Embalse El Yeso

abril 26, 2022

Embalse El Yeso, Tour, Passeio Cajón del Maipo, Chile, LikeChile

Um dos passeios que você pode fazer em Cajón Del Maipo é o Embalse El Yeso. Mas muita gente tem dúvidas ou confunde os dois, neste post vamos te contar tudo o que precisa saber

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Embalse El Yeso e Cajón del Maipo não são as mesmas coisas. Cajón del Maipo é a região onde está localizado o Embalse.

Em Cajón é possível fazer muitos estilos de tour (panorâmico, trekking, rafting, termas) e o Embalse El Yeso é um desses passeios.

Clima e temperatura Embalse El Yeso, Cajón del Maipo

Embalse El Yeso

O Embalse é uma represa com capacidade de mais de 250 milhões de metros cúbicos de água, e é a principal fonte de água potável de Santiago.

Para alguns a visita pode parecer estranha. Ir conhecer uma represa? Mas o passeio é imperdível. Além do caminho de terra e pedra, em algumas partes bem apertada, o contorno das montanhas dá um toque especial a este lugar.

Passeios no Cajón del Maipo

É impossível fazer um passeio que te mostre o Cajón del Maipo de forma completa. A região é cheia de atrativos. Abaixo alguns exemplos:

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Muitas empresas vendem o passeio para o Embalse El Yeso, nem todas fazem o mesmo trajeto, mas em geral param para tomar um café da manhã em algum lugar, passam por Embalse El Yeso e depois fazem um piquenique em algum lugar da região (não mais no Embalse El Yeso, como era de costume)

Acidente no Embalse El Yeso

Em 2019 ocorreu um acidente envolvendo duas crianças brasileiras. Devido a morte de ambas, o acesso ao Embalse El Yeso foi fechado por vários meses.

Em Janeiro de 2020 o acesso ao Embalse El Yeso, foi liberado, mas com algumas restrições. No vídeo abaixo mostramos o mudou depois do acidente no Embalse el Yeso.

Embalse El Yeso fica fechado no inverno?

Na verdade de Abril a Agosto o acesso ao Embalse fica fechado, sabia mais sobre este assunto clicando aqui.

A lei que proíbe o acesso nesta época já existia antes do acidente mas que não era muito divulgada e fiscalizada.

Em 2021 e 2022 a Prefeitura local ´relembrou´ que a lei ainda está vigente e que barreiras e fiscalizações serão impostas.

Conforme informa a Resolución Exenta N° 5615 del 05 de septiembre de 2018: fica PROIBIDO ingresso de qualquer tipo nos meses de ABRIL a AGOSTO e estipula os horários nos demais meses

1.- Prohíbase la circulación de todo tipo de vehículos motorizados en Ruta G-455 (Embalse El Yeso), durante los meses de abril a agosto de cada año a partir del kilómetro 21,7 (sector Las Cáscaras).

Clima no Embalse El Yeso

O clima no Embalse El Yeso varia muito dependendo da estação do ano e como no Brasil as estações do ano são as seguintes:

– Outono: de 21 de março a 21 de junho
– Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro (época de neve)
– Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
– Verão: de 21 de dezembro a 21 de março

As estações do ano são bem marcadas, assim, no Inverno faz realmente frio e no verão é bem calor (o que não acontece em algumas regiões brasileiras).

Clima e temperatura Embalse El Yeso LikeChile

Temperatura no Embalse El Yeso

O Embalse El Yeso está no meio da Cordilheria dos Andes e por isso a temperatura pode mudar de uma hora para outra. Então, o segredo é ir preparado, sempre leve um casaco de frio porque venta muito.

Para você ter uma ideia da temperatura, aqui a previsão para esta semana.

Outro detalhe é a variação de temperatura em um mesmo dia. Pode haver, por exemplo, dias que pela manhã está marcando 5 graus e de tarde está mais de 20 e por isso é importante se vestir por capas. Isso é, uma camiseta, depois uma blusa mais quentinha (como uma segunda pele) e só depois um casaco.

Assim você consegue ir tirando as peças e não vai passar nem frio nem calor. Neste vídeo de explicamos como fazer isso.

Que roupa vestir no Embalse no inverno

No inverno é bom ir preparado com roupa especial de neve e botas impermeáveis. Normalmente quem vai de tour tem a oportunidade de passar por uma loja de aluguel de roupa e botas de neve caso seja necessário.

Muita gente nos pergunta se é realmente importante ir com roupa de neve para lá. E sim, é importante. Você pode conhecer ou ter ouvido falar de alguém que foi e não precisou porque o dia estava lindo, mas como comentamos o clima na Cordilheira é uma surpresa.

Da mesma forma que já ouvimos gente que foi com roupa apropriada e não precisou, já ouvimos muitos relatos de quem foi sem a roupa especial e não conseguiu sair da van por estar com frio e no final perdeu um lindo passeio.

clima e temperatura Embalse El Yeso

Que roupa vestir no Embalse no verão

No verão você não vai precisar de roupa especial para neve. Mas leve um casaco, luvas e até chachecol se for friorento. A questão aqui é o vento que é bem gelado e forte. Melhor ir prevenido.

Grupo Telegram LikeChile

Como ir ao Embalse El Yeso

Para chegar até o Embalse El Yeso é relativamente fácil, pois é uma reta só pelo Camino Al Volcá até El Romeral (em Cajón Del Maipo) e aí pegar o desvio para El Yeso. A sinalização não é das melhores, então fique atento, nós passamos direto por este desvio na primeira tentativa e tivemos que voltar um bom pedaço.

Depois que está na estrada de terra, não tem erro, é realmente uma reta até chegar lá. Claro que, por não ser asfaltada a velocidade aqui é reduzida, mas o lugar é tão bonito que ir devagar é a melhor opção para ir tirando fotos.

Embalse El Yeso, Tour, Passeio Cajón del Maipo, Chile, LikeChile

Além da atenção no caminho, vá olhando com atenção às montanhas, por diversas passagens vimos pequenas quedas d´águas, uma delas era tão perto da estrada que a água atravessava o nosso caminho.

Atenção no céu, condores são vistos por aqui, nós tivemos a sorte de ver um pertinho, no vídeo no final do post dá para ver bem como ele é enorme.

Embalse El Yeso, Tour, Passeio Cajón del Maipo, Chile, LikeChile

Você saberá que está chegando quando cruzar pelas ´Las Cáscaras´, um lugar erguido como acampamento para os trabalhadores da represa. Anos mais tarde também foram utilizadas como instalações militares, quando o Chile estava a ponto de entrar em guerra com a Argentina.

Dê uma bela volta pelo lugar e olhe para as montanhas, localizamos uma geleira no alto de uma delas, na foto acima dá pra ver.

Embalse el yeso, Cajón del Maipo LikeChile

Continuando o caminho seus olhos verão a mudança de cores, um lago de um turquesa intenso nos dias de sol, surgirá na sua frente. Este é o Embalse El Yeso.

Atualmente existe um estacionamento para você parar o seu carro com segurança. E você deve parar lá, já que, a regra agora é não  poder parar o carro ou caminhar na estrada próxima ao Embalse (o que era possível antes do acidente)

A estrada para o Embalse

A estrada para Cajón del Maipo é totalmente asfaltada, mesmo sendo uma estrada de mão dupla é possível ir com facilidade.

No caminho para o Embalse El Yeso a questão é diferente, como comentamos boa parte é de terra (além que estão melhorando a estrada nos últimos anos), mas o perigo são os caminhões que andam em alta velocidade.

No inverno é possível pegar o caminho com água-gelo, gelo ou neve que o tornam perigoso. Não recomendamos ir para lá de carro no inverno, prefira ir com tours.

Embalse El Yeso, Tour, Passeio Cajón del Maipo, Chile, LikeChile

No verão é possível chegar com mais facilidade, ainda que não recomende que vá durante o final de semana por conta do trânsito. E cuidado, você pode pegar animais soltos no caminho.

Evite parar na estrada para tirar fotos, só pare se o caminho tiver algum espaço para parar o carro fora da estrada. Realmente os caminhões voam por aqui e é bem perigoso.

Embalse El Yeso, Cajón del Maipo, Chile, LikeChile

Mapa para chegar no Embalse El Yeso

São mais de 2 horas de carro para chegar desde Santiago do Chile até o Embalse El Yeso, se puder, vá fazendo paradas no caminho para tirar lindas fotos.

E atenção: durante o final dee semana você pode pegar muito trânsito nesta estrada

Quando não ir para o Embalse

Conforme comentado existe restrição de acesso em alguns meses do ano, para saber mais sobre o assunto clique aqui.

De qualquer forma, como comentamos algumas vezes, a estrada é de mão dupla e por isso o trânsito aqui nos finais de semana pode ser bem pesado. Prefira ir de segunda a quinta, se for de carro ou com agência de viagem

Aqui uma playlist recheada de dicas e informamões da região

Tour pelo Embalse El Yeso.

Praticamente todas as agências vão até lá quando é possível. Caso queira ver as agências que confiamos, clique aqui.

Quer saber mais sobre Santiago?

Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.