Pomaire

julho 11, 2021

DSC_0111-w540-h540

Localizado a menos de uma hora de Santiago, o pequeno povoado de Pomaire é conhecido por seus artesanatos e restaurantes e é uma ótima opção de parada para quem deu uma passada na Casa de Pablo Neruda na Isla Negra.

Pomaire, por muitas décadas, foi destino visitado nos finais de semana pelos chilenos que procuravam artesanatos para decorar suas casas. Nos anos 80 era muito comum ver as casas cheias de artigos feitos de Greda, uma espécie de terra batida.

Pomaire, Chile, LikeChile 20Pomaire, Chile, LikeChile 21

Com o passar do tempo, os chilenos deixaram de comprar estes artesanatos e as visitas para o Pomaire foram diminuindo. Mas ao contrário do que poderia se imaginar, o povoado continua crescendo e muito. Isto porque novos clientes vindos do mundo inteiro, percebem a riqueza  de ter em suas decorações algo que é fruto da natureza e são objetos únicos, feitos à mão.

O Povoado é bem pequeno, são duas ruas longas, com uma loja traz a outra e vários restaurantes.

Pomaire, Chile, LikeChile 18Pomaire, Chile, LikeChile 19

Falando em restaurantes, Pomaire é conhecido por fazer empanadas de até 1 quilo. A empanada mais procurada é a de Pino (de carne), que leva um pedaço de frango dentro. Mas se você não consegue encarar um empanada deste tamanho, experimente as menores. Recomendo sem dúvida nenhuma.

Já se o apetite for maior, não perca o Costillar, uma costela de porco grelhada, é sensacional.

Os pratos são grandes, recomendamos que peça uma empanada e uma costela com algum acompanhamento como batatas fritas ou saladas para dividir entre o casal. Aproveite também as sobremesas típicas como a Leche Asada , Mote com Huesillo, entre outras.

Pomaire, Chile, LikeChile 32Pomaire, Chile, LikeChile 26

Se quiser experimentar uma bebida típica chilena, procure pela Chicha, um suco (alcoólico) da uva fermentado e fervido. E muito doce e gostoso, mas não se engane, você pode ficar bêbado sem perceber, então experimente com moderação.

Já para que gosta de um drinque um pouco mais forte deve experimentar a Mistela, um licor tipo pinga misturado com frutos, também muito gostoso.

Pomaire, Chile, LikeChile 22Pomaire, Chile, LikeChile 41

Aproveite para ver alguns artesãos  fazendo seu trabalho na rua, para que os visitantes aprendam seu oficio. Se tirar alguma foto é bem visto deixar uma gorjeta. As crianças também podem apreender e fazer seus artesanatos, uma experiência muito legal e inesquecível.

Outra dica é privilegiar a compra de artesanatos de Greda, já que, com a concorrência, alguns vendedores, se passando por artesãos, compram produtos trazidos da China e vendem como se fossem artesanatos.

Como ir até Pomaire

A melhor forma de chegar até lá é de carro. A estrada é muito boa (e com pedágio).

Mas, para você aproveitar bem seu tempo aconselho um tour que normalmente passa por aqui e depois vai para Isla Negra, onde está a casa de Pablo Neruda.

Pode ser uma oportunidade de conhecer vários lugares em um dia só.

Onde fica Pomaire

Está a 68 kms de Santiago, com sentido ao litoral.

Vale a pena ir até Pomaire?

É um lindo passeio, mas é uma cidade para você ir aproveitar os restaurantes e comidas típicas.

Ainda que seja um local com muito artesanato, acredito que, se seu objetivo é apenas a compra de lembrancinha, ir a outros lugares mais próximos à Santiago.

Temos um post contando quais as feirinhas de artesanato da cidade e como chegar até elas, clique aqui para ler.

Então o convite está feito, venha a conhecer Pomaire e aproveitar principalmente da culinária.

Quer saber mais sobre Santiago?

Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem