Farellones: 8km
Distância do Valle Nevado: 20km
Como escolher um bom airbnb para se hospedar na neve
Colocamos acima algumas opções para se hospedar na neve, mas existem inúmeras opções de Airbnb, então para te ajudar a seguir algumas dicas para você esolher o Airbnb ideal para você.
Aquecimento (ou calefación) em um airbnb de neve
É a principal preocupação que você deve ter, isso pode mudar totalmente um apartamento de outro (inclusive em relação a preço). Em linhas gerais são estes os tipos de calefación
-Elétrica ou aquecimento central: você liga fácil, desliga fácil (em alguns casos pode ser feito pelo proprietário de forma remota) e algumas até possuem timer para quando você chegar o apartamento estar quente. Para nós é a melhor opção de aquecimento e se você vai com criança é prefira uma com estes tipos.
-A gás ou parafina: são, normalmente, aquecedores portáteis. O bom deles é que você liga e já começa a sentir aquecer, mas o problema é que você não pode abusar e nem dormir com eles ligados, já que é perigoso que o fogo se apague e o gás continue saindo.
-Lenha: principalmente nas regiões mais ao sul do país este tipo de aquecimento é o que você vai encontrar. Pode até ser charmoso, mas não é simple de acender. Já moramos em lugares só com este tipo de aquecimento e tinhamos que comprar e cortar a lenha. Para o dia-a-dia não é tão fácil.
Cozinha equipada
É importante ver se a geladeira é grande (porque o ideal é que você leve compras desde Santiago porque sai mais barato), se tem microondas (quebra muito o galho) e hervidor de água.
Um bom fogão e forno (que para nós é ideal para fazer a pizza congelada) é importante também. Mas o tamanho pode depender da quantidade de pessoas que vão estar hospedadas com você.
Água quente
A melhor forma de ver se, realmente, o airbnb tem água quente é ver os comentários de quem se hospedou por lá. Veja comentários feitos por brasileiros, já que os europeus, por exemplo, estão mais habituados com o frio e podem não ligar tanto para a temperatura ´fervendo´ de um bom banho.
Melhor se hospedar na neve. Hotel ou apartamento?
Você tem duas opções, ou ficar nos hotéis dos centros de ski ou ficar em casa/apartamento.
Os hotéis te dão a praticidade de você não ter que se preocupar com café da manhã, almoço e jantar. Alguns inclusive oferecem o estilo all-inclusive que incluem tickets para as pistas de ski, etc.
Para quem não quer se preocupar com nada é a melhor opção.
Para quem quer economizar e ter um pouco mais de liberdade a casa ou apartamento é a melhor opção. Além de fazer sua própria comida (o que barateia muito), pode dividir o custo do aluguel da casa com várias pessoas.
Para quem viaja com criança vai a dica, se seu filho é muito pequeno (bebê), a casa é a melhor opção. Você terá a cozinha para esquentar a papinha, etc. Para quem tem filhos maiores (que já caminham), o hotel pode ser uma boa opção, já que alguns hotéis oferecem clubinhos, onde você pode deixar seu filho, com uma ´professora´enquanto você esquia (melhor consultar os centros de ski para verificar a idade mínima para deixar no clubinho)
Os centros de ski também oferecem escolinha de ski para crianças (para quem está hospedado lá ou não).
Falando em criança, assista a este vídeo
Como escolher um bom hotel ou apartamento de neve?
Quando mais próximo às pistas de ski melhor. Veja a distância (de preferência a pé) da pista, assim você saberá se realmente está próximo ou não. Este item é importante, porque, se você está alugando uma casa com várias pessoas (que normalmente estão em apenas 1 carro), sempre tem um que quer ficar mais, outro que quer ficar menos e ter a possibilidade de voltar caminhando para a casa é um diferencial. Para quem está com criança então é ideal. Nada melhor que poder voltar com eles para almoçar, descansar um pouco e voltar para as pistas.
Veja o comentário de brasileiros. Água quente, aquecimento e café da manhã são das coisas que brasileiro se importa mais que outros viajantes, principalmente por conta do estilo. Gostamos de um lugar mais quente e com água bem quente na hora do banho porque somos de um país quente. Também estamos acostumados com cafés da manhã fartos em qualquer pousada do Brasil. Mas nem todo viajante é assim, os Europeus normalmente estão acostumados com temperaturas menores e com hostels que quase não servem café da manhã. Então leia comentários de brasileiros.
Nos sites como Airbnb e Booking é possível ler comentários de pessoas que já se hospedaram no local, aí você verá os prós e contras de cada local e poderá decidir melhor.
Não esqueça que nós temos desconto para quem quer alugar no Airbnb. Clique neste link para pegar o seu.
Veja o vídeo que fizemos com todas as dicas para quem quer escolher uma hospedagem na neve.
Devo alugar uma hospedagem na neve com antecedência?
Sim, tanto por conta do preço como da disponibilidade.
Se você deixar para alugar na última hora pode nem conseguir hospedagem e se tiver a sorte de conseguir, muito provavelmente, pagará mais caro.
Mas é importante algumas considerações:
- lembre-se que você não encontra neve na Cordilheira o ano inteiro. Ter neve vai depender do clima e cada ano os Centros de Ski abrem em uma data (temos um post com as datas históricas para você ter uma ideia, clique aqui);
- Alugar uma casa na Cordilheira não é garantia de neve
- o ideal é que contrate a hospedagem em sites especializados (booking ou airbnb);
- evite contratar de forma direta principalmente se não for uma recomendação de alguém que você conhece e confia;
- ainda que não tenhamos relatos de golpes de hospedagem que não existem, já tivemos inúmeros casos de brasileiros que contrataram diretamente e não tiveram a devolução do valor pago antecipado pela reserva por qualquer eventualidade (booking e airbnb tem opções de hospedagem com devolução do dinheiro em casos específicos).
Indo de carro para um centro de ski
Algumas considerações para quem quer ir a um centro de ski, independente qual, no inverno. O porte de correntes é obrigatório, tendo neve ou não é obrigatório que você esteja com ele. Normalmente há fiscalização, mas mesmo que não houvesse é uma questão de segurança, já que com neve, sem correntes o carro patina.
Você pode alugar as correntes no mesmo lugar que alugar o carro. Muitos rent a car locam correntes com um preço bem mais em conta. Se você preferir, pode locar nas cidades próximas aos centros de ski (Santiago, Pucón, Osorno, Chillán, Puerto Varas), procurando no google como ´arriendo de cadenas´ ou se preferir mais praticidade, no próprio caminho, você encontra gente alugando (são mais caros, isso sim).
É perigoso ir de carro?
Não, se você tem cuidado, claro. Na estrada sempre vai ter os que já estão acostumados com a estrada e vão te pressionar, mas vá com calma (e use as correntes se houver neve). Deixe os apressadinhos passarem, sempre. Lembre-se que o caminho faz parte da viagem, paradas (em locais permitidos), rendem boas fotos.
Normalmente o caminho para os centros de ski perto de Santiago são mais cheiros de curva e quem costuma enjoar sofre um pouco. Dica para este caso, consulte seu médico se você pode tomar Dramin ou pode viajar mascando chiclete e nunca, NUNCA, beba algo com gás (refrigerante por exemplo)
Os caminhos para os centros de ski mais ao sul são muito mais suaves, você praticamente não percebe curva.
Outras dicas importantes para se hospedar na neve.
Vai aproveitar os centros de ski do Chile? Minha sugestão é que fique 2 dias na cidade de Santiago para se preparar.
O primeiro dia aproveite para comprar as roupas de neve nos brechós (saiba mais clicando aqui), já que alugar ficaria bem mais caro.
O segundo dia aproveite para fazer compras no supermercado. Não existe supermercado próximos aos centros de ski, pode haver pequenas lojas que vendem de tudo um pouco (alguns centros de ski nem isso tem), mas você tem que considerar que o valor será no mínimo o dobro do que você pagaria em Santiago. Nada mais lógico, já que o custo de entrega na Cordilheira é caríssimo.
Você encontra restaurantes e lanchonetes no centro de ski, mas ficar dias comendo só aí será muito caro, considere o dobro de Santiago. Se você considera Santiago uma cidade cara imagine na Cordilheira…
Onde alugar os equipamentos de ski?
Você pode locar equipamentos nos centros de ski ou no caminho. Aqui uma dica, normalmente o primeiro dia e o último (por conta da viagem e check-in e check-out do hotel ou apartamento), você não consegue esquiar.
Se você locar o equipamento no caminho terá que pagar por estes dois dias. Se alugar nos centros de ski ou lojas na cordilheira (existe esta possibilidade em Farellones, por exemplo), pagará apenas para os dias que for esquiar.
Sem contar que ter o lugar que locou perto de você pode ser uma boa para se precisar trocar os equipamentos. As vezes pode acontecer das botas de machucarem durante a prática do esporte, poder ir trocar de forma fácil é ideal, botas que machucam estragam toda a viagem.
Atenção, importante saber se vestir em capas
Quanto custa alguns dias na neve?
Além do que já comentamos acima (hospedagem + locomoção + equipamento + roupa + comida), você também terá que incluir o ticket de ski.
Aqui a dica é ficar de olho nos sites dos centros de ski, normalmente fazem promoções antes da temporada (em Maio, por exemplo), para quem quer comprar antes da neve cair e no final da temporada (em Setembro), quando a neve já está acabando.
Normalmente os preços dos tickets são diferentes para adultos, criança e terceira idade. Há opção também de esquiar o dia inteiro ou meio período.
Uma experiência incrível
Acreditamos que a experiência de ver o sol nascer e ver o pôr do sol é algo imbatível. Mesmo que seja apenas 1 noite de hospedagem vale ficar na neve e aproveitar o que os que vão de tour não conseguem aproveitar.
Tomar um vinho, uma cerveja, e o leitinho (no caso o Lucas, rs), é algo que sempre vai ficar na memória. Experiência incrível que recomendamos a todos.
Dicas para quem vai esquiar
Praticantes do esporte de neve (ski e snowboard) podem precisar de dicas especiais feitas por quem, todos os anos, sobe a Cordilheira.
Temos um destaque no nosso Instagram com várias dicas que vão ajudar – e muito – no dia que você for para um centro de ski. Confira clicando aqui.
Quer dicas para sobre neve? Dê uma olhada na playlist abaixo
Quanto custa viajar para Santiago do Chile?
Já te demos todas as dicas sobre hospedar na neve, que tal agora saber quanto custa viajar para Santiago do Chile?
Fizemos um vídeo com este e outros detalhes especialmente pensado para os viajantes que venham para Santiago do Chile.
Além de passagem, hospedagem, locomoção e alimentação, falamos também dos preços dos passeios imperdíveisp ara fazer na cidade com ou sem agência e os preços em pesos chilenos e reais.
Abaixo o vídeo para conferir.