Vinícola Clos Apalta, Lapostolle.

julho 19, 2020

Para quem gosta de vinhos, visitar a vinícola Clos Apalta, antes chamada Lapostolle no Vale de Colchagua  é ter a possibilidadede conhecer de onde que vem o melhor vinho do mundo 2008 segundo a prestigiosa publicação Wine Spectator.

Viña Clos Apalta ou Lapostolle

O vinho ganhador, Clos Apalta 2005 não é o único premiado desta vinícola, pois vários alcançam sobre os 90 pontos considerados excelente e grande, em uma qualificação de 1 a 100. Clos Apalta obteve 96 pontos.

Se você já ouviu falar do Grand Marnier,saiba que a dona da vinícola e a mesma dona deste prestigioso  licor.

A ideia da dona  Alexandra Marnier Lapostolle e seu marido Cyril de Bournet , foi aproveitar toda a experiência ganhada na produção do Grand Marnier e fazer vinhos de categoria mundial nas férteis e exclusivas terras do vale de Colchagua.

Interessante é que a vinícola e considerada bastante nova pois foi fundada no ano 1994 e com certeza o selo de vinícola boutique é bem ganhado.

A colheita das uvas e feita a mão, e levada as barricas cuidadosamente,evitando que se machuquem, para entrar a um processo de fermentação, observado constantemente por seu enólogo que determina o tempo e a temperatura para obter a maior qualidade possível dos vinhos.

As instalações surpreendem pela beleza e modernidade dos processos  e por uma interessante guarda construída baixo terra o que permite de maneira natural, conservar a temperatura graças a umidade e o frio da rocha.

A magnífica vista das parreiras só é superada pelo interior da vinícola. Descer pelas escadas gera curiosidade e expectação.

Entramos na cava onde se encontram descansando os vinhos que serão proximamente engarrafados.  A guia nos convida a experimentar uma fina seleção de seus premiados vinhos.

Os aromas e sabores explodem em nosso paladar e abrem o apetite para o que será o almoço no exclusivo e charmoso comedor.

Sim, além do tour, almoçamos por lá.

Entramos em um estar finamente decorado e gratamente aquecido com belas lareiras. A garçonete nos indica o cardápio e começa trazer petiscos muito saborosos. Destaque para o pepino com queixo Philadelphia, alcaparra e aliche, simplesmente perfeito.

Já na mesa experimentamos um pebre de mote, com camarões e ervas. De fundo file mignon com molho de vinho merlot, charquicán e legumes salteadas, todo acompanhado novamente com deliciosos vinhos.

Interessante o resgate de comidas tradicionais chilenas com uma renovada presentação.

Depois desse gostoso almoço com uma incomparável vista às parreiras e a piscina, quis conhecer o exclusivo hotel Lapostolle Residence que na verdade são 4 casas para viver uma experiência intima desfrutando do entorno natural e claro dos gostosos vinhos.

É preciso reservar a visita a vinícola e ao restaurante, com valores que vão desde R$ 85 (visita) a R$ 250 aprox. quando inclui o almoço e é necesário reservar.

Recomendo muito.

Vinícola Clos Apalta endereço e como chegar

Endereço: KM 4, Apalta Colchagua, Santa Cruz

Está a pouco mais de 180km da cidade de Santiago, no Valle de Colchagua. Recomendamos que fique na cidade de Santa Cruz pelo menos uma noite para apreciar as vinícolas da região. Veja um roteiro de 2 dias que temos por lá clicando aqui.

Você gosta de vinho e está vindo para Santiago do Chile? Aproveite o CONCURSO que estamos fazendo de um super kit

Manta para piquenique, porta taça, vinho e – se você vier durante o evento – um ticket para degustação na Vendimia do Valle del Maipo que inclui a taça de brinde

Clique aqui ou na foto abaixo para ver como concorrer.

Dicas do Valle de Colchagua

Ainda que muitos pensem no Valle de Colchagua como um destino para mantes de vinho, acredito que está mudando um pouco. Claro, ainda é o foco principal, mas cada vinícola está criando uma identidade própria.

Você não verá, como acontece nas vinícolas mais próximas a Santiago, passeios muito parecidos. Cada vinícola aqui tem um foco diferente por isso é bom ir com tempo para fazer os tours em cada uma dessas vinícolas.

Quer saber mais sobre elas? Clique nas fotos abaixo

Qual a melhor época para visitar as vinícolas?

Você pode visitar durante todo o ano. Mas, de Setembro a Março você encontra as parreiras verdinhas (e lindas para tirar fotos).

Em Fevereiro e Março você pode até provar a uva do pé. Nos meses de Março e Abril acontecem as festas das vendímias por aqui.

Quais os melhores passeios pelas vinícolas no Chile?

O melhor passeio é aquele que você gosta e vai depender muito do seu estilo. A medida que seu gosto pelo vinho é maior, os melhores passeios são os mais detalhados, com tours mais completos.

E para os realmente amantes do vinho o melhor é uma Rota por várias, não 2 nem 3, mas sim várias vinícolas de uma ou mais regiões. O que pode levar a uma experiência ainda mais completa.

Quer saber mais sobre Santiago e o que tem de melhor por aqui? Abaixo algumas dicas imperdíveis.

Dicas sobre vinícolas no Chile

Temos uma playlist completa com as principais dicas, clique abaixo para conferir.

Que tal se hospedar em um castelo no Bairro Bellavista?

Aproveite esta promoção e fique hospedado em um dos melhores hotéis deste bairro bohêmio de Santiago

Além de um lugar lindo, com café da manhã excelente e um atendimento de primeira qualidade, leitores do LikeChile tem 20% de desconto em reservas feitas diretamente no site do hotel.

Desconto válido até Setembro.2024. usando o código LIKECHILE20, no site do hotel Castillo Rojo, clique aqui e aproveite.

Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem