Hospedar na neve: uma experiência incrível | Like Chile Blog
Like Chile

As melhores dicas de viagens para o Chile

Hospedar na neve: uma experiência incrível

outubro 2, 2018

Hospedagem na neve, Farellones, Valle Nevado, LikeChile

Conhecer a neve no Chile é o sonho de muitos brasileiros, mas não são todos os que preferem se hospedar na neve e este post é exatamente para incentivar que os viajantes fiquem pelo menos uma noite para apreciar o pôr-do-sol e nascer do sol em plena Cordilheira, o que não tem preço.

Hospedagem na neve, Farellones, Valle Nevado, LikeChile

QUANDO TEM NEVE

Hospedagem na neve, Farellones, Valle Nevado, LikeChile

É uma pergunta clássica mas difícil de responder, já que nevar depende exclusivamente das condições climáticas, pode nevar em qualquer momento que esteja frio e que chova. Impossível prever. Sugiro que você veja o post que fizemos sobre o assunto, clicando aqui

neve, ski, Chile, Antillanca centro de ski, resort, hotel de montanha, snowboard, LikeChile

Agora a época de ski (quando existe neve boa e suficiente para o esporte) é no inverno, normalmente entre Julho a Setembro. Veja aqui o post que fizemos sobre temporada de ski, por lá você encontrará as datas de começo e final de temporada de alguns anos para se basear.

Hospedagem na neve, Farellones, Valle Nevado, LikeChile

Vale muito também ver o post do clima do mês que você viajará, pois temos dicas específicas para todos os meses do ano. Procure o seu mês, clicando aqui.

ONDE FICAR NA NEVE NO CHILE

Hospedagem Valle Nevado, LikeChile na neve, Farellones,

São vários os centros de ski no Chile, neste post (clique aqui) falamos sobre os principais centros de ski do país, desde os que estão mais próximos a Santiago (Farellones, Valle Nevado, El Colorado, Portillo), até os que estão mais ao sul (Corralco, Villarrica, Nevados de Chillán, Antillanca, Osorno).

Hospedagem El Colorado, Valle Nevado, LikeChile na neve, Farellones,

Para escolher o melhor para o seu estilo o ideal é verificar a distância desde Santiago (já que os voos desde o Brasil chegam aqui) e disponibilidade de dias para se deslocar.

Hospedagem El Colorado, Valle Nevado, LikeChile na neve, Farellones,

COMO CHEGAR

Para quem vai passar apenas um dia nos centros de ski próximos a Santiago, nossa dica é que viagem de tour, por uma questão bem simples. O caminho é cheio de curvas e com neve pode ser perigoso e cansativo. Para quem vai praticar ski ou snowboard (no estilo bate e volta), o tour também é a melhor opção, porque com o corpo cansado, nada melhor que entrar na van e não ter que se preocupar com nada. Para estas pessoas, sugiro que leiam este post (clique aqui)

Neve em Santiago do Chile, ski, snowboard, Valle Nevado, vale Nevado, Vale Nevada, Farellones, El Colorado, La Parva, tem neve

Mas se você está indo para ficar alguns dias, que é o objetivo deste post, você tem a opção de ir de transfer (que te deixe e depois vá te buscar) ou ir de carro alugado.

-Vá de transfer se sua hospedagem está próximo às pistas, já que você não vai precisar usar o carro mesmo.

-Vá de carro se sua hospedagem é mais longe e/ou se você quer aproveitar para ir aos centros de ski próximos a Santiago (La Parva, Valle Nevado, Farellones e El Colorado, estão pertos um do outro…não para ir a pé, mas de carro é bem fácil chegar em todos eles)

-Vá de carro que você está indo para centros de ski no sul do Chile, assim você aproveita (se tiver tempo) para ir parando em cidades que não conhece. As estradas no Chile são ótimas.

PARA QUEM PREFERE CARRO

Algumas considerações para quem quer ir a um centro de ski, independente qual, no inverno. O porte de correntes é obrigatório, tendo neve ou não é obrigatório que você esteja com ele. Normalmente há fiscalização, mas mesmo que não houvesse é uma questão de segurança, já que com neve, sem correntes o carro patina.

Você pode alugar as correntes no mesmo lugar que alugar o carro. Muitos rent a car locam correntes com um preço bem mais em conta. Se você preferir, pode locar nas cidades próximas aos centros de ski (Santiago, Pucón, Osorno, Chillán, Puerto Varas), procurando no google como ´arriendo de cadenas´ ou se preferir mais praticidade, no próprio caminho, você encontra gente alugando (são mais caros, isso sim).

É PERIGOSO IR DE CARRO?

Neve em Santiago do Chile, ski, snowboard, Valle Nevado, vale Nevado, Vale Nevada, Farellones, El Colorado, La Parva, tem neve

Não, se você tem cuidado, claro. Na estrada sempre vai ter os que já estão acostumados com a estrada e vão te pressionar, mas vá com calma (e use as correntes se houver neve). Deixe os apressadinhos passarem, sempre. Lembre-se que o caminho faz parte da viagem, paradas (em locais permitidos), rendem boas fotos.

Normalmente o caminho para os centros de ski perto de Santiago são mais cheiros de curva e quem costuma enjoar sofre um pouco. Dica para este caso, consulte seu médico se você pode tomar Dramin ou pode viajar mascando chiclete e nunca, NUNCA, beba algo com gás (refrigerante por exemplo)

Os caminhos para os centros de ski mais ao sul são muito mais suaves, você praticamente não percebe curva.

ONDE SE HOSPEDAR

Hospedagem Valle Nevado, LikeChile na neve, Farellones,

Você tem duas opções, ou ficar nos hotéis dos centros de ski ou ficar em casa/apartamento.

Os hotéis te dão a praticidade de você não ter que se preocupar com café da manhã, almoço e jantar. Alguns inclusive oferecem o estilo all-inclusive que incluem tickets para as pistas de ski, etc.

Para quem não quer se preocupar com nada é a melhor opção.

Para quem quer economizar e ter um pouco mais de liberdade a casa ou apartamento é a melhor opção. Além de fazer sua própria comida (o que barateia muito), pode dividir o custo do aluguel da casa com várias pessoas.

Para quem viaja com criança vai a dica, se seu filho é muito pequeno (bebê), a casa é a melhor opção. Você terá a cozinha para esquentar a papinha, etc. Para quem tem filhos maiores (que já caminham), o hotel pode ser uma boa opção, já que alguns hotéis oferecem clubinhos, onde você pode deixar seu filho, com uma ´professora´enquanto você esquia (melhor consultar os centros de ski para verificar a idade mínima para deixar no clubinho)

Os centros de ski também oferecem escolinha de ski para crianças (para quem está hospedado lá ou não).

COMO ESCOLHER UMA CASA OU APARTAMENTO

neve, ski, Chile, Antillanca centro de ski, resort, hotel de montanha, snowboard, LikeChile

Três itens são os mais importantes:

– quando mais próximo às pistas de ski melhor. Veja a distância (de preferência a pé) da pista, assim você saberá se realmente está próximo ou não. Este item é importante, porque, se você está alugando uma casa com várias pessoas (que normalmente estão em apenas 1 carro), sempre tem um que quer ficar mais, outro que quer ficar menos e ter a possibilidade de voltar caminhando para a casa é um diferencial. Para quem está com criança então é ideal. Nada melhor que poder voltar com eles para almoçar, descansar um pouco e voltar para as pistas.

-aquecimento. São 2 tipos de aquecimento normalmente, a lenha (lareira) ou aquecimento central (automática). A lareira dá um certo trabalho e o  aquecimento central nada de trabalho e é totalmente programável, pois você ou o dono do apartamento, pode programar como estará a temperatura dentro da casa o tempo todo. A lareira dá um toque mais rústico, mas você não tem como programar que ligue automaticamente, alguém terá o trabalho de cortar a lenha, colocar a lenha e acender o fogo (que nem sempre é fácil)

-água quente. É comum reclamarem que a água não é quente (que está mais para morna) e isso é péssimo. Depois de um dia de ski, em plena Cordilheira onde a temperatura é baixa, nada melhor que ter a possibilidade de tomar um banho quente.

Mas como você sabe de tudo isso? Nos sites como Airbnb e Booking é possível ler comentários de pessoas que já se hospedaram no local, aí você verá os prós e contras de cada local e poderá decidir melhor. Dica: veja os comentários mais recentes e não só os em português, muitas vezes os sites filtram para que você veja apenas os comentários em português, mas você pode perder comentários de outras pessoas de outras nacionalidades (lembrando que os Europeus normalmente não reclamam muito do frio, já que por lá eles estão habitudados).

Dica importante: nós temos desconto para quem quer alugar no Airbnb. Clique neste link para pegar o seu.

DICAS GERAIS

Se você vai passar dias na neve, minha sugestão é que fique 2 dias em Santiago para se preparar.

O primeiro dia aproveite para comprar as roupas de neve nos brechós (saiba mais clicando aqui),  já que alugar ficaria bem mais caro.

O segundo dia aproveite para fazer compras no supermercado. Não existe supermercado próximos aos centros de ski, pode haver pequenas lojas que vendem de tudo um pouco (alguns centros de ski nem isso tem), mas você tem que considerar que o valor será no mínimo o dobro do que você pagaria em Santiago. Nada mais lógico, já que o custo de entrega na Cordilheira é caríssimo.

Você encontra restaurantes e lanchonetes no centro de ski, mas ficar dias comendo só aí será muito caro, considere o dobro de Santiago. Se você considera Santiago uma cidade cara imagine na Cordilheira…

ONDE LOCAR EQUIPAMENTO DE SKI

Aluguel de equipamento neve ski no chile

Você pode locar equipamentos nos centros de ski ou no caminho. Aqui uma dica, normalmente o primeiro dia e o último (por conta da viagem e check-in e check-out do hotel ou apartamento), você não consegue esquiar.

Se você locar o equipamento no caminho  terá que pagar por estes dois dias. Se alugar nos centros de ski ou lojas na corilheira (existe esta possibilidade em Farellones), pagará apenas para os dias que for esquiar.

QUANTO VOU GASTAR

Hospedagem Nevados de Chillán, Valle Nevado, LikeChile na neve, Farellones,

Além do que já comentamos acima (hospedagem + locomoção + equipamento + roupa + comida), você também terá que incluir o ticket de ski. Aqui a dica é ficar de olho nos sites dos centros de ski, normalmente fazem promoções antes da temporada (em Maio, por exemplo), para quem quer comprar antes da neve cair e no final da temporada (em Setembro), quando a neve já está acabando.

Normalmente os preços dos tickets são diferentes para adultos, criança e terceira idade. Há opção também de esquiar o dia inteiro ou meio período.

Acreditamos que a experiência de ver o sol nascer e ver o pôr do sol é algo imbatível. Mesmo que seja apenas 1 noite de hospedagem vale ficar na neve e aproveitar o que os que vão de tour não conseguem aproveitar.

Tomar um vinho, uma cerveja, e o leitinho (no caso o Lucas, rs), é algo que sempre vai ficar na memória. Experiência incrível que recomendamos a todos.

Quer dicas para sobre neve? Dê uma olhada na playlist abaixo

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *