Valle Nevado

julho 7, 2023

valle nevado, ski, snowboard, passeio pelos andes, o que fazer no Valle Nevado no verão, O que fazer no vale nevado no inverno, Chile, LikeChile

O inverno já chegou (no Chile como no Brasil o inverno acontece em de 21 de junho a 23 de setembro) e muita gente já começa a pensar na neve, temporada de ski e a visita ao Valle Nevado.

Mas este post queremos falar do centro de ski mais conhecido do Chile, o Valle Nevado. Quase todo o brasileiro que chega aqui em Santiago quer, sim ou sim, ir até lá mas nem todo mundo sabe muito sobre o Valle Nevado.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Valle Nevado

Valle Nevado é um dos centros de ski chileno mais visitado pelos brasileiros. E é o maior centro de práticas de esportes relacionados à neve no hemisfério Sul com aproximadamente 800 hectares, com 8 teleféricos e 102 pistas (14% para principiantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts)

ValleNevado2

Temporada de ski no Valle Nevado

Antes de mais nada vale lembrar que neve e temporada de ski dependem do clima.  Normalmente a temporada de ski  começa na terceira semana de Junho e vai até a primeira semana de Setembro e Agosto é o mês preferido para quem gosta de esquiar, dizem que é o mês com a melhor neve na região.

Se você tem dúvidas sobre neve, quais foram as datas de abertura e fechamento de temporada temos um post apenas sobre estes assuntos, clique abaixo para saber mais.

Clima no Valle Nevado

O clima no Valle Nevado varia muito dependendo da estação do ano e como no Brasil as estações do ano são as seguintes:

– Outono: de 21 de março a 21 de junho
– Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro (época de neve)
– Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
– Verão: de 21 de dezembro a 21 de março

As estações do ano são bem marcadas, assim, no Inverno faz realmente frio e no verão é bem calor (o que não acontece em algumas regiões brasileiras).

ValleNevado5

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

Temperatura e Previsão do tempo no Valle Nevado

O Valle Nevado está no meio da Cordilheria dos Andes e por isso a temperatura pode mudar de uma hora para outra. Então, o segredo é ir preparado, sempre leve um casaco de frio porque venta muito.

Para você ter uma ideia da temperatura, aqui a previsão para os próximos dias

Outro detalhe é a variação de temperatura em um mesmo dia. Pode haver, por exemplo, dias que pela manhã está marcando 5 graus e de tarde está mais de 20 e por isso é importante se vestir por capas. Isso é, uma camiseta, depois uma blusa mais quentinha (como uma segunda pele) e só depois um casaco.

Assim você consegue ir tirando as peças e não vai passar nem frio nem calor. Neste vídeo de explicamos como fazer isso.

Valle Nevado Câmera e Webcam

Se você quer saber se tem neve agora no Valle Nevado é tão fácil como fazer um click. Eles têm diversas câmeras espalhadas no complexo e é possível ver como está lá agora.

Clique aqui para ver

ValleNevado7

Que roupa vestir no Valle Nevado no inverno

No inverno é bom ir preparado com roupa especial de neve e botas impermeáveis. Normalmente quem vai de tour tem a oportunidade de passar por uma loja de aluguel de roupa e botas de neve caso seja necessário.

Muita gente nos pergunta se é realmente importante ir com roupa de neve mesmo se não for esquiar. E sim, é importante. Você pode conhecer ou ter ouvido falar de alguém que foi e não precisou porque o dia estava lindo, mas como comentamos o clima na Cordilheira é uma surpresa.

Da mesma forma que já ouvimos gente que foi com roupa apropriada e não precisou, já ouvimos muitos relatos de quem foi sem a roupa especial e não conseguiu sair da van por estar com frio e no final perdeu um lindo passeio.

Valle Nevado no Verão, Vale a pena, Vale Nevado, Vale nevada, LikeChile

Que roupa vestir no verão

No verão você não vai precisar de roupa especial para neve. Mas leve um casaco, luvas e até chachecol se for friorento. A questão aqui é o vento que é bem gelado e forte. Melhor ir prevenido.

O Valle Nevado está aberto o ano todo? Quando vale a pena ir?

Sim. Para quem não vem no inverno e na temporada de neve, o Valle Nevado fica aberto também no verão, mas não todo o complexo, os hotéis e alguns restaurantes ficam fechados.

E aí você me pergunta: Vale a pena ir para o Valle Nevado no verão? Isso te respondemos em outro post, com detalhes do que fazer por lá (com vídeo). Clique aqui para ver

Valle Nevado em 1 dia

Se você vai passar apenas o dia no Valle Nevado, no estilo bate e volta nossa sugestão é que vá com agência.

Isso porque, além de passarem para te pegar, pararem em local para alugar roupa e ski, também estarão te esperando para voltar com você para Santiago.

É importante ficar atento que normalmente as agências oferecem 3 tipos de tour para lá:

  • Tour panorâmico: vão apenas conhecer e passam por Farellones (não dá tempo de esquiar)
  • Ski Day: especial para quem quer praticar o esporte de neve (ou seja, é oferecido apenas no inverno)
  • Sunset: oferecido normalmente no verão, além de visitar Valle Nevado também param para ver o pôr do sol na Cordilheira.

Ski no Valle Nevado

Se você vai se hospedar no Valle Nevado você tem duas opções:

  • Ir com transfer: indicado para quem vai ficar apenas no Valle Nevado e não quer conhecer os outros Centros de Ski próximos
  • Alugar um carro: para quem vai se hospedar em Valle Nevado mas quer ter a flexibilidade de locomoção na Cordilheira (neste caso não esqueça que o porte de correntes é obrigatório

Principalmente para quem aluga carro o ideal é que você alugue os equipamentos de ski no Valle Nevado ou em Farellones, isso porque os equipamentos ocupam muito espaço, somado com as malas da viagem pode ser muita coisa para quem não está acostumados.

Mas não esqueça de comprar ou alugar suas roupas em Santiago. Veja aqui um vídeo que fizemos sobre o assunto.

Hotel e hospedagem no Valle Nevado

O Valle Nevado tem 3 hotéis, cada qual com seu estilo e preços, um deles inclusive com a pista de ski logo na saída do hotel. Para os que querem se hospedar, vejam quanto fica ficar por lá, clicando aqui.

A vantagem de ficar hospedado nos hotéis do Valle Nevado é que você pode realmente aproveitar a neve, optar por pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), além de ter passe livre para as pistas de ski, piscina aquecida, SPA, etc.

Para quem tem criança pequena há um espaço para eles ficarem brincando no hotel.

E não para por aí, o Valle Nevado também tem várias opções de apartamentos totalmente equipados (e com cozinha equipada) para quem quer economizar um pouco mais e ficar com a família e amigos, cabem até 8 pessoas. A dica é fazer um supermercado em Santiago para encher a geladeira 😉

Onde comer no Valle Nevado?

No Valle Nevado você encontra vários restaurantes para todos os gostos. Alguns um pouco mais chiques que recomendamos para o jantar (para quem fica por lá) ou almoço (para quem está apenas passando o dia).

Para quem quer algo mais rápido e simples normalmente durante a temporada de neve eles colocam alguns food trucks na parte baixa do complexo. Também existe a opção de cafeterias do complexo e até mesmo na montanha, na área onde chega a gôndola

Para as noites são 4 bares para todo o tipo de gosto, desde os mais tranquilos que querem tomar um belo vinho para relaxar até um mais agitado com karaokê e dança.

Haa, não podemos esquecer do mais importante, aqui você encontra lojas para alugar roupa e equipamentos para esquiar e também escola de ski para quem quer aprender.

ValleNevado6

Pacote no Valle Nevado

Para quem se animou e quer se hospedar no Valle Nevado, saiba que eles fazem vários tipos de pacotes dependendo do seu estilo, bolso e dias que vai ficar.

Ficou curioso e quer saber os preços dos Pacotes? Clique aqui 

Quer saber sobre os preços dos tickets de temporada de ski? Clique aqui

Se você quer se hospedar por lá, aqui te ajudamos a preparar a sua mala:

Onde fica o Valle Nevado

Está localizado a  60 km de Santiago. A estrada é muito boa, mas no inverno a gente sempre recomenda um transfer. O caminho não é fácil para quem não conhece, é cheio de curvas e no inverno é necessário usar correntes nos pneus.

Altitude do Vale Nevado

A altura máxima é de 3670 metros de altitude e a mínima é de 2860 metros. Para se ter uma ideia os hotéis estão à
3025 metros de altitude.

Já deu para entender o porquê o Valle Nevado é tão conhecido né? É ´só´ o maior centro de ski do hemisfério sul e o mais moderno do Chile.

Que ver o os vídeo que temos de lá. Veja nessa playlist

Temporada de Ski 2023 no Valle Nevado

Temos um post apenas falando sobre a data de abertura e fechamento dos centros de ski do país. Este post é atualizado a cada novidade, clique aqui para saber mais

Preço Valle Nevado 2023

Fomos até o Valle Nevado no início da temporada de neve 2023  e  neste vídeo te mostramos dicas e valores das atividades em 2023

Grupo Telegram LikeChile

Dicas para quem vai esquiar

Praticantes do esporte de neve (ski e snowboard) podem precisar de dicas especiais feitas por quem, todos os anos, sobe a Cordilheira.

Temos um  destaque no nosso Instagram com várias dicas que vão ajudar – e muito – no dia que você for para um centro de ski. Confira clicando aqui.

Quer saber mais sobre Santiago?

Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.