Muita gente conhece Cajón Del Maipo por conta do Embalse El Yeso. Se você é uma dessas pessoas saiba que a região de Cajón é tão rica que em um post não poderíamos falar de todas elas. Neste vamos falar de só uma e não menos incrível: Las Melosas
Localizada a quase duas horas de Santiago, Las Melosas está na região de Cajón Del Maipo. Para chegar nós fomos de tour, porque a região ainda não é tão conhecida e é necessário fazer um trekking (pequeno, mas bem escondido) para chegar até lá.
Antes de mais nada é importante falar que o passeio sai bem cedo, por volta das 6h da manhã e por isso fizemos uma parada para tomar um café da manhã antes de entrar na região de Cajón.
A estrada até lá é bem tranquila, asfaltada por todo o trecho. Chegando em Las Melosas é necessário fazer um trekking e daí é possível ver a mudança na paisagem.
Ir de botas de trekking é ideal (além que muitas pessoas estavam de tênis), mas o terreno é cheio de pedrinhas e o tênis escorrega bastante. Então, nada de selfie andando, pelo amor.
Depois de andar um pouco e fazer descer um belo pedaço, nos deparamos com uma cachoeira bem bonita e de fácil acesso. Daí já é possível sentir que você está no meio da Cordilheira dos Andes, já longe do asfalto.
Continuando descendo e para mim o ponto mais lindo de Las Melosas, já perto do rio.
As rochas são impressionantes, de um a montanha com rochas retas e de outro a montanha de forma arredonda, provavelmente por ação de lago e possíveis geleiras de muitos anos atrás.
O rio é frio, já que é produto do desgelo. E pode mudar de cor dependendo do dia que você for. Pegamos a água um pouco mais escura e que forma um contraste com as rochas. Rochas estas que também têm cores diferentes e que compõe uma linda paisagem.
Fomos com o Lucas que tem 1 ano e para quem vai com criança é importante ir com Kanguru ou cadeirinhas próprias para trekkings. Se seu filho já é maior (tinha uma menina de 10 anos aproximadamente no tour) dá para ir tranquilo, mas sempre com seu filho perto de você.
Não recomendo esta parte do tour para pessoas com dificuldade motora. Mas as Las Melosas é apenas parte de um tour que ainda inclui outra cachoeira e a visita a uma Termas SPA que vale conhecer, clique aqui para saber mais sobre este passeio.
Agradecemos imensamente pelo tour. Era um lugar que queríamos muito conhecer e ir com guias fez toda a diferença por conhecerem o caminho e irem nos guiando na trilha.
Importante ir com roupas cômodas, casaco (a região pode ventar bastante, não esqueça que você está no meio da Cordilheira), se possível botas de trekking. Leve água e protetor solar. Chegamos com frio e já na volta do trekking o sol estava muito forte
E aqui o vídeo que fizemos com todos os detalhes
Quer saber mais sobre Santiago?
Aqui temos tudo o que você precisa saber sobre a cidade e, porque não dizer, de todo o Chile.
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem