O Chile é conhecido entre muitas coisas, por seus vinhos e pela neve, mas além do ski, a Cordilheira dos Andes tem muito para oferecer e aproveitar a montanha em qualquer época do ano e é uma experiência imperdível para os amantes da natureza.
Mesmo não sendo um cara experiente em trekking, encarei o caminho, que me foi surpreendendo a cada momento.
Nosso destino, El Cajón del Maipo, fica muito próximo de Santiago. Aqui podemos curtir muitas experiências ao ar livre. Confiram o post e o vídeo que já fizemos da região. Para os aventureiros também podem chegar até Baños Morales de carro ou em ônibus.
Nosso trekking começa no povoado de montanha chamado Baños Morales, onde recebemos as instruções do guia, preparamos as mochilas com água e os alimentos necessários para ir completando a trilha.
Também é necessário pagar o ingresso (R$ 8 aprox.) e se cadastrar com o pessoal da Conaf que cuida do parque.
Antes de partir é muito importante o protetor solar já que na montanha o ar seco e o reflexo da neve, junto com um céu limpo fazem muito necessário se proteger.
Como falei não sou um cara que faça muito trekking. No grupo só tinha gringos que com certeza tinham um estado físico bem melhor que o meu e é claro foram na frente o caminho inteiro. No começo tentei ir ao ritmo deles, mas 10 anos a menos fazem diferença, então peguei leve e fui curtindo a montanha no meu próprio ritmo, por que era isso mesmo que eu queria.
Os primeiros quilômetros de subida são puxados, com pedras soltas, então tive que prestar atenção a meus passos e também não perder a vista a natureza.
No meio do caminho e como milagre, aparece um casal de brasileiros de uns 55 ou 60 anos aprox. que tinham viajado sozinhos, sem guia e estavam querendo fazer o caminho, mas não sabiam como chegar até a famosa Geleira San Francisco.
Aí fomos batendo papo, justamente quando o caminho fica bem mais leve. Paulistanos apaixonados pela aventura, este casal me surpreendeu porque encararam super bem a trilha o que me deu para pensar que qualquer um consegue, caminhando devagar chegamos do mesmo jeito.
Já no final o premio da caminhada. O Monumento Natural El Morado com a geleira de San Francisco e a Lagoa Morales.
O silencio é só interrompido pelos clicks das câmeras. Aos poucos começamos comentários e as risadas de alegria de ter alcançado mais um desafio. Aproveitamos para fazer um pequeno piquenique que dividimos com alguns passarinhos que chegaram perto
Dependendo da época em que você encare o desafio a paisagem muda, no verão um pouco mais seco e quente, com neve nos picos das montanhas e no inverno frio e com bastante neve.
Já na decida aproveitamos uma seleção de queijos, vinho e outras delicatesen que nosso guia tinha preparado para a gente. Final perfeito para um belo tour.
Super recomendado.
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem