Cajón Del Maipo

abril 25, 2022

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Se você vai viajar para Santiago e quer conhecer os Andes te indico ir ao Cajón Del Maipo, um lugar de montanha feito para aventureiros e viajantes que querem descansar,  aproveitar a natureza e estonteante beleza do lugar a seu estilo.

Viajando para o Chile e ainda não sabe onde se hospedar?

Aproveite o desconto de 15% em um hotel de luxo localizado no barrio de Lastarria, a passos do metrô e pertinho do Cerro San Cristóbal.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel LucianoK, clique aqui e aproveite.

Cajón del Maipo

Não, Embalse El Yeso e Cajón del Maipo não são a mesma coisa, como sempre digo Cajón é a região e o Embalse um local que está nessa região, seria como dizer Rio de Janeiro e praia de Copacabana.

Cajón Del Maipo nada mais é que o conjunto de várias cidadezinhas, uma ao lado da outra, quase todas ligadas pela mesma estrada. Cada cidade com sua característica, sendo San José de Maipo a  maior delas (no estilo praça, igreja, etc) onde está o centro de atendimento turístico.

É uma região muito apreciada por quem vive em Santiago, principalmente no verão, por seu entorno mais natural. Ainda que por lá existam atrações para o inverno também.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Onde fica Cajón del Maipo

Está a aproximadamente 26 km de Santiago do Chile, mas como falamos é uma região relativamente grande, são várias cidadezinhas ligadas quase toda pela mesma estrada (Camino Al Volcan).

São praticamente 60 kms, só da estrada Camio Al Volcán que liga: Las Vertientes, El Canelo, Los Peumos, Guayacan, El Toyo, El Melocotón, San Alfonso (cidade principal), San Sebastian, San Gabriel, Queltehues, El Volcán, Baños Morales

Esta é a estrada principal, de via dupla e toda asfaltada, mas existem outros caminhos (alguns de terra, outros de brita, outros asfaltadas) que levam a alguns destinos interessantes da região.

Praticamente impossível de se perder, a estrada no caminho asfaltado é bem conservado e com bastante caminhão durante todo o trajeto, isso porque existem mineradoras em Cajón Del Maipo.

Por isso para a pergunta ´Onde está Cajón del Maipo´ é importante saber O QUE em Cajón del Maipo estamos falando espeficamente. Alguns exemplos:

-La Obra é conhecida pelo trabalho em pedra,

-Las vertientes pelo mel e cristais de quartzo,

-El Canelo venda de vinhos e licores da região,

-El Manzano e seu cerro Las Torrecillas para prática de escalada,

-El Toyo pode-se praticar pesca esportiva,

El Melocotón está o museu ferroviário,

-El Ingenio há venda de frutas secas,

-Romeral é uma cidade mineira abandonada,

-Queltehues está uma das hidroelétricas da região.

-Baños Morales onde estão parte das termas da região

-Lagunillas é um centro de ski (falamos dele em outro post, veja aqui),

Instagram LikeChile

Aproveite o desconto que temos neste hotel no Bairro Lastarria.

Um casarão que já foi de uma das famílias mais ricas do Chile, agora é um hotel boutique  que é simplesmente um oásis em Santiago.

Localizado no bairro Lastarrias, perto de bares e restaurantes sem estar no meio do movimento deste bairro bohêmio, é uma ótima opção para quem quer estar perto de tudo e quer aproveitar a noite da cidade.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código likechile (tudo junto e em minúscula), no site do hotel Casa Bueras, clique aqui e aproveite.

San Alfonso em Cajón del Maipo

San Alfonso é a principal cidade de Cajón del Maipo, muitos param por aqui para andar pela praça, olhar a igreja e aproveitar para ir a algum restaurante (ainda que restaurantes e pousadas você encontrará durante toda a estrada Camino Al Volcán)

Mas por ser a cidade principal por aqui você encontra o Centro de Informações Turísticas e as agências de viagem (algumas ficam parte do dia fechadas, o que recomendo que se comunique com eles por telefone ou email antes para coordenar uma visita.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

O que fazer em Cajón del Maipo

Em geral, quem mora em Santiago vê Cajón del Maipo um lugar para relaxar de final de semana, aproveitar seus rios, termas ou belezas naturais.

A grande maioria pensa na região no verão, ainda que o destino possa ser visitado durante todo o ano.

Muitos aproveitam os diversos trekkings (algo que está virando cada vez mais costumeiro por aqui).

Já os turistas, principalmente brasileiros, confundem Cajón del Maipo com Embalse El Yeso (o queridinho dos viajantes). Mas são vários os tours e passeios que muitos compram sem saber que estão por aqui.

Abaixo os principais, clique para saber mais detalhes:

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Além desses existem muitas outras coisas para fazer por lá, como por exemplo

Termas em Cajón del Maipo

Além das Termas Colina (que é a principal e que falamos em detalhes no link acima e no vídeo abaixo), existe também os Baños Morales (com bastante estrutura: restaurante, hotel e as piscinas cobertas com bar) e as Termas de Plomo bem mais rústica e com difícil acesso

Ainda que possa ir durante todo o ano (inclusive no inverno) os meses que recomendados para ir a estes lugares é de Outubro a Março, de preferência durante a semana (quando tem menos gente)

Neste vídeo te contamos um pouco mais sobre as Termas Colina

Montanhismo e trekkings em Cajón del Maipo

Aqui podemos te dar uma lista, porque a região é muito conhecida pelas enormes paredes para escalar e os incríveis trekkings

Um dos principais lugares que fizemos trekking foi no Monumento Natural El Morado (veja post aqui), mas existem outros, como Cascada de Los Animas,  Aguas Panimavida, um que está cada dia mais concorrido o Mirador Los Condores

Em todos os casos é aconselhável que você faça o passeio com um guia e veja com ele se você está apto para fazer o tour, já que, dependendo da época ou do trekking é necessário ter relativo preparo físico

Importante também ter roupa adequada e ter algum mapa ou aplicativo (off-line) que te ajude no trajeto. Aqui algumas dicas que vão te ajudar sobre o assunto

Embalse El Yeso

Dos principais tours da região, principalmente para brasileiros, é uma represa de 253 milhoes de metros cúbicos de água.

Para chegar lá uma estrada de pedregulhos (parte dela é asfaltada), por muitas vezes estreita. O que mais impressiona é a cor da água.  Ainda que o mais recomendado é ir em tour, é possível chegar de carro, mas isso explicamos direitinho no post sobre lá (clique aqui) e no vídeo abaixo:

Importante recordar que estamos falando de um lugar rústico, no meio da Cordilheira, com muitas pedras enormes em suas montanhas. Não é raro acidentes por aqui (alguns inclusive fatais), por isso a ida em tour é mais interessante, porque muitas vezes o caminho pode estar bloqueado, inclusive pela polícia, para aumentar a segurança.

Tanto assim que fizemos um segundo vídeo mostrando as mudanças que fizeram no local depois de um trágico acidente que ocasionou a morte de duas crianças brasileiras.

O local ficou interditado por muito tempo e aqui te mostramos o que mudou por lá depois da reabertura, mas é importante que você clique aqui para entender quando o Embalse está aberto e quando está fechado.

Esportes radicais em Cajón del Maipo

Escaladas, Rafting, Bungee Jump e Parapente todos para aventureiros e que devem ser feitos com empresas de confiança e pré-agendados para não perder a viagem.

Digo isso porque dificilmente você encontrará um tour que te pegue em Santiago para te levar para fazer esta atividade em Cajón. Na maioria das vezes você deve ir até lá pois são agências ou guias locais que fazem estas atividades.

Já fizemos rafting por aqui, fomos até San Alfonso onde estava, na época, localizada a agência. Por sorte tinhamos o contato do dono do local que estava fechado. Isso porque na ocasião o guia que fazia o tour também era o único que atendia na loja. Ou seja, durante o rafting a loja estava fechada porque ele estava na água.

O melhor período para estes tipos de atividade é durante o verão. No caso do rafting, porque os rios estão mais fortes e é mais divertida a aventura, já para os demais estamos falando de um clima mais firme e sem tanta mudança ou perigo de deslizamento de pedras.

Observatórios em Cajón del Maipo

Para quem tem a oportunidade de passar a noite em Cajón Del Maipo, o céu desta região é bem propício para ver as estrelas. É o lugar que mais vi estrelas cadentes na vida, rs. Há observatórios por lá, vale à pena pesquisar e aproveitar uma noite neste tour.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Qual a melhor época para visitar Cajón del Maipo

A época mais concorrida definitivamente nos meses de Dezembro a Fevereiro quando muitos que moram em Santiago aproveitam a região. Nos finais de semana, durante todo ano, também pode ser concorrido o que pode ser observado principalmente pelo trânsito infernal à sextas, sábado e domingo

De qualquer forma é possível visitar durante todo o ano, dando maior atenção e cuidado no inverno.

Grupo Telegram LikeChile

Cajón del Maipo no Inverno

As belezas naturais e atividade em Cajón del Maipo acontecem durante todo o ano, mas no inverno, por conta das chuvas e nevascas, é comum que caminhos sejam bloqueados pela polícia para garantir a maior segurança do local.

Entre Junho a Setembro é mais comum que o solo fique mais úmido o que facilita deslizamentos de terra e de pedras gigantes e também o aumento dos rios e aluviões que podem acontecer inesperadamente.

Se você viaja para o Chile no inverno, recomendo que faça os tours preferencialmente com agências recomendadas.

Não esqueçamos que Cajón del Maipo está na Cordilheira e é ela que manda por aqui.

Clima no Cajón del Maipo

Já falamos muito aqui sobre isso, mas poucas pessoas ficam com isso na cabeça: Cajón del Maipo está na Cordilheira dos Andes e como qualquer passeio para a Cordilheira o principal desafio é o clima.

Você pode estar em Santiago com um tremendo sol e vai para Cajón que de uma hora para outra muda o tempo, começa o frio e pode ter até chuva. Isso é a Cordilheira.

O clima pode mudar (e normalmente muda), o frio é mais intenso, a possibilidade de chuva aumenta e claro o vento é algo constante.

Abaixo te deixamos a previsão do clima para os próximos 7 dias. Mas sugiro que você revisite esta informação alguns dias antes de sua ida para lá.

Que roupa usar em Cajón del Maipo

Mais do que te dizer o que usar, tenho que comentar o que não pode faltar: casaco!

Quando está calor por lá está muito calor, quando está frio está muito frio. Mas normalmente temos algo constante, inclusive no verão, o vento gelado.

E ele, mas a possibilidade do tempo virar, é importante sempre estar com um casaco, independente do mês de sua visita ou a previsão do tempo. Vai por mim, a falta de casaco pode estragar o seu passeio.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Durante o inverno recomendo muito o uso de roupas adequadas para a chuva (impermeáveis) e para o frio (principalmente resistentes à neve). É comum que tours que saiam de Santiago passem por alguma loja de aluguel de roupa, as vezes pode ser necessário e você só vai saber quando chegar por lá.

Sapatos de trekking também são importantes. Ainda que já tenha visto muita gente indo de tênis (já vi até gente de salto), não podemos esquecer que a região é super rústica, muitas pedras e o sapato de trekking, principalmente de cano alto, ajudam na estabilidade na hora de caminhar.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Qual a melhor forma de visitar Cajón del Maipo

Tudo vai depender do que você quer visitar por aqui. Se você pretende ir apenas um dia para conhecer algo específico, sugiro um tour com agência.

Isso porque o tour vai te levar para o local que você quer visitar, mas normalmente faz paradas em lugares interessantes durante o caminho, o que para um dia é interessantíssimo para conhecer outros locais da região que vimos tem muito atrativos.

Aqui por exemplo um vídeo que fizemos sobre Las Melosas, fomos de tour porque é um trekking e não conhecíamos o local, no vídeo você vai perceber que paramos em outros pontos, lindas quedas d´agua e um final inesquecível em uma terma bem estruturada da região

Agora, se você quer aproveitar ainda mais a região o ideal é ir de carro e passar algumas noites por lá. Mas aqui atenção, se você se hospedar em Cajón del Maipo e decidir fazer um ou outro passeio de tour as vans que saem de Santiago NÃO costumam pegar gente em Cajón.

Então, se você decide se hospedar por lá é provável que tenha que fazer os passeios de forma independente ou contratar agências locais para te levar em lugares específicos.

A vantagem de se hospedar por lá é que os locais, que normalmente estão repletos de pessoas que vão e voltam no mesmo dia para Santiago nos tours, estão vazios no início na manhã (quando quem vem de Santiago ainda está na estrada) ou no início da tarde (quando as vans voltam para a estrada). Então você terá tempo de sobra com lugares muito turísticos praticamente vazios.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Visitando Cajón del Maipo de carro

Sim, é possível e já fomos algumas vezes. A estrada principal é asfaltada e muito boa, ainda que a quantidade de caminhões seja o principal defeito (aqui existem muitas mineiras) e o pessoal que dirige estas caminhonetes vermelhas da foto acima, que são funcionários das mineradoras, costumam exagerar na velocidade.

Mas é importante saber que nem tudo em Cajón está na estrada principal. Para chegar ao Embalse e Termas Colina existe um caminho de terra, por vezes estreitos, que podem ser mais chatinhos e esburacados.

Já outros lugares como Las Melosas, você tem que deixar seu carro na estrada para fazer um trekking para chegar no local.

Então sim, é possível ir para Cajón del Maipo de carro. Mas nem todo lugar tem fácil acesso.

No inverno nossa recomendação é ir com agência pelos motivos que já comentamos acima.

Onde se hospedar em Cajón del Maipo

Par todos os bolsos, por aqui você vai encontrar pousadas e lodges bem estruturadas com piscina e SPA até locais mais simples como cabañas

Abaixo algumas opções:

Cajón del Maipo

Hotel Altiplanico Cajón del Maipo: com piscina e hidromassagem, por aqui também é servido um excelente café da manhã. O dia foi de muito trekking? Você pode pedir uma massagem para relaxar

SEL Lodge & Spa: sauna, tinas calientes, massagem. Além da piscina, café da manhã continental e um lugar para relaxar.

Cascada Lodge Cajon del Maipo: uma piscina com bar que funciona até mais tarde e um restaurante. Pergunte pelas atividades disponíveis.

Para quem procura algo mais simples e econômico aqui algumas opções

Cajón del Maipo

Hostal de Antaño: uma casa familiar que se transformou em hostal é aconchegante e te faz sentir em casa

Departamento: ainda que não seja comum, existem apartamentos para locação (no estilo Airbnb), completamente equipado

Lodge del Maipo: são cabañas equipadas, atendidas por seus donos que dão um toque de estar em casa. Nos espaços comuns está a piscina e a hidromassagem

Onde  comer em Cajón del Maipo

Camino al Volcán é a estrada que liga as cidades e é nela que estão a maioria dos restaurantes de todos os tipos, dos mais chiques aos mais simples. Aqui deixaremos alguns deles:

Sibaritas 87: ainda que a carta parece pequena existe opção para todos os gostos. Está em Camino Al Volcan 13.560

Entre Pisco y Pebre: típico chileno está na Av. Camino al Volcán, 31.011

Casa Bosque:dos mais concorridos da região, sua especialidade são as carnes, aqui o menu para você ver valores e opções. Está em Camino Al Volcan, 16.829

Alguns detalhes importantes:

-reserve: os restaurantes da região são concorridos e esperar, com fome, depois de uma viagem até chegar aqui não é das coisas mais legais.

-aproveite a tarde: alguns restaurantes da região têm espaço para que, depois do almoço, você possa relaxar e descansar um pouco antes de pegar a estrada novamente.

Quer algo mais simples? As principais picadas de Cajón del Maipo estão na Plaza de Armas de San José del Maipo, por lá inclusive comemos em uma barraquinha de cachorro quente (completos) que estavam deliciosos.

Preço do tour para Cajón del Maipo

Tudo vai depender de onde você vai já que o tour para Embalse El Yeso tem valor diferente do tour para Termas Colina.

O principal aqui, além do valor é perguntar para sua agência quais são os passeios da região e por onde passam, para tentar não repetir os mesmos lugares se você fizer dois tours distintos para lá. Atenção porque as agências fazem passeios totalmente diferentes.

Clique aqui para ver as agências parceiras do LikeChile

Como chegar em Cajón del Maipo

Para quem pretende ir por conta própria (sem agência) aqui como chegar, a título de exemplo, na cidade de San José del Maipo

De carro: deve-se chegar até a Av. La Florida, de lá é uma reta só até chegar à Av. Camino Al Volcán.

De ônibus: saem do terminal de ônibus interurbanos do metro Bellavista La Florida (linha 5),  o ônibus no. 72 vai em direção a Plaza de Armas de San José de Maipo (o que seria mais ou menos a metade do Camino Al Volcán).

Se você quer se locomover pela região de ônibus sugiro que pergunte no Centro de Informações Turísticas que está na Plaza de Armas da cidade de San José mais informações. Importante lembrar que no inverno a circulação de ônibus pode mudar por conta do clima

Independente de ir por sua conta ou em tour recomendamos que já vá com tudo pesquisado, programado e agendado.

Cajón del Maipo, Embalse El Yeso, Chile

Dicas para viajar para Santiago do Chile

Se você chegou até aqui possivelmente vai passar alguns dias em Santiago, certo? Então te deixamos algumas dicas que vão te ajudar muito.