Muitos brasileiros já conhecem os centros de esqui como Valle Nevado ou Farellones, mais tem outros lugares para esquiar no Chile, que podem ter muita neve e estender a temporada e com isso sua possibilidade de praticar o esporte ou simplesmente aproveitar de conhecer de perto a neve.
Vale lembrar que muitos centros de ski não funcionam apenas no inverno, tendo atividades especiais no verão, onde se praticam esporte de montanha como o mountain bike.
Além deste interessante post, você pode querer conhecer outras as informações, então criamos um ESPECIAL NEVE clique aqui 👆🏼, onde poderá ficar por dentro de todo o que precisa para aproveitar a temporada.
CENTRO DE SKI NA REGIÃO CENTRAL DO CHILE
Nesta região estão as estações mais conhecidas pelos brasileiros, principalmente pela proximidade de Santiago.
Temporada: normalmente inicia na segunda quinzena de Junho e término na primeira semana de Setembro (pode variar dependendo de uma estão de ski para outra e também do clima)
A seguir os detalhe dos centros de ski que estão na região central chilena.
– Centro de ski El Arpa
A 108 km de Santiago aqui definitivamente não é o lugar para pessoas inexperientes. O centro El Arpa é especializado em ski fora de pista, isso quer dizer que as pistas não são demarcadas, por aqui o esporte é feito em neve virgem (nunca há neve artificial), motivo pelo qual a temporada só começa quando há neve suficiente.
Todos os esquiadores devem estar acompanhados de um guia (da própria estação), que tem certificação em avalanches.
Para chegar: de Los Andes seguir pela estrada até San Esteban, Lo Calvo, El Cobre e Campos de Ahumada.
– Centro de ski Valle Nevado
São poucos os brasileiros que vem a Santiago sem perguntar (ou ir) ao Valle Nevado.
A 60 Km de Santiago e com 900 hectares de área para ski o Valle Nevado é o maior centro de ski do hemisfério sul e o mais moderno do Chile, com hotéis e restaurantes. Falamos mais detalhadamente deles no post Dicas para aproveitar o Valle Nevado (clique aqui 👆🏼)
As pistas são para todos os gostos, para iniciantes e expertos, sempre estão lotadas de brasileiro no inverno. Não se espante se ouvir mais português do que espanhol.
Quer ficar hospedado por lá? Veja tudo o que o complexo oferece vendo o video abaixo
Quer só passar o dia? Então veja o que você pode fazer no vídeo abaixo e não perca nada.
Por aqui as atividade não são apenas no inverno. Saiba mais sobre atividades de verão clicando aqui 👆🏼
Como chegar: Saindo de Santiago, por um caminho cheio de curvas, preferimos indicar que pegue um tour ao invés de ir por conta própria pois há horários diferentes para subida e descida sem contar que quando há neve é necessário colocar correntes nos pneus.
– Centro de ski Farellones e El Colorado
Pode não parecer mas estes são dois centros de ski independentes um do outro, mas é possível utilizar ambas as instalações dependendo do tipo de entrada que você comprar.
Farellones é indicado para quem ainda não sabe esquiar, a descida é mais tranquila e dá pra brincar mais. No verão há atividades diversas
Como chegar: Distantes aproximadamente 40km de Santiago, por um caminho cheio de curvas, preferimos indicar que pegue um tour ao invés de ir por conta própria pois há horários diferentes para subida e descida sem contar que quando há neve é necessário colocar correntes nos pneus.
– Centro de ski La Parva
Quando você se deparar com vários prédios no caminho a Valle Nevado você estará em La Parva.
O lugar é privilegiado pelo sol e excelente vista de Santiago.
Como chegar: Distante 50km de Santiago, por um caminho cheio de curvas, preferimos indicar que pegue um tour ao invés de ir por conta própria pois há horários diferentes para subida e descida sem contar que quando há neve é necessário colocar correntes nos pneus.
– Centro de ski Portillo
Por aqui foram batidos records de velocidade (217km/h), principalmente pela qualidade da neve e rapidez das pistas. Foi sede do único campeonato de ski no hemisfério sul, em 1966.
Além das 23 pistas, aos mais experientes é possível praticar Heli-skiing, basicamente um helicóptero te deixa do alto das montanhas para que esquie nas neves virgens próximos ao centro de ski.
A 164km de Santiago, são aproximadamente 2 horas de viagem, o que sugerimos que vá de tour ou fique alguns dias por lá.
Como chegar: de Santiago pegue a autopista Vespucio Norte em direção ao Oeste. Tome a saída que diz Autopista Los Libertadores até a saída by pass Portillo.
– Centro de ski Lagunillas
Poucos sabem, mas na região de Cajón Del Maipo tem sim lugar para esquiar. Em 2014 não teve neve suficiente na temporada, mas pode ser um ótima opção para quem quer variar o circuito.
Como chegar: distante 67km de Santiago em direção a San José de Maipo. Atenção que há horários diferentes para a subida e descida de carro.
Quer saber aproximadamente quanto custa um dia de ski na região central? Aqui a gente te conta:
CENTROS DE SKI REGIÃO SUL DO CHILE
Temporada: início na última semana de Junho e termino na primeira semana de Outubro (pode variar dependendo de uma estão de ski para outra, consulte-os se quiser detalhes).
Muitos brasileiros estão descobrindo a região sul para a prática do ski, isso porque a temporada costuma acabar mais tarde, então pode ser uma opção para quem não alcançou ver neve na região central ou quer continuar a esquiar.
Vamos aos centros de ski desta região:
– Centro de ski Nevados de Chillán
Está a 85 km de Chillán, com pistas e bondinho de maior extensão da América do Sul é a beleza dos seus bosques e qualidade das piscinas e spas termais que atraem os turistas.
Por aqui você encontra hotéis de 3 a 5 estrelas, mas vale reservar com antecedência, porque a ocupação na temporada pode chegar a 100%. Existem opções de chalé chamadas cabañas que são bem confortáveis para um casal ou família.
Achamos um chalé completíssimo perto daqui, em Valle de Las Trancas, veja o vídeo que fizemos por lá:
Há atividades de verão principalmente relacionados a bicicleta.
Como chegar: saindo de Santiago são 400km até Chillán e de lá mais 85km até Nevados de Chillán, em estrada pavimentada. Há opção de fazer parte deste trajeto de avião, chegando a cidade de Concepción (1h de voo), para depois ir a Nevados de Chillán (mais 2h30 de viagem).
– Centro de ski Corralco
Localizado a 90 minutos de Temuco, aos pés do vulcão Lonquimay há quem diga que é a melhor neve do Chile pois tem uma superfície plana, sem rochas e uma neve mais seca.
No verão aproveite os trekkings, principalmente o que sobe o vulcão Lonquimay
Como chegar: saindo de Santiago são 718 km, pela ruta 5 sur até a cidade de Victória, de lá peque a saída para Malalcahuello. Para quem prefere fazer parte do trajeto de avião, há a possibilidade de fazer Santiago – Temuco, para depois seguir viagem por via terrestre (120km)
– Centro de ski Las Araucarias
Se procura uma beleza estonteante ao esquiar, aqui é o lugar. Localizado no Parque Nacional Conguillío, tem como paisagem as árvores milenares e incrível vulcão Llaima.
Como Chegar: saindo de Temuco, são 82 Km, nem todo o caminho de estrada asfaltada o que pode demandar correntes nas rodas
– Centro de ski Pucón Vulcão Villarrica
Que tal esquiar aos pés do vulcão, em atividade, Villarrica? Por aqui além desta aventura é possível também aproveitar das termas e a vida noturna de Pucón e Villarrica.
Como chegar: saindo de Temuco são 125km, de Pucón são 18km.
– Centro de ski Antillanca
São 400 hectares de lugares para esquiar, aos pés do vulcão Antillanca no Parque Nacional Puyehue. Além da neve aproveite também as termas.
Como chegar: De Osorno, pela ruta Internacional 215, são 98 km.
Veja abaixo o vídeo que fizemos por lá e saiba mais sobre Antillanca clicando aqui 👆🏼
– Centro de ski Vulcão Osorno
O imponente vulcão está a uma hora de Puerto Varas e até para quem não esquia vale a visita, pois ambos os teleféricos têm vista incrível para o vulcão e lago Llanquihue.
No verão o trekking para o vulcão Osorno são muito procurados.
Como chegar: desde Santiago são mais de 1.000km pela ruta 5 sur. Para quem prefere ir de avião a opção será Puerto Montt, de lá são pouco mais de 70km.
CENTROS DE SKI REGIÃO PATAGÔNIA
– Centro de ski El Mirador
Um dos centros de esqui mais austrais do mundo está localizado na Reserva Forestal Magallanes a 9km da cidade de Punta Arenas.
A atividades de verão, que valem uma visita por conta da vista.
Como chegar: desde Santiago a melhor forma é um avião até Punta Arenas, de lá são 9km seguindo pela Av. Independencia até pegar o caminho até o Cerro Mirador.
Agora é só escolher qual a melhor opção para seu estilo de viagem e já ir comprando a passagem!!!
Está com dúvidas dos documentos e requisitos para viajar para o Chile? Veja nosso check-list com passo a passo para não perder a viagem