O Cerro Santa Lucía é ícone no meio da moderna cidade de Santiago do Chile e tem muitas curiosidades que passam despercebidas por alguns turistas. Neste post falaremos tudo sobre lá (inclusive quando não ir) e você encontra um vídeo para não perder nenhum pedacinho deste lindo lugar.
Procurando um hotel em Santiago do Chile?
Conheça o Hotel Casa Bueras e aproveite os 15% de desconto usando o código promocional like2025 para hospedagem até Setembro de 2025.
Índice
- História do Cerro Santa Lucia
- Precisa reservar sua visita no Cerro Santa Lucia?
- Visitas guiadas no Cerro Santa Lucia.
- Qual a melhor maneira de conhecer o Cerro Santa Lucia?
- Qual o melhor dia para visitar o Cerro Santa Lucia
- Quando não visitar o Cerro Santa Lucia
- Altura e extensão e curiosidades Cerro Santa Lucia
- Qual é o melhor, o Cerro Santa Lucia ou o Cerro San Cristóbal?
- Teleférico de Santiago
- Feira de Artesanato no Cerro Santa Lucia
- Onde fica o Cerro Santa Lucía
- Como chegar no Cerro Santa Lucía
- Horario de funcionamento e valores do Cerro Santa Lucía
- Roteiro completo do Cerro Santa Lucía.
História do Cerro Santa Lucia
Antigamente era um morro sem vegetação chamado pelos indígenas Mapuches de Huelén, que significa dor.
Ao chegar em Santiago, o conquistador Pedro de Valdívia achou que o morro era um ponto estratégico principalmente na luta contra os Mapuches. Batizou o morro de Cerro Santa Lucia e fundou a cidade de “Santiago de la Nueva Extremadura” em 12 de fevereiro de 1541.
O morro foi utilizado como fortaleza durante um longo período de guerras entre as forças leais ao rei da Espanha e os patriotas que procuravam a independência da coroa.
A reforma do morro foi uma tarefa encomendada pelo governador de Santiago, Benjamin Vicuña Mackena, para celebrar o centenário da república, na ocasião foi florestado e adornado com esculturas especialmente trazidas da Europa.
Precisa reservar sua visita no Cerro Santa Lucia?
Não, para entrar no parque não é necessário nem agendar e nem pagar. Você precisará apenas preencher um caderno com seus dados para entrar.
Visitas guiadas no Cerro Santa Lucia.
As visitas guiadas do parque acontecem uma vez na semana, verifique a informação de data e hora aqui.
Importante dizer que a Oficina de Turismo da Prefeitura de Santiago faz diversos tours guiados gratuitos.
Temos até vídeo mostrando tudo, assista para conferir
Qual a melhor maneira de conhecer o Cerro Santa Lucia?
Se não conseguir ir no tour guiado, abaixo de damos dicas importantes para você aproveitar o caminho sozinho mesmo e não perder nada.
A melhor maneira para conhecer o Cerro é caminhando e com calma para desbravar seu lindos cantinhos
Destaque para o Terraço Neptuno, onde se pode encontrar uma enorme fonte decorada com objetos europeus. Aqui é tradicional que se jogue uma moeda fazendo um pedido…quem sabe em Santiago mesmo o pedido se realize!!!
Subindo as escadas começa o caminho para a subida ao morro. No topo preste atenção no arco vermelho e no escudo de armas, feito em honra da coroa espanhola de Castilla e León.
Logo em seguida há uma enorme rocha com a figura de Caupolicán, o maior guerreiro. Aqui uma curiosidade, a cabeça do índio está ornada com penas, algo totalmente errado, já que os Mapuches não utilizavam penas em suas vestimentas
Uma das explicações para este “erro” é que a escultura foi um presente recebido pelo presidente Balmaceda em referencia aos aborígenes americanos. Contudo ela acabou sendo utilizada para homenagear ao guerreiro Mapuche.
Continuando o passeio você verá canhões no local, eles foram utilizados para a defesa do morro nas guerras da conquista.
Agora suba as escadas para chegar até a Torre Mirador para uma vista panorâmica muito bonita da cidade.
Olhe atentamente a cidade, veja como as ruas são muito estruturadas formando um enorme xadrez. Mais próximos da cordillera estão os bairros mais chiques, como Las Condes, Vitacura e Providencia, ao redor estão o centro cívico e ao fundo o Cerro San Cristóbal e a Cordillera de Los Andes que no inverno e na primavera está repleta de neve.
Ao descer da Torre, aproveite para ir pelo lado contrário para conhecer outro lindo chafariz e o Castelo Hidalgo, logo depois está a saídas do cerro, na Rua Merced.
Não esqueça de conhecer o Jardim Japonês que está dentro do Cerro Santa Lucia (não confunda com o Jardim Japonês que está no Cerro San Cristóbal, porque são bem diferentes). Para ajudar, fizemos um pequeno vídeo de lá para você conhecer, clique aqui para ver.
Qual o melhor dia para visitar o Cerro Santa Lucia
O melhor dia, para quem quer fazer o tour guiado grátis da prefeitura é um domingo.
Agora, se você quer fazer de forma independente escolha dias que aconteçam a troca de guardas, porque você aproveita para fazer o city tour pela centro histórico de forma completa. Veja quando acontece este evento clicando aqui.
Quando não visitar o Cerro Santa Lucia
Atualmente o Cerro Santa Lucía está aberto todos os dias, mas tivemos anos que segunda-feira o cerro ficava fechado (assim como os museus da cidade).
Particularmente achamos que você pode evitar a segunda-feira (ainda que atualmente fique aberto), para fazer a visita de terça a domingo quando os museus estão abertos e você poderá aproveitar melhor a cidade.
Evite os dias de chuva, é comum que por segurança, o Cerro Santa Lucía feche nestes dias. Isso porque boa parte do parque é de pedras, que ficam muito escorregadias com qualquer chuva que dê.
Altura e extensão e curiosidades Cerro Santa Lucia
São 69 metros de altura e 65.300 m2 de extensão. E as escadarias para subir até o topo (tem mais de uma) merece cuidado.
São de pedra e bem escorregadias, então segure no corremão
Ainda que tenha um elevador para a subida, está a anos sem funcionar.
Infelizmente o cerro não é adequado para pessoas com deficiência ou dificuldade locomotora. São inumeras as escadas e não há opção para cadeira de rodas, por exemplo.
Qual é o melhor, o Cerro Santa Lucia ou o Cerro San Cristóbal?
São lugares totalmente diferentes, tanto na estrutura como no tamanho.
Conhecer um não é conhecer o outro. Você deve conhecer os dois.
Teleférico de Santiago
Muita gente se confunde, mas o teleférico de Santiago fica no Cerro San Cristóbal e não no Cerro Santa Lucia.
Para saber mais sobre lá, clique aqui.
Procurando uma hospedagem em Santiago do Chile?
Conheça o Hotel Luciano K e aproveite os 15% de desconto usando o código promocional like2025 para hospedagem até Setembro de 2025.
Feira de Artesanato no Cerro Santa Lucia
A feirinha de artesanatos não está no Cerro Santa Lucia, está do outro lado da avenida (Avenida Alameda).
Uma das melhores feirinhas da cidade, e bem central, vale dar uma olhada para ver o que tem por lá. Clique aqui para saber mais sobre a feira de artesanato do Cerro Santa Lucía.
Onde fica o Cerro Santa Lucía
O Cerro Santa Lucia está no centro de Santiago, são duas as entradas: a principal está na Avenida Alameda e a segunda na Rua Merced. Independente da entrada que vai chegar, eu recomendo que passe pela entrada principal por conta da beleza do local
Como chegar no Cerro Santa Lucía
Como chegar: metrô Santa Lucia (1 – linha vermelha)
Horario de funcionamento e valores do Cerro Santa Lucía
Valores e funcionamento: de graça, de segunda a domingo das 08h às 20h no verão e até as 19h no inverno
Dias de chuva, por segurança, o Cerro Santa Lucia fica fechado
Roteiro completo do Cerro Santa Lucía.
Neste vídeo te mostramos um roteiro completo do Cerro Santa Lucia.
Abaixo te deixamos uma playlist com vídeos sobre Santiago do Chile, e não só isso, poderá descobrir muitas dicas valiosas. Neste link 👉 WWW.YOUTUBE.COM/LIKECHILETOUR você pode se inscrever em nosso Canal de Youtube e ficar por dentro de dicas quentinhas. CLIQUE AGORA!!!✅